Portagens aumentam em 2025! Ex-scuts deixam de cobrar
Tal como já tínhamos alertado, o preço das portagens vai aumentar em 2025. Depois de algumas estimativas, ficou hoje a saber-se que as taxas das portagens vão aumentar 2,21% em 2025.
As portagens cobradas nas autoestradas portuguesas no ano passado atingiram o valor mais elevado de sempre, que corresponde a cerca de 3,7 milhões de euros por dia. Face a 2022, estas receitas das concessionárias subiram mais de 200 milhões.
Além do recorde do aumento de receitas das portagens em 2023, registou-se também um crescimento recorde no tráfego das autoestradas com uma média diária de 17 780 veículos, o que representa um aumento de 8,3% face ao ano anterior.
Portagens vão aumentar 2,21% em 2025
Quem circular nas autoestradas nacionais em 2025 vai ter de pagar mais. As taxas das portagens vão subir 2,21% a 1 de janeiro de 2025. De referir que a somar aos 2,11% do IPC, sem habitação, no continente, acresce ainda 0,1%, que resulta do acordo conseguido em 2022 com as concessionárias de autoestradas para as compensar pelo travão a uma subida de cerca de 10%, em 2023, dando assim um total de 2,21%.
Para "compensar", no próximo ano as ex-scuts deixam de ter portagens. O projeto de lei foi aprovado, em votação final global em junho, com os votos favoráveis do PS, Chega, BE, PCP, Livre e PAN, com a abstenção da IL e contra do PSD e CDS.
A abolição das portagens no interior e no Algarve engloba a A4, A13 e 13-1, A22, A23, A24, A25 e A28 e terá efeitos já a partir de 1 de janeiro do próximo ano.
Os elektros não deviam pagar… Aliás a brisa é que devia pagar aos elektros porque o alcatrão regenera á passagem deles.
Certo, porque o meu carro elétrico de 1200kg pesa menos do que um SUV a gasolina de 1700kg.
Não sabia que o tesla model 3 era um suv a gasolina!
Um Alfa Romeo Stelvio 2.0 pesa 1700kg…
Um Range Rover Evoque pesa 1700kg…
Um Peugeot 5008 II 2.0 pesa 1650kg…
O meu carro elétrico pesa 1200kg…
Se calhar os carros a combustão deviam pagar era mais para limparem o óleo que deixam espalhado pelo alcatrão… digo eu.
O teu em termos de peso e tamanho, tens é que comparar com Fiat 600 que pesa 600 kgs. Levas uma grande abada.
Não podes é comparar o alcance ridículo do teu com o do Fiat 600 que a 3lts aos 100 faz qs 1000 kms.
Lamento.
Secalhar o teu electrico faz tanto de autoestrada como a minha bicicleta!! Com 1,2T o carro deve ter 200km de autonomia no maximo…
Por acaso faço cerca de 25km por dia em AE e outro tanto em estradas nacionais durante a semana ao qual ao fim de semana faço outras centenas.
Felizmente não preciso de autonomia para fazer 1000km só para ir almoçar a casa todos os dias nem moro no meio do monte com supermercados a 400km de distância….
Se calhar está na altura de tirares a bicicleta da autoestrada para não atrapalhares o transito:
https://diariodistrito.sapo.pt/ciclista-apanhado-andar-na-autoestrada-na-regiao-de-lisboa/
@Yamahia Nem o Fiat 600 de 2024 pesa 600kg porque é que queres comparar um carro de 2024 com o peso de um carro de 1950?
O Fiat 600 de 2023 1.3 T3 mildhibrid pesa 1350kg…
Se queres comparar podemos, porque um carro com mais peso é mais seguro ele se torna… 🙂
Mas calhar os carros a combustão deviam pagar taxa extra para para circularem nas cidades para financiarem a limpeza do óleo que deixam espalhado quando estão estacionados.
@Yamahia A fiat anuncia numeros completamente diferentes. Onde é que se encontram esses consumos e pesos? no tiktok?
Como já era de esperar, tira-se de um lado, põem se no outro.
Portagens sobem com a inflação.
Não tem nada a ver com as SCUT
+1
Tem der ser, chama se inflação
tem de ser porque está contratualizado e se não fossemos um povo de idiotas, deveríamos pedir aos (des)governantes desta terrinha para terminar com esses contratos absurdos que apenas visam o lucro dos sócios e administradores das concessionárias
E quem é que geria a manutenção das autoestradas?
não faltam soluções, basta viajar para fora da terrinha para perceber o que se faz noutros países onde não há portagens nas autoestradas
Isso porque o estado só faz contratos que prejudica o povo, mas ajuda os seus governantes. Eles têm de sair do estado e ir pra alguma empresa..
A única maneira é mudar o governo, mas o povo ainda não percebeu que votar sempre nos mesmos não dá em nada
infelizmente, mudam os (des)governantes e continua tudo na mesma … é necessário criar já mecanismos de transparência para ser possível consultar todos os contratos públicos, e não somente os que não interessam aos políticos, e também, ensinar os jovens nas escolas sobre a corrupção, etc., para as futuras gerações levarem esta nação avante
Tudo sobe no inicio de cada ano, até o preço do pão e do café.
Queres ver que também está contratualizado?
É cada cromo! 🙁
cromo é o sr. seu pai, vá insultar quem o gerou e respeite os restantes…
“Tem de ser”.
“Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas;”
Wow, bom poema. 🙂
Gostei também 🙂
+1
Abílio Gerra Junqueiro, convém citar o autor.
Pelos vistos não sabes o que se chama inflação, nem porque ela existe.
Curiosamente fazes parte desse mesmo povo. Ainda bem que te sabes identificar tão bem.
Ex Scuts?
Em algumas ex-Scuts passaram a ser Scuts porque deixaram de cobrar.
Deviam ser todas gratuitas.
Tu devias era arranjar emprego, quem não tem dinheiro para portagens não compre carro. Simples
Quem não tem dinheiro para portagens anda nas estradas nacionais… o que é uma maravilha, principalmente desde que andaram a estreitar ainda mais estas estradas para colocarem ciclovias sem uso que se veja. Chega-se ao ponto em que alguns motoristas de pesados (como os dos transportes públicos) quase têm de fazer pontaria para não saírem da sua via… e mesmo assim falham frequentemente para susto ocasional dos restantes de nós que também andam na estrada!
Motoristas de pesados que andem na autoestrada estrada! Andam centenas a fazer lisboa porto por nacionais só para não pagar portagens aumentando o trafego nas cidades por causa disso!!
Não sejam mamões paguem portagens e façam autoestrada.
Da mesma forma que não queres comprar carro elétrico para ser melhor para todos, porque é que queres forçar a que paguem portagens para ser melhor para todos?
Dois pesos e duas medidas… como sempre.
Aqui esta o milionário das bitshits
As AE e pontes deviam ser pagas pelo utilizador, quando o investimento estivesse amortizado, deveria-se pagar só a manutenção.
SCUTS ou ex, ou afins, o que lhes queiram chamar os políticos aldrabões deveriam se gratuitas, ou no máximo pagar manutenção.
Isso foi o que k governo vendeu ao povo quando começou a construir mais de metade das auto estradas do pais! Conclusão no final ando a sustentar empresas privadas que gerem mal as autoestradas nao fazem manutenção e sempre que algo acontece dizem que não é nada com eles mas sim com o estado!!! Exemplo A17! Varias vezes com objectos e pedras nos carros e nunca se responsabilizam!! A desculpa é sempre que a manutenção nao é por conta deles mas do estado…
E é o que pagas, a manutenção.
Acho que pplware escreveu muito bem o título, mas deviam ter acrescentado … ex-SCUT deixam de sobrar aos utilizadores”. Porque vamos continuar a pagar. Antes pagava quem passava, agora pagamos todos.
O grande mal vem da atribuição das explorações com contratos cozinhados e ruinosos para os dinheiros públicos. Além de que, quando o estado entrega algo à exploração de privados, está a dizer-se que é incompetente para fazer a gestão. Em boa parte, é verdade. Há muita coisa com gestão privada que funciona melhor e mais barato que o público. Só para exemplo, a antiga escola do meu puto pagava a uma empresa cerca de 6 euros por cada refeição servida aos miúdos. Quando a gestão passou para a autarquia, houve renovação de contrato. A mesma empresa, o mesmo “nível” de serviço e um preço 4x menor. Portugal a ser Portugal.