Tardes de Cinema
Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme "Missão Impossível 4 – Operação Fantasma", que volta a contar com Tom Cruise no papel de agente especial Ethan Hunt, que é implicado num bombardeamento que assola o Kremlin de Moscovo. Destaque também para o filme de animação "Alvin e os Esquilos 3: Naufragados", a terceira aventura dos famosos esquilos que fizeram as delícias dos que foram crianças durante a década de 80.
Estreia ainda o filme português "Efeitos Secundários", a primeira longa-metragem de Paulo Rebelo com uma história de amor e de solidariedade; "Ano Novo, Vida Nova!", uma comédia romântica que é uma celebração do amor, o perdão, a esperança, as segundas oportunidades e os recomeços, em histórias entrelaçadas de casais e de solteiros no centro da cidade de Nova Iorque, na noite mais fantástica do ano; e por fim, do Irão, o filme "Uma Separação", o grande vencedor da 61.ª edição do Festival de Berlim.
MISSÃO IMPOSSÍVEL: OPERAÇÃO FANTASMA M12|ACÇÃO, AVENTURA, THRILLER|EUA|133m
Realizador: Brad Bird Argumento: Josh Appelbaum, André Nemec Intérpretes: Tom Cruise, Jeremy Renner, Paula Patton, Simon Pegg, Ving Rhames, Tom Wilkinson, Josh Holloway, Léa Seydoux, Michael Nyqvist, Anil Kapoor, Darren Shahlavi, Samuli Edelmann, Vladimir Mashkov, Miraj Grbic IMDB: 8,0 /10 (602 votos)
O quarto filme da saga, "Missão Impossível 4 – Operação Fantasma", volta a contar com Tom Cruise no principal papel. Além de Cruise, o filme conta ainda com Simon Pegg e Jeremy Renner. No filme, quando o IMF é fechado por estar implicado num atentado à bomba no Kremlin, Ethan Hunt (Tom Cruise) e a sua equipa têm de limpar o nome da organização.
Quando o agente especial Ethan Hunt (Tom Cruise) é implicado num bombardeamento que assola o Kremlin de Moscovo, toda a agência FMI (Força de Missão Impossível) é desacreditada. Por esse motivo, o Presidente lança a "Operação Fantasma", com vista a extinguir a mais especializada equipa de espiões.
Agora, Hunt tem apenas uma alternativa: juntar alguns ex-agentes e, por sua conta e risco, limpar o nome da agência e impedir um novo ataque previsto para breve. Porém, para isso, ele terá de aprender a confiar em estranhos de motivações duvidosas...
O quarto filme do franchise "Missão: Impossível" baseia-se na popular série norte-americana para televisão que estreou na década de 1960, com actores como Martin Landau, Barbara Bain e Leonard Nimoy.
O filme marca a estreia de Brad Bird ("The Incredibles - Os Super Heróis" e "Ratatui") na realização de uma longa-metragem de acção real. A produção é assinada por Tom Cruise e J. J. Abrams (produtor da série de culto Perdidos).
EFEITOS SECUNDÁRIOS M12|DRAMA|PORTUGAL|97m
Realizador: Paulo Rebelo Argumento: Paulo Rebelo Intérpretes: Maria João Luís, Nuno Lopes, Rita Martins, Nuno Gil, Teresa Madruga IMDB: 6,0 /10 (6 votos)
"Efeitos Secundários" é a primeira longa-metragem de Paulo Rebelo que foi anteriormente argumentista e produtor dos filmes “O Fantasma” e “Odete” de João Pedro Rodrigues. O filme é uma história de amor e de solidariedade. Uma história comovente sobre esperança, que se baseia nos filmes de Douglas Sirk dos anos 50, particularmente em "Tudo o Que o Céu Permite", adaptado nos anos 70 por Fassbinder sob o título "O Medo Come a Alma". Esta nova versão transcreve o ambiente para a Costa da Caparica, um microclima emocional de contrastes únicos, onde se desenrola toda a acção.
Laura (Maria João Luís) tem 45 anos e os filhos criados. Para superar a solidão, passa os dias a cuidar dos cães e gatos vadios que vai encontrando. Um dia conhece Carmo (Rita Martins), uma rapariga seropositiva que foi votada ao abandono, sem nada nem ninguém que a prenda à vida.
Este momento mudará as suas existências, com cada uma a descobrir na outra o que lhe falta para um recomeço. Porém, quando Laura se apaixona por Rui (Nuno Lopes), um pescador mais jovem, a relação entre as duas mulheres muda bruscamente fazendo-as caminhar em direcções opostas.
ALVIN E OS ESQUILOS 3: NAUFRAGADOS M4|ANIMAÇÃO, AVENTURA, COMÉDIA, FAMILIAR|EUA|87m
Realizador: Mike Mitchell Argumento: Jonathan Aibel, Glenn Berger Intérpretes: Justin Long, Matthew Gray Gubler, Jesse McCartney, Jason Lee, David Cross, Jenny Slate, Amy Poehler, Anna Faris, Christina Applegate, Alan Tudyk, Michael P. Northey, Lauren Gottlieb IMDB: (ainda sem votação)
Em "Alvin e os Esquilos 3: Naufragados", durante uma viagem num cruzeiro, Alvin e os seus amigos vão criar o habitual pandemónio com as suas brincadeiras, acabam por cair do navio em alto mar e vão parar a uma ilha paradisíaca. Depressa descobrem que a ilha não é tão deserta como parece à primeira vista.
Apesar de consciente do risco que é sair de casa com Alvin, Simon e Theodore (vozes de Justin Long, Matthew Gray Gubler e Jesse McCartney), Dave Seville (Jason Lee) decide arriscar uns dias a bordo de um luxuoso cruzeiro para se livrar do stress do dia-a-dia.
Mas, com as normais dificuldades em se manter afastado da confusão, Alvin acaba por quase levar Dave (e toda a tripulação) à loucura e fazer com que o navio acabe atracado numa ilha deserta.
Porém, todos acabam por perceber que não estão tão sós como poderiam julgar, encontrando o lugar perfeito para o que de melhor sabem fazer: cantar e fazer tropelias.
Realizado por Mike Mitchell ("Gigolo Profissional", "Shrek Para Sempre"), a terceira aventura dos famosos esquilos que fizeram as delícias dos que foram crianças durante a década de 80.
ANO NOVO, VIDA NOVA! M12|COMÉDIA, ROMANCE|EUA|118m
Realizador: Garry Marshall Argumento: Katherine Fugate Intérpretes: Sarah Jessica Parker, Jessica Biel, Ashton Kutcher, Michelle Pfeiffer, Zac Efron, Patrick Reale, Robert De Niro, Halle Berry, Cary Elwes, Alyssa Milano, Jessica Biel, Seth Meyers, Sarah Paulson IMDB: 4,9 /10 (1 758 votos)
O filme "Ano Novo, Vida Nova!" é uma comédia romântica que é uma celebração do amor, o perdão, a esperança, as segundas oportunidades e os recomeços, em histórias entrelaçadas de casais e de solteiros no centro da cidade de Nova Iorque, na noite mais fantástica do ano.
Depois da comédia romântica "Dia dos Namorados" que juntava um elenco carregado de estrelas, surge agora o filme da sequela, intitulado "New Year’s Eve".
No dia 31 de Dezembro todos os planos e expectativas se concentram na celebração do que passou durante os meses precedentes e na esperança de que o novo ano possa trazer momentos melhores. Para isso, quase todos se juntam em comemorações e rituais, mais ou menos festivos. O filme retrata as histórias interligadas de algumas dessas pessoas e a forma tão diferente como lidam com o momento em que um ano termina e um outro tem o seu início...
Realizado por Garry Marshall ("Noiva em Fuga", "O Diário da Princesa", "Dia dos Namorados"), conta coma participação de Sarah Jessica Parker, Jessica Biel, Ashton Kutcher, Katherine Heigl, Michelle Pfeiffer, Zac Efron, Robert De Niro, Hilary Swank entre outros.
UMA SEPARAÇÃO M12|DRAMA|IRÃO|123m
Realizador: Asghar Farhadi Argumento: Asghar Farhadi Intérpretes: Peyman Moaadi, Leila Hatami, Sareh Bayat, Shahab Hosseini, Sarina Farhadi, Ali-Asghar Shahbazi, Babak Karimi, Kimia Hosseini IMDB: 8,6 /10 (19 415 votos)
No filme iraniano "Uma Separação", quando a sua esposa sai de casa, Nader contrata uma jovem mulher para tomar conta do seu pai doente. O que ele não sabe é que a nova empregada não só está grávida, como trabalha também sem a permissão do marido. Pouco tempo depois, Nader vê-se envolvido numa teia de mentiras, manipulação e confrontos públicos.
Nader (Peyman Moaadi) e Simin (Leila Hatami) há muito que sonham em emigrar, de maneira a proporcionarem melhores oportunidades a Termeh, a filha de 11 anos.
Quando a ocasião surge, ele decide abandonar os planos para poder continuar perto do seu pai (Ali Asghar-Shahbazi), que se tornou totalmente dependente devido à progressão da doença de Alzheimer. Simin, porém, determinada a tudo pela filha, resolve optar pelo divórcio e partir sem ele.
É então que Nader contrata Razieh (Sareh Bayat), uma jovem de um bairro pobre que, na companhia da sua filha pequena, se compromete a cuidar do idoso.
Mas, no dia em que chega a casa do trabalho e encontra o pai desacompanhado, sem os cuidados da empregada, a fúria tomará conta de Nader que, sem querer ouvir as explicações de Razieh, acabará por cometer um erro com consequências devastadoras.
Quinta longa-metragem do iraniano Asghar Farhadi, o filme foi o grande vencedor da 61.ª edição do Festival de Berlim, arrecadando o Urso de Ouro para melhor filme e os Ursos de Prata para melhores actriz e actor.
Este artigo tem mais de um ano
Missão impossível sem dúvida :p
Não percebo como alguém com bom gosto vê os filmes da MI que são oposto da série. Neste o trabalho era de equipa aqui não passa de um 007 “a la” Tom Cruise
Só porque o bom gosto de outras pessoas, não coincide com o teu, não signifique que não exista. Narcisismo fica-te mal!
Eu disse não percebo logo estava a dar nada mais que a minha opinião não disse que que tinha bom ou maus gosto.
Acho que o MI ficou completamente estragado e as gerações mais novas não sabem sequer o que é o verdadeiro MI um trabalho de equipa e não um “one man job”. Ao menos dessem outro nome ao filme.
Infelizmente, tenho de concordar com isto (apesar de gostar dos filmes MI com o Tom Cruise, excepto o segundo, claro). Os filmes dificilmente captam o espírito inteligente da série.
Puro entretenimento…
Respeito o teu comentário, mas não concordo nada com ele… Considero o MI um excelente filme de acção, sem dúvida alguma…
Cumprimentos,
O problema é que a acção nunca foi o ingrediente principal da série de TV, mas sim a inteligência e o trabalho de equipa com que resolviam as mais intrincadas situações.
Como filme de acção a saga MI com o Tom Cruise é, sem dúvida, bastante boa; como passagem da série de TV para o grande ecrã, é péssima.
Como já disse o Mário Augusto, o problema do Tom Cruise é que ultimamente, desde há uns anos, só sabe fazer de Tom Cruise e sempre no mesmo estilo de filme.