Portugal com mais 413 autocarros de emissões nulas! Saiba onde
Foi recentemente aprovado o financiamento de 11 candidaturas, num total de 90 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que permitem a aquisição de 413 autocarros. Este apoio financeiro permitirá duplicar o número de autocarros de zero emissões no Continente.
O Aviso n.º 01/C21-i12/2024, «Apoio à aquisição de veículos limpos para o transporte coletivo de passageiros», que foi gerido pelo Fundo Ambiental, tem como principal objetivo reforçar o investimento na descarbonização dos transportes públicos e promover uma mobilidade sustentável.
Autocarros serão para áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto e restante território
O financiamento, destinado a todo o território continental, foi repartido em duas categorias: Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto (45 milhões de euros) e restante território (45 milhões de euros), de forma a garantir uma adequada cobertura territorial perante a estimativa da utilização dos transportes,
Com base na aplicação dos critérios e parâmetros expressos no Aviso, foram aprovadas as seguintes candidaturas:
Na categoria 1, Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto, foi possível financiar a totalidade das candidaturas colocadas nos primeiros quatro lugares, tendo a quinta candidatura sido financiada em 16,04%, que corresponde à dotação remanescente disponível nesta categoria.
As candidaturas financiadas são:
- Alsa Todi Metropolitana de Lisboa, Lda – 60 autocarros – 12 000 000,00€
- NEX Continental Holding SL Sucursal em Portugal – 53 autocarros – 12 000 000,00€
- Barraqueiro Transportes, S.A – 55 autocarros – 11 980 000,00€
- Scotturb, Transportes Urbanos, Lda – 31 autocarros – 7 634 000,00€
- Serviços Municipalizados de Transportes Coletivos do Barreiro – 40 autocarros – 1 385 000,00€
Na categoria 2 – Restante território continental, são financiadas na totalidade as cinco primeiras candidaturas, sendo o sexto candidato financiado em 1,55%, que corresponde à restante dotação disponível nesta categoria.
As candidaturas financiadas são:
- Guimabus Empresa Transportes de Guimarães, Unipessoal, Lda – 50 autocarros – 12 000 000,00€
- TUB, Transportes Urbanos de Braga, E.M. – 38 autocarros – 11 781 575,72€
- Município de Viana do Castelo – 17 autocarros – 5 605 785,84€
- Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra – 30 autocarros – 8 307 900,00€
- Transdev Norte SA – 22 autocarros – 7 220 500,00€
- RDL Rodoviária do Lis, Lda – 17 autocarros – 84 238,44€
Além da aquisição de veículos com nível nulo de emissões, o financiamento contempla ainda a instalação de 184 postos de carregamento de energia elétrica.
«Com a aprovação deste financiamento, o Governo está a efetivar o compromisso com a descarbonização e a dar passos decisivos para a melhoria do ambiente e da qualidade de vida da população, por todo o território», refere a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.
«A área da mobilidade exige a tomada de políticas públicas assertivas, de forma a trazer mais pessoas para o transporte público, mas, ao mesmo tempo, essa oferta tem de ser cada vez mais sustentável e amiga do ambiente. É nesse sentido que estamos a trabalhar. Para uma mobilidade que contribua efetivamente para a descarbonização e eficiência energética da economia, mas que tenha as pessoas sempre em primeiro lugar», afirmou o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.
Ai e tal, preciso de fazer 1000km por dia sem parar…
Já era preciso, o ar nas grandes cidades está cada vez mais irrespirável, muito por causa dos autocarros
O ar, a barulheira dos motores… na minha rua agora só passam autocarros elétricos e é um alívio!
Sim, só falta mesmo mudarem o camião do lixo para eletrico
nada disso, agora só falta haver electricidade (e obviamente, meios para a transportar) para que tudo isso funcione em simultâneo …
Não há eletricidade ?
há electricidade para todos estes meios electrificados ?
O drama, o horrorrrrrr! A eletricidade vai acabar e ninguém se lembrou disso antes de encher as ruas de automóveis elétricos!
Há sim, até porque a rede está a ser expandida de forma significativa tambem.
Mas atenção. Se a eredes ou a REN quiserem passar com postes por cima das vossas casas, não se esqueçam de boicotar em nome do ambiente, pois são precisas para levar a renovável onde ela é precisa.
Na minha já passa, mas acho que o deviam tirar, assim você ficava sem luz, eu vivo a paredes meias com uma das maiores subestações do país.
Como é, posso começar a reclamar para você fica sem luz ?
Curiosamente há quem venha aqui defender soluções que gastam 10x mais eletricidade.
Isto é uma palhaçada. Onde moro ( Loures) tínhamos autocarros a gasóleo com capacidade para 60 pessoas. Agora temos autocarros elétricos com capacidade para 25 pessoas. Os passageiros não diminuíram nem o número de carreiras aumentou. Resultado agora tem de ir tudo em pé.
“sendo o sexto candidato financiado em 1,55%, que corresponde à restante dotação disponível nesta categoria.
RDL Rodoviária do Lis, Lda – 17 autocarros – 84 238,44€”
A RDL á a 6ª, não queria estar na pele destes gajos. O valor nem chega para pagar metade de 1 autocarro.
Vão pirar-se de certeza eheheh