A Toyota apresentou os primeiros pormenores do novo Toyota Mirai, que terá a sua apresentação pública no Tokyo Motor Show. Este veículo, que recorre a uma célula de combustível alimentada a hidrogénio, sofreu uma notória evolução face à geração atual!
É esperado que este novo modelo chegue ao mercado no final de 2020, nomeadamente no Japão, América do Norte e Europa!
A Toyota levantou finalmente o véu sobre o Mirai, o seu veículo que recorre a uma célula de combustível alimentada a hidrogénio (FCEV). Lançado em 2014, este modelo vendeu desde então cerca de 10.000 unidades e terá assim sido a montra que a empresa japonesa usou para mostrar a sua tecnologia.
Com tempos de abastecimento e autonomias próximas dos carros com motor de combustão, os FCEV destacam-se pelas emissões nulas de gases do efeito de estufa. A alimentação é proveniente do hidrogénio e o resultado das reações é pura e simplesmente água.
A nova geração do FCEV da Toyota é um passe em frente na direção para um futuro sustentável e com reduzido impacto no ambiente. Ao passo que a primeira geração pecava pelo design muito particular e arrojado, este novo modelo tem um aspeto bem mais consensual e harmonioso.
Trabalhamos para fabricar um carro que os clientes irão desejar conduzir, um carro que tenha um design emocional e atraente, para além do desempenho dinâmico e responsivo que possa trazer um sorriso ao rosto do condutor. Quero que os clientes digam ‘escolhi o Mirai porque simplesmente queria esse carro, e por acaso é um FCEV’. Continuaremos o nosso trabalho de desenvolvimento focado nesse sentimento e esperamos que, com o novo Mirai, sejamos líderes em ajudar a realizar uma sociedade de energia baseada no hidrogénio.
| Yoshikazu Tanaka, chefe de engenharia da Toyota
A fabricante nipónica não adiantou mais pormenores sobre o Mirai para além das dimensões do veículo e da autonomia que será 30% superior à da atual geração. Não obstante, é já conhecido que o Toyota Mirai chega ao mercado no final de 2020, nomeadamente no Japão, América do Norte e Europa.
O veículo estará ainda presente no Tokyo Motor Show, onde fará a sua primeira apresentação pública.