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“Os camiões elétricos vão dominar as frotas”: Tesla Semi arrasa num teste de 10.000 km

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Uddu says:

    Deixei de ler quando vi “Como relata a Teslarati”…

    • JL says:

      Como se eles fossem pro Tesla… Lool

    • qs says:

      eu ler 1o os comentários e li o teu comentário e deixei de ler a publicação 😀

    • Realista says:

      Eu confesso que fiquei confuso quando li “1,02 quilowatts-hora por quilómetro” porque seria um valor mais baixo que o meu carro, mas depois constatei que era por quilómetro e não por cada 100km, o que se traduz em 102kWh/100km.

      O que não é mau, considerando o tamanho e capacidade de carga

      • Grunho says:

        Depende de quanto for facturado ao kwh. Um camião convencional a diesel gasta sempre 35 litros + y de adblue aos 100. A 1,4 euros o litro nunca são menos de 50 euros/100 kms. Por outro lado, as cargas têm de ser feitas no tempo de pausa obrigatória do motorista, senão é gravete a voar…

      • Yamahia says:

        No mundo real é mais 200 kWh/100, ou seja, gasta 10x’s mais que um ligeiro elektro de passageiros.

        • JL says:

          O que é o mundo real ? O seu ?

          Então quanto gasta o seu Semi ?

          • Yamahia says:

            O Semi está no segredo dos Deuses das panelinhas, mas pode ver este Volvo:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrcUFb0mzxbjNx_asUw?e=ZqUB5g
            A 35 à hora gasta 200kWh/100 miserável.
            Notar que a marca anuncia um alcance 300 kms com 540Kwh de capacidade na bateria. Carregado “full load” não faz 190 kms a 35 à hora.
            Deve ser para rir a solução elektra para camiões.

          • JL says:

            Mas o semi não consome isso, consome metade.

            Quando se trata de consumos de eléctricos, vai buscar os que consome mais, quando se trata de combustão, divide por 2 os mais baixos. Realmente é engraçado, mas fico à espera do consumo do seu semi.

          • JL says:

            35 à hora ? Ou 35 KMS que fizeram ? Sempre a aldrabar.

          • Yamahia says:

            @JL demorou mais que 1 hora para percorrer os 35,5 kms, logo 35 à hora e estou a ser amigo duhh
            O motorista explica que são premiados por adoptarem uma condução “ecológica” ou seja, promover baixos consumos que passa por não acelerar em subidas e não acelerar e travar desnecessariamente.

            Como sabe que o TeslaSemi consome metade qd não tem à disposição praticamente nenhum dado? Nem dados da capacidade da bateria tem, qt mais. Essa empresa é mentirosa e ultimamente então têm sido umas atras das outras. O Lançamento desse camião não foi excepcão. Só grupes!
            O Melhor testemunho que pode ter, até foi vc que o postou (certamente inadvertidamente) quando os homens da PEPSI afirmam que esse camião carregado com refrigerantes não faz 160 kms. O que o coloca num patamar de eficiência inferior a este Volvo.

          • JL says:

            Onde está lá que foi uma hora ?

            Não tem ? Então este artigo é o quê? E um relato de 35 KMS é exemplo de quê?

            Interessa saber a capacidade da bateria para saber o consumo ? No seu exemplo não vem lá a capacidade da bateria.

            Onde eles dizem que não faz 160 KMS ?

        • Toni da Adega says:

          Comparar o consumo de um camião com um ligeiro…….
          Só falta dizer que um camião gasta 3L/100km

          • Realista says:

            Óbvio que um 13.000 cc V8 só gasta 0.375 L por cilindro…

          • Toni da Adega says:

            Nem todos podem ter carros como o Yamahia que faz médias de 2.8L numa utilizacão diaria. Acredito que o camião dele gaste pouco mais que isso, deve atravessar a Europa toda somente com um depósito

          • Yamahia says:

            Pois @Realista, mas haviam por aqui umas vozes a afirmarem que um camião só gastava 20 lts aos 100 e que em muitos casos apenas gastava o dobro de um carro a combustão.Eu sp disse que gastavam entre os 35 e os 40litros.
            Mesmo assim a comparar portam-se bastante melhor que os camiões elektros quando comparados com os carros ligiros de pasageiros

            @Toni, essa é a excepção e não a regra. Mania de lerem as coisas pela metade!

          • JL says:

            Como assim ? Um camião eléctrico gasta 5 vezes mais que um carro eléctrico e um a combustão 7 a 8 vezes, onde se porta melhor ?

          • Yamahia says:

            O Camião elektro gasta 10x’s a comparar com um elektro ligeiro de passageiros. Informação desde o 1º post.

          • JL says:

            Informação essa que está errada, este próprio artigo desmente o que afirma.

          • Yamahia says:

            Este artigo faz fé nas informações para o hype divulgadas pela Tesla .
            Os gajos da Pepsi já se descairam.
            Não vale a andar a espernear por causa disso.

          • JL says:

            Ah como sempre só alguns artigos servem.

            Já ? Onde ?

    • Toni da Adega says:

      E para piorar as coisas colocam relatos de empresas que utilizam Tesla Semi, que fail.
      Vou esperar pelas opniões quem não conhece ou utilizou, só assim é que pode ter opnioes isentas

    • Nuno says:

      Devias ter ido ver era a fonte oficial que é no linked in da empresa

    • Tafc says:

      +1!

      Mesmo. A fonte da notícia é um site de fanboys da Tesla.

  2. Rodrigo says:

    3,2,1 e começa a dor de cotovelo…

  3. Realista says:

    mimimimimimimimi em 3… 2… 1…

    Podem começar aqui por baixo:

  4. says:

    Sem comentar a notícia, aqui vai.
    Na minha muy modesta opinião, há aqui um aspeto interessante no que toca aos camiões. Os motoristas de pesados são obrigados a fazer pausas regulares, o que, conjugado com uma infraestrutura decente, faz com que o problema da autonomia seja praticamente inexistente. Enquanto descansam e dão dois dedos de conversa com uma daquelas raparigas simpáticas que por vezes andam pelas áreas de serviço ou dormem de noite, o camião carrega. Existem cada vez mais áreas de serviço (ou parte delas) dedicadas exclusivamente a camiões. Algumas até balneários com chuveiro têm, entre outras comodidades, o que facilita muito a vida a quem “vive” na estrada. Implementar uns postos de carregamento não é nada complicado.
    Se aliarmos a isto, num futuro a médio prazo, algumas vias “eletrificadas” que carreguem as baterias sem fios, temos uma solução bem mais interessante que os atuais camiões a combustão.

    • B@rão Vermelho says:

      No alto da minha ignorância carregar um bicho destes não deve bastar meia hora, o melhor é colocar nas estações de serviço maquina de comprimidos azuis para poderem estar entretidos com as raparigas simpáticas 🙂 🙂 🙂

      • Realista says:

        Mesmo que carregasse em 30 minutos tinha que estar parado porque o descanso obrigatório são 45 minutos.

        Mas também os carregadores não são os mesmos que os veículos convencionais, são mais largos e transmitem mais energia. Segundo a Tesla conseguem recarregar o camião até 70% em 30 minutos.

      • rui says:

        este tem uma bateria de 800kwh e uma velocidade de carregamento maxima de 1000kwh, logo é possivel em meia hora colocar facilmente 400 ou 500 km de autonomia…

        • says:

          Em teoria e em situações “ótimas” sim, mas na prática, 1MW/h de energia é muito. Multiplicado por X camiões, obriga a uma infraestrutura bem robusta. Não é impossível, mas a logística ainda precisa de muito aperfeiçoamento. Mas, não precisa de ter (por exemplo) 10MW/h na “linha”. Até pode ter um powerbank que carrega quando tem excesso e fornece quanto há procura. Mas lá está, mais custos com baterias.

          • Toni da Adega says:

            Dados fornecidos pela pepsico “750 kW Megachargers. These chargers can charge the Semis to 80% capacity in less than 45 minutes”

    • Realista says:

      As soluções que estão a implementar para a mobilidade elétrica são mais interessantes e viáveis que as atuais e até mesmo que as de hidrogénio. A somar com os desenvolvimentos que temos tido nas baterias tudo aponta que a eletrificação é e será o caminho não só do transporte automóvel particular como será para o transporte de mercadorias e chegará brevemente aos sector aéreo e marítimo.

      Ainda recentemente a Shell anunciou que vai encerrar as suas 8 estações de hidrogénio nos EUA assim como abandonou os projetos para novas estações por falta de procura e ontem anunciou também que abandonou os projetos para abertura de estação de hidrogénio na Noruega por falta de procura…

      No entanto depois temos construtores europeus, que já estão com problemas, a investirem no desenvolvimento do hidrogénio.

      • JL says:

        Na Alemanha muitas delas estão fechadas, depois do incêndio de uma nova, houve mais uns quantos incidentes e fecharam tudo à volta de Berlim, quem tem um fcev naquela zona, está com ele parado, se tivesse um bev era preciso ficar com a cidade às escuras para não poder andar com o carro.

      • says:

        O problema do hidrogénio continua a ser o armazenamento caro. Infelizmente essa barreira ainda não foi ultrapassada com bons resultados práticos, na minha opinião. Mas também acho que se tem olhado para essa questão de forma errada.
        Em vez da aposta em grandes projetos de produção, armazenamento e transporte de hidrogénio, estou convencido que várias pequenas unidades auto suficientes e All In One de produção, armazenamento e fornecimento será bem mais eficiente. Até poderíamos ter unidades (nos postos de combustíveis atuais) a produzir e armazenar o hidrogénio que vende (que até já existem). Uns painéis solares e/ou umas ventoinhas ajudariam.
        Aquela história dos “gasodutos” do hidrogénio acho que dificilmente serão algo mais que elefantes brancos.

        • JL says:

          Existe alguma coisa no hidrogénio que não seja caro ?

          • JL says:

            E quanto mais procura houver mais caro fica.

          • says:

            O hidrogénio não é caro. Tecnicamente é de borla. Colher e armazenar é que o fazem caro. Até nós em casa podemos produzir hidrogénio. Basta água. E se usarmos painéis solares ou ventoinhas, fica de borla. O problema é mesmo armazenar. Acho que a tecnologia ainda não está madura o suficiente.

          • JL says:

            Basta água e muita electricidade, essa também não é de borla, depois tem os seus sistemas de produção que também são caros, e armazenamento que completa o ciclo caro de produção.

            No caso de painéis solares não fica de borla, porque tem de fazer a comparação com um sistema alternativo, e a alternativa consome muito menos energia.

            A tecnologia já resolveu o problema do armazenamento, é comprimir ou liquidificar a uma temperatura de pelo menos -253 graus C.

          • Toni da Adega says:

            Se usarem painéis solares ou ventoinhas também produzem electricidade de borla. Até fica mais barato que produzir hidrogénio, requer menos equipamento e nem sequer gasta agua.

          • JL says:

            Já agora, quanto custa 9 litros de água, que não é água portável, mas sim água pura, des-ionizada e desmineralizada, que é o necessário para produzir apenas 1 kilo de hidrogênio que faz 100 KMS num ligeiro a velocidades de nacional e cidade.

          • says:

            Armazenar hidrogénio a -253ºC não é, na minha opinião, viável. Fica demasiado caro manter a temperatura. Armazenar à temperatura ambiente coloca questões quanto à elevada pressão. Daí achar que ainda não se fez o devido click.

          • says:

            @Toni da Adega
            Sim, produzir eletricidade é mais barato que hidrogénio (pelo menos para já). Mas na eletricidade temos a questão do armazenamento que precisa de baterias (caras) ao invés de um simples depósito. Mas são as comparações possíveis de coisas que são diferentes.
            Na minha opinião, os carros a baterias não serão a solução para os próximos 100 anos. Admito que neste momento se fosse comprar carro novo até era capaz de ir para elétrico. Para os carros a baterias serem a solução para o futuro longínquo, acho que as baterias têm de evoluir muito e eventualmente com outros materiais.
            Os carros a bateria são imperfeitos. Os de combustão também o são e os de hidrogénio idem, idem… Mas por um lado, ainda bem que temos estas dúvidas. É sinal que há alternativas. Antes não haviam e nem se falava no assunto e continuávamos a queimar petróleo como se não houvesse amanhã. Pelo menos assim já se vêm diferentes soluções. Perfeito perfeito só morar e trabalhar ao ladinho de uma estação do metro 😀

          • JL says:

            Onde é que viu que é um simples despótico ? Sabe que o hidrogênio em veículos é armazenado a 700 bar ? Porque é que a Toyota não divulga o preço deles ? Que têm de ser revistos a cada 5 anos ou x abastecimentos e trocados no maximo ao fim de 15 ou x abastecimentos ?

            Depois ainda tem a fuel.cell que custa 10 vezes que uma bateria e tem também uma bateria que sendo da mesma tecnologia das usadas nos híbridos é bem mais cara, comparando a capacidade que a de um eléctrico.

            Nenhum é perfeito e cada um tem as suas virtudes, mas não se esqueça que a tecnologia de baterias está a evoluir a um ritmo nunca antes visto.

          • JL says:

            Fez o click sim, armazenam a 700 bar que é a forma mais barata, mas isso tem problemas e custos, daí os sistemas de abastecimento nos veículos sejam complexos e cheios de falhas, basta a temperatura ambiente passar os 30 graus C e vê as bombas a levarem mais de meia hora para disponibilizar abastecimento.

    • João says:

      É que não acertaste absolutamente nenhuma. Nem uma. Não tens a mínima noção do que é a vida de um motorista de camião, nem das dificuldades do dia a dia que impossibilitam essas teorias que regurgitaste.

      • says:

        Bossa Excelência pode elucidar, por favor? Tenho sempre interesse em aprender.

        • Hugo says:

          Penso que ele deva estar a referir-se essencialmente à questão da localização dos postos de carregamento. Os motoristas de pesados, regra geral, não têm grande hipótese de fazer desvios não só por causa dos patrões/chefes, como dos horários a cumprir.
          Se à equação com descansos obrigatórios, horários do cliente e refeições acrescentarmos localização dos postos para carregamento acredito que fique muito complicado fazer o serviço nas 8-9 horas.
          Agora lá está, isto depende muito do serviço e acredito que para determinadas empresas já seja uma solução sustentável…a evolução faz-se tentando, errando e aprendendo. No futuro estas questões melhorarão, certamente.

  5. Raquel says:

    O importante agora é saber quanto tempo dura um camião elétrico vs. um a diesel. Não tenho carta de pesados e nunca tive um camião a diesel ou elétrico, mas a verdade é que os que encontro dentro e fora da cidade têm alguns anos. Não acredito que um camionista mude 4 em 4 anos de tractor, ou até mesmo de 8 em 8.

    JL, não perca o seu tempo a comentar/responder. Já sabe que os seus comentários a questionar tudo e todos, e que só a sua opinião está correcta, não serão respondidos.

    • says:

      Em teoria, tem tudo para durar mais tempo e acho que já há evidências disso, exceto, eventualmente, as baterias. Mas a verdade é que temos camiões a combustão a circular há 30 e mais anos e elétricos ainda não temos tanto tempo. Mas também não esquecer que, por exemplo, nos US os camiões são maioritariamente a gasolina e bebem que nem camelos.

    • Mr. Y says:

      Quanto tempo dura um camião eléctrico? Porque precisas de trocar de 4 ou de 8 em 8 anos?

      • B@rão Vermelho says:

        Tenho dois primos camionistas de transportes internacionais e eles dizem que na empresa deles os camiões que fazem internacionais são substituídos quando chegam ao milhão de km, depois passam para os transportes nacionais

    • Realista says:

      Mais importante do que saber o quando dura é quanto se gasta no mesmo período..

    • JL says:

      Onde disse que a minha opinião está correta ?

      Se bem entendi diz que eu faço comentários a questionar tudo e todos, se assim é não estou a dar opinião, mas sim com dúvidas.

      Mas aqui ficam, se não sabe quanto duram uns nem outros, porque assume logo que não duram tanto ? É este tipo de opinião que não entendo e que vou questionar até saber.

    • João says:

      Só para tua informação, numa empresa com alvará para transportes nacionais e internacionais, a média de idade dos tractores (vulgo camião) não pode ser superior a 10 anos.

  6. Naodou says:

    Sempre a mesma conversa sem qualquer tipo de pesquisa!!
    NOs camiões interessa quantas toneladas são capazes de transportar, algo que a Tesla mente/omite…
    Muitos camiões são usados para longas distâncias onde têm 2 pessoas a fazer trocas de turnos, algo que a Tesla não faz.
    Nos camiões não interessa a aceleração.
    Em relação à autonomia, onde é que os camiões vão abastecer? Em lado nenhum, porque em carga lenta nunca teriam carga suficiente para uma viagem, e em carga rápida seria necessário um posto completamente diferente dos que existem actualmente, sem contar que a energia necessária para o carregamento rapido de baterias de camiões é um absurdo e nenhum operador o vai entregar.
    Basta ver que nos EUA onde tem centrais nucleares já negaram esses postos porque seria necessária a construção de Novas centrais só pra carregar os camiões.
    Pra cerca de 30 camiões é necessário mais energia que uma cidade americana consome!!!

    • Nuno says:

      Amigo isto é um testemunho de um cliente queres saber mais que eles.
      1º Esses camiões com 2 pessoas são cada vez mais raros e não é de todo o mercado deste camião isso é um nicho de mercado.
      2ºA capacidade de carga para a maioria das empresas não é assim tão relevante tu enches a cabine muito mais depressa do que atinges a carga máxima o meu tio foi camionista durante 20 anos conta pelos dedos de 1 mão as que atingiu o peso maximo. Tu se fores transportar pacotes de batatas fritas nem chegas a 1/10 da cargar quando a cabine estiver cheia.
      3ºJá há postos especificos para Semi que carregam mais depressa do que o mostorista tem de descansar

      • Yamahia says:

        1ºTodos os que transportam cargas perecíveis levam 2 motoristas e em muitos casos um gerador!
        2ºBatatas fritas não chegam a esse ponto, obviamente. Mas bastam 22 paletes de Pepsi (já que se fala tanto na Pepsi) para que o PayLoad de um Tesla Semi fique esgotado. Isso representa apenas metade do espaço da galera ocupado.

        • Nuno says:

          1º Errado isso é só a partir de X km é que tem de levar 2 de for inferior basta um porque faz a viagem seguida, em portugal é rarissimo ter 2 no meio da Europa ainda há alguns mas mesmo assim são menos de 15% mas isso nem interessa para nada porque não é o objetivo de todo deste camião.
          2º Também Errado é claro que a bebida é bem mais pesada mas mesmo assim enche uma cabine sem chegar ao peso maximo daí a pepsi ter comprado tantos e estar satisfeita que já encomendou mais

          • Yamahia says:

            1ºClaro que é apenas qd se se levanta a questão do horário do motorista. Valência e Barcelona já é normal requisitarem camiões com 2 motoristas qd se trata de transportar carga perecível. Com um camiãoElektro a carga chegava lá podre nem que levassem 3 motoristas. Não é de facto a praia deles até pq o alcance real fica miseravelmente abaixo do que é anunciado pelas marcas. Estes dos camiõesElektros ainda são mais mentirosos do que os dos carrosElektros quando se trata de anunciar consumos e criar falsas expectativas.

            2º 1 pal PEPSI tem 1,20x80x1,20=1,152 m3 e pesa 900 kgs, agora faz as contas de quantas palts precisavas para rentabilizar o espaço do TeslaSemi que tem uma galera com 13,6m×2,48m×2,70m=91,22m3=79 plts que pesam 71 TONS. Portanto os TeslaSemi da Pepsi andam nem a 1/3 da capacidade no espaço andam. Ou a Tesla já fornece galeras curtas? (Não me parece!)

            Anda satisfeita ou são técnicas de Marketing? Nem todos nascemos ontem!

          • JL says:

            Errado, chegava lá meia hora depois.

            Não é o que as empresas dizem sobre a autonomia.

            Então qual é a autonomia do seu Tesla Semi ?

          • Toni da Adega says:

            @Yamahia é obvio que a Pepsi está a mentir e são técnicas de Marketing. Não sentido nenhum ser de forma diferente. E estão a queimar mais uns milhoes para fazer a mentira mais credivél.

          • Yamahia says:

            @Toni, os homens da PEPSI afirmam que o TeslaSemi carregado com refrigerantes não faz 160 kms com. Claro que não estão a mentir. Eu disse que estavam?

          • JL says:

            Então onde eles dizem isso ?

          • Yamahia says:

            Outra vez?
            No artigo que vc postou:
            “…but that heavier loads of sodas will generally only be hauled 100-ish miles.”
            Vc passa a vida a repetir-se e obriga os outros a fazer mesmo! Chiça…

          • Nuno says:

            Este motinhas para inevntar noticias é uma maravilha ahahah a Pepsi está a usar os Semis para rotas de 600km porque raio é que iriam trasnportar uma cargar 160 km mas tua achas que eles nos estados unidos têm armazens de 160 em 160 km ahahahahah
            2º 71 toneladas não há nenhuma semi reboque de trem singular que possa transportar o limite nos EUA são menos de 40 portanto parece-me que o Semi está bem a par da concorrência alias dá para ver pelas vendas e pelos testemunhos dos clientes

          • Toni da Adega says:

            Os homens da PEPSI afirmam que a Maioria das viagens são por volta de 160km (100milhas). Chegam a fazer turnos seguidos de 12 horas, onde carregam enquanto esperam. Muitos condutores fazem 400 milhas por dia, não me parece mau.
            Mas também afirmam que já fizem viagens de 450 milhas(fully Loaded).
            Toda a propaganda está disponivel aqui. https://www.youtube.com/watch?v=z-P6uhbTU38&t=140s

          • JL says:

            Mas eles não dizem isso, você é que inventou, já expliquei que isso é a distancia das cargas mais pesadas, nada a ver com a autonomia.

    • Mr. Y says:

      Então a PepsiCo, a NFI, a Costco e a Walmart foram as responsáveis por deitar abaixo o sistema eléctrico lá nos States.

    • Toni da Adega says:

      Cidade de que tamanho? Consumo electrico de uma cidade pequena tipo Lisboa ou tipo consumo electrico de Portugal.

      • Realista says:

        Só há problema no consumo energético se forem camiões a gastar diretamente eletricidade porque se forem camiões a gastar combustível que seria usado em centrais termoelétricas já não havia problema de os camiões consumirem a energia de uma cidade…

        DUH!

        • Toni da Adega says:

          O futuro passa por construir muitas centrais electricas para produzir hidrogenio. Centrais electricas para produzir electricidade polui demasiado.

    • JL says:

      Mente no peso porquê? Está lá bem especificado.

      Estes camiões não precisam de abastecer.

      Claro que interessa aceleração, quanto mais depressa acelerarem mais depressa entregam a carga, fazendo medias de velocidade maiores, além de fazerem as subidas mais depressa.

      Pode deixar essa informação de negarem postos ?

      Então quando consome uma cidade americana ?

    • says:

      Obviamente que os camiões consumem muita energia, mas nada melhor que planear a colocar os pontos de carregamento em locais estratégicos. Muitas das areas de serviço das auto estradas têm linhas de alta/média tensão perto. Nas zonas industriains. Mas mais que tudo isto, depois de haver infraestrutura, a energia distribui-se sozinha. Já no caso dos combustíveis, gasta-se gasolina/gasóleo para andar a distribuir gasolina/gasóleo. Acho que é win/win.
      Quanto à potência necessária, nada de extraordinário. Obviamente que se falarmos em carregamento rápido, será necessário algo como 1MW/h, mas se um camião fizer um dia completo (e ao que parece faz) pode bem ter um carregamento lento durante 8 horas ou mais e aí até qualquer 100 a 150 KW/h chegam não é assim tanto. Aliado a um parque solar/eólico é bingo/bango. É como tudo. Bem planeado e pensado, tudo se faz. Quando passámos dos cavalos para os automóveis tivemos o mesmo problema. Além das queixas dos tipos que recolhiam a caquinha dos animais e iriam ficar sem trabalho, também houve a necessidade de espalhar milhares e milhares de depósitos de material inflamável pelo mundo fora e andar todos os dias (ou mais coisa, menos coisa) a distribuir mais e mais desse líquido que arde, usando ainda mais combustível.

    • rui says:

      A tesla não diz o peso exato do camião, mas há aproximações, aparentemente vai de encontro a 90% das cargas.
      A performance interresa sim, poderes entrar em segurança numa via rapida ou conseguir garantir 90km/h numa subida ingreme é util e aumenta inclusive a segurança.
      O abastecimento é legitimo mas o objetico até é ser no sitios de carga/descarga, a meia hora que demora a fazer esse processo dá energia para varias centenas de KMs.
      No caso da Pepsi o que dizeram foi instalar baterias de litio para fazer de buffer entre a rede e o camião e permitir o carregamento rapido.

      Já agora a tesla disse sempre que o objetivo não é longo curso, mas sim distribuição local onde a maioria dos camiões transita, cerca de 80% não faz mais de 500/600 km por dia, mesmo nos EUA…

  7. Semprempé says:

    Não há nada como o ligeiro odor , a fragrância do diesel acabadinho de sair do escape. Camiões a pilhas – nunca!

  8. Tiago says:

    Quanto tempo para carregar as baterias?

  9. Arcturo says:

    O consumo de 1 carro electrico (na verdade qualquer carro) depende do peso e da velocidade. Pela nossa experiência com Veiculos electricos sabemos que os consumos na cidade andam por volta dos 16 kWh/100 km, na autoestrada a 110kms/h andam pelos 20/21 kWh/100 kms e a 120/140 kms/h entre 22 e 25 kwh/100 kms. Os carros electricos são muito eficientes, na ordem dos 85% (um bocadinho mais na cidade porque regenera mais).

    Os dados deste artigo dizem-nos que os consumos a uma velocidade de camião (entre 70 e 100 kms/h) andarão nos 100 kwh/100 km. Acho este valor um bocadinho optimista, tanto mais que não nos dizem o peso que transportavam. Mas vamos admitir que está certo. Então para uma autonomia de 600 kms (8h de trabalho de um motorista) teremos que ter embarcado cerca de 1000 kWh de baterias. Para carregar dos 10 aos 80% (para maximizar a duração da bateria) teremos que carregar 700 kWh em 8 horas. Bem, isto dá mais ou menos uma potencia útil de carregamento de 100 kW. Este valor é muito razoável, e compatível com os sistemas de carregamento que estão no mercado. Obviamente se quisermos carregar 15 camiões ao mesmo tempo temos que ter uma potencia instalada no local ente 1,5 e 2 MW. Este valor também me parece aceitável para a rede electrica. Tem que haver alguns reforços mas não é disparate nenhum.

    O que falta saber? A capacidade de carga…. 1000 kWh de baterias são mais ou menos 2500 kg

    Em conclusão diria que o transporte pesado em camiões electricos é uma possibilidade muito realista. Mas estamos só no principio desta transformação. A verdadeira revolução chegará com os camioes autonomos (na minha opinião a condução autonoma vai começar nos transportes pesados) e aí muda tudo porque os tempos de paragem para carregamento terão de ser mais curtos, o que implicará potencias mais elevadas e provavelmente sistemas de carregamento por pantografo. Mas isto ainda é a 20 anos de distancia.

  10. Tafc says:

    Mais banha de cobra do charlatão Musk. Ainda há malta que acredita no que o homem diz. XD

    • JL says:

      Então porque é banha da cobra ? as empresas estão erradas e o secalharya está certo ?

    • Gonçalo says:

      Não é só a malta pelos vistos as empresas compram e também são tão enganadas que até dizem bem do produto e querem encomendar mais eu também adorava ser enganado desta forma.
      Quase todas que já receberam alguns já querem encomendar mais, as pessoas não entende a poupança que isto é para as empresas, uma empresa vive dos lucros e só 2 formas de ter mais lucro ou aumentar o preço do produtos ou investir parte dessa lucro para poupar nos custos mensais

    • Toni da Adega says:

      Nada disto foi dito pelo Musk. Foi dito pelas empresas que possuem Tesla Semi. E vão comprar mais.

  11. Josué says:

    A anedota contínua, giro ver isto. Daqui a uns anos, vou-me ri à brava. Há malta que é tão defensora de uma parte, que não vê a realidade do mercado. Pensam só nelas e julgam que todos pensamos assim… Está tudo dito!

  12. Arcturo says:

    Tenho visto aqui muitas contas e muitos cálculos. aqui vão mais uns cêntimos para esta discussão
    Um camião a diesel carregado com peso bruto de 20 ton terá um consumo de 25 litros por 100 kms, ou seja 250 kWh/100kms (a densidade energética do gasóleo é +- 10 kWh/l). Como os motores diesel tem uma eficiência próxima dos 30% isto significa uma energia útil 75 kWh/100 kms.
    Um camião elétrico gastará mais ou menos o mesmo que um camião a diesel, ou seja a energia que precisamos para o mover é a mesma – a energia que consome depende do peso e da velocidade (para o mesmo coeficiente aerodinâmico). Se a eficiência de um camião Elétrico for de 75% o consumo rondará os 100 kWh/100 kms.
    Portanto os números apontados neste artigo são credíveis. As diferenças entre fabricantes serão muito pequenas. Com estes números é razoável pensar que uma bateria de 1000 kWh estará ajustada a um veiculo de 20 ton. Também é credível para a potencia. Uma bateria de 1000 kWh pode fornecer picos de 500 kW (0,5 C) sem se degradar.
    Por todas estas razões acho que a mobilidade elétrica nos transportes pesados é viável, e à medida que o preço das baterias for descendo vamos ver cada vez mais ofertas deste tipo.
    E já agora, não acredito em carregamento ultra rápido (30 min por exemplo). Não porque seja tecnologicamente impossível mas porque não vamos ter rede electrica para generalizar este tipo de carregamento. Até pode existir para efeitos de demonstração…. mas não creio que seja uma solução que o mercado vá adoptar

  13. Carlos says:

    Estive a ler e burro como sou aqui vai: 98.50 do universo é feito do elemento hidrogenio…o restante é Hélio.
    O material sólido é descrito como ACIDENTES na sua formação.
    A mercedes tem um camião que faz 1200 km com uma carga de hidrogenio.
    A atmosfera está cheia de vapor de água e andam a produzir h2 com gaz natural.
    Na Austrália estão a transformar h2 numa massa viscosa para combater a pressão elevada que é preciso para o fazer liquido.

    • JL says:

      É pois, mas não temos como ir buscar ao universo, onde a maioria está nas estrelas, portanto não conte com essa parte.

      A Mercedes tem um camião que fez vazio 1047 KMS e não dizem se ia carregado ou vazio, mas pelos números e consumo não ia carregado e fez uma média de cerca de 40 kmh.

      Sim, o problema é esse, produzir H2 com gás natural tem elevadas taxas de emissão de CO2.

      Não, não estão,quem desenvolveu isso até foram os chineses, e traz outros problemas, que é o consumo de boro e são precisas altas pressões para o produzir e altas temperaturas para o tornar em h2 utilizável em pilhas de combustível.

      • carlos santos says:

        bem vapor de agua e humidade não falta na atmosfera….só falei no universo porque é só o elemento mais abundante.
        custa assim tanto separar os dois elementos da H2O? ou não dá para os produtores de energia não terem rendimento? acho que o custo de separar os átomos não é caro.
        o meu medo é os 700 bar de pressão…um pneu a 3 bar faz estrondo….

        • JL says:

          Se não custa-se já se usava há décadas, em vez de andarmos a queimar outros combustíveis.

          Até dá mais, já que é necessária muita energia, esse é o problema, fica tão caro que o cliente não quer pagar.

          Então quanto acha que custa ? Sabe quanto custa 1 kilo de hidrogénio e quanta energia se gasta para o obter ?

        • Toni da Adega says:

          70% da superfície da terra é água. E falam de falta de água e em seca. O Algarve está rodeado de água

    • Realista says:

      O problema é como produzir e armazenar e não se é abundante…

      Não te adianta nada teres algo abundante mas se precisares de gastar mais energia elétrica para a obteres que a colocar essa energia elétrica diretamente num veículo.

      É o mesmo problema da água doce, consegues obter-la em abundância a partir da água salgada, o problema sempre foram os custos para a transformar…

  14. rodrigues says:

    Que tipo de motores serão colocados nas caixas térmicas para se obter a temperatura desejável? Já se sabe?

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