Atualmente, a Volvo tem em mãos uma das estratégias de eletrificação mais ambiciosas do setor: até 2025, pretende que metade das suas vendas sejam de modelos híbridos e metade de modelos puramente elétricos. Por estar a projetar um futuro elétrico, a fabricante quer ainda que, até 2030, as suas vendas correspondam apenas a automóveis elétricos.
Para responder a essa procura, a Volvo está a ponderar a construção de uma terceira fábrica na Europa.
Embora muitos analistas alertem que a transição para uma mobilidade elétrica poderia promover uma redução da capacidade de produção das principais fabricantes, a Volvo está a ponderar abrir uma terceira fábrica na Europa. Tendo em conta os ambiciosos objetivos que tem traçado, esta nova infraestrutura serviria para responder à procura de automóveis elétricos.
Precisamos das nossas duas fábricas na Europa…, mas precisamos de mais. É por isso que queremos construir uma terceira fábrica.
Explicou Bjorn Annwall, diretor financeiro da Volvo.
Atualmente, a Volvo possui duas fábricas na Europa: uma em Torslanda, na Suécia, e outra em Ghent, na Bélgica. De acordo com um porta-voz da fabricante, a construção de uma nova fábrica, que ficaria operacional em meados da década, permitir-lhe-ia aumentar a sua capacidade de produção, indo esta além de 1,2 milhões de automóveis por ano.
De acordo com a Reuters, a Volvo já é capaz de produzir 1,2 milhões de automóveis por ano nas seis fábricas que possui pelo mundo. No entanto, pretende garantir mais um espaço para, futuramente, aumentar a sua capacidade ainda mais.
O que podemos dizer nesta fase é que ainda não foi tomada qualquer decisão. No entanto, a Volvo Cars cresceu rapidamente durante a última década e pretende continuar a crescer a um ritmo semelhante no futuro.
Disse o porta-voz.
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