Last.fm – a revolução social da música
Com certeza muito de vós já conhecem este maravilhoso "Hi5 da música", que com o tempo nos vai embrenhando por artistas, álbuns, faixas e géneros musicais sem fim. Descubram o poder do last.fm, como é que este consegue dar uma lufada de ar fresco nesses vinis poeirentos ou quem sabe, ainda descobrir todas aquelas preciosidades perdidas no tempo...
O last.fm é uma rede social que assenta num sistema de recomendação musical, o Audioscrobbler, que permite aos utilizadores a criação de um perfil actualizado contendo estatísticas dos seus hábitos musicais e gerando recomendações geradas a partir desses mesmos hábitos. O acto de scrobbling, submissão dos hábitos musicais, é feito com o auxílio de um pequeno programa (Windows), ou mesmo embitudamente no vosso reprodutor de música (Linux, por exemplo).
Para os cépticos que se questionam "qual é a utilidade?", eu digo-vos: Utilizadores
Exemplo de perfil de utilizador
- São geradas estatísticas muito completas acerca do que cada um ouve.
- Podem adicionar "amigos", comentar o perfil e comparar o vosso gosto com qualquer utilizador.
- É gerada uma lista de "vizinhos", que não são mais que utilizadores que possuem uma enorme compatibilidade musical com o utilizador.
- Existem mil e um "adereços" que podem adicionar à vossa descrição, como imagens com os logotipos dos artistas do vosso top, gráficos 3D das vossas tags, núvens de tags (tag clouds), medalhas/diplomas do total de faixas ouvidas, etc. Uma enorme fonte de recursos extras é o Build Last.fm, tabelas para assinaturas de fóruns e widgets para os vossos blogs/sites/redes sociais.
Artistas
- Qualquer artista, mas qualquer um que exista, existe na base de dados do last.fm, caso não exista é automaticamente criado se for submetida uma faixa do mesmo.
- A descrição de cada artista utiliza um sistema wiki, em que qualquer um poderá adicionar e editar a sua biografia, vídeos, imagens, eventos e tags.
- Em cada perfil de utilizador, artista, álbum, faixa, fórum etc. existe uma shoutbox em que cada um poderá dizer de sua justiça.
- Qualquer utilizador pode atribuir "tags" a qualquer artista, álbum ou faixa, sendo este sistema muito completo, permitindo a qualquer um obter automaticamente todos os artistas similares categorizados com determinada tag.
- A submissão de concertos é feita por qualquer utilizador, e que, conjuntamente a uma ferramenta de pesquisa por data, género, artista, país, localidade, que deixarão qualquer audiófilo de bolsos vazios.
Generalidades
- É engraçadíssimo analisar hábitos músicais de diferentes países e verificar a influência de cada cultura distinta. Sabiam que os fãs de metal, tendem a ouvir muita música clássica e folk?
- Na secção Grupos, existem grupos para tudo e mais alguma coisa, alguns bem hilariantes, que não lembram a ninguém. Cada grupo possui o seu próprio fórum individual, gestor de grupo e moderadores. Este é o sítio ideal para comunicar com utilizadores sobre os mais variados temas e alargar os horizontes.
Como fazer scrobble no PC
Depois de criada a conta, se estão em:
- Windows - instalam o cliente que vos instalará automaticamente os plugins necessários consoante o reprodutor de música que usarem. Ex.: Windows Media Player, Winamp.
- Linux - se quiserem instalar o cliente, estão à vontade, mas basta usarem qualquer um dos reprodutores conhecidos, como Rythmbox, Banshee, Amarok, Quod Libete muitos mais, pois todos trazem plugins incorporados. Experimentem.
- MacOS - não estou muito dentro do assunto, mas basta instalar também o cliente.
Como fazer scrobble de um Mp3 Player
- A generalidade dos mp3 players faz scrobble (submete faixas) para o last.fm! Eu tenho um velhinho Zen Micro que com o auxílio do software Zenses, submete as centenas de faixas que ouço por semana. Qualquer iPod que use o iTunes também faz scrobble. Em geral qualquer player da Apple, Creative ou que memorize o número de reproduções, funciona.
Como ouvir música em streaming
E por fim, depois de tantas potencialidades aqui apresentadas, quase que esqueço do verdadeiro propósito desta revolução musical... ouvir música! Cada artista possui quase sempre excertos de faixas para ouvir, ou mesmo faixas integrais que se podem sacar. Podem ouvir tudo isto através do browser, ou directamente no conforto do vosso cliente ou reprodutor se estiverem em Linux.
Qual Pandora, qual quê, podem criar rádios personalizadas com as vossas músicas favoritas e ouvir rádios automaticamente geradas a partir de um género de música, ou dos gostos dos vossos "vizinhos".
E aqui vos deixo a apresentação deste fabuloso serviço. Não pensem que fui paga para dizer bem, uso e abuso dele com muito gosto 🙂
Desculpem alguma incorrecção ou se fui muito maçadora, tenho desculpa, esta é a minha primeira vez.
Bons scrobbles!
Licença: Open Source Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista, Linux, MacOs Download: Last.fm (client) 1.5.1 [5MB] Homepage: Last.fm
Este artigo tem mais de um ano
já sou utilizador ha uns 2anos pelo menos
a minha variadade musical deve-se a este site. mto bom
http://www.songza.com/ ;http://www.radioblogclub.com/ ;http://www.jazztube.com/
não são necessários mais…
Já conhecia á bastante tempo.
O unico problema é nas Tags, algumas são incorrectas, mas pronto.
Fica aqui o meu profile. xD
http://www.lastfm.pt/user/NazgulTuga/
Para quem quiser visitar: http://www.lastfm.pt/user/rui_m7/
Em Mac, o GimmeSomeTune (http://www.apple.com/downloads/macosx/ipod_itunes/gimmesometune.html) é um plugin para o iTunes que, entre outras coisas, faz o scrobble automático para o last.fm.
Cumprimentos
e tal fazerem lá um grupo “pplware” ?
Cada vez melhor. Já estou registado desde Fevereiro de 2006 e desde então têm vindo a prestar cada vez melhores serviços, e o melhor de tudo é que é grátis!
Para quem quiser ver, o meu perfil é: http://www.lastfm.pt/user/_Planax_/
Um abraço
wow uma menina a escrever aqui no pplware 🙂
Foi a primeira vez que vi um post teu Ana, por isso bem-vinda 😛
Realmente este nosso cantinho está sempre a melhorar 🙂
Pronto o hi5 ficou na merda e o próximo é o LastFm, pronto já vai estar na Merd@.
Daqui a um mês, é: Adeus LastFm porque estás todo fodd. -.-‘
Os servidores começam a ficar atolados de mariquisses.
As pitas e os jovens, começam a fazer grupos por tudo e por nada, fazem uma comunidade portuguesa lá dentro e pimba está o LastFm a ir abaixo vezes sem conta como o Hi5, e a serem feitos backup’s e remoção de lixo só porque as pitas e os jovens de hoje em dia em portugal são burros -.-‘
@mpf
Sim, são ambos sites muito bons, a meu ver bem mais completos que o last.fm para ouvir música. O last.fm trata-se de um alargador de horizontes, acho que esta é a melhor palavra. A prova disso é que já há aqui utilizadores bem antigos… faz agora em Agosto 2 anos que utilizo 🙂
@ t@ndre
Ahah, não é a primeira vez, pelo menos nos “comentanços”… ando disfarçada ^^ Tenham paciência para mim 🙂
@eu
Ena ena, mas que caos que vai nessa cabeça!
Eu acho que amanhã o mundo acaba 😀
Felizmente o last.fm não tem muita margem de manobra para se encher de mariquisses, sem ser a faixa lateral esquerda em que podemos adicionar coisas bem giras.
A única pita que conheço que usa este serviço é a minha irmã, porque ela assim não depende tanto de mim “Oh Ana, queria uma banda assim, e uma banda assado, dás-me?”.
A propósito:
https://www.youtube.com/watch?v=ieY-ZKgeT1o
Conhecem esta música?
Um dia esqueci-me e deixei isto a tocar em repeat no meu player… pesquisem lá por “Amigas Forever” no last.fm e vejam lá se não existe… e oh! até tem descrição… quem terá feito aquilo…
Ana grande post 😉
Venham mais 😛
@eu
Foi dura a madrugada? Os serviços são ou terão de ser todos estereotipados?
Porra… é normal acontecerem feudos para cada estilo de vida, idades, profissões, entre outros “agrupamentos”, tem lá calma, hoje é domingo!!!
E não exageres nem generalizes ok?
Peço desculpa, o termo de pesquisa é:
“amigas”
Estou a ficar uma spammer, irra.
http://www.lastfm.pt/group/Peopleware/
Devem pensar que eu brinco em serviço…
@Ana Narciso
Parabéns pelo post, que está muito bom, com muito detalhe a cerca do serviço. Sê bem-vinda à equipa do Pplware. Estás à vontade para colaborar todos os dias.
Excelente post. O last.fm é sem dúvida uma das melhores redes sociais do momento.
Bem-vinda à equipa “and keep up the good work” 😉
sim, muito bom! É a melhor rede social que existe, e é sempre bom olhar para as nossas próprias estatisticas… fica aqui, adicionem se quiserem 😉
http://www.lastfm.pt/user/Ruipedroj/
visito todos os dias desde que registei. lindo para conhecer novas bandas.. socializar um pouco. ouvires radio. saber akilo k ouves mais. enfim. um mimonho musico-social que nao dispenso 🙂
A nova versão do last.fm que irá sair, em principio, dentro de 2 semanas é muito porreira. Não sei se alguns de vocês têm acesso ao beta, mas digo-vos que a coisa mudou bastante. Muito mais moderno e web 2.0. Por exemplo, as estatísticas são actualizadas instantaneamente, e não ao final da semana. Temos uma feed com o que se anda a fazer (que post’s fizeste, que shouts mandas-te, etc). É muito mais “visual”, por exemplo a lista dos artistas favoritos tem a fotografia e não apenas o gráfico com os teus artistas mais ouvidos.
Sou utilizador à cerca de 1 ano e meio, e é a única rede social que utilizo (não sou fã de hi5’s :D)
Já que estamos numa de música, deixo aqui uns serviços bem fixes 🙂
http://www.deezer.com/ (o deezer é genial, tem tudo, ou quase tudo… dá para ouvir albuns inteiros, fazer listas, ou rádios feitas por outros)
http://www.jango.com/ (para quando queremos variedade, muito muito bom)
http://www.mixwit.com/ (para fazer cassetes, o mais giro deles todos — ouçam as minhas 🙂 http://www.mixwit.com/ocorreiododiogo)
http://songza.com/ (o pessoal da humanized faz coisas mesmo geniais, o songza é uma delas… tudo o que faz é ir buscar as músicas ao Youtube, mas fá-lo em grande estilo)
http://www.musicovery.com/ (variedade musical… para quem quer conhecer música nova. Tem um interface muito interessante)
abraço ao pessoal do Pplware, estão a fazer um óptimo trabalho!
@ Pedro Oliveira
Mas para ter acesso à área beta não tens de pagar uma subscrição?
Mais uns sites:
http://www.pcmag.com/slideshow/0,1206,l=224566&s=400&a=224564,00.asp
Para ouvir o Pandora é necessário uma ligação através do Hotspot Shield. O Finetune funciona muito como uma aplicação Adobe Air.
@Ana Narciso
Eu fui subscritor há algum tempo, mas agora já não o sou. A semana passada mandaram-me um mail a dizer que tinha sido seleccionado para a versão beta… Mas eu não me tinha candidatado a nada 😀
Um colega meu que está inscrito há +- o mesmo tempo que eu, e que nunca foi subscritor, foi convidado também logo no dia a seguir. Por isso não faço a mínima quais os critérios deles…
Uso a bastante tempo, graças a ele conheci muitas bandas.
Descobri um site um pouco parecido em que se ouve música de acordo com o nosso estado de espírito:
http://www.rockola.fm
Vale a pena conferir.
Após ler este excelente artigo vou aderir ao last.fm. Já tinha ouvido falar muito do last.fm, tenho um perfil no imeem com montanhas de musica dos anos 80 e como ja fiz muitos uploads estava com preguiça de mudar para outra comunidade. Mas vou mudar, até pq no imeem encontra-se pouca malta portuguesa. Ja agora se quiserem podem dar um pulo ate a minha playlist no imeem. 🙂
Yup, também fui convidada po beta, e tal como o pedro oliveira disse, uma amiga amiga minha que se inscreveu ao mesmo tempo não recebeu nenhum e-mail. Estranho.
Só eu é que nunca sou convidada… ahaha.
O meu problema com o last.fm é não conseguir ouvir as músicas… Não sei porquê mas não me sai do buffering a música nunca toca. No IE acho que funciona, mas no meu Firefox nunca deu, no entanto, em Firefox’s de amigos, já dá. Não percebo…
Talvez essa nova versão corrija esses problemas para mim…
Ei pá!!!! cheguei tarde mas acho que ainda vou a tempo de uma músiquinha….então cá vai….
“alè Ana alè, tu és a nossa luz gritamos por ti ò Ana………na na na na……(esta música é inspirada numa certa claque de futebol)
@ana
voltei só pra comentar. parabéns pela iniciativa de postar aqui. Achei interessante a idéia de postar algo novo, ao menos aqui. pois já estou cansado de ver posts sobre a versão alpha, beta, gamma do programa x, y, z.
gostei do screen dos artistas + ouvidos da semana
keep heavy
\m/
@rui
denovo lhe encontro hein, uma vez lhe alertei sobre os links de seu site que estavam errados. e no novo site flash, está escrito “Modzilla Firefox”.
Ena até claque há xD
@rui almeida
keep it always heavy \m/
Um GRANDE bem-haja a toda esta comunidade. Começo a consultar mais o pplware do que o meu próprio mail.
Abr@ço
O lastfm é muito bom 🙂
Para além de nos passar tudo o que ouvimos para o profili, dá-nos a oportunidade de conhecermos bandas idênticas às que ouvimos, e de sabermos mais sobre o que gostamos de ouvir, entre outros.
Aqui fica o meu profile: http://www.lastfm.com.br/user/MarisaPinto