Tardes de Cinema
Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do terceiro episódio da saga "Actividade Paranormal". Desta vez, o jovem casal que se debate com espíritos ocultos irá encontrar ligações ao passado... Destaque também para a estreia de "Incendies - A Mulher que Canta", um dos nomeados ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Estreia ainda a comédia "Não Sei Como Ela Consegue", que conta com Sarah Jessica Parker no papel principal; o filme português "O Barão", que retrata a vida de um barão, ditador e caciquista, uma personagem draculesca raramente vista no cinema português; "Pater", um filme francês entre a ficção e o documentário que tenta baralhar o espectador; e por fim o filme francês de 2010, "Românticos Anónimos".
ACTIVIDADE PARANORMAL 3 M16|MISTÉRIO, TERROR|EUA|84m
Realizador: Henry Joost, Ariel Schulman Argumento: Christopher B. Landon, Oren Peli Intérpretes: Katie Featherston, Sprague Grayden, Lauren Bittner, Christopher Nicholas Smith, Chloe Csengery, Mark Fredrichs, Brian Boland, Dustin Ingram, Jessica Tyler Brown IMDB: 4,9 /10 (75 votos)
O filme "Actividade Paranormal 3" é o terceiro episódio da saga sobre um jovem casal que se muda para os subúrbios e começa a ficar perturbado com uma assustadora presença em casa... Realizado por Henry Joost e Ariel Schulman, o filme de terror psicológico que pretende ser uma espécie de "prequela" da história de "Actividade Paranormal" criada, em 2009, por Oren Peli.
Neste terceiro filme, o jovem casal que se debate com espíritos ocultos irá encontrar ligações ao passado. Quando Katie regressa de casa de Kristi, sua irmã gémea, trazendo uma caixa contendo cassetes de vídeo caseiras com mais de duas décadas, não esperava encontrar nelas algumas das respostas mais ansiadas.
Ali, em várias horas de filmagens, ela vê-se a si e à irmã, ainda crianças, em contacto com um espírito que as duas invocaram num jogo inocente de que não têm qualquer memória.
Se, a princípio, as duas meninas o julgam amistoso, depressa percebem, aterrorizadas, que puseram em risco as suas vidas e a de todos os que as rodeiam.
INCENDIES - A MULHER QUE CANTA M12|DRAMA, GUERRA, MISTÉRIO|FRANÇA|100m
Realizador: Denis Villeneuve Argumento: Denis Villeneuve, Wajdi Mouawad Intérpretes: Lubna Azabal, Mélissa Désormeaux-Poulin, Maxim Gaudette, , Abdelghafour Elaaziz, Allen Altman, Mohamed Majd, Nabil Sawalha, Baya Belal IMDB: 8,2 /10 (8 420 votos)
"Incendies - A Mulher que Canta" é um dos nomeados ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. O filme relata-nos a história de uma mãe, que antes de morrer pede um último desejo aos seus filhos: reencontrar o pai, que há muito tempo imaginavam morto. Realizado e escrito por Denis Villeneuve, e baseado na peça teatral de Wajdi Mouawad, com o mesmo nome, o filme conta com Lubna Azabal, Mélissa Désormeaux-Poulin e Maxim Gaudette nos principais papéis.
Após a morte prematura da mãe, Jeanne e Simon (Mélissa Désormeaux-Poulin e Maxim Gaudette) recebem, em testamento, dois envelopes distintos dirigidos ao pai, supostamente falecido, e a um irmão que não imaginavam sequer existir.
Conscientes dos segredos que precisam ser revelados, deixam as suas vidas para trás e partem em direcção à sua terra de origem, no Médio Oriente, em busca do pai e do irmão que não conhecem, tentando cumprir o último desejo da progenitora.
E é desta maneira improvável, cruzando fronteiras e épocas, que eles conhecem o passado e a cultura da sua família e encontram as respostas que sempre procuraram: quem foi a sua mãe e quais os mistérios que circundam a sua vida.
NÃO SEI COMO ELA CONSEGUE M12|COMÉDIA|EUA|89m
Realizador: Douglas McGrath Argumento: Aline Brosh McKenna, Allison Pearson Intérpretes: Sarah Jessica Parker, Pierce Brosnan, Kelsey Grammer, Greg Kinnear, Christina Hendricks, Seth Meyers, Olivia Munn, Jane Curtin, Mark Blum, Busy Philipps, Sarah Shahi IMDB: 3,7 /10 (1 223 votos)
A comédia "Não Sei Como Ela Consegue" conta com Sarah Jessica Parker no papel principal. O filme centra-se na vida de Kate Reddy (Jessica Parker), uma executiva financeira que é o ganha pão do seu marido e dos seus dois filhos. O elenco conta também com Pierce Brosnan, Greg Kinnear, Olivia Munn, Christina Hendricks e Kelsey Grammer.
Kate Reddy trabalha numa das mais antigas e distintas instituições do coração financeiro de Londres, a Edwin Morgan Foster. Para esta mulher de sucesso, o dia devia ter no mínimo 48 horas! É que ser casada e mãe de dois filhos exigentes (Emily de 5 anos e Brian de 1) não é tarefa fácil para quem quer manter-se no topo de uma empresa igualmente exigente.
Kate está habituada a contar os segundos tal como as outras mulheres contam calorias, sendo apenas uma vitima da “falta de tempo” que afecta milhões de mães que trabalham neste inicio do século XXI.
Desde as empadas caseiras que tem de fazer para a filha levar para a festa da escola, até lembrar-se de verificar o Dow Jones, cancelar tratamentos de beleza e arranjar tempo para sexo, Kate vive numa constante corrida contra o tempo! A sua única distracção consiste nos e-mails que recebe de um cliente seu admirador...
O BARÃO M12|DRAMA, MISTÉRIO, THRILLER|PORTUGAL
Realizador: Edgar Pêra Argumento: Luísa Costa Gomes, Branquinho da Fonseca Intérpretes: Marina Albuquerque, Marcos Barbosa, Vítor Correia, Leonor Keil, Nuno Melo, Jorge Prendas, Rogério Rosa, Miguel Sermão, Paula Só IMDB: 7,8 /10 (33 votos)
Baseado na novela homónima de Branquinho da Fonseca e no conto “O Involuntário”, do mesmo autor, o filme "O Barão" retrata a vida de um barão, ditador e caciquista, arrogante e controlador, misógino e cruel, uma personagem draculesca raramente vista no cinema português. O filme é um remake neuro-gótico dum filme fantasma, realizado durante a II Guerra Mundial. Proibido pelo Ditador por retratar um tiranete, um vampiro marialva que aterrorizava os habitantes duma região montanhosa.
No ano de 1943, durante a II Guerra Mundial, a produtora americana Valerie Lewton chegou a Portugal e casou-se com um actor português que lhe deu a conhecer o conto "O Barão", escrito por Branquinho da Fonseca.
Valerie viu nele a história perfeita para um filme de terror, começando, em segredo, as filmagens numa fábrica do Barreiro.
Quando a PIDE soube da existência do filme, mandou destruir os negativos. A equipa técnica foi repatriada e os actores portugueses deportados para o Tarrafal, na ilha de Santiago, Cabo Verde, onde morreram torturados na "frigideira".
Em 2005, foram descobertas duas bobinas e o guião do filme nos arquivos do cineclube do Barreiro. Através delas o realizador Edgar Pêra decidiu fazer o "remake" do filme original, contando a história de um barão tirânico que aterroriza a população das montanhas do Barroso, no Norte de Portugal.
PATER M12|DRAMA|FRANÇA|105m
Realizador: Alain Cavalier Argumento: Alain Cavalier Intérpretes: Vincent Lindon, Alain Cavalier, Bernard Bureau, Jonathan Duong, Hubert-Ange Fumey, Jean-Pierre Lindon, Manuel Marty IMDB: 6,8 /10 (102 votos)
"Pater" é um filme francês entre a ficção e o documentário que tenta baralhar o espectador. Em competição no Festival de Cannes, "Pater" conquistou os críticos e o público, recebendo uma ovação de 17 minutos. O filme é realizado por Alain Cavalier que desempenha também, juntamente com Vincent Lindon, o papel de protagonista do filme.
Vincent Lindon e Alain Cavalier são amigos. Quase como um pai e um filho. Bebem vinho do Porto em bares enquanto sonham com o filme que poderiam fazer juntos.
De vez em quando, vestem um fato e põe uma gravata. Ligam a câmara e filmam-se como homens de poder. Para ver que confusão podem causar. Para se divertirem. Contando histórias imaginárias, onde se acabam por confundir a parte pessoal e a própria história.
E, como em todos os filmes, há uma pergunta extraordinária à qual ninguém consegue responder: é tudo a fingir?
ROMÂNTICOS ANÓNIMOS M12|COMÉDIA, ROMANCE|FRANÇA|80m
Realizador: Jean-Pierre Améris Argumento: Jean-Pierre Améris, Philippe Blasband Intérpretes: Benoît Poelvoorde, Isabelle Carré, Lorella Cravotta, Lise Lamétrie, Swann Arlaud, Pierre Niney, Stéphan Wojtowicz, Jacques Boudet IMDB: 6,9 /10 (622 votos)
"Românticos Anónimos" é um filme de romance de 2010 realizado por Jean-Pierre Améris com a participação de Benoît Poelvoorde, Isabelle Carré e Lorella Cravotta. No filme, Jean-René e Angélique compartilham da mesma paixão, o chocolate.
Jean-René Van Den Hugde (Benoît Poelvoorde) é o chefe de uma pequena fábrica de chocolate e Angélique (Isabelle Carré) a mais brilhante e talentosa artífice de chocolate que ele alguma vez conheceu. Com uma enorme paixão por chocolate em comum, depressa nasce entre eles um amor profundo.
Mas o sentimento vai ter de superar uma prova difícil. É que Jean-René e Angélique partilham outro traço que lhes irá dificultar o romance: uma timidez patológica que quase lhes impossibilita as relações com outros seres humanos.
Agora, para puderem viver o amor que sentem um pelo outro, terão de vencer todos os entraves que a timidez e as emoções descontroladas podem causar a uma relação quase inevitavelmente condenada ao fracasso.
Porém, quando tudo entre eles parece falhar, surge uma luz ao fundo do túnel...
Este artigo tem mais de um ano
pela nota INCENDIES, será para ver
Não é para qualquer um , é pesado e temos que estár intelectualmente para um desafio já que não é fácil, mas a todos os que se considerem “imunes” as anteriores limitações, se é que as são, aconselho vivamente! Fui a ante-estreia e achei fenomenal!
intelectualmente dispostos para*
Eu já não vou muito pela nota que é atribuída aos filmes, já vi filmes com boa nota que achei horrível. Paranormal Activity é dos filmes que mais gostei até hoje sobre terror psicológico, e a nota é aquela…. (atenção que ainda não vi o 3) Experimentem ver um filme destes numa sala de cinema… Brutal!
Por acaso tenho uma opinião contrária… Acho que ver um filme de terror numa sala de Cinema é para a palhaçada…
Haverá sempre aqueles com a mania que são corajosos e que mesmo perante uma cena de terror bem conseguida e elaborada, soltarão uma gargalhada só para demonstrar que não têm medo nenhum… Enfim!
De qualquer maneira, respeitamos a tua opinião como é óbvio.
Saudações cinematográficas,
Eu quando digo no cinema pode ser numa boa televisão com um bom sistema de som, algo que a meu ver neste tipo de filmes faz toda a diferença. Por exemplo uma comédia romântica vê-se em qualquer lado, mas um bom filme de suspense para mim tem muito mais valor quando visto num bom sistema de som pelo menos. O Actividade Paranormal 1 e 2 para mim foram dos melhores filmes nesse sentido, em algumas partes até a respiração prende…
Cumps
Tens de ter atenção ao número de votantes, agora já está a 5.6/10 com 215 votos.
em relação ao Incendies, ter 8.2 em 8,518 votantes deverá querer dizer alguma coisa
Com certeza, eu generalizei o comentário apenas porque já vi muitos filmes com notas bastante altas e para mim não me chamaram a atenção…
Não duvido que seja um excelente filme.
Cumps
Ver aqui a referência ao “Actividade Paranormal 3” fez-me lembrar esta notícia (http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/cultura/acordo-so-para-alguns), a qual me fez lembrar que agora vou passar a ir muito muito menos ao cinema, e não é por razões financeiras (se bem que também ajuda à decisão)…
Estou-me a imaginar a entrar dentro das salas de cinema para ver um filme legendado em Português, e de repente começar a ler legendas em brasileiro, é sair indignado e pedir de volta o dinheiro…
Por isso é que eu provavelmente nem me vou dar ao trabalho de ir. Ir só para voltar para trás… quanto muito se for, aparentemente terá de ser um da Columbia Tristar Warner. Lá vou eu estar a ler as letras pequeninas das publicidades à procura do nome 😛
Ah,este sim!!Este “Actividade Paranormal 3” vale a pena.Os outros não tinham tanto terror em acção como este,pelo que vi neste trailer.Este vale a pena,sim senhor.Parece-me muito,mas muito bom.Mas isto é para ver numa sala de cinema com meia dúzia de pessoas na sala.Aproveitem aquelas sessões no cinema,tipo as do meio da tarde,se puderem,para ver o filme.A moçarada das escolas não está lá(está tudo nas aulas),nem as gajas gostam deste tipo de filmes.Vão adorar,a sério.Sem ninguém a incomodá-los vão ver como vão apreciar este tipo de filmes,de terror.Quanto aos outros filmes não prestam para nada,isso é para as gajas.Mandem f**** os outros filmes.
O que têm a dizer sobre ‘O Barão’?
Vou sem dúvida ver “O BARÃO” 😀