Tesla afunda 71% e a culpa é de Elon Musk, inquestionavelmente
Como se costuma dizer, a Tesla está em "maus lençóis". Elon Musk entrou na política e os resultados da empresa referência no segmento elétrico caiu brutalmente. E agora Tesla? E agora Elon Musk?
A Tesla registou uma queda dramática de 71% nos lucros ajustados no primeiro trimestre de 2025, totalizando apenas 409 milhões de dólares. As receitas caíram 9% para 19,3 mil milhões de dólares, enquanto a divisão automóvel viu as suas receitas descerem 20%.
O número de veículos entregues caiu 13% face ao ano anterior, para 336.681 unidades, e a produção recuou 16%. Estes resultados ficaram muito aquém das expectativas dos analistas e provocaram uma desvalorização acumulada das ações da Tesla de mais de 40% desde o início do ano.
Tesla: principais causas dos resultados dramáticos
#1 - Envolvimento político de Elon Musk
O envolvimento direto de Elon Musk na administração de Donald Trump, a liderar o Departamento de Eficiência Governamental, e o seu apoio à extrema-direita na Europa, têm gerado protestos, boicotes e um forte desagrado entre consumidores e investidores, especialmente em mercados tradicionalmente mais progressistas, como a Califórnia e a Alemanha.
Esta “revolta contra Musk” é apontada como um dos principais fatores dos números desastrosos.
#2 - Pressão competitiva e descontos
A Tesla enfrentou uma forte concorrência no mercado dos veículos elétricos, especialmente da China, e foi obrigada a aplicar descontos contínuos para tentar manter as vendas.
Estes descontos, aliados à redução do volume de vendas do Model Y, tiveram um impacto negativo nas margens de lucro, apesar da empresa ter conseguido poupanças em matérias-primas
#3 - Reorganização interna e desafios operacionais
A Tesla está a adaptar as suas fábricas para novos modelos e a investir fortemente em inteligência artificial e armazenamento de energia, o que aumentou significativamente os custos de I&D.
Além disso, fatores sazonais, desafios na cadeia de abastecimento e incertezas relacionadas com tarifas e guerra comercial entre EUA e China também pesaram nos resultados.
#4 - Mudança de foco estratégico
A empresa admite estar a “redefinir deliberadamente a rentabilidade” enquanto se prepara para um novo ciclo de produtos, incluindo o lançamento do robotáxi e de modelos mais baratos ainda em 2025.
Apesar do trimestre negativo, a Tesla mantém um nível recorde de liquidez (acima de 37 mil milhões de dólares) e perspetivas otimistas para o futuro.





















Agora os investidores correm com o Musk , e rezam todos os dias para os estragos já causados por ele sejam esquecidos e que os Chineses sejam travados com tarifas e taxas, caso contrário vão receber menos dinheiro.
O Musk é o dono da empresa, não existe a parte de “correr com ele”, ele paga as perdas e prontos, calam-se e amanhã é outro dia, sim xuxu, os ricos são arrogantes a esse nivel
Um CEO pode ser despedido…
alguns nao
nao é o caso
O Musk é o socio com o maior numero de accoes mas só possui cerca de 20%.
Sendo ele o CEO, pode ser despedido tal como fizeram com ele no Paypal.
puder,pode. mas é complicado.
https://www.thestreet.com/investing/stocks/how-elon-musk-controls-tesla-with-only-a-minority-stake-14564491
Não devemos ter visto a mesma reunião de acionistas… O vosso título dá a entender que a unica razão das quebras das vendas é político, quando sabemos que neste quarter as fabricas tiveram paradas durante semanas para iniciar a produção do novo modelo Y, que após início da mesma não teve logo o mesmo debito que o modelo anterior, tendo em conta que mais de metade das vendas da marca são deste modelo, é bastante normal a queda de produção e vendas.
E para tanto problema as ações estão quase com 7% de subida em pre market, por isso não deve ter sido assim tão mau e as prepectivas devem ser positivas…
Telsa = Blackberry dos automóveis
Olha que, caminha a serios passos para isso! Daqui a 10 anitos bem pode ser uma marca que desapareceu, a não ser que mude a politica
A Blackberry não desapareceu.
não? quantas pessoas conheces com um?
Eu tenho um, que já não uso porque os serviços foram desativados, a Blackberry continua viva com outras linhas de produtos.
E como o linux, não desapareceu mas ninguem usa
Usam bem mais do que pensam, já que grande parte dos servidores são linux.
Ninguém usa o linux? Mas estás parvo ou quê? Android é linux sabias? Estou a escrever isto numa distro linux. A maioria dos servidores são linux.
Daqui a 2 anos model 3 a 12000€! Já ninguém quer aquela sucata! Eu Comprar um para o meu avô ir ao café à tarde!
Exacto, as pessoas querem é carros caros, por isso é que a Dacia vende pouco.
Sem dúvida a culpa é de Musk e a sua associação à administração Trump, para além de inúmeras coisas parvas (à falta de outro adjetivo) que tem feito, por exemplo uma saudação Nazi.
Musk não é assim tão inteligente ou “bom” quando se pensava. Uma desilusão.
de onde me saem este iluminados,.. lolll saudacao nazi,… hehehe
Deves ser um espectador assiduo do programa de “view” ou o da Rachel maddcow com chapeu de aluminio na cabeca enquanto assistes,… hehehe
A culpa e dos ignorantes violentos dos def da esquerda.
Mais outro. Vou-te estender o dedo do meio vindo do meu coração. E ai de ti que ouses dizer que fui uma pessoa mal educada. Ficas logo com rótulos de maluquinho.
O Musk já deve estar arrependido de entrar na política, pois percebeu que não se pode ser empresário(bilionário) e político activo o povo não perdoa.
Ad hominem
O musk sempre foi o causador da queda das accoes.
Não é de preocupar.
Os fascistas continuam a preferir Teslas.
PS: Não, não sou comuna nem voto no berloque.
só vim ver o fanático eletrificado do JL
Se o João não é electrificado escreve aqui como ? Maquina de escrever.
E sim, vou continuar por cá.
E bem, porque o pplware é livre! Mas um bocadinho de bom senso, não faz mal a ninguém, nem tanto a eletricidade, nem tanto ao petróleo!
Então comece por si.
Nem eu alguma disse o contrário.
“Queda de 71% nos lucros”.
Ainda assim, não deixam de ser lucros.
naaaa…………..estão a crescer……………….ui……………..representam o futuro………………..naaaaaaaaaaa a byd não tem hipotese agora com as tarifas para proteger mercado…………um ano depois……………enterrem la o tipo no sitio que quer ir , lua ou marte que fica bem e pode levar o estarola que nomeou o cenourinha velha que assim guarda-se em boa companhia
A saudação nazista gerou polémica relativamente à Tesla, antes vista como inovadora e distante de interesses conservadores. Apesar dos problemas com escravidão industrial, as desregulamentações, que devem beneficiar todas as empresas do setor e os clientes, foram vistas como positivas para o desenvolvimento tecnológico e automação prometidos. Mas temos que ter atenção a tesla, vende automóveis, power walls, autónomos e carbono e existe muito mercado. Mais se ainda existir duvidas, pode ainda efetuar um golpe de mestre e fundir as outras empresas, spacex, Xai e Neurolink.
Temos pena! Só que não! LOL
A Tesla caíu, tal como eu já previa logo que Trump foi eleito e o maluco do Musk se envolveu naquele governo de parvos.
Agora, é tarde demais, os erros cometidos por Musk e a governação desastrosa de Trump, aliados à fraca qualidade dos carros da Tesla, vão ditar definitivamente, o futuro próximo da Tesla, assim como o futuro de outras empresas americanas, e segundo as minhas previsões, os próximos tempos para os EUA, vão ser de despedimentos em massa e de falências. Oxalá que eu me engane.