Teste real de condução autónoma: Tesla ganha a todos!
Um teste de condução autónoma em condições reais, realizado recentemente na China, envolveu 36 veículos de diferentes marcas e resultou em 216 colisões durante as avaliações. A Tesla esteve em destaque... pela positiva!
Tesla registou menos acidentes e melhor desempenho
O objetivo era avaliar o desempenho real de sistemas avançados de assistência à condução (ADAS) e funcionalidades de condução semiautónoma. Os veículos foram submetidos a uma variedade de cenários reais, incluindo: tráfego urbano, vias rápidas e situações complexas como cruzamentos e obstáculos imprevisíveis.
Algumas marcas demonstraram sérias falhas de segurança, exigindo intervenções constantes dos condutores. No total foram registados 216 acidentes. O teste revelou que muitos sistemas ainda não estão prontos para ambientes reais, apesar do marketing.
Nenhum modelo obteve pontuação perfeita, e muitos tiveram resultados muito fracos — cerca de 15 veículos falharam todos os cenários de estrada (0 de 6).
A Tesla, com o seu Autopilot e Full Self-Driving (FSD), registou menos acidentes e melhor desempenho na manutenção de faixa e resposta ao tráfego.
O Model 3 e Model X lideraram com 5 de 6 pontos, tendo evitado praticamente todas as situações (o Model X evitou o javali, enquanto o Model 3 falhou nesse cenário).
Algumas das marcas chinesas destacadas, como a Great Wall Motor (modelo Wey Lanshan Coffee Pilot Ultra), Xpeng G6, BYD Z9 GT EV, Luxeed R7 e Aito M9, registaram 3 de 6 cenários bem-sucedidos. Muitos modelos como Mercedes‑Benz C‑Class, Zeekr 7X, Xpeng P7+, vários modelos BYD e Leapmotor, tiveram pontuação zero.
Os resultados reforçam a posição da Tesla como líder em dados reais de condução autónoma e otimização de software. A marca de Elon Musk destacou-se com desempenho superior em condução em autoestrada e urbana, utilizando apenas câmaras.
Fabricantes como XPeng, Li Auto e NIO também participaram. Algumas mostraram avanços em áreas específicas (como mudanças de faixa ou estacionamento automático), mas, no geral, os sistemas demonstraram falta de consistência e fiabilidade.





















Não compreendo! a uns meses atras a tesla foi crucificada porque o sistema das camaras era frágil. O da volvo é que era bom porque usava “Lidar”. Agora a tesla ganha no teste de condução autónoma real? Como assim??
Certamente porque tem 1000x mais dados, podes ter o melhor carro do mundo mas se o condutor for fraco fica em último, por isso acredito que neste caso é isto milhares e milhares de Gigas de dados fazem a diferença.
os outros ganham nos testes imaginarios, a tesla ganha nos testes reais !
Pelo pouco que vi do vídeo, não me cheira a me cheira a teste isento. Infelizmente estes subterfúgios são recorrentes.
Raios, as palas são uma coisa lixada.! Nem com testes feitos na China onde existem mais marcas e se fabricam mais carros eléctricos? Se não for isento será para não prejudicar muito as marcas chinesas e não em benefício da Tesla, não acha?
Para ele qualquer teste que fale bem de qualquer VE é encomendado ou comprado. Nao existe nenhum que seja isento.
Ele guardou distâncias maiores para os teslas. É contar os linhas descontinuas.
Além disso, um canal pífio e sem rendimento aparece com uma superprodução destas a partir carros a torto e a direito. Perto destes, os gajos que,atiram telemóveis do 10⁰ andar sao uns meninos.
O dinheiro não cai do céu e a Tesla está em dificuldades para legalizar o FSD na China.
Claro que não, senão tinha ficado em melhor posição um carro chinês. Ah espere………….
Exato
E “lidar” com o problema. ahah
Se dúvidas houvesse…
“…exigindo intervenções constantes dos condutores. No total foram registados 216 acidentes….”
216 acidentes representa 6 acidentes por carro. Éuma taxa muito alta para um simples teste de curta duração, agora é só extrapolar para a vida toda do carro.
Grandes nabos, esses condutores, ou então confiaram demasiado na falsa sensação de segurança transmitida pelos automatismos na condução, que é o verdadeiro problema na vida real.
Os alucinados reguladores da UE, que nunca pegaram num volante e andam sempre a ser conduzidos; que nem sabem para que serve o volante, uma manete e três pedais que abram os olhos perante isto e deixem-se de tretas que apenas servem para atrapalhar a condução e encarecer os carros.
São melhores que aqueles que imaginam sinais na estrada só para terem argumentos para criticar o que não existe.
Exacto, VC não os vê apesar de estarem lá.
É isso q eles pretendem da maioria dos que andam na estrada, que não os vejam. Eles são mestres do ilusionismo e do diafarce.
Sim, sim, nota-se.
Pois nota, já tem fotos e até filmes do dito cujo. Não sei do q precisa mais. Não me diga q aquilo é um pára-raios.
Não preciso de mais nada, a ilusão apenas é sua.
Passe lá a 80 então, se tiver coragem e depois de tudo o que já sabe. Não tinha uma actividade ali para os lados do Prior Velho? Força nisso!!
Depois do sinal de 80 passo sim a 80, tal como sempre passei.
Mostre!!!
Ainda hoje lá passei ao fim da tarde.
Tudo na mesma. Aproveite!!!
É preciso mostrar, é só olhar para os que passaram por si.
Pois, os desgraçados caem na esparrela e vão, obviamente, receber o respetivo bilhete. Infelizmente para eles.
É isso que o entusiasma, pelos vistos. Quer é sangue e se calhar ainda recebe comissão, tal é o afinco com que tenta branquear esta armadilha.
Se não recebe, então é mesmo pura burrice… o que, sinceramente, ainda é mais preocupante. 😛
É isso é, é como o inglês a conduzir nas estradas portuguesas, ele não está errado, os outros é que estão todos fora de mão. Looool
Ou a gaja que vai em contra mão na AE. Não é preciso ser Inglesa.
O modelx nem teve, até se desviou de um “javali”, pode imaginar se fosse você? Já conduziu um Tesla? Experimente tirar as mãos do volante ou tirar o olhar da estrada. Depois abuse um pouco mais e tire umas sete vezes, sabe o que acontece? Gosto mto destes comentadores tristes por não terem o que outros têm…
Estudo encomendado pelo Musk.
No mundo real o Autopilot confunde a Lua com um semáforo, não vê comboios, etc.
Encomendado aos chineses que tinham lá uma boa parte dos carros ?
Bom, então nem quero imaginar o que acontece com os outros que tiveram no mesmo teste…
Estudos revelam que os condutores já não sabem conduzir.
Estudo ? isto foi um teste.
“O Model 3 e Model X lideraram com 5 de 6 pontos, tendo evitado praticamente todas as situações”, as pessoas confiam a sua vida a um sistema que falha 1 em 6? Está bem.
A roleta russa é assim. Só há uma bala nas 6 câmaras. Há quem confie e ganhe fortunas até ao dia. Mas os “campeões” drogam-se.
Melhor que confiar numa que falha 6 a cada 6.
São inúmeras as vezes que estes sistemas previnem acidentes.
São mais as que provocam. Aliás os acidentes estão a aumentar e não é pouco! As vítimas (feridos e feridos graves) tb e não é exclusivo de PT.
Esses sistemas só atrapalham.
Não, os meus nunca provocaram acidente nenhum, e já livraram de alguns.
Se atrapalhassem não se vendiam cada vez mais.
Isso a conversa normal se velho do Restelo que nunca testou estes sistemas.
Veja lá se percebe:
https://youtu.be/L1kVqYltaT0?si=wpawz-3TZOkeErDw
Para nos rirmos um bocado é ver a partir do min 20:11. Está visto que que está a dar é papar elektros aos 2 de cd vez (onde é que eu já vi isto?) 😛 looolooolool
Mas ele fala que dá segurança, não gosta é dos constantes “pi pi pi”
Segurança idealizada por quem não conduz, por quem é conduzido e por quem não sabe para que servem um volante, uma alavanca de velocidades e três pedais.
Todas, mas todas, essas idiotices só atrapalham a condução e diminuem as probabilidades de se conseguir escapar a uma situação crítica.
E ele referiu uma série de situações em que isso é evidente. Vc é que não percebe!
Não é por acaso que os acidentes aumentam, e as vítimas também, é precisamente por causa disso por causa de coisas idealizadas por alucinados.
Mas ele não é conduzido, ele é avisado.
Mas há alguém que saiba realmente conduzir ? Todos cometemos erros.
Claro que aumentam, cada vez há mais condutores na estrada, no entanto as vítimas e a gravidade delas diminuiu.
Repare que ele também ficou todo feliz de passar um Tesla, loooooool, portanto não há dúvida que já consideram uma vitória cada vez que passam um tesla, não admira, vai ao encontro do que vejo.
Caso não tenha reparado, o tesla passou por ele a meter nojo.
Poizé, depois levam que é para aprenderem eheheh
Quanto ao resto
Não são ajudas. São atrapalhações perigosas.
Por exemplo:
-CC adaptativo
É manobra perigosa ultrapassar devagar. O CE manda concluir as ultrapassagens no menor espaço de tempo possível. Ele indica que o CC adaptativo demora uma eternidade a concluir o processo
-Outra, o LineAssist.
Quantos acidentes um gajo já não evitou à custa de ultrapassar o contínuo? Eu já lhes perdi a conta uns com possível culpa minha mas a maioria sem culpa. O line assist só iria atrapalhar porque insiste em manter a faixa e mesmo que deixe fazer se insistir muito, não deixa de estar a atrapalhar e puxá-lo para dentro e com isso perde tempo precioso que podia ser usado para tornear o obstáculo. É tempo precioso que se perde e que pode fazer a diferença entre uma batida ou usar uma escapatória que lhe permite sair dali ileso
Já lhe contei que há uns dia, a caminho de Grândola, estava um paralelo no meio da via que inicialmente até me parecia um pedaço de esferovite mas no último instante resolvi fazer-lhe uma revienga (pisando o contínuo, obviamente.)
Mais à frente estava um elektro parado na berma e o dono a olhar por baixo a observar o dano. Devia ir com o LineAssist ligado. Só pode. E ontem, não nem de propósito, um marmelo numa carrinha de carga resolve travar a fundo debaixo de um viaduto numa zona de 100, estava calor e ele devia querer reconfirmar qq coisa mas à sombra. Mais uma revienga in extremis e mais um contínuo. É assim
-Outra, ” travagem de emergência”.
Gajos a abrir e a estacarem do nada é mato (não é só teslas) O Sistema confunde-se com as sombras e/ou outras cenas na estrada e pum travam a fundo. Mais uma cena que contribui para o aumento dos acidentes.
Diga-me mais funções e onde é suposto elas auxiliarem que é para eu dissecar isso.
Mas se chover nesses testes a história é outra … Quanto há estradas com muitos objectos estes automóveis fritam-se todos