Placas com preços das ex-SCUT já estão a ser retiradas
É já próximo dia 1 de janeiro de 2025 que as ex-scut deixam de ter portagens. A abolição das portagens no interior e no Algarve engloba a A4, A13 e 13-1, A22, A23, A24, A25 e A28 e as placas com os preços já estão a ser retiradas.
O parlamento aprovou, na generalidade, o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas,Chega, BE, PCP, Livre e PAN. Nas votações deste projeto, PSD e CDS-PP votaram contra e a IL absteve-se.
As ex-SCUT foram consideradas estradas sem custos para o utilizador (SCUT) até 2011, altura em que começaram a ser pagas pelos automobilistas. Em julho de 2021 foram aprovados descontos. Tais descontos, significavam uma quebra de cerca de 229,6 milhões de euros em receitas até dezembro de 2023. No entanto, mesmo assim, a receita com portagens aumentou.
Com a aprovação da Lei n.º 37/2024, de 7 de agosto, foram eliminadas taxas de portagens nos lanços e sublanços das autoestradas do Interior e em vias onde não existam alternativas que permitam um uso com qualidade e segurança, revogando o Decreto-Lei n.º 97/2023, de 17 de outubro.
ex-SCUT que passam a estar isentas a partir de 1 de janeiro de 2025
- A4 (Transmontana e Túnel do Marão)
- A13 e A13-1 (concessionária Pinhal Interior)
- A22 (Algarve)
- A23 (Beira Interior)
- A24 (Interior Norte)
- A25 (Beiras Litoral e Alta)
- A28 (Minho), nesta ultima autoestrada, apenas serão isentos de portagens os troços de Esposende a Antas e entre Neiva e Darque.
Segundo algumas imagens partilhadas nas redes sociais, na A25 as placas com os preços das ex-SCUT já começaram a ser retiradas (Foto DR).
Quem circular nas autoestradas nacionais em 2025 vai ter de pagar mais. As taxas das portagens vão subir 2,21% a 1 de janeiro de 2025. De referir que a somar aos 2,11% do IPC, sem habitação, no continente, acresce ainda 0,1%, que resulta do acordo conseguido em 2022 com as concessionárias de autoestradas para as compensar pelo travão a uma subida de cerca de 10%, em 2023, dando assim um total de 2,21%.
Agora quer ver o impacto económico que esta medida, que não é mais do que populismo/eleitoralismo, vai ter.
Há tempo para tudo e é engraçado ver a quantidade de malta a “pedir mais” agora que o governo mudou – aumentos salariais, fim de portagens nas SCUT, subsidios, etc.. e depois a chorar e a fazer manifs quando os impostos aumentam.
Despesa aumenta, peso do estado sempre a aumentar – como suportar isto? Aumentando impostos.
Isto porque ninguém quer diminuir despesa ou peso do estado. A malta até diz que quer mas no fundo só quer se não for no seu bolso.
Os impostos em Espanha estão impossíveis, ora vai lá ver.
Então nos combustíveis é nos automóveis a combustão é um coisa completamente absurda.
por isso é que inventam coisas como “impostasso” e similares ^_^
Não estão tão altos como cá mas não compares o que a espanha tem a contribuir para o PIB (até sairem de lá ou deixarem de investir.. como já ouvimos noticias há umas semanas de investimento que já não vai ser feito) e o que tens em Portugal a contribuir para o PIB. Mas se estiveres atento irás reparar que a vida “fiscal” em Espanha não tem melhorado. A carga fiscal, pelo que tenho visto, tem aumentado. Não é como cá – ainda – mas poderá vir a ser se as coisas não melhorarem.
Estou-me a reportar à locomoção automóvel apenas e só.
É um disparate o que se paga para ter carro a combustão e andar de carro deste lado da fronteira, a comparar com o que se paga em Espanha. Conheço bem os 2 lados. Só me falta comprar um carro a combustão 2700 cc com matrícula espanhola e comparar com o valor de cá, mas tb não é preciso. As tabelas estão acessíveis a todos que as queiram consultar. Ndr um bronco cá custa 140000€, em Espanha fica pelos 80000. Só por aí…Os combustíveis é outra pouca vergonha. Antes de impostos são mais caros lá, mas depois de impostos ficam muito mais caros cá.
O mais triste é constatar que a alta carga sobre o automóvel/automobilista em PT não é aplicado sequer em benefício das estradas nacionais., qt mais em AE’s gratuitas. Está tudo uma miséria e deve ser táctica para empurrar a malta para as AE dos amigos.
É observar e sentir a diferença. Nacionais com cabeça tronco e membros.
https://youtu.be/tiANUopGDz8?si=3gWFGhtZCIACsJ-e
Não, não é cá infelizmente e é feito e mantido com uma carga fiscal muito inferior sobre o automóvel/automobilista.
E notar que esta maravilha vai de pouco antes de Sevilha até Almeria (pelo menos) e de noite ainda é mais espectacular que dispensa máximos tal a quantidade de reflectores nas laterais e no próprio piso, se há uma saída ou entrada imediatamente somos brindados com luzes autênticas tipo pistas de aeroporto verdes ou vermelhas em movimento que indicam o caminho e a melhor inserção em curva. A 1ª que vez a fiz foi exactamente à noite quase nem levantei pé, sempre com o gasosas no grito, tal a intuição e o releve das curvas que parece manter-nos sobre carris. Tudo isto resultou que parecia que já a conhecia como as minhas mãos. Inesquecível tal a sensação!
Hoje apesar de haver AE GRATUITA até Almeria (pelo menos) a estrada essa, pelo que se vê no vídeo, mantem-se impecável e intocável.
São este tipo de obras que fazem baixar os índices de sinistralidade. Quais radares quais carapuça!
Pena que a sul seja só aquela via para turistas..
A CREL (A9) devia ter sido considerada.
A CREL, entre Alverca e Queluz (IC19), tem alternativa. Não gosto do traçado da CREL, e evito-a, sem grandes problemas, exceto horas de ponta.
A EN 125 não é alternativa à A22 (Via do Infante … que, de traçado, também deixa muito a desejar )
Tb não gosto do traçado e piso da CREL mas era uma SCUT portanto dever ter sido incluída, só passou a A9 para não parecer mal levar com portagens q são das mais caras por km.
Eu até tremo qd mudam o nome de uma via livre para A qq coisa.
O IC 19 não resolve porr* nenhuma, se um gajo quer ir para Alverca tem q atravessar o IC19 ou ir dar a volta pelo túnel do Grilo que esta bloqueado com as obras de Santa Ingracia.
Feliz 2025 a todos.
Digo *atravessar a 2ª circular que está sempre ao barrote.
De algumas ex-scut. Há várias em que a portagem permanece
Na A23 realmente já tiraram os preços. Assim, será que já hoje dia 31 se deixa de pagar?
O que é uma ilegalidade pois passei domingo na a28 e não sei quanto vou pagar
A “via para turistas”… Vocês alfaces, de cada vez que quisessem vir ao Algarve deviam pagar 500€ de portagem e serem interditados de usar a “via para turistas”, e serem obrigados a circular na rua nacional 125 para ver o que é bom…enfim.
Não preciso
Tenho aqui a N10 que todos os alfaces sabem o inferno que é atravessar de Alverca A Vila França.
Quem dera ter aqui uma 125 em alternativa à N10.