Câmaras Compactas: Quem vence na guerra do Zoom?
Por Pedro Fonseca para o Pplware
Depois da guerra dos megapixeis, hoje em dia os fabricantes que produzem câmaras compactas parecem ter abrandado nessa guerra e entrado na guerra de quem é que consegue oferecer a objetiva com mais zoom ótico. Quem não gosta de ver aquele pormenor que está lá bem longe, aqui bem pertinho do nosso olho? E já agora, hoje em dia, quem é que é o vencedor desta corrida? É disso que vamos falar neste artigo.
Por volta de 2012 foi apresentada a primeira câmara compacta bridge que chegava aos 1000mm de distância focal (valores equivalentes ao formato standard de 35mm "Full Frame") e, hoje em dia, à data deste artigo, exitem já equipamentos com alcance de 1560mm.
Uma objetiva zoom é um conjunto mecânico de elementos de lente onde a distância focal, bem como o ângulo de visão, pode ser variado, em oposição a uma lente de comprimento focal fixo (LCFF ou mais conhecida como prime).
A objetiva zoom verdadeira, também chamada de objetiva parfocal, é aquela que mantém o foco quando alteramos o comprimento focal. A objetiva que perde o foco durante o zoom é chamada de objetiva varifocal.
As objetivas zoom sofrem muito ao nível de qualidade, principalmente quando estão com o diafragma todo aberto. Todas as objetivas (sobretudo as super zoom) são um compromisso de características de tamanho, peso, preço, gama de distâncias focais, qualidade de imagem, desempenho de focagem automática, qualidade de construção entre outros recursos.
Deixamos agora aqui uma lista de câmaras compactas lançadas entre 2012 e 2014, com 1000mm ou mais de distância focal.
Canon
- PowerShot SX60 HS (21-1365mm = 65x)
- PowerShot SX50 HS (24-1200mm = 50x)
- PowerShot SX520 HS (24-1008mm = 42x)
Fujifilm
- FinePix S1 (24-1200mm = 50x)
- FinePix S9200 (24-1200mm = 50x)
- FinePix S9400W (24-1200mm = 50x)
- FinePix S8400W (24-1056mm = 22x)
- FinePix HS50 EXR (24-1000mm = 41,7x)
- FinePix SL1000 (24-1200mm = 50x)
- FinePix S8500 (24-1104mm = 46x)
Kodak
- Astro Zoom AZ651 (24-1560mm = 65x)
- Astro Zoom AZ522 (24-1248mm = 52x)
- Astro Zoom AZ521 (24-1248mm = 52x)
- Astro Zoom AZ501 (24-1200mm = 50x)
Nikon
- Coolpix P600 (24-1440mm = 60x)
- Coolpix P530 (24-1000mm = 41,7x)
- Coolpix P520 (24-1000mm = 41,7x)
- Coolpix P510 (24-1000mm = 41,7x)
Olympus
- Stylus SP-100EE (24-1200mm = 50x)
Panasonic
- Cyber-shot DSC-H400 (25-1550mm = 63.3x)
- Cyber-shot DSC-HX400V (24-1200mm = 50x)
- Cyber-shot DSC-HX300 (24-1200mm = 50x)
Após a descrição dos "concorrentes à coroa" aqui ficam os três melhores em cada categoria:
Maior valor em zoom
Canon PowerShot SX60 HS (21-1365mm = 65x) Kodak Pixpro Astro Zoom AZ651 (24-1560mm = 65x) Sony Cyber-shot DSC-H400 (25-1550mm = 63.3x)
Maior valor em telefoto
Kodak Pixpro Astro Zoom AZ651 (24-1560mm = 65x) Sony Cyber-shot DSC-H400 (25-1550mm = 63.3x) Nikon Coolpix P600 (24-1440mm = 60x)
Menor valor em grande angular
Panasonic Lumix DMC-FZ72 (20-1200mm = 60x) Samsung WB2200F (20-1200mm = 60x) Canon PowerShot SX60 HS (21-1365mm = 65x)
E para vocês? Qual a câmara fotográfica com melhor performance de zoom?
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom sumário, thanks!
Eu já utilizei bastante camaras ultra-zoom de amigos, para saber que muito zoom em baixo preco (quando nas SLR as lentes custam até 10x mais que o preco destas camaras todas) só traz bordas pouco nítidas, e muito má performance em luz menos boa. Vários tem máquinas da Canon / Fuji / Panasonic, com “estabilizacäo” de imagem, e a performance (qualidade de imagem) näo supera as das máquinas de 100 eurecos, com aberracäo cromática, aberracäo de barril e desfoco de bordas bastante acima da média, mal saímos do zoom “central”.
Eu pessoalmente comprei uma “Olympus Stylus XZ-2” por 300 euros em promocäo (é do nível da SONY RX-100, mas essa estava a 600 euros), porque o zoom de 4x é mais que suficiente, e é-me MUITO mais importante a qualidade (fantástica) de imagem com lente rápida f1.8 + OIS + Sensor BSI.
Obrigada! Também achei este post do Pedro espectacular pois adoro utilizar o zoom 🙂
lumix fz78
As Lumix são topo, menos marketing, melhor performance
+1
Creio que querias dizer FX78. FZ78 ainda não existe, pelo menos não feita pela Panasonic.
Tenho uma Canon SX 170 (€ 190) que não vem referida neste estudo (zoom x16). È verdade que estes tipos de máquina (super zoom)comprometem muito a luminosidade e acabam por provocar alguma deformação, especialmente na grande angular.
È um compromisso, + portabilidade / – preço / – qualidade.
Exacto. Para mim as super zoom não conseguem ter uma qualidade de imagem tão satisfatória como com uma mirrorless ou dslr. Em low-light é da noite para o dia.
Pessoalmente não gosto das super zooms. As fotos não têm comparação com uma dslr ou uma csc
depende…. para quem tem miúdos, ou gosta de observar animais… as ultra zoom são melhores. consegues melhores fotos.
Nunca na vida caro amigo. Uma coisa é uma dslr ou csc com uma tele objetiva. Outra coisa é uma ultra zoom dedicada que têm sensores muito inferiores às outras
eu sei que a qualidade da fotografia é melhor, mas torna-se mais prático teres uma ultra zoom, do que andares com lentes para trocar. tira lente, mete lente… percebes? e a diferença em termos de impressão não nada. se fores imprimir uma foto 10×15 ou mesmo do tamanha a4 não notas diferenças. agora eu sei que há vantagens e desvantagens e aí tem a ver com o uso de cada um. por isso é que enumerei as características que eu acho vantajosas para as ultra zoom.
Sim sem dúvida, mas uma dSLR + teleobjetiva custa pelo menos 3-4x mais que uma superzoom 🙂
A questão aqui é qual o objectivo final de cada um. Por exemplo para mim é importante a portabilidade (já tive dSLR e não gosto de andar com o trambolho atrás, pesado e a estorvar) com alta qualidade de imagem, daí que vendi a minha dSLR e as opções foram a XZ2 ou a RX100. Mas há quem queira grande zoom com um feeling dSLR e dai estas superzoom, e há quem queira qualidade acima de tudo, e aí tem as dSLR.
Eu por exemplo conheço muita gente (a maioria nórdicos e japoneses) que vão de férias com as suas mega dSLR para tirar fotos super banais, e pouco entendem de fotografia, nem fizeram cursos ou leram livros sobre o assunto. Isso é quase o mesmo que comprar um lamborghini para meter a caixa em automático e ir até ao café.
Por isso há as csc. São mais leves e proporcionam grandes features e qualidade de imagem com sensores APS-C como na maioria das dslr. Eu tenho uma samsung nx300 com o sistema híbrido de autofocus e aquilo é qualquer coisa a nível de qualidade de imagem. Por 355€ foi 1 mimo
também prefiro a portabilidade, mas ainda não consegui substituir a minha dSLR+teleobjectivas por uma compacta (ja faltou mais). a diferenca de qualidade é muito grande para a esquecer. a RX100 III é muito inferior a qualquer dSLR embora seja uma das melhores no segmento. prefiro nao tirar do que tirar “caca”. quanto aos japonocas/nórdicos.. com as maquinas que eles tem…não precisam de perceber muito de fotografia…o difícil e’ tirar fotos “más” ao contrario das compactas que é preciso tirar 10 para sair uma +-. ah, a vantagem de ter uma maquina dessas é que consegue fazer duma foto “normal” uma beldade 😉
João Peixoto, as novas máquinas da SONY (NEX e similares), a família RX100, Olympus XZ2, etc se por um lado não podem competir com as dSLR acima de 1000 euros com lentes a condizer, na zona de preços 300 – 750 euros não devem nada às dSLR (que corpo e lente custem no total o mesmo).
Ter uma dSLR não é sinónimo de fotos boas, só mesmo que têm boas cores, definidas e pouco ruido, de resto quem faz boas fotos é o fotógrafo, e garanto que nesta gama, um bom fotógrafo tira fotos idênticas com uma RX100 e uma dSLR com lente barata (as que costumam vir nos pacotes até 750 euros)
rmcrys, dentros dos 750 euros existem muito “boas” dSLR, que superam e muito qualquer RX100 seja a I, II, ou III (em qualidade de imagem). exemplo a canon 1100D que custa a volta dos 350euros que te sobra 400 euros para lentes. compras uma lente fixa Canon EF 50mm f/1.8 II por menos de 100 euros ainda te sobram 300 para outras lentes. (podes dar pela f/1.4 a volta dos 300). esta camara com estas lentes, tira imagens superiores a qualquer compacta e preço mais barato. o problema é a portabilidade, peso e trabalho de andar a trocar de lentes. existe mercado para as duas maquinas, por isso existem.
existe um site que podes comparar as imagens:
http://www.imaging-resource.com/IMCOMP/COMPS01.HTM
Eu tenho uma FinePix HS25EXR com 30 de zoom. Estou bastante satisfeito com a qualidade das fotografias. Comprei este modelo porque era o único do mercado que tinha zoom manual, full hd 1080 e a pilhas recarregáveis. Comprei um pach de 8 pilhas Sanyo eneloop pro de 2450 mah e farto-me de tirar fotos sem preocupar com falta de bateria.
como em tudo existe povo que dá valor à qualidade, neste caso das imagens, outros dão valor a outros factores. por isso existe tanta diversidade nas câmaras digitais. na minha modesta opinião este segmento está fora de questão. as câmaras estão longe de ter a qualidade de lentes dedicadas, e estão longe de ser portáteis o suficiente para esquecer as que dão para trocar as lentes.
Eu tenho uma analogia que se encaixa bem aqui. As câmaras fotográficas são como os carros. Uns utilizadores preferem conforto, outros preferem velocidade, outros preferem luxo, outros preferem economia, outros ficam satisfeitos com um modelo barato desde que os leve para onde precisam e outros preferem carros pequenos pois são mais fáceis de estacionar em qualquer canto.
A maneira mais fácil para decidir qual é a melhor câmara para cada um é decidirem primeiro, qual é o orçamento que tem disponível, e depois o que é que dão mais importância. Claro que toda a gente quer ter a melhor qualidade de imagem, mas quanto mais exigente for a esse nível mais €uros irão sair da carteira.
Mesmo quem sonha em ganhar dinheiro com a fotografia (profissional), na minha opinião, não deve começar com uma câmara de topo. É muito dinheiro, é muitas opções e muita informação para reter, etc… Se quiser ser arrojado, nada como começar perto da meia gama e crescer. Apostar mais nas objectivas de qualidade do que propriamente no melhor corpo de câmara fotográfica que haja no mercado.
As bridge, são tão boas quanto o valor que você estiver disposto a gastar e se realmente consegue tirar partido do que ela lhe pode oferecer. My 2 cents.
Eh bom saber as opiniões dos outros.
No entanto, eu que tenho três maquinas digitais: uma cânon eos 650, uma lumix e uma leica, por comodidade estou a usar a câmara do iphone 6. Claro k tenho limitações, mas serve-me perfeitamente para o que quero fazer com rapidez e no momento.
Dia feliz para todos