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Radares de Velocidade: locais onde vão estar “escondidos” nos próximos dias

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Yamahia says:

    A pouca vergonha continua na 2ª circular
    https://pplware.sapo.pt/motores/radares-de-velocidade-locais-onde-vao-estar-escondidos-nos-proximos-dias/#comment-3720024
    Ainda ontem lá passei. Pelas minhas contas o ardil já dura há 11 semanas. Portanto prestes a fazer 3 meses (TRES MESES) e não há quem ponha mão nisto.
    Com a agravante de agora os gradeamentos (único disfarce) pousados na terra batida do separador central aparecerem já depois do sinal de”fim de obras” (obras essas nunca vistas).

    Logo qdo regressar do excelente pica pau no mercado de Alvalade já faço nova reportagem cinematográfica. Isto se o nr de canecas ingeridas o permitir. Looololll

    • JL says:

      Já agora, antes dos de 30 kmh tem uns de 60 kmh.

      • Yamahia says:

        Exacto mas se for um carro a tapar o seu campo visual não o vê. Assim como pode não ver o de 30 pelas mesmas razões.

        • JL says:

          Mas onde está o radar ?

          • Yamahia says:

            Quer que vá lá fotografá-lo? Conforme descrito nas legendas dos posts dos artigos das semanas anteriores, a área de actuação do radar é exactamente na zona dos 30, que foi criada artificialmente.

          • JL says:

            Mas nesta lista não aparece, e também não aparece no mapa da ansr.

            https://radaresavista.pt/distritos/lisboa/

          • Yamahia says:

            Estou a ver.
            O que vejo é que esse site tem muitas lacunas. Deve ser de propósito, para apanhar mais uns desprevenidos. Quantos mais, melhor para os cofres.
            E como estamos a falar da 2.ª Circular, também não aparece o radar de 60 km/h na descida do Eusébio, nem o radar na descida do Colombo (também de 60, mas no sentido inverso). Curiosamente, onde não há radares, o limite é 80 km/h… não é? Dessa forma como são zonas ligeiramente a descer, até apanham os UberEats de bicicleta..Upss não têm matrícula! Também não aparece o radar de 80 perto das bombas da Repsol, nem este de que estamos a falar, perto da GALP (sentido Sul–Norte), que devia ser de 80, mas agora é de 30 “porque sim”. No sentido inverso (Norte–Sul), idem.
            Há muito que sabemos que não estamos a lidar com gente séria, e esse site é apenas mais um exemplo que confirma a regra.

            A propósito, já saíram os números da sinistralidade relativos ao exercício de 2024. Resumo:
            Mais 1 364 acidentes (+3,9%)
            Mais 139 feridos graves (+5,7%)
            Mais 1 625 feridos ligeiros (+4,0%)
            Menos 4 mortos (–0,9%)
            Contudo, não nos podemos esquecer de que, desde que o ferido grave apresente sinais vitais no local, não é contabilizado como morto, mesmo que acabe por falecer a caminho do hospital.

            Portanto, estamos perante um panorama bastante pior, apesar do aumento de 47% na fiscalização. Importa recordar que mais de 60% das fiscalizações foram automáticas, por radar fixo.
            Mas enquanto der dinheiro, as vítimas são o que menos importa, e vão continuar a desperdiçar recursos (radares móveis, onde já existe um fixo) em locais onde a única motivação é a facturação , como está bem patente neste exemplo da 2.ª Circular.

            Importa lembrar que a maioria dos acidentes com vítimas ocorre justamente onde já referi noutro post (zonas escolares, bairros residenciais, curvas perigosas e cruzamentos).
            Mas, em vez de alocarem os meios a esses pontos críticos, preferem usá-los para sacar mais uns cobres, alimentando a armadilha pensada e montada há já três meses.

            Assim, não vamos lá.
            E continuamos a envergonhar-nos perante a UE no que diz respeito à sinistralidade rodoviária.

          • JL says:

            O que eu vejo é que alguém interpretou aquele sinal como havendo ali um radar, que existe mas é mais à frente e espetou o radar no waze, e você anda todo atarefado a fazer de conta que existe ali um radar.

            Loool

          • JL says:

            Já agora, menos mortos, afinal a prevenção fez alguma coisa, mesmo no fim de haver cada vez mais condutores na estrada e muitos deles a conduzir como se fosse na cidades deles (referindo me aos estrangeiros a trabalhar tvde).

          • Yamahia says:

            Porr* vc nem com vídeos anteriores legendados lá vai. É um caso perdido. Só lá chega com desenhos.
            Tome lá:
            https://1drv.ms/i/c/dcb6174b5a250bfc/EU6HPsAm3ZBFnYAjKdB_pkIBvMEPY_Mj3v8i-gh-PfCHJg
            O radar está escondido atrás do pórtico de sinalização, um pouco depois do sinal de 30. Mesmo a pé, dificilmente se consegue ver.

          • JL says:

            Foi isso que disse, a sinalização está lá, mas não é para o radar aí, é para o lá mais à frente.

            Nesse caso a sinalização indica um radar de 80.

          • Yamahia says:

            Foi o q sempre foi dito, não percebo a sua dúvida.
            Se passar a mais de 30 na zona de actuação do radar de 80 come com a pastilha pq a sinalização “temporária ” sobrepõe-se à permanente…Ou seja, se colocarem um sinal que reduz a velocidade para 30 km/h em obras, está em vigor mesmo que o limite original fosse 80 km/
            A armadilha está nesse factor.

          • JL says:

            Não, não come, o radar é se 80, e devido a esses sinais à frente nem deve estar ativo.

            Tanto que se vê que você é o único a andar devagar e empatar o transito, sujeito a provocar um acidente.

            Isso não serve de desculpa para andar à velhinha como sempre. Lol

          • Yamahia says:

            Qual foi a parte do:
            – “…A sinalização temporária prevalece sobre a sinalização permanente. …” queue não percebeu?
            Radares modermos como os da 2ª circular nem sequer precisam ser desmontados para serem recalibrados. Pode fazê-lo por sw.
            Portanto a sinalização temporária prevalece sobre a sinalização permanente (Regulamento de Sinalização do Trânsito_Decreto-Regulamentar n.º 22-A/98 , artigo 77.º). Neste caso, o limite é 30 km/h
            Vc não acredita e passa a 80 de ponteiro pensando que é “bluff” ou pq se está a c@g@r para as leis. A Velocidade registada é, imaginemos, 79 km/h
            Resultado, excesso de 49 km/h, o que é considerado infração muito grave, com coima de 300 a 1500€ + inibição de conduzir até 2 anos + perda de 4 pontos (Artigo 27º e 145º do CE).
            Acresce:
            Ainda que a infração de 79 km/h (num limite de 30) seja “apenas” +49 km/h, já ultrapassa mais de 160% da velocidade permitida.
            Embora o CE não tenha uma pena especial só por ser mais do dobro (os nórdicos por exemplo têm), esta situação pode:
            1ºSer interpretada pelo juiz como desprezo grave pelas regras.
            2ºAgravar a inibição de conduzir para o valor máximo do escalão (2 anos).
            3ºEnviar o proc para MP, se houver perigo para terceiros. Mesmo q não haja perigo eles inventam, esteja descansado! Então se se vir envolvido num acidente com vitimas, prepare-se para ser o culpado de tudo!

          • Yamahia says:

            Esse site não diz nada de diferente do que aquilo que lhe tinha dito. O que aí está significa que a sinalização temporária manda mais que a permanente, e ambas se sobrepõem às regras gerais do Código da Estrada, mas nãoa um agente. Ou seja, se vir um sinal temporário de 30 km/h numa zona que normalmente é 80, é o de 30 que se aplica.

            Ainda não acredita que está lá o radar?
            Tome lá
            https://1drv.ms/v/c/dcb6174b5a250bfc/EWIVoEJXIUZAraPtXzEAdKEBiZju20JPx7As-FBoSARo5g
            Espero que tenha ficado esclarecido.

          • JL says:

            Então agora os sinais desapareceram ?

            Já reparou que no seu vídeo dentro do carro, o radar não está lá ?

          • Yamahia says:

            Como desapareceram?
            Os sinais de 30 estão antes dessa entrada/saída para/do bairro da Encarnação.

            O radar está lá como sempre rsteve, está é escondido por detrás do pórtico de sinalização, como já foi dito. A conduzir não o vê. E tb como ja explicado, a pé tb é difícil ver onde está, é preciso tornear o pórtico, procurar o ângulo certo e olhar para cima.
            Nada é feito ao acaso, exceto quando não há outra opção. Há sempre um esforço para manter as coisas ocultas.

          • JL says:

            Desculpe, mas no seu video tem um sinal de 80 e o radar logo a seguir.

            Portanto o que conta são os 80, e não os 30 como você diz.

            E não vejo lá radar nenhum no video onde você vai de carro.

          • Yamahia says:

            Desculpe, mas está enganado mais uma vez.
            Quando há sinalização temporária de limite de velocidade (como o sinal de 30 km/h), precedida por um sinal de perigo de obras como é o caso, esse limite mantém-se em vigor até ser expressamente anulado.
            E como é que se anula?
            Através de um sinal de “fim de obras”, não pelo simples facto de existir um novo sinal permanente mais adiante.
            Ou seja, enquanto não passar por esse sinal de “fim de obras”, o limite de 30 continua a aplicar-se, mesmo que lá à frente veja um sinal de 80, 100 120 km/h ou de uma autobhan.

            Até lá, o sinal temporário sobrepõe-se legalmente a todo e qq sinal permanente e o sinal de fim de obras está bem para lá do radar como facilmente poderá comprovar nos filmes.

            A propósito esta 2ª feira continuava o fandango…

          • JL says:

            Não sei onde foi buscar essa informação, mas a sinalização temporária tem o mesmo valor que a fixa, dai não os colocarem no mesmo local, e portanto o radar continua a ser de 80 kmh.

    • Yamahia says:

      Mais uma semana, e como seria de esperar a pouca-vergonha na 2ª Circular não só continua como foi promovida.
      Como o radar fixo já não rendia tanto, resolveram reforçar com polícia e um radar móvel.
      A zona das “obras fantasmas” está igual u seja sem obras, mas com muitos cofres a encher.
      https://1drv.ms/v/c/dcb6174b5a250bfc/EVZII5VxJ7dCu8X28vgk0hwBpHp7fojsPqSVtYgFH6Vtaw?e=4ATKLR

      A isto chamam “RADARES QUE SALVAM VIDAS”? Não. Isto é espoliar os mesmos de sempre.

      O radar fixo armadilhado na zona dos falsos 30 km/h continua no mesmo sítio;

      A novidade é que agora, reforçaram a armadilha com presença policial e um radar móvel adicional, presumo que muita malta já deu pelo gato inicial e a receita estava a baixar. Tudo dissimulado e escondido como é hábito nos caçadores cobardes.

      A zona continua sem obras reais, apenas com sinalização que finge justificar a redução de velocidade. Para cúmulo, os gradeamentos que nunca foram usados estão para além do enfiamento do sinal q determina do fim das obras (que não existem nem nunca aconteceram)

      Isto sugere claramente intenção de caça à multa e não de prevenção rodoviária.
      Se o objetivo fosse salvar vidas, os radares estariam em zonas escolares, bairros residenciais, curvas perigosas ou cruzamentos com historial de acidentes. É o que não falta por aqui

      Em vez disso, estão numa reta larga, sem obras reais, com sinalização artificial.

      Quando a armadilha começa a ser conhecida, colocam reforços policias para garantir que o “caça-otários” continua rentável.
      :
      A colocação de um segundo radar (móvel) exatamente no mesmo ponto embora desfasado umas dezenas de metros do alcance do fixo é claramente uma estratégia deliberada e mostra que o foco é o lucro e não a dissuasão.

      Se fosse pela segurança, bastava a sinalização ou o radar fixo.

      Por isso Portugal continua na cauda da UE:
      Porque se combate a sinistralidade com multas escondidas, em vez de educação, prevenção e engenharia rodoviária eficaz.
      Continuem assim que vão bem!

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