PplWare Mobile

Quantos metros precisa para travar em segurança?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Rui says:

    Há muitas variáveis em jogo!

    A reação do condutor varia imenso. Um condutor de 30 anos é imensamente mais rápido que outro condutor com 90 anos!!!!!

    Os carros também fazem toda a diferença. É totalmente diferente um carro com tambores no momento de travagem, relativamente a um carro com discos de cerãmica ou até com discos ventilados e perfurados!

    O peso da viatura, a suspensão mais dura é muito mais rápido a travar…..

    Pneus novos em folha demoram mais a parar que o mesmo carro com pneus com alguns milhares de km.

    Piso seco ou piso molhado!!!!!!

    Se o carro é eléctrico também trava mais depressa que um a combustão (utilizando o motor obviamente).

    Outro aspecto importante é a profundidade de visão. É totalmente diferente ir a 100km/h sozinho e ter de travar de emergência e estar no fim de uma fila de carros que circulam a 100km/h todos seguidos. ……. o último tem de certeza de desviar-se para a relva ou contra-mão!!!!!!!!

  2. Aves says:

    Um crocodilo, dois crocodilos, três crocodilos, é mais de um segundo cada.
    Mil-e-um, mil-e dois, mil-e-três, acelerado, dá um segundo.
    Experimentem 🙂
    https://www.youtube.com/watch?v=yg06wQZHczM

  3. SANDOKAN 1513 says:

    Atenção que é considerado crime circular a 100 km/h a poucos metros do veículo da frente.
    Nós devemos contar dois segundos de distância entre veículos.Assim foi o que aprendi há largos anos na escola de condução.

  4. Profeta says:

    E que tal estabelecerem uma distancia de 50 metros por exemplo ? Deixando-se de teorias. Creio que ja e considerado uma boa distancia de seguranca.. Ou para os mais distraidos alargar para uns 100 metros.

    • Aves says:

      Os 50m ou 100m depende da velocidade.
      Mil-e-um-mil-e-dois estou em crer que são 2 segundos. É o geralmente indicado como distância de segurança, como aqui (último quadro) https://www.invicta.pt/codigo/tempo_reaccao.asp
      Ou, para maior segurança, um-crocodilo-dois-crocodilos, o que dará 3 segundos, como sugere o post 🙂
      Não confundir é distância de segurança com distância de paragem (distância de reação + distância de travagem), que é bastante maior. Por exemplo, em autoestrada a 120kmh, a distância de segurança (para travagens súbitas e bruscas reduções de velocidade) é de cerca de 65m e a distância de paragem é de 177m (quando anterior do mesmo link).
      Eu cá controlo permanentemente o trânsito que vem de trás, para o caso de ter de mudar rapidamente para as faixas da esquerda – e por isso abomino (é o termo) os que fazem o percurso todo nas faixas da esquerda, que nunca sei a que velocidade vêm.

    • Alfredo arantes says:

      Perfeito o seu ponto de vista.

  5. says:

    Vai depender muito. Porque um bom metro é suficiente.

  6. EEQTR911 says:

    Os Teslas precisam de 250 metros. Travões de bicicleta.

  7. Manuel says:

    Tenham só atenção que as unidades de medida não necessitam do “s” para ficarem no plural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.