Melhore as suas selfies no smartphone
Hoje celebra-se em Portugal o Dia da Mãe. Mãe que é cada vez mais tecnológica e que não larga o seu smartphone para tirar fotos aos filhos, aos netos... e obviamente, a si própria.
A pensar nelas (e em todos os que queiram melhorar as suas fotografias) criámos uma lista com algumas dicas simples para aproveitarem ao máximo as funcionalidades que os smartphones oferecem para selfies, sem terem que recorrer a aplicações de terceiros.
Os smartphones atualmente oferecem câmaras frontais com qualidade cada vez melhor e com funcionalidades que permitem melhorar de forma substancial qualquer selfie. É dessas funcionalidades que hoje vamos falar e dar ainda mais algumas dicas para tirar a melhor selfie.
Para a elaboração destas dicas, foi utilizado um Huawei P10 que já conta com câmara frontal desenvolvida em parceria com a Leica e que, só por si, já garante a captação de boas selfies e uma simplicidade e facilidade de utilização. Mas estas dicas podem aplicar-se a qualquer smartphone de qualquer sistema operativo.
1. Mantenha a câmara sempre limpa
Um dos problemas das fotografias continua a ser o vidro das lentes sujo e quando se trata da câmara frontal, a probabilidade ainda é maior. O resultado são selfies embaciadas. Antes de apontar a câmara para si, certifique-se a câmara está bem limpa e o resultado será certamente melhor.
2. A luz: para o bem e para o mal
Quantas vezes já não quis tirar aquela selfie junto a um monumento, com o pôr do sol, ou com mais algumas pessoas e o resultado foi um ecrã muito escuro e que mal se conhecem as caras? O problema foi a luz.
Se existir muita luz a entrar no sensor o que acontece é que a câmara tende a escurecer tudo o resto, de forma a equilibrar as cores. Pelo contrário, se existir pouca luz, além do muito grão com que a foto pode ficar, também os rostos podem não ficar muito visíveis.
Se tem muita luz atrás de si, então o melhor é tentar escolher outro ângulo, no caso de ter pouca luz, recorra àquilo que o smartphone tem para lhe oferecer. Muitos já incluem flash LED e outros emitem luz do ecrã que irá iluminar a sua cara.
3. Olhe para a câmara e não para o ecrã
Muitas vezes há a tendência de olhar para a imagem que aparece no ecrã ao invés de olhar para a câmara. O olhar fixo na câmara torna a fotografia mais bonita e logo com maior qualidade.
4. Modo retrato (ou beleza) ativo
Esta é uma opção da câmara indicada para quem gosta de tirar selfies. Em primeiro lugar, irá fazer um reconhecimento do rosto, focando a imagem nele de forma automática e, depois, a maioria dos smartphones ainda oferece algumas ferramentas de ajuste deste modo para dar uns retoques.
5. Como retocar uma selfie?
Efeitos visuais e selfie perfeita
No smartphone que utilizámos para estas dicas, o Huawei P10, existem funcionalidades associadas ao modo retrato que podem acabar por melhorar as fotografias que tira a si própria. Estas são nativas da câmara, e por isso estão presentes desde o primeiro momento, e não requerem outras aplicações, que por vezes são complicadas de usar.
Com Efeitos Visuais ativos será criado um efeito desfocado à volta da pessoa, um efeito que normalmente está associado a câmaras fotográficas mais profissionais.
A Selfie Perfeita é a outra funcionalidade pode encontrar na aplicação de fotografia do Huawei P10 e que irá melhorar apenas as suas selfies. Primeiro fará um reconhecimento do rosto e depois poderá adicionar os efeitos que pretender, à sua medida. Aumentar olhos, tornar o rosto mais fino, suavizar o tom de pele. Depois, sempre que o modo estiver ativo, esse "filtro" será aplicado à foto.
6. Os filtros
Existem inúmeras aplicações de terceiros para adicionar filtros nas imagens, mas, no geral, as aplicações nativas das câmaras incluem alguns filtros que podem ser aplicados antes mesmo de captar a imagem.
O Huawei P10 não é exceção e nele encontramos vários filtros, todos dedicados a tornar ainda mais especial a fotografia que acabaram de tirar
7. A edição depois de fotografar
Uma vez mais, a ideia é não ter que recorrer a aplicações externas para melhorar as suas fotografias. Ao selecionar uma fotografia na galeria irão surgir algumas opções, sendo que uma delas é a de edição da foto. Na edição, as possibilidades são inúmeras, desde rodar a foto, recortar, adicionar filtros, destacar apenas uma cor da imagem, desfocar algum elemento, ajustar contraste, luminosidade, sombras... Adicionar texto, marcas de água ou etiquetas são outras opções.
No caso da Huawei, e porque estamos a usar o P10, a aplicação dá-lhe acesso a todos esses modos, bastando explorá-los e às várias pequenas configurações que traz, para ter a fotografia perfeita.
Que outras dicas sugere para conseguir melhores selfies?
Este artigo tem mais de um ano
Uma cara bonita!
Algum exagero na referência ao P10. Pelo título do artigo estamos a falar de dicas transversais a todos os Android, faria sentido referências a APPs de efeitos, filtros e edição na PlayStore. A manter o texto se calhar o título indicado seria qualquer coisa como “Melhore as suas selfies no Huawei P10.”
Parabéns pplware, foram roubar uma notícia e simplesmente traduziram-na
https://voltaico.lavozdegalicia.es/2017/05/mejora-tus-selfies-smartphone/
Não se esqueçam de censurar mais uma vez uma mensagem minha com factos.
Cumprimentos.
Este comentário esteve prestes a ser eliminado, porque sinceramente não tem pés nem cabeça. No entanto e porque já são tantas as acusações, resolvi dar uma resposta.
A sede de apontar o dedo de alguns é de tal forma grande que não se dão ao trabalho de olhar aos pormenores que realmente interessam. Este é, infelizmente um desses casos e, com apenas 30 segundos, tinhas poupado o tempo que gastaste a escrever esta mentira.
Eu como até sou simpatico poupo-te esse trabalho e aponto-te aqui o que deverias ter feito e não o fizeste. Mas lá está, é sempre mais fácil acusar e apontar o dedo.
Ora, o link que envias tem efetivamente um conteúdo igual ao nosso, na sua maioria sem tirar nem pôr. Mas reparaste na data de publicação dos dois artigos?
Pois… o nosso é de dia 07 de maio e o do teu link é de dia 12 do mesmo mês. Claro que podes alegar que datas há muitas e que podem ser facilmente manipuladas. Não o fazemos, mas sim, é possível. Esta fica na zona cinzenta e terás de acreditar em mim, que te garanto que não foi assim. Esse até era um artigo sobre o dia da mãe e que nos alterámos para ficar “mais universal” e mais simples de copiar por terceiro. Admito que não fomos muito honestos connosco próprios neste caso.
Há um segundo ponto que te vou apontar. As imagens são nossas, pelo menos as primeiras. Tiradas por nós, com os nossos equipamentos e com o telefone da Huawei que serviu de base ao artigo. Sim, esta não é das mais simples de provar e mais uma vez terás de acreditar em mim, que continuo a não te mentir. Acredita, o apogeu e a prova cabal está a chegar…
Por fim, e em terceiro lugar, sobra a “menina da imagem”. Essa garanto-te que é “a nossa Inês”, que terás já visto em vários vídeos e em várias imagens que publicamos. Tu acompanhas, verdade? Sabes que é a Ines, ou vieste só aqui uma vez meter veneno? Percorre lá o Pplware e vais ver a Ines várias vezes aqui nas nossas imagens.
É neste ponto é que tens mesmo de dar a mão à palmatória e admitir que fizeste asneira com essa acusação infantil e infundada. Ou vais dizer que a Inês também está com esse site e escreve para os dois lados? Acredita, já a ouvir falar espanhol e ela não domina a lingua, o que é pena.
Apresentados estes três pontos, como ficamos? Vais pedir as esperadas desculpas e envias esse mesmo comentário para o site de onde supostamente nos roubámos o artigo ou voltas para a toca e escondes-te?
Dada a força com que nos atacaste, era esperado que escolhesses a primeira opção, mas não me estranharia nada que optasses pela mais fraca, a segunda.
Vá, ficamos por aqui, mas espero que depois venhas aqui deixar o comentário que deixaste no site de onde supostamente copiámos conteúdo. E já agora, para a próxima, gasta os tais 30 segundos e evitas fazer estas figuras de gente fraca e mesquinha que acabaste de fazer. Nos perdoamos, não há nada a fazer, é mesmo a a ânsia de dizer mal e fraqueza das pessoas que as motiva e as controla.
Nuno, não é censura, são tantos os disparates, que por vezes até dá dó. Fazes uma pesquisa na net, vês os nossos artigos copiados por terceiros e vens aqui dizer que copiamos… olha, o Pedro ainda se deu ao trabalho de responder, eu tinha apagado 😉
Repara que eles gamaram o nosso artigo e até a nossa Inês eles levaram para a terra deles 😀