Radares de velocidade apanham mais de 215 mil aceleras até maio
Nos primeiros cinco meses de 2024 foram fiscalizados 96,3 milhões de veículos, quer presencialmente, quer através de meios de fiscalização automática, tendo-se verificado um aumento de 70,7% em relação a 2023. Mais de 215 mil condutores foram apanhados em excesso de velocidade até maio.
Radares de Velocidade: SINCRO aumentou 79,6%, entre janeiro e maio
Segundo o relatório da ANSR de sinistralidade a 24 horas e fiscalização rodoviária de maio de 2024, o número de condutores fiscalizados no sistema de radares da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, o SINCRO, aumentou 79,6%, entre janeiro e maio, face a período idêntico de 2023. Em contrapartida, a PSP registou uma diminuição de 25,6% e a GNR de 19,6%.
Relativamente à tipologia de infrações, 70,9% do total registado nos cinco primeiros meses de 2024 foi referente a excesso de velocidade, que registou um aumento de 11,6%. Nas restantes tipologias de infrações verificaram-se decréscimos, destacando-se, para além das relativas ao cinto de segurança e da utilização do telemóvel (-47,5% e -34,4%, respetivamente), as relativas à condução sob efeito do álcool (-25,9%).
Quanto ao excesso de velocidade, a taxa de infração (n.º de infrações de velocidade/ n.º de veículos fiscalizados) diminuiu 35,3%, de 0,42% nos primeiros cinco meses de 2023 para 0,27% em igual período de 2024.
Relativamente à condução sob o efeito do álcool, de janeiro a maio de 2024, foram submetidos ao teste de pesquisa de álcool 775,6 mil condutores, o que representa uma diminuição de 8,9% comparativamente ao período homólogo de 2023. A taxa de infração (n.º de infrações por álcool/n.º de testes efetuados) desceu de 1,7% em 2023 para 1,3% em 2024, uma redução de 18,7%.
Até maio de 2024, cerca de 705,1 mil condutores perderam pontos na carta de condução. Desde junho de 2016, data de entrada em vigor sistema de carta por pontos, 3.219 condutores ficaram com o seu título de condução cassado.
E bem para ver se aprendem, os radares fixos estão lá sinalizados só é apanhado quem quer
Apenas caça a multa, polícia fraca e cobarde, se ainda fosse para prevenção,….
Tantos ladrões por aí, mas é mais fácil estar na recta a prostituir , a sacar dinheiro aos outros
Vergonhoso
Seria melhor não haver radares nem multas, sem regras?
Anarquia total.
Como exemplo: na N10, zona de Pegões – Canha, um troço com imensa deformação perigosa do pavimento devido às raízes das árvores, em vez de ser reparado, investiram apenas num radar e reduziram a velocidade para 70 km/h, numa zona sem justificação para tal, a não ser o mau estado do pavimento.
Chamam a isto segurança rodoviária….!!
Na A29 colocaram radares de velocidade média com o limite de 80km/h, na zona dos radares tem 3 faixas de rodagem, é uma autoestrada, nada justifica o limite de 80…é puramente para encher os cofres ao estado.
concordo com os dois comentários… Radares só porque sim está errado..
Repararem, ajustarem os limites às condições e colocarem lá os radares, sim!!! Agora o limite ser 120, e a malta ir a 200 é que não!
Há que jogar-se em múltiplas frentes, e não apenas uma..
Eu passo regularmente numa zona de “velocidade média” seguida de um de velocidade instantânea (ambas de 120) e gabo a coragem dos muitos que passam por lá a velocidades bem acima dos 140.
Coragem?!?! Esperem, estou a ler bem? Além de infringirem a lei, o pior é que estes (egoístas, egocêntricos, maníacos) corajosos ainda põem todos os outros em risco com a sua valentia!
Valentia era serem respeitadores do próximo, promotores do bem estar social, pessoas responsáveis! Esses sim, eu gabo… agora “aceleras”… vão para as pistas!!! (ai esperem, aí tem de pagar!! além de ‘corajosos’ são forretas!)
Haja paciência para povo tão ignorante
Fiquei sem perceber foi em termos de sinistralidade rodoviária… aumentou o diminuiu? Já que os radares estão a fazer o trabalho deles…. Se aumentaram quais as conclusões que podemos tirar daqui?
Se temos acidentes como tínhamos há 10 anos com um tráfego muito superior, significa de baixou o número de acidentes.
Conduzir a alta velocidade (160km/h de máximo) em boas estradas não é perigoso para um veículo moderno. No entanto deve-se manter uma série de procedimentos: manter as mãos no volante, só retirando para passar de caixa, não fazer golpes bruscos de direção, respeitar sempre os outros condutores não os pressionando, manter uma distância de 3 veículos para veículo que circula à nossa frente, usar SEMPRE os piscas para qualquer manobra que se faça, e por fim ser razoável em caso de dúvida travar não correndo riscos desnecessários, a vida é sempre mais importante do que egos e vaidades. Quem gosta conduzir normalmente também gosta de conduzir rápido, eu por vezes gosto de ter uma condução desportiva, mas SEMPRE respeito os outros condutores.