Tesla Model Y L: seis lugares distribuídos por três filas
A Tesla apresentou oficialmente o Model Y L, uma nova variante do já conhecido SUV elétrico da marca, desta vez com uma distância entre eixos aumentada (daí a sigla “L”, de Long Wheelbase) e uma configuração interior de seis lugares distribuídos por três filas.
Este novo modelo, destinado numa primeira fase ao mercado chinês, pretende responder à crescente procura por SUVs familiares espaçosos, mantendo a performance e tecnologia que distinguem a Tesla.
Principais características do Tesla Model Y L
O Tesla Model Y L apresenta-se com uma carroçaria visivelmente maior, permitindo mais espaço para passageiros e bagagem:
- Comprimento total: 4.976 mm
- Distância entre eixos: 3.040 mm (mais 150 mm do que o Model Y normal)
- Peso: aproximadamente 96 kg mais do que a versão AWD convencional
- Configuração: 6 lugares, com duas filas traseiras e acesso facilitado à terceira fila
O Model Y L vem equipado com dois motores elétricos (dual motor AWD): motor dianteiro de 142 kW e motor traseiro de 198 kW, oferecendo uma potência total combinada de 340 kW.
Esta motorização permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em cerca de 5,9 segundos, e uma velocidade máxima estimada de 217 km/h.
A autonomia do Model Y L, segundo o ciclo CLTC (utilizado na China), deverá rondar os 688 quilómetros, um valor superior à maioria dos SUVs elétricos no mercado atual.
Por agora, o lançamento do Model Y L está confirmado apenas para o mercado chinês, com início de produção previsto para o outono de 2025, na Gigafactory de Xangai. O preço deverá situar-se entre os 300.000 e os 400.000 yuan (cerca de 41.000 a 55.000 euros à taxa atual).






















O único problema é que não são bem 6 lugares, porque a última fila não consegue acondicionar 2 adultos de forma cómoda.
Assim o veículo é mais um 4+2 lugares do que um 6 lugares verdadeiro como acontece com uma monovolume.
De 6 lugares só o X.
Mesmo num monovolume os ultimos 2 lugares são para adultos bem pequenos
A maior parte dos monovolumes os dois lugares da terceira fila dão bem para adultos e são bastante espaçosos. Exemplos:
– VW Sharan/Seat Alhambra,
– VW Multivan,
– Ford Galaxy,
– Renault Espace,
– VW ID Buzz,
– Kia EV9,
– etc
Já andei em pelo menos 2 desses que me lembro e eu não fazia uma viagem lá atras de certeza absoluta
Mas depois há diferentes filosofias: a SEAT Alhambra tem 2 bancos normais em que um adulto vai bem sentado; estes bacos podem retirar-se e arrumar numa garagem. Por outo lado a Citroen Picasso tem dois bancos rebatíveis para a base da bagageira e para um adulto são um bocado incómodos, sobretudo porque não há espaço inferior para as pernas (fica-se com os joelhos a tocar no queixo…). A vantagem neste caso é que tens sempre os bancos disponíveis para uma eventualidade, enquanto na outra ou sais de casa com os dois bancos montados ou a meio do percurso já não podes alterar a lotação da carrinha.
Tenho uma Espace de 2016. Lá bem atrás…só crianças com menos de 8 anos. Esqueça o resto..
Não deixa de ser de 6 lugares… Dois deles ligeiramente mais pequenos ou com menos espaço. Já vi isso em outras marcas…
Não estou a criticar a Tesla.
Isto é transversal às marcas quando anunciam um número de lugares superiores a 5, mas quando se vai ver na verdade é um 5 +2 lugares pois um adulto não consegue sentar-se confortavelmente e isto acontece mais nos SUVs.
O por exemplo no Mercedes E500:
https://www.team-bhp.com/forum/attachments/electric-cars/2696853d1734013648t-what-if-rear-seats-face-backwards-1.jpg
na realidade com esta alteração, vai caber adultos com boa margem nos bancos de trás de acordo com novas fotos do interior
quem compra esta carro, quase de certeza que não é para transportar 6 adultos lá dentro numa base diária. O mais provável é querer transportar adultos e crianças.
os seis, ou sete lugares, não é para utilização diária, mas sim para casos pontuais.
por exemplo, um casal tem dois filhos que usem cadeira, ocupa logo os três lugares atrás, e com esta alternativa, consegue levar mais alguém no carro.
há quem goste, há quem deteste e é assim a vida.
Cada vez mais feio.
Já vou compar. dois.