Será o fim do seguro no vidro do carro? Há uma proposta…
Nos dias de hoje só é obrigatório ter afixado no para-brisas do seu carro o Seguro de responsabilidade civil. É este o selo que apenas necessita de estar visível... mas em breve pode deixar de ser necessário.
Selo do seguro continua a ser obrigatório! Multa pode ir aos 250 euros...
Ao longo dos últimos anos têm existido várias mudanças na lei e hoje em dia é normal existirem algumas dúvidas relativamente à obrigatoriedade de afixar selos no para-brisas. A via digital veio também simplificar muitos procedimentos e as dúvidas sobre quais os selos a ter no para-brisas são mais que muitas.
Por agora o seguro no vidro do carro continua a ser obrigatório, mas o IL propõe fim de selo "inútil". O partido entende que é fácil saber se o carro tem ou não seguro, e o selo é "apenas inútil".
Em declarações à TSF, o deputado Carlos Guimarães Pinto explica que o objetivo é descomplicar a vida aos cidadãos, "que se veem confrontados com contraordenações e multas". De acordo com a lei atual, os condutores podem ser multados entre os 125 e os 250 euros caso não tenham o selo do seguro no vidro do automóvel.
"O que acontece hoje é que se o papel não estiver lá, mesmo que a pessoa tenha o papel dentro do carro, comprovando que tem seguro do carro, ainda assim, as pessoas acabam por ser multadas. Não é multada por não ter seguro, é apenas multada por não ter o papel colado no para-brisas", argumenta.
Os condutores que sejam apanhados a circular com um veículo sem seguro automóvel têm de pagar uma multa que pode ir dos 500 aos 2500 euros (segundo o Código da Estrada). Além disso, o carro é imediatamente apreendido pelas autoridades. Neste caso, sendo uma contraordenação grave, o condutor perde dois pontos na carta de condução e pode ainda ficar proibido de conduzir durante um período de um mês a um ano.
No texto da proposta, entregue nos serviços do Parlamento, o partido defende que não existe justificação para que "o Estado cobre centenas de euros apenas pelo esquecimento de um simples papel que apenas transmite informações que já se encontram na posse de quem autua".
Este artigo tem mais de um ano
Pergunta inocente: será que o deputado da IL que se lembrou desta gravíssima injustiça, foi apanhado numa operação STOP, e por ter o selo afixado no vidro, levou a coima prevista?
Custa-me acreditar nesta possibilidade. De certeza que apenas querem corrigir esta monstruosa injustiça legal…
Vidro clean, gosto da ideia aliás sempre foi uma coisa que nunca entendi bem… Mandam parar, ou existe um acidente os documentos estão no porta luvas, como a carta na carteira ou andamos com a carta no vidro também? Acho uma boa solução peca é por tardia a meu ver… Já os próprios parquímetros estão a ficar obsoletos e se paga o estacionamento via app, embora para pessoas que não estejam a vontade com a tecnologia ou sintam confiança tem sempre essa possibilidade e aí compreender-se o talão visível, as restantes informações para mim não faz sentido!
Concordo com o “vidro clean”, ainda assim ao invés do velho selo do seguro deveria ser colocado no vidro, como opcional, um pequeno autocolante com a entidade seguradora e telefone da mesma.
Já por 2 vezes através da matrícula e da seguradora presente no selo, alertei para vidros abertos na via pública e a seguradora por sua vez avisa o cliente.
Sem isso teria de chamar a polícia, e complicar o processo.
Sim é verdade, mas opcional para os mais esquecidos e estava feito!
Ao tempo que o selo do seguro deveria ter desaparecido, não faz sentido algum saber, hoje temos outras formas logo de saber se o carro está segurado pela própria matricula ou comprovativo de seguro, o selo não está a fazer nada no vidro, já foi o do imposto de selo quando se mudou para o iUC, o da inspeção também desapareceu, só falta mesmo o do seguro que já há muito que deveria ter deixado de ser obrigatório.
Medidas de fundo
Os meus carros já andam todos sem nada no vidro .
É pá, eu não quero ter nenhum acidente com o carro de alguém que não tem seguro. O que se sabe é que são muitos. O mais certo é o condutor fugir, em princípio o Fundo de Seguro Automóvel paga, mas é complicado.
Uma vez ou outra já vi a PSP na rua a verificar se os carros estacionados tinham o selo do seguro ou não. Isto é coisa séria, pode ter contornos inesperados, é melhor analisar bem o assunto.
“Ah, mas o vidro fica limpo! Já teve três selos, depois dois, agora um – é acabar com ele!” Pois, mas este é o mais importante.
E se tiver um selo no carro com o seguro válido no ticket do vidro e esse mesmo seguro já não existir realmente? Venda de carro o antigo proprietário cancela o seguro e quem o compra anda até fazer um seguro em nome próprio, ou quem faz chega a carta verde agora branca tira o ticket e cancela o seguro recebe o prêmio e siga para bingo… A polícia vê e está tudo certo e segue, só que não… É muito relativo e vai dar ao mesmo mandar areia, ou não não ter ticket de seguro no vidro, vale o que vale até porque pedem é a carta e não o ticket pode o carro estar estacionado sem seguro e a polícia não pode multar desde que não circule podem conferir a vontade!
Olha que mesmo estacionado na via pública ou na garagem do prédio o seguro de responsabilidade civil automóvel é obrigatório.
Mas há um ponto nisto – sou muito desconfiado quanto às iniciativas da IL. Costa chamou-lhes “menino(a)s queques”, e é um tanto isso.
1º ponto – Diz a IL que se trata de pôr fim à caça à multa a quem se esquece de por o selo no vidro do carro. Certo, com o seguro pago também já me esqueci de por o selo no vidro durante bastante tempo. Se não fosse um familiar meu reparar, como eu a partir de certa altura estava convencido que era o selo mais recente, se aparecesse a polícia e me multasse ficava chateado. Mas quem mandou retirar o primeiro selo e o segundo não encontrou motivos para manter o 3.º (do seguro). Não há outras multas que merecessem mais atenção?
2º – A iniciativa ganhou eco, parece-me, mais pelas reações do tipo : “A tia já viu?! Que horror! O Costa obriga-nos a andar com o papel no vidro, fica tão inestético! Acabem com isso!”
Sim de facto é verdade e se isto não é caça a multa o que é? O carro é meu, o terreno é meu, não circula e vão a minha casa, ao meu terreno e multam-me? O carro em casa ou na garagem a polícia sem mandato não pode entrar é simples, e depois repara neste ponto…
“Se tem um automóvel, mas não circula com ele, nem tem intenções de o fazer nos próximos tempos, deve pedir o cancelamento temporário de matrícula (que tem uma duração máxima de 5 anos), ficando assim isento não só do pagamento do seguro, como do imposto único de circulação.”
Ou seja mesmo a tuga você não pode mas… assim já pode… 😀
Pode ter selo no vidro aparentemente válido, mas o segurado pode ter cancelado a apólice.
O melhor é mesmo confirmar online através da matrícula se tem seguro. Fácil.
Já ouviste falar de uma coisa chamada matrícula automóvel?
O mais importante é o seguro, não o selo
Não é apenas p seguro que é obrigatório no carro. Todos os carros a GPL também são obrigados a usar o dístico verde no vidro (nova versão)
Também é obrigatório o Dísticos Identificativos do Veículo Elétrico.
Esse não é obrigatório
É, sim, Paulo. É obrigatório desde o início deste ano.
Ou melhor … não é obrigatório mas se não o usar a coima chega a 250€. Logo é obrigatório.
Nao é obrigatorio! Apenas o sendo, se obviamente, quiser usufruir (todos querem de certeza), das respectivas benesses (descontos estacionamento, aparcamentos em locais de carregamento, etc…).
Está a confundir. Não é obrigatório, mas se quiser usufruir de estacionamento específico para elétricos, deverá ter o dístico.
https ://observador.pt/factchecks/fact-check-os-carros-eletricos-estao-obrigados-a-usar-distico-azul/
Qualquer cidadão … Vai ao Google e coloca “saber se matricula x tem seguro” e aparece logo um site para colocarmos a dita matrícula e qual a seguradora ( isto existe há anos) …. Logo a polícia mais depressa consegue ver ….pois a informação que têm acesso é ainda maior . Chama-se a isto “caça à multa” … ( Vou à janela com o telemóvel…. Entro no site e vejo quem tem seguro …. E não sou “bófia”)
O povo português é mania da “caça à multa” saiam a do país e vão ver o que é “caça à multa”
Esta ideia do selo sair do vidro é só estúpida, há mais assuntos com muito mais interesse que deviam ser falados.
Amigo estupido só se for para si, para milhares ontem já era tarde como outras tantas coisas…
O motivo é simples: a plataforma electrónica não é (ou pelo menos não era) fiável, por isso é que continuam a exigir o papel lá no vidro.
A plataforma a que tu acedes não é a mesma que a das autoridades essa não falha sabem tudo não precisam sequer de te mandar parar actualmente…
Pesquisar “saber seguro pela matrícula” aparece o site da asf (entidade reguladora de seguros em Portugal ) …. Clicar…. Colocar a matrícula e saber se a vizinha… A prima… O avô…. Etc etc tem o seguro em dia e em que seguradora
O deputado Carlos Guimarães poderia ter outras propostas.Em caso de acidente a primeira observação e ver o selo fo Seguro.ok
Só se preocupam com a fiscalização, mas o vosso pai tiver um acidente, sem acesso á internet e sem ajudas, o condutor complicar… vai ao vidro e retira os dados do seguro. Simples… não tem nada a haver com fiscalização, mas sim informação para terceiros.
Obviamente só mediante fiscalização é que os proprietários cumprem.
Se o condutor complicar, tira-se a matrícula e chama-se a polícia. E se não tiver telemóvel ou forma de contactar a autoridade faz-de a participação à posteriori. Não é o papel no vidro que vai descomplicar.
Papel que qualquer um pode imprimir e falsificar.
Amigo não complique, pela sua maneira se pensar ainda estávamos na idade da pedra, adapte-se como toda gente e não crie complicações onde não existem…
A questão é que o ticket no vidro ainda é menos fiável que a pesquisa na net ou app simples… Na net ou app sabe-se logo, no ticket não por isso vale o que vale! Opiniões respeito claro, mas a argumentação de que no ticket no vidro se sabe logo e é infalível e na net ou app não…
O seguro devia ser associado à matrícula e Dua pelo próprio ou pela seguradora Em pleno 2023 andamos com vários cartões e vários papéis em vez de centralizar , unificar digitalizar tudo.
Em pleno século 21, práticas do séc 20!
A PSP quando está dentro das viaturas a colecionar matrículas têm acesso a todos, repito, todos os dados dos condutores, a viatura que transitar c/algo em falta, mandam encostar e passam recibo.
Como diz o ditado ( mais vale tarde do que nunca ).
Já era hora de terminar com o papelzinho no para-brisa, e infelizmente quem se esqueça de o colocar,pode ter de pagar mais por a coima do que o valor do próprio seguro.
E nas motos, em qual para-brisa é que se coloca???
Os meus andam na carteira, será que também posso ser autuado??