“Se quiser ver a IA a dar errado e a matá-lo, compre um Tesla”, disse cofundador da Apple
Numa altura em que as potencialidades e os riscos da Inteligência Artificial (IA) estão sob rigoroso escrutínio, gerando preocupações e alertas, o cofundador da Apple junta a Tesla à discussão: "se quiser ver a IA a dar errado e a matá-lo, compre um Tesla".
Vemos, por várias vezes, importantes atores das várias indústrias a apontar críticas ou melhorias às gigantes, tornando públicas opiniões fraturantes. Desta vez, os comentários partiram do cofundador da Apple e acertaram em cheio na Tesla.
Steve Wozniak não poupou a crítica, quando questionado sobre o Autopilot da Tesla. Na sua opinião, "se quiser um estudo sobre IA a dar errado, receber muitas reclamações e que tente matá-lo sempre que pode, compre um Tesla".
Em entrevista à CNBC, Steve Wozniak referiu que chegou a acreditar, em tempos, na possibilidade de os carros da Tesla receberem capacidades de condução autónoma, através de uma atualização de software. Além disso, mencionou a promessa que Elon Musk que lhe fez, quando o convenceu a comprar um Model S:
Iria conduzir sozinho pelo país até ao final de 2016... não está nem perto da realidade.
Esta não é a primeira vez que Wozniak acusa a Tesla e critica a promessa de condução autónoma dos seus veículos. Há um ano, o cofundador da Apple contou, também numa entrevista, sobre a sua má experiência de utilização do Autopilot no seu Model S.
Apesar dos problemas que os possam afastar, ambos partilham preocupações sobre os perigos da IA. Tanto Steve Wozniak, como Elon Musk, assinaram a carta aberta, que apelava à suspensão do desenvolvimento de novos modelos de linguagem para evitar que aqueles que são semelhantes ao GPT-4 tivessem "efeitos catastróficos na sociedade".
Este artigo tem mais de um ano
O Wozniak é q os topa.
É verdade que Musk anunciou que – até 2016 – Tesla seria um veículo autónomo.
Seta anos depois, os compradores são avisados que o Tesla não é um veículo autónomo e que o autopilot não dispensa o condutor de ir com as mãos no volante, concentrado na condução e na navegação e sempre pronto a intervir imediatamente.
Wosniak chateou-se com isto, comprou sucessivos Tesla e diz que ao fim destes anos o Tesla está muito longe do que prometeu – um veículo autónomo.
Já é uma história antiga. Wosniak disse que ia processar Musk por publicidade enganosa.
É um idiota… O carro tem capacidade para isso mas é evidente que há muitas questões, a estrada tem que estar em condições. Não é para ir dormir para a pendura (como efetivamente já aconteceu). É um apoio, não é um avião para ir em piloto automático. E até esses a aterrar precisam de alguém atento aos comandos. Se a estrada estiver toda em condições, com as marcações e sinais visíveis, consegue fazer a tal viagem.
O problema foi a maneira como o produto foi vendido, não podes simplesmente dizer que o teu produto faz X e Y e no final nem A faz.
Eles fazem X e Y mas só de nome.