Tesla vai começar a cobrar o acesso à Internet? Carros apresentam agora contador de dados
Até há pouco tempo, quem comparava um Tesla tinha acesso a um conjunto de funcionalidades que nenhum outro fabricante oferecia. Os carregamentos eram gratuitos nos Superchargers, os serviços de streaming eram oferecidos e o acesso à Internet garantido sem limites.
Lentamente a Tesla tem mudado esta sua filosofia e terminado grande parte destas ofertas. A mais recente descoberta revela que a próxima a cair deverá ser o acesso à Internet. Surgiu agora um contador de dados consumidos, sem se entender o porquê.
As ofertas que a Tesla dá aos seus clientes são um ponto diferenciador para outras marcas. O acesso à Internet é um desses exemplos. Quando apresentou o Model S em 2012 esta era uma realidade.
Muitos pensaram que seria eterna, mas Elon Musk referiu que seria uma oferta por apenas 4 anos. Curiosamente este período terminou e o acesso foi mantido sem limites. Ainda hoje a marca tem 2 planos, dos quais um é gratuito.
Tesla colocou um contador de dados nos seus carros
Há, entretanto, mudanças a caminho. Isto pode ser visto e confirmado com uma novidade na consola dos carros da marca. Passou agora a ser apresentado um contador de dados. Este tem como limite os 50 GB.
Não se sabe o que acontecerá caso esses 50 GB sejam ultrapassados. A Tesla poderá simplesmente cobrar aos utilizadores o diferencial e assim fazer com que estes assumam a despesa. Naturalmente que as atualizações de sistema devem sempre ficar garantidas.
A marca vai controlar o acesso à Internet
Provavelmente, graças à versão 10 do software da Tesla, mudanças vão mesmo ter de ser aplicadas. Sobretudo com o acesso ao Netflix, YouTube e a outros serviços, os consumos podem disparar. A Tesla deverá querer controlar esses acessos e dar aos utilizadores o valor gasto.
Não há ainda uma resposta da marca a esta situação e nem foi explicada a sua utilidade. Provavelmente, nas próximas semanas, irão surgir mais informações. A versão 10 do software da Tesla está a ser disponibilizada e trará bastantes novidades.
Este artigo tem mais de um ano
“Lentamente a Tesla tem mudado esta sua filosofia e terminado grande parte destas ofertas.”
A estrategia das gigantes dos EUA e’ essa. Tem montes de dinheiro por isso invadem os mercados com os seus produtos muito competitivos porque na verdade lhes dao prejuizo e quando estao implatados, comecam a retirar regalias e bons precos que davam no inicio. Como tem financiamentos gigantes podem fazer isso.
Só uma pessoa muito fora deste mundo é que pensaria que seria para toda a vida…
Comprar um carro de 100k, devido as imensas regalias que tem, para depois de 2/5anos, virem os impostos do combustivel, iuc, “ofertas” da marca a desaparecerem… Quem realmente acreditava, lixou-se e bem lixado.
POis Daniel, quem dá 100k por um carro importa-se muito em pagar net móvel.
o que? por comprar o único carro com internet ilimitado e sim na imagem esta 50GB parece me mais que suficiente para quem não quer usr netflix youtube ao colocarem estas duas plataformas era mais que obvio que iam começar a cobrar
Quem tem dinheiro para um Tesla “deveria” de ter dinheiro para pagar dados móveis.
pois é verdade…mais vale ter um carro a gasolina dos anos 90
Que comentário mais idiota.
Tem razão …e é muito mais ecológico.
Bem vindos à antiga era dos cibercafés! Nostalgia
E isso não irá ficar por aqui, daqui a nada o carro só para deslizar a frente um centímetros a empurrão já se irá pagar. Vamos voltar ao tempo da ditadura.
Não faz sentido… Se não acontece com a combustão, porque que iria acontecer com os electricos?
O que vai acontecer e já deveria ter acontecido, desde o inicio, é os impostos que um carro normal paga, como por exemplo IUC. Impostos de “combustiveis” tambem vai acontecer, é só uma questão de tempo, até que todos os impostos da combustão, passem tambem para os electricos.
Outro comentário idiota.
Que raio tem a ditadura a ver com o caso?!?!?
Obviamente que se terá de pagar os serviços que têm custo associado…
Quantos proprietários de outras marcas desejariam pagar por este tipo de serviços? Mas não os têm.
E não esquecer que teremos sempre a opção de não pagar! Não utilizando…
Como se pode criticar uma opção de escolha justa?
A escolha é justa, mas um Tesla sem internet, é pior que um Leaf…
É um carro, que muitas das funções precisam de acesso à internet. E depois, aquele interior, sem o seu grande tablet a 100%, é demasiado boring…
Se não quiseres ligar pela rede da Tesla, sempre podes ligar a um hotspot. Simples.
um tesla sem internet é extamente igual a um BMW ou um mercedez nenhum destes tem sequer internet
primeiro equivoco, um tesla não está ao nível de um automóvel, isso é o que gostavam os seus adeptos. Segundo equivoco, a disponibilização de internet num carro ligeiro de passageiros é algo que está entre o ridículo e o estapafúrdio!
Dizes tu. Tens termo de comparação pessoal?
É que acho que estás a falar sem conhecimento de causa.
Quanto ao ridículo e estapafúrdio, faz-me lembrar uns certos “Velhos do Restelo” que assim falavam sobre os automóveis quando eles surgiram no final do século XIX.
Discurso um bocado pobre não?! Evolução tecnológica resulta na disponibilização de novas soluções funcionais e isto não se confunde aplicação exacerbada de soluções em sobreposição! Confuso? Provavelmente, uma vez que, e avaliar pelo conteúdo das intervenções, simplesmente dizes zero! És aqueles que confundem razão e emoção, o que dá em fanboy! Não gostas que outros entendam diferente! Não gostas de ser contrariado! Fanboy, azar, problema teu!
Marco Silva, não falo sem conhecimento de causa nem sou fanboy coisissima nenhuma. E posso dizer zero, pois como proprietário de um E350 cdi, um E300 Hybrid, um E220 cdi, um Z3 2.2 e um Tesla model S tenho termos de comparação suficientes para pensar por mim próprio.
50gb é mais que suficiente para o apoio ao automóvel!
Como chegaste a essa “medida”? Foi a olho? Foi uma regra 3 simples? Ou foi tirando um consumo que fazes em casa e pensaste, se ando na NET, nas redes sociais, no YouTube, ainda vejo os jogos do clube pelo kodi, e com tudo isto não são mais de 50G, portanto, o carro tbm não vai usar mais… Foi assim?
os teslas usam dados como os telemóveis a partir de um cartão sim e apesar de ter browser normalmente acede a internet por via de apps portanto podes perfeitamente pensar assim se um vídeo no youtube gasta 20 Mb no carro não vai gastar 50
Tanto comentário vazio que por aqui há… a maioria não faz a mínima noção do que está a falar, mas falam só por falar… o problema é que só dizem disparates! O melhor de tudo é a especulação que circula pela Internet por simplesmente na última actualização ter aparecido um contador de Internet com um limite de 50GB….
Uma das coisas que se tem falado muito é a Internet do carro ser apenas para o carro e não dar para fazer hotspot com o telemóvel… agora com a actualização V10 surge o Netflix e Youtube… serviços estes que gastam Internet há bruta… mas a Tesla é que paga pelas mordomias!? Epah… basta pensarem um pouco!! Os 50GB são mais do que suficientes para o dia-a-dia do carro, com a navegação, o controlo via APP, Spotify, etc… agora se querem ver vídeo é mais do que normal que haja um limite, que se for ultrapassado será cobrado ao cliente!
Que drama….. até parece que não pagamos os nossos telemóveis, e se excedermos o contratado com a operadora não somos cobrados!
Este tipo de “notícia” só é um drama nos tempos absurdos que correm…
Bastava um post explícito da Tesla a dizer, dados respeitantes ao funcionamento do carro, mais o seguinte conjunto de serviços estão garantidos, tudo o resto é pago á parte. Não era preciso contador nenhum.
Mas já leste as condições de venda de um Tesla?
Tesla, a Apple dos automóveis.
Qualquer dia só com plano de subscrição por x quilómetros é que a malta pode conduzir o próprio veículo.
+1
Mais uma vez a Tesla mostra ao mercado o quanto é realmente seguro um contrato de compra e venda…! Na verdade esta empresa é uma caixa de surpresas, porque da forma como o carro é equipado, a dependência da empresa é continua, o que é totalmente contra o espírito de um contrato de compra e venda. E mesmo num contrato de leasing o problema mantém-se! E mesmo que estejamos a falar de um contrato de alugar a questão persiste! O contraente não pode alterar os termos do contrato durante a sua execução! Isto é pacifico e não oferece qualquer duvida, pelo que este constante vai e vem nas funcionalidades, nas capacidades e nas disponibilizações é algo de duvidoso, e que cria desconfiança no consumidor!
Errado. Falas do que não sabes.
E se quiseres podes pedir um Tesla sem ligação de rede deles e usas só a tua (por hotspot, por exemplo). Agora se o carro desaparecer, não te queixes.
Sim, errado o modus operando da empresa! Quanto ao demais…bom não são propriamente o melhor exemplo!
Errado aquilo que dizes. Falas sem conhecimento de causa rigorosamente nenhum.
A realidade é como o azeite…vem sempre ao de cima, porém como queira meu caro, pra si, não pra mim evidentemente.
O azeite já está para vir ao cimo desde 2012.
Os construtores de carroças diziam o mesmo dos automóveis no final do século XIX.
https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/carros/noticia/2019/08/10/tesla-e-processada-por-atualizacao-de-software-que-diminuiria-a-capacidade-de-bateria.ghtml…
Não vás por aí João. O que não falta são processos contra construtoras. É só escolher uma marca e pesquisar. VW, Mercedes, …