Quantcast
PplWare Mobile

Portugal: Imposto sobre a gasolina e gasóleo vai subir já em 2021

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Joao Ptt says:

    A chulice / roubalheira institucionalizada.
    Quando este estado deixar de existir, seja lá quando for, não deixará saudades.

    O dióxido de carbono é bom para as plantinhas, que é que aqueles idiotas do governo têm naqueles cérebros par inventar estas desculpas?

    Deixem de usar a desculpa do carbono, simplesmente mudem o nome para “Taxa: queremos sacar mais dinheiro”, resolvido… recebem o dinheiro e as pessoas sabem exactamente porque estão a pagar aquilo a mais.

    • Abreu says:

      Os diesel não emitem só carbono

      • ahramis says:

        Por acaso, aspas, os Diesel emitem bastante menos carbono do que os movidos a gasolina, como se observa da norma Euro6. Antes de escrever, convém saber ou mesmo ler alguma coisa sobre o assunto…

        • Grunho says:

          Convém saber que um litro de gasóleo são 2,64 kgs de CO2, contra apenas 2.31 kgs para um litro de gasolina. Por isso, embora seja verdade que muitos diesel emitem menos que os equivalentes a gasolina, dividido esse CO2 pelo total de litros consumidos obtém-se um valor mais alto em cada litro. E para garantir o fair play entre diesel e gasolina o combustível deve ser taxado na proporção do teor de carbono de cada litro. Logo, gasóleo mais taxado que a gasolina.

    • Zé dos Azeites says:

      Ja pensaste na quantidade de CO2 que circula vs as “plantinhas”?

    • Milarilas says:

      Típica resposta de quem cagou para a escola. Todos os Estados precisam de dinheiro para operar os diversos departamentos. Ao beneficiarem a compra de elétricos, era totalmente previsível que iriam buscar dinheiro ao gasóleo e gasolina. Tu achas que disfarçam estas taxas para roubarem, mas é a única maneira de o Estado conseguir pagar os teus subsídios, as bolsas, os salários do público. No mínimo, acredita nisto como um incentivo à transição para veículos elétricos, quer particulares quer de empresas. Os países que tu, de certo, deves amar taxam muito nos açúcares, nos fósseis, para poderem arranjar dinheiro para operar e para incentivar a transição. Passados uns anos, quando já todos têm elétricos, volta-se a alterar a taxa de outra coisa qualquer para se continuar a receber dinheiro para a Segurança Social e o SNS.
      Se gostavas de ver estas coisas de outra maneira, vota nos dias respetivos e incentiva os teus familiares a votarem também.

      • Jlucas says:

        Aldrabices.
        Os impostos são para pagar a corrupção que existe , os esquemas das SCUTs os esquemas do Bes,do BPn,do Banif, das fundações, etc, da roubalheira e esquemas feitos pelos políticos sem qualquer pejo em criar riqueza pra eles e para os amigos, se um tipo pensa em criar uma empresa tem logo impostos enormes não vá um gajo enriquecer e depois criar areia nos esquemas deles, se investe na bolsa logo sacam 28% e por aí vai.
        Temos políticos que nunca trabalharam, já têm carreira política , têm uma escola, a sacar têm uma lábia nem o cigano os vence.

        • Asdrúbal says:

          Se tens tanta certeza do que dizes, junta-te a eles… desiste da escola e vai para politico. Todos os partidos tem os “J”, é só filias-te e aguardar a tua vez

          Parece-me simples (do teu ponto de vista)

      • José Fonseca Amadeu says:

        Tipica resposta de quem não sabe como funciona o estado português.
        Vai ver quanto dinheiro é empatado em associações, fundações e outras tantas terminadas em “ões”, em serviços publicos, em TAPs da vida, em bancos, quantos funcionários publicos tens nessas camaras que passam o dia a dormir ou no café.
        Tens muito dinheiro mal gerido, seria possivel ter tudo o que temos com metade do que é gasto, mas é mais facil aumentar impostos, dá menos trabalho e não é preciso ser-se competente.

    • Ola says:

      E pronto tinha que vir estes disparates… Qual é a quantidade se de dióxido de carbono emitido e qual é a quantidade consumida pelas plantas? Parem com a desinformação

    • Jorge says:

      Quando este estado deixar de existir… Estado??? Quer dizer quando deixar de existir o estado democrático??

  2. Iluminado says:

    Agora vem os defensores do planeta dizerem para andarmos de burro, e depois vem os defensores dos animais dizerem para andarmos a pé…

    Enfim…

  3. aquele says:

    Pronto, a redução nas tabelas de retenção acabaram de ser corrigidas com este aumento de imposto. Diga-se de passagem em dupla tributação. Mais areia para o povo.

    • Joni da Adega says:

      A redução nas tabelas de retenção nada tem a ver com redução de impostos. O que se ganha no mês, perde-se depois na altura de receber o IRS. Concordo com a areia….

      • paulo says:

        e tu achas que o estado esta qui para ajudar alguem ! estado so serve para uma coisa passar do pobre para o rico!

      • Kabalu says:

        Fartei-me de tanta areia há um ano e vim para Espanha
        É triste ter de sair do país mas a verdade é que não se compara

        • Asdrúbal says:

          Também quero!
          Ouvi dizer que em espanha não se pagam impostos, nem há politicos, nem povo descontente com o governo… nem sequer eleições onde demoram mais de um ano para escolher o primeiro ministro, nem escândalos com a realeza… ou seja, que é um pais das maravilhas

          Vou ali fazer a minha mala e volto já

    • Miguel says:

      A fórmula de cálculo da taxa de carbono está definida desde a criação da taxa em 2015 (cuelho+irrevogável)

  4. José Fonseca Amadeu says:

    Eu sou a favor do aumento dos combustiveis, acho que andam muitos carros a circular, no entanto preferia que esse aumento fosse para o bolso das familias que suportam a industria petrolifera e não para um governo que coloca tudo em compadrios.
    E com isto possivelmente passamos a ser o país do mundo com maior carga fiscal nos combustiveis.

    • JP says:

      José,
      concordo consigo, que circulam muitos automóveis e maioritariamente apenas com o condutor.
      Mas não seria melhor melhor dotar o país de melhores transportes públicos do que sufocar o contribuinte com estes impostos e taxas acima da média europeia?
      Num cenário com o actual de pandemia, deverá ser incentivado o transporte público em vez do carro particular?

    • mykos says:

      Deves morar numa cidade que tem autocarros a passar de 15 em 15min, só pode.
      Mas não te esqueças que há mais país além de meia dúzia de cidades, e esses que remédio têm senão andar de carro.

      • Nuno says:

        Ora aí é que está. Mas muita gente continua a achar que Portugal é Lisboa e que o resto é só paisagem, onde não vive ninguém ou, os poucos que vivem, têm as mesmas condições da malta de Lisboa.

  5. Patanisca says:

    Se as festas de passagem de ano vão ser suspensas devido ao Covid-19, não deviam os impostos de ano novo também serem suspensos? Afinal são ambos uma tradição de ano novo…

  6. André Correia says:

    Ai está o “impulsionar” a economia versão PT aumentar impostos de forma “encapotada” há que amealhar para pagar ao novo banco TAP e afins mais uma palhaçada deste país, pelo menos vão verificar os preços antes de impostos nos postos de combustível a fim de evitar a “dupla enrabadela” já chega pagar a maior taxa fiscal por litro pelo menos não tenham o combustível mais caro antes de impostos.

  7. Vilna says:

    Obrigado pelo aumento do imposto.
    Com a redução da tabela de IRS dava para mais 7 latas de atum, agora já não vai dar outra vez.
    Vou começar a andar a pé e como vou demorar mais tempo no trajecto como a lata de atum pelo caminho.

  8. Bianca says:

    Nem toda a gente tem dinheiro para ter um carro novo de 25 mil euros.
    E a maioria dos carros na estrada não são de pessoas com esse poder de compra. Já para não falar de que se pedir empréstimos é mais uma despesa enorme mensal a juntar a outras. É quase impossível para o comum dos mortais.

    Ainda que eu queira um ambiente a nossa volta menos poluído com menos carros a gasolina/gasóleo neste momento com os preços a que estão os eléctricos é muito difícil haver uma revolução na mobilidade.

    Depois também existe o problema dos carregamentos nas cidades onde existem muitos prédios sem lugar de garagem, enquanto não se resolver estes problemas vai ser difícil adesão em massa.

  9. Pedro S says:

    Os xuxas no seu melhor!!

  10. PoPeY says:

    Aumentem o que quiserem…

    Quanto mais aumentarem, mais se justificará ir a Espanha… 🙂 Se aumentarem muito muito começa a haver contrabando vindo de espanha…

    Ja assim o é com imensas coisas vindas do Ebay, Amazon, aliexpress etc… O Combustivel passará a ser mais 1 (mais do que já é)

    Para existir uma noção, moro a 100Km de espanha, e ainda assim compensa ir la fazer as compras do mês, entre combustíveis e gás + viagens continua de longe a compensar.

  11. Robin says:

    Já roubavam pouco.
    Em Portugal nenhum político sabe governar sem descobrir uma nova maneira de roubar o povo.

    • Só por acaso says:

      Mas desde 74 que é sempre o mesmo…um pedacinho ao PS outro pedacinho ao PSD…depois é público as negociatas mas não é possível provar… até o Sócrates está”preso” mas o primo é um amigalhaço e a mãe uma mulher poupadinha… E para não falar nos clubes pq e mais do mesmo…mas como somos um país dos 3F’s deixa andar…
      Ainda me lembro no início da pandemia… Pessoal em casa… Mas o tuga praia lol enfim…

      Sempre roubaram mas o povo sempre foi aos comícios e as festas etc… Portugal está como está não é devido ao Estado… O único mal de Portugal são os portugueses
      Abraço de alguém que tb teve de deixar o país em busca de uma vida melhor… Pq a mentalidade é a mm fora…mas a lei dos países ajuda a…mas há sempre o chamado “artista” 😉

  12. Jlucas says:

    Temos combustíveis caros, com uma qualidade de merd…. e ainda levamos com impostos em cima loucos para pagar as trafulhices e os roubos feitos neste País pela classe políticas e amigos e depois ainda enchem a boca de democracia, mas qual democracia.

  13. Luis says:

    “É para o bem do ambiente”
    Acho que a Apple aprendeu com o governo Português.

    Continuem a importar-se mais com o futebol do que com a maneira como nos vão ao bolso que fazem bem.

  14. Antonio says:

    Mais um assalto ao povo disfarçado de “combate ás alterações climáticas”.
    Quando votarem lembrem-se disto.

  15. Miguel says:

    Não vejo a hora do PS e toda a gente ligada a ele (incluindo a amiguinha Ana Gomes) sairem de vista.

  16. Hugo Nabais says:

    Alguém tem que pagar os efeitos da pandemia. Como há muita gente que usa combustíveis são um bom alvo.
    Como é um imposto que já é estupidamente alto toca de aumentar mais um pouco.

  17. Alex says:

    Quanto mais aumentarem mais justifica ir dar dinheiro à vizinha Espanha. Se agora já compensa, quanto mais roubarem em por cá, mais € caem do outro lado da fronteira. Só tenho pena dos pobres coitados que estão deste lado e olham os colegas do “monte” espanhol ao lado, a faturar e eles coitados a ver passar os carros sem nada poderem fazer porque são obrigados a cumprir preços de roubo. Desses “pobres” é de quem tenho pena. E daqueles que obviamente estão demasiado longe para regressarem ainda com dinheiro no bolso e já com a barriga cheia.

  18. Tony says:

    Quando todos andarmos de carros elétricos, de bicicletas e a pé ou a cavalo… quero ver qual é a desculpa para as taxas e taxinhas.

  19. Ricardo Oliveira says:

    Uma verdadeira desgraça!

    A criação desta taxa, por PPC (2015), foi mais uma tentativa (juntando o brutal aumento de impostos) usada para tentar equilibrar as contas do preso 44.

    A abolição/redução destes IMPOSTOS, foi uma das bandeiras do actual antónio…q mesmo assim não foi o partido mais votado.
    Passados estes anos, NENHUMA das bandeiras foi concretizada…aliás, como se vê agora, para além de não concretizadas…foram ainda mais incrementadas!!!

    E o povo papa tudo!!!

    Uma observação:
    Quem sou eu para “discutir” questões editoriais…mas, o pplware, é um site de tecnologia?
    Eu conh o pplware, muito antes do ser do grupo Sapo…e tb sei bem, que assuntos tech, não é fácil de se arranjar todos os dias…e o site tem que estar sempre activo…e por isso peço desculpa…mas já andava para dizer isto há muito tempo…no hard feelings 🙂

  20. Paulo Miguel Martins says:

    Lá se vai o aumento ” EXTRAORDINARIO” das pensões… e se pensam que só a os combustíveis vão aumentar, lembrem se que tudo o que está no supermercado vem transportado por camiões que por sua vez andam com combustíveis, aguardem pelo aumento de preços!

  21. falcaobranco says:

    Fico mais preocupado com o aumento do preço da electricidade…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.