Revalidação da Carta de Condução: O que saber e fazer?
A revalidação da carta de condução pode ser requerida nos seis meses que antecedem o termo de validade do título. O documento deve ser revalidada de acordo com idades indicadas aqui e aqui, para as diferentes categorias de veículos, e independentemente da validade averbada no documento.
Se está na altura de revalidar a carta de condução, saiba o que fazer.
Revalidação da carta de condução pode ser feita presencialmente ou online
A carta de condução é revalidada acordo com a categoria da mesma. Se é condutor de veículos das categorias AM, A1, A2, A, B1, B e BE, Ciclomotores e Tratores Agrícola pode ver aqui.
Se é condutor de veículos das categorias C1, C1E, C, CE, D1, D1E, D e DE, bem como das categorias B e BE e exerça a condução de ambulâncias, de veículos de bombeiros, de transporte de doentes, de transporte escolar, de transporte coletivo de crianças ou de automóveis ligeiros de passageiros de aluguer pode ver aqui.
A revalidação do documento pode ser feita presencialmente ou Online. Para fazer online deve seguir este nosso tutorial. Caso pretenda presencial, deve ter consigo:
- Carta de condução atual;
- Documento de identificação que contenha a residência habitual em território nacional (exemplo: cartão de cidadão);
- Número de Identificação Fiscal;
- Atestado Médico eletrónico
Relativamente ao custo da 2ª via do documento, segundo o IMT, o valor é de €15 para condutores com idade igual ou superior a 70 anos; €30 para os restantes condutores. Se fizer o pedido através dos serviços do IMT Online, beneficia de 10% de desconto.
Se deixar passar o prazo e conduzir com a carta de condução caducada está a cometer uma infração rodoviária. Por outro lado, se deixar passar mais do que 2 anos (e até um limite de 5 anos) sem renovar a carta, terá de realizar um exame especial, composto por prova prática. Se deixar passar mais do que 5 anos (até um limite de 10 anos) sem renovar a carta, terá de completar com aproveitamento um curso específico de formação e realizar um exame especial, composto por prova prática.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Então sobre o atestado médico eletrónico …
Estávamos na pandemia, um familiar meu precisou de de um atestado médico para renovar a carta (só mais tarde é que disseram que as cartas eram válidas mais tempo).
Como de “net” nada sabe, tratei eu.
Inscrevi-o numa consulta médica pela net num site que trata de atestados para a carta. Paga-se, recebe-se um link para uma consulta online a uma dada hora.
Liga-se, por uma aplicação web tipo Zoom/Teams, um médico faz umas perguntas, dá para perceber se a pessoa está boa da bola, “levante-se”, “de os olhos fechados toque na ponta do nariz”, “leia aqui estas letras”, “Já está, vou enviar o atestado por via eletrónica para o IMT”.
Passado um bocado, liga uma moça para ajudar a tratar do processo online no IMT. Fazia parte do preço,
eu não tinha percebido e já tinha feito isso eu. Ficou um bocado chateada, era para isso que lhe pagavam e não a estavam a deixar fazer o seu serviço.
De modos que é assim, achei prático.
P.S. A carta chegou pelos Correios, sem problema nenhum nem atrasos.
Seria interessante saber o link da consulta medica ja que tudo correu bem…
Os condutores do Grupo II não podem efectuar a revalidação online…
já eu tou a 45 dias a espera de uma resposta do imt a um email para trocar minha carta em Moçambique e uma vergonha