Tardes de Cinema
Por BestCine para o Pplware.com
Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia de "Bairro 13", a primeira longa-metragem de Camille Delamarre, um filme de acção onde o "parkour" é protagonista. Destaque ainda para "Como Treinares o teu Dragão 2", a continuação da história dos grandes guerreiros escandinavos e dos perigosos dragões que, desde 2010, sobrevoam os corações de milhões de miúdos (e graúdos).
Estreia ainda "A mamã, os rapazes, e eu!", uma comédia em jeito de autobiografia sobre a relação de um rapaz com a sua mãe; "Diamantes Negros", um filme dramático escrito e realizado pelo espanhol Miguel Alcantud; e por fim, "Só os amantes sobrevivem", que esteve em competição pela Palma de Ouro na edição de 2013 do Festival de Cinema de Cannes.
BAIRRO 13 M12|ACÇÃO, AVENTURA, CRIME, DRAMA|CANADÁ|90m
Realizador: Camille Delamarre Argumento: Luc Besson Intérpretes: Paul Walker, David Belle, RZA, Robert Maillet, Carlo Rota, Kalinka Petrie, Bruce Ramsay, Kwasi Songui, Catalina Denis, Ayisha Issa, Jade Hassouné IMDB: 6,1 /10 (5 274 votos)
O filme "Bairro 13" é a primeira longa-metragem de Camille Delamarre, um filme de acção onde o "parkour" é protagonista. Segue um argumento original do francês Luc Besson, já anteriormente transposto para cinema, na obra "Os Gangs do Bairro 13", de Pierre Morel. O elenco conta com Paul Walker e David Belle, considerado o criador do "parkour".
Num bairro de Detroit os edifícios de tijolos abandonados servem agora de abrigo aos criminosos mais perigosos. Incapaz de controlar o crime, a polícia construiu um gigantesco muro de contenção em torno desta área para proteger o resto da cidade.
Damien Collier é um polícia infiltrado, determinado em apanhar Tremaine, o assassino do pai, e acabar com a corrupção.
Para Lino, um ex-presidiário que vive no Bairro, todos dias é uma luta para sobreviver e conseguir levar uma vida honesta. Os caminhos de Damien e Lino nunca se deviam ter cruzado, mas quando Tremaine sequestra a namorada de Lino, Damien decide aceitar a ajuda do ex-presidiário, e juntos vão tentar acabar com a sinistra conspiração que ameaça destruir toda a cidade.
A MAMÃ, OS RAPAZES, E EU! M12|COMÉDIA|FRANÇA|85m
Realizador: Guillaume Gallienne Argumento: Guillaume Gallienne, Claude Mathieu Intérpretes: Guillaume Gallienne, Françoise Fabian, André Marcon, Diane Kruger, Nanou Garcia IMDB: 6,7 /10 (2 697 votos)
"A mamã, os rapazes, e eu!" é uma comédia em jeito de autobiografia sobre a relação de um rapaz com a sua mãe. Adaptação cinematográfica da peça com o mesmo nome (vencedora do prestigiado prémio Molière), uma comédia de costumes escrita e realizada pelo próprio Guillaume Gallienne (que também se desdobra em várias personagens), sobre si próprio e a sua relação com a mãe.
Com uma personalidade volátil e algo temperamental, a matriarca da família Gallienne sempre teve um enorme ascendente sobre todos os que a rodeavam.
Por causa disso, quando o realizador Guillaume Gallienne recorda a sua vida, a memória mais longínqua que possui é de quando, aos quatro anos, a mãe o chamava e aos seus irmãos com esta frase: "Rapazes e Guillaume, para a mesa!".
Como crescer como homem quando a própria progenitora e as pessoas à sua volta decidem agir como se ele fosse uma rapariga? Esse é o seu grande desafio desde que se lembra de existir. Neste filme, sempre salpicado de humor, são então revelados alguns dos momentos-chave que marcaram o seu longo e doloroso processo de maturação e de conquista de identidade.
COMO TREINARES O TEU DRAGÃO 2 M6|ANIMAÇÃO, AVENTURA|EUA|102m
Realizador: Dean DeBlois Argumento: Dean DeBlois, Cressida Cowell Intérpretes: Francisco Areosa, Virgílio Castelo, Paula Lobo Antunes, Eduardo Madeira, Miguel Raposo IMDB: 8,8 /10 (3 256 votos)
O extraordinário segundo filme da épica trilogia "Como Treinares o teu Dragão" traz-nos de volta ao fantástico mundo de Hiccup e Desdentado, cinco anos depois de os dois terem conseguido a união e a paz entre os dragões e os vikings na ilha de Berk. Do mesmo estúdio que criou "Shrek", "Madagáscar" e "O Panda do Kung Fu" chega-nos a continuação da história dos grandes guerreiros escandinavos e dos perigosos dragões que, desde 2010, sobrevoam os corações de milhões de miúdos (e graúdos).
Cinco anos se passaram desde a aventura de Hiccup, o pequeno "viking" pouco convencional que, com inteligência e espírito de sacrifício, mostrou à sua tribo a força da verdadeira amizade. Desde essa altura que Astrid, Escarreta e o resto do grupo se desafiam nas corridas de dragões, actualmente o mais célebre desporto da ilha.
Enquanto isso, Hiccup e Desdentado vagueiam pelos céus, percorrendo novas distâncias e conhecendo muitos lugares inexplorados. É num desses passeios que descobrem uma caverna de gelo onde habitam centenas de novas espécies de dragões, até então protegidos por um guardião que os quer afastar de inimigos.
Agora, ajudados por esta misteriosa personagem, o pequeno "viking" e os seus companheiros terão de se voltar a unir para proteger os seus amigos alados de forças malignas que pretendem usá-los como máquinas de destruição.
Mas, para que isso seja possível, não podem comprometer a aliança entre homens e dragões que, nos últimos anos, tem assegurado a tão desejada paz entre todos.
DIAMANTES NEGROS M12|DRAMA|ESPANHA|98m
Realizador: Miguel Alcantud Argumento: Miguel Alcantud, Salvador Rubio Intérpretes: Setigui Diallo, Hamidou Samake, Carlos Bardem, Raúl Tejón, Guillermo Toledo, Daniel Muriel, Carlo D’Ursi IMDB: 6,8 /10 (68 votos)
"Diamantes Negros" é um filme dramático escrito e realizado pelo espanhol Miguel Alcantud, que conta com Carlos Bardem, Antonio Barroso, Carlo D'Ursi, Hamidou Samaké e Setigui Diallo nos principais papéis. No filme, Setigui Diallo e Hamidou Samaké são dois jovens malianos convencidos a tentar carreira no futebol europeu. Pouco tempo depois, sem contacto com a família, ou os amigos, são forçados a enfrentar os pesados desafios que a nova vida acarreta.
Amadou e Moussa nasceram no Mali, têm 15 anos e são amigos desde sempre. Apaixonados por futebol, anseiam por cumprir o maior sonho das suas vidas: serem futebolistas reconhecidos mundialmente e darem às suas famílias uma vida confortável.
A oportunidade surge quando são abordados por um "olheiro" que lhes oferece um contrato para poderem estudar numa prestigiada escola de futebol na Europa. Deixando toda a sua vida para trás, os dois rapazes rumam então a Espanha, crentes que chegou o momento de mostrarem o que valem.
Se, ao princípio, tudo parece correr como planeado, depressa descobrem que, para quem os contratou, eles não são mais do que mercadoria que tem de tornar-se rentável.
Habituados a uma vida simples, os jovens Amadou e Moussa vêem-se perdidos num mundo que lhes é totalmente estranho, descobrindo, da pior maneira possível, o lado mais negro do desporto que sempre veneraram.
SÓ OS AMANTES SOBREVIVEM M12|DRAMA, ROMANCE, TERROR|EUA|123m
Realizador: Jim Jarmusch Argumento: Jim Jarmusch Intérpretes: Tom Hiddleston, Tilda Swinton, Mia Wasikowska, John Hurt, Anton Yelchin, Slimane Dazi IMDB: 7,6 /10 (15 614 votos)
Com argumento e realização do veterano Jim Jarmusch ("Noite na Terra", "Homem Morto", "Ghost Dog: O Método do Samurai", "Café e Cigarros"), o filme "Só os amantes sobrevivem" esteve em competição pela Palma de Ouro na edição de 2013 do Festival de Cinema de Cannes. No elenco, os actores Tilda Swinton, Tom Hiddleston, John Hurt e Mia Wasikowska dão vida às personagens principais.
Adam e Eve são um casal de vampiros cuja história de amor perdura há já vários séculos.
A viver em Detroit, EUA, ele é um músico cínico e atormentado que, apesar do enorme sucesso da sua carreira, há muito deixou de ter esperança na raça humana; ela, por seu lado, passa a maior parte do tempo em Tânger, Marrocos, onde se perde no prazer da leitura, ao lado de Christopher Marlowe, seu amigo de longa data.
Quando, após algum tempo afastados, se dá o reencontro, Adam e Eve regressam ao seu idílio romântico, onde tudo lhes parece perfeito.
Porém, quando a irmã mais nova de Eve decide aparecer sem pré-aviso, o que até aí parecia inquebrável começa a ruir como um castelo de cartas...
Este artigo tem mais de um ano
Já vi o B-13 frances e gostei, este deve estar bom tambem.
Mas tem alguma coisa haver como B13? O B13 francês é altamente 😀
Pelo que percebi, fizeram o mesmo com o B13, que já fizeram antes com o Taxi (que teve aquela versão manhosa do “Taxi de Nova Iorque”). “Vamos fazer um filme quase igual, trocamos os actores, trocamos a localização e já está.”
Mas neste, nem se deram ao trabalho de substituir um dos actores. Como se terá sentido o David Belle a refazer muitas das cenas…?
De qualquer modo… Duvido muito que esta versão seja tao boa como a original, e muito se deverá as cenas de accao/parkour/pancadaria. O Paul Walker (que descanse em paz) não estará ao nível do Cyril Raffaeli nem conseguirá trazer a mesma dinâmica ao filme.
Não podia concordar mais com a tua opinião…. Se queriam fazer um filme parecido ao menos davam-se ao trabalho de mudar a historia, até podiam convidar o belle para realizar as cenas de parkour, mas que fosse diferente… só pelo facto de ser idêntico (até no nome) uma pessoa perde logo a vontade de ver o filme….
Bairro 13: mais uma “americanização” de um filme francês de 2004. Para mim, a versão original é muito melhor!
https://www.youtube.com/watch?v=Rmp8xqrTe7I
Já agora, também saiu em 2008 a continuação:
https://www.youtube.com/watch?v=nObBZ1iWEB0
Já não é a primeira vez que um comentário meu não é publicado aqui…
Vamos ver o que que vai acontecer a este!
@ Blasterjack, sim tem a ver 🙂
Não é? Atenção que os posts com links, por motivos de segurança, o sistema anti-spam bloqueia esses comments até que a equipa de moderação os vá verificar.
Depois, a equipa vai validar e publicar. Há, contudo, um tempo útil para isso acontecer 😉 não é nada contra ti 🙂
Abraço.
@Vítor. Lamentavelmente não te poderei ajudar nesse problema da “filtragem” de conteúdos. 🙂
Nao assisti nenhum!
Filmes franceses contemporâneos nem que me pagassem para os ir ver !! Deus me livre !! Saudades de outros tempos e de outros actores—»Alain Delon,Jean-Paul Belmondo,Louis de Funès,Jacques Tati,etc.. Estes é que eram !! 🙂