Cada vez mais artistas proíbem a entrada de telemóveis nos seus concertos. Faz sentido?
Alguns cartazes de concertos recentes têm vindo com um tipo de mensagem ousada: "Este espetáculo será uma experiência sem telemóveis. Os telemóveis serão guardados em Yondr cases." Pois bem, o movimento em direção a concertos sem telemóveis, que antes era um "empurrãozinho" dos artistas, evoluiu para uma proibição total. A questão é: faz sentido?
Jack White, Bob Dylan, Tool, e agora Ghost
Jack White foi o pioneiro em 2018 ao proibir os telemóveis nos seus concertos e, desde então, muitos outros artistas abraçaram a ideia. Bob Dylan implementou isso nas suas turnês, assim como os Arctic Monkeys e os Tool. Agora, foram os Ghost que anunciaram uma política semelhante para a sua turnê de 2025.
Os artistas querem que os fãs aproveitem o show ao vivo, em vez de se concentrarem em gravá-lo. A distração das notificações, mensagens e a compulsão para gravar todos os momentos diminui frequentemente a experiência do concerto, tanto para a pessoa como para quem a rodeia.
Embora a filmagem possa parecer apelativa, a realidade é que os vídeos de concertos muitas vezes não conseguem captar a magia da música ao vivo. A má qualidade do som e as imagens tremidas tornam estas gravações mais suscetíveis de serem esquecidas.
Outra vantagem dos concertos sem telemóveis é a preservação do fator surpresa. Quando momentos icónicos ou surpresas durante uma atuação são amplamente partilhados online, a magia pode perder-se. É como evitar spoilers de um filme!
Ghost biggest tour ever in 2025! Every shows will be phone-free. Below the announcement in 4K 🔥 pic.twitter.com/0RXwHFsjPb
— GHOST IN 4K (@GHOST_IN_4K) October 28, 2024
Mas também há um senão na proibição dos telemóveis...
Os críticos da proibição de telemóveis argumentam - e bem - que os fãs de concertos devem ter a liberdade de aproveitar o evento da maneira que preferirem. Ao contrário da escola, onde as restrições aos telemóveis têm como objetivo manter a disciplina, os concertos são experiências opcionais e recreativas.
Dino Cazares, guitarrista dos Fear Factory, captou este sentimento:
Quando compramos um bilhete, devemos poder desfrutar do concerto como quisermos, desde que não prejudiquemos os outros nem violemos as regras do local.
Outra camada deste debate é a implicação legal da gravação de concertos. Os artistas, enquanto intérpretes, têm o direito exclusivo de autorizar gravações das suas atuações, reprodução e distribuição pública. Estes direitos, protegidos pelas leis de propriedade intelectual, dão aos artistas a autoridade para controlar se os seus concertos são gravados ou partilhados.
Para muitos artistas, isto tem menos a ver com controlo e mais com a melhoria da experiência do concerto, assegurando que a sua música e arte continuam a ser o foco central.
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Se faz sentido? É mais que obvio.
Não faz sentido porque e algo essential. Se a pessoa precisar de ser contactada como faz? Agora sim deviam largar a palhacada de filmar concertos, passados 2 dias acabam por apagar por falta de espaco
Da mesma forma que se fazia antes de existirem telemóveis, parece inacreditável mas existiam concertos de massas muito antes de existirem telemóveis, cheguei a ir a alguns e nunca me perdi nem fui violado
Simples, se a preocupação é ser contactado, arranja um telemóvel de teclas. Estes deverão passar na entrada. Sendo que o tempo de espectáculo é para ser aproveitado e não estar à espera de uma chamada. Se.for uma chamada muito urgente tenho a certeza que quando sair do espectáculo a pessoa ainda irá a tempo de resolver o problema. E se for a tempo é porque durante o espetáculo também não o iria conseguir resolver. É tudo uma questão de mentalidade. Agora levar constantemente com dezenas para não dizer centenas de ecrans à frente dos meus olhos até conseguir ver o palco é que não me parece uma boa experiência de concerto.
Se a pessoa precisar de ser contactada melhor nem ir, assim está sempre disponivel. Eu vou a certos sitios e desligo o telefone mesmo para nao ser incomodado
Eu vou ao cinema não tiro o som, desligado mesmo.
Faz sentido desde que antes de cobrar o dinheiro do bilhete ponham essa condição em letras bem legíveis. “Ai não, não pode ser, os clientes fogem e depois não podemos esfolá-los, as receitas vão à vida”.
eu pessoalmente acho que n faz sentido, no meu caso eu vou varias vezes ver videos de lives de concertos no youtube, concertos de bandas que n veem ao meu pais e eu n tenho meios de os ir ver fora
Esse é o problema. Há pessoas a pagar 30000 euros, pelos bilhetes e fazem 500000 euros, com os lives e os vídeos.
Acho muito bem, já comprei o bilhete para Ghost e nem telemóvel vou levar. A dependência hoje de um telemóvel é algo que até a mim me faz confusão. No outro dia no estádio da luz eu a ver a bola e a menina da frente nas compras do AliExpress e receitas de culinária. As pessoas antigamente não viviam?
” As pessoas antigamente não viviam?” – Claro que sim, não existia era telemóveis. Se existissem, iriam ser usados da mesma maneira que hoje. Tu apenas te adaptas as circunstâncias. Essa premissa do “antigamente” é sempre tão bacoca.
Bacoca não, se calhar és novo demais e não viveste nesses tempos, mas garanto te que o convívio e a forma de ser e estar era bem melhor que hoje em dia.
São opiniões. Se fosse assim tão boa e melhor, não tinha mudado. Quando não há alternativas, uma pessoa conforma-se.
Concordo. Percebo que seja fixe rever ou ver concertos no YouTube,mas passar o tempo de braço no ar sem desfrutar verdadeiramente do que está a acontecer à nossa frente é algo que me faz confusão… Pude ver 2 concertos dos Deftones e, felizmente ainda não havia telemóveis com câmara. Foi Incrível e desfrutei de cada instante ao máximo!
Esta banda parou o concerto para pedir que o público parasse de filmar e nomeou um espectador para gravar a música e disponibilizar nas redes sociais. Veja-se o resultado: https://www.youtube.com/watch?v=WJKnl3Qlaso
pode fazer sentido para os artistas mas para mim como cliente não. Eu quero levar o meu tlm, quero sentir-me seguro e contactável. E sim se quiser gravar o concerto que paguei para ver ou tirar fotos aos artistas ou às pessoas que estão comigo quero ter a liberdade de o fazer. Se proibirem, simplesmente não vou ver o concerto em questão. Acho que têm mais a perder que a ganhar ao proibir os tlms mas só o tempo e o dinheiro dirá se é uma boa opção ou não. Como cliente, não concordo
És dos que ganham, milhares de vezes, o preço do bilhete, a levares 3 telemóveis, para 2 estarem a fazer lives, para 8 redes sociais diferentes e o outro fica para lives para algum podcast que passa 500000 horas desses vídeos.
É por pessoas, como tu, que esta proibição está a acontecer.
As pessoas que não largam o telemóvel é que têm mais a perder no futuro. Se p problema é ser contactado existem telemóveis sem serem smartphones. Levem um desses e certamente o desespero de um possível contacto desaparece. Vivemos dezenas de anos, e são 3 a 4 horas de concerto que desesperam as pessoas por não terem possibilidade de serem contactadas. Nem sei como as pessoas sobreviverem antes dos telemóveis.
Qual e o problema dos telemoveis afinal ? Quer dizer se vao ver o concerto o telemovel fica em casa ? E depois quando terminarem o concerto vao andar o resto da rua sem telemovel ? Independentemente de se gravar ou nao o concerto, o uso do telemovel diariamente da jeito para no caso de ocorrer alguma urgencia. Ou voces pensam que por se estar a assistir um concerto nao pode haver urgencias de ultima hora ? E tambem em relacao aos videos gravados nao sei o que isso incomoda aos artistas. ATe e uma mais valia para eles, alguns sao conhecidos dessa forma. Publicidade gratuita a meu ver.
Seguro? E antes sem telemóvel éramos todos violados?
O pessoal agora não sabe curtir o momento…
Acho bem, hoje o pessoal mais novo vive através do ecrã do tlf, aqui na Ásia as redes sociais são tipo “praga” vais a algum sítio com algo que alguém postou numa rede social e parecem moscas e depois não largam até terem a foto perfeita nem que lá fiquem o dia todo só a tirar fotos.
Faz sentido desde que o pagante seja informado previamente. Só vai quem aceita as condições.
Desde que existam avisos claros em todo o lado que não vai ser permitido utilizar telemóveis, mesmo antes da pessoa conseguir comprar, durante o processo de compra, e no próprio bilhete, para não haver dúvidas, parece-me legítimo.
Quem achar que não vai gostar de assistir se estiver impedido de utilizar o telemóvel, pode simplesmente não ir e dá lugar a outro que não se importe… ou no limite vai tão pouca gente que cancelam os concertos, mas isso serão certamente casos raros.
A razão são os lives remunerados.
Há milhares de pessoas, que vão aos concertos e passam as 4 horas, a transmitir, em várias redes sociais, ao mesmo tempo, conseguindo receber milhares de euros. O mesmo para os vídeos no Vimeo e Youtube. Até perderem a monetarização, já fizeram 500000 vezes o preço dos bilhetes. É por isso que os artistas (e os promotores) estão a proibir a entrada de telemóveis.
…quando comecei a assistir a musicais quer em Madrid, Londres e Ny que no decorrer do tempo foram implementando normas e regras para que o espectaculo decorra da melhor maneira…começaram por proibir entrada após o sinal de começar sendo o ingresso feito no inicio da segunda parte…depois vieram o telemóveis e pedem antes do inicio da sessao para se proceder ao seu desligamento…tudo isto a bem dos actores e seus trabalhis e respeito pelos cumpridores que ja no decorrer da peça têm de se levantar para deixara passar os atrasados…no Meo Arena então é confrangedor com os VIP’S do croquete q estão até á última a enfardar e so mt depois ´
e q se deslocam ao seu lugar…aconteceu no concerto de Enio morricone…lamentável…m
Se for tudo avisado antes do concerto só tem que aceitar a proibição ou não. Não concordam não vão. Até percebo que queiram estar contactáveis e guardar uma recordação do concerto como uma foto ou pequeno vídeo. Tudo ok. Agora passar o concerto todo a filmar? Para quem? Eu por acaso gosto bastante de ver vídeos de músicas ao vivo. Muitas vezes até prefiro á versão de estúdio. Mas gosto é de gravações profissionais, com som e imagem fantásticos. Filmes feitos com um qualquer iPhone ou Android são sempre de fraca qualidade e em termos de som é do pior. Nem perco 1 minuto com esses vídeos. Não me traz qualquer emoção.
Basta ver o concerto que deu origem ao filme dos Ghost na Kia Arena completamente esgotada e sem um único telemóvel. Antes de comprar o bilhete antes mesmo de avançar no site vinha logo menção a não poder levar o telemóvel, e vem no bilhete também. Concordo perfeitamente e vou e o telemóvel fica em casa. Festival Ilha Ermal, primeiro concerto de Muse em Portugal que ninguém os conhecia, cabeças de cartaz Deftones e LimpBizkit. Eu a centenas de KMS de casa, existia telemóvel nessa altura? As pessoas estão muito mal habituadas e deixaram de saber aproveitar os momentos.
Respondendo á pergunta…sim, faz sentido! Deviam ser cada vez mais artistas e bandas a adoptar essa abordagem.
Só sabem filmar e nem curtem o concerto…passam o concerto todo a olhar para o cantor pelo telemovel…não faz sentido nenhum!
Está mal. Não deixam os zombies serem zombies. Como é que vão poder provar que estiveram no concerto?
Finalmente uma boa noticia. Já vem tarde, para além de, na minha opinião, não fazer muito sentido, perturba as outras pessoas que estão apenas interessadas em curtir o concerto.
O pessoal é mesmo ingénuo, nada tem a ver com os músicos acharem que não estão a tirar total partido da experiência, mas sim as produtoras saberem que estão a perder milhões de $ em lives/streams.
Ainda a pouco tempo vi um puto num vídeo no YouTube num podcast a dizer que facturou 18.000€ num stream do espectáculo.
E depois, como fazem o efeito dos flashes? Levam lanternas?
Desde sempre o pessoal levou máquinas fotográficas, câmeras de vídeo… pede parecer estranho para muitos hoje em dia, mas há muitos anos se fotografava e filmava em espectáculos.
Isqueiro
Câmaras*
Fazia mais sentido ter um snipper a deitar abaixo quem fosse apanhado a filmar. Resolvido.
Acho que proibir roça o excessivo, mas há malta que não vai ver o concerto. Vai só para as fotos e vídeos e nem olham para o palco. Isto para já não falar nos que vão só para “faturar”.
é só ridículo proibir!!!! Era o que mais faltava agora! Quando muito façam apelo aos grunhos dos telemóveis.
É uma questão de educação e cultura… e isso sim, é priceless!
Se quiserem fazer concertos desta maneira também não ponho lá os pés!
Não te preocupes, esta medida não vai chegar ao tony e ao toy, podes continuar a ir
Isto parece-me uma solução para um problema de bom-senso. Acho que as pessoas deviam poder tirar fotografias e fazer alguns vídeos mas passar todo o concerto a filmar, não.
Já me aconteceu ficar atrás de pessoas a filmar e não conseguir ver o espetáculo. Eu paguei o mesmo, não tenho direito a conseguir ver o palco?
Para não falar que os próprios perdem a magia do espetáculo. É como ir a um cinema e ficar a ver o filme pela câmera do telemóvel, mais vale não pagar bilhete e ver o filme em casa.
Posto isto, uma vez que não conseguimos incutir o bom comportamento em toda a gente, concordo com estas medidas e espero que se comecem a tornar regra em todos os espetáculos
Faz todo sentido e eu concordo com isso porque cada vez mais pessoas a filmar ou fotografar durante todos os concertos através nas redes sociais ou nas plataformas de streaming (Twitch, Youtube, etc…), isso faz com que os artistas percam “um bocado” o seu dinheiro por cada youtuber ou streamer que faz isso nas lives pagas (ou gratuitas) e dá muitos problemas, tantos para as plataformas, assim como para os artistas.
É óbvio que é livre que as pessoas podem filmar ou fotografar no inicio ou fim do concerto, mas não se pode filmar e nem fotografar durante todo o concerto por causa dos trabalhos, direitos e dos dinheiros dos artistas. (assim como este caso já tinha aplicado no cinema há bastante tempo)
Só uma questão…. Como vão as pessoas acender a lanterna a pedido dos cantores?!
É que existem sempre prós e contras… ninguém se queixa da divulgação grátis que as pessoas fazem… só querem” receber” sem abrir mão de algo.. um inibidor de sinal no espaço do concerto e acabavam as lives de é esse o problema.. cá fora posteriormente quem quiser postar algo gravado tudo bem..
Eu sou dos que não concorda com a proibição do uso do telemóvel. Como resido longe dos centros urbanos, tenho de me deslocar uns bons quilómetros para poder assistir a concertos. Onde fica o telemóvel? Não o levo? Fica no carro para ser assaltado?
Se querem impedir as lives, instalem jammers para não haver acesso à rede, assim de certeza que impediam as transmissões dos concertos, contudo também pode interferir com os equipamentos usados pela banda e staff.
Claro que faz sentido, chega de ter telemóveis no nosso campo de visão a filmar, quando apenas queremos ver um concerto.
Todo o sentido e mais algum. Fui ver Meute e estava pessoal à minha frente que esteve a gravar o maior parte do tempo. Além de não estarem a aproveitar, conseguem estar a tapar a visão a quem está atrás. E depois o que vão fazer com os vídeos? provavelmente não voltam a ver e não aproveitaram nada do concerto.
Houve um artista que disse que se alguém quisesse filmar, deveria aproveitar o 1º minuto do concerto, e depois queria que todos guardassem a m3r_@ dos telemóveis.
Igual nas escolas
Um dia vai se pagar bem caro a fatura da dependência dos telemóveis
Mas se o bilhete é digital e leva-se no telefone, como não entrar sem telefone ?
Tenho bilhete físico, último caso imprimes