O que é e como funciona o teste WLTP?
Quando explora e lê a informação sobre um carro, um dos critérios é o WLTP. Sabe o que é e como percebê-lo?
WLTP é a sigla para Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure, em português, Procedimento de Teste de Veículos Ligeiros Harmonizado a Nível Mundial. Como o próprio nome indica, trata-se de um procedimento de teste para a certificação de veículos ligeiros.
Em vigor desde setembro de 2017, o WLTP está a ter um grande impacto na forma como os automóveis são classificados, avaliando as emissões, a autonomia de condução e a eficiência de combustível dos automóveis novos. Para os automóveis elétricos, é o teste de referência para determinar a autonomia da bateria.
Este teste foi desenvolvido pela Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa e substitui o New European Driving Cycle (NEDC) - em português, Novo Ciclo de Condução Europeu (NEDC) -, que existe desde a década de 1980, e foi concebido para fornecer dados mais realistas sobre as emissões e o consumo de combustível.
Embora o conceito do WLTP seja igual em todo o lado, a União Europeia (UE) e outras regiões utilizarão o teste de formas diferentes com base nas suas leis e necessidades de tráfego rodoviário.
O WLTP aplica-se a todos os automóveis novos de passageiros registados na UE após 1 de setembro de 2018, incluindo os veículos elétricos. Nestes, os testes servem para determinar a sua taxa de consumo de eletricidade e a autonomia máxima de condução.
Se está a pensar comprar um carro novo, o WLTP pode ter impacto na sua decisão. Uma vez que o teste se assemelha à condução no mundo real, deve utilizar os números do WLTP, em vez dos números do NEDC, para fazer a sua escolha.
Qual é a diferença entre o WLTP e o NEDC?
O processo de teste WLTP é semelhante ao NEDC, na medida em que é efetuado num laboratório numa estrada de rolamento. A principal diferença é que o teste WLTP é realizado numa distância maior e a velocidades mais elevadas.
Além disso, inclui acelerações, desacelerações e períodos de repouso mais realistas, simulando com maior exatidão as condições de condução reais.
Outra diferença entre os dois processos é o facto de o WLTP ter um tempo de teste mais longo, com uma duração de 30 minutos, em comparação com o tempo de teste NEDC, de 20 minutos.
O WLTP é, portanto, mais exato relativamente às emissões e ao consumo de combustível de um veículo no mundo real, ajudando os consumidores a tomar decisões mais informadas.
Como funciona o teste WLTP?
O teste WLTP é efetuado numa série de velocidades e condições de condução diferentes, incluindo condução urbana e extra-urbana. O ciclo de teste começa com uma fase inicial de "arranque a frio", durante a qual o motor e a transmissão são colocados à temperatura de funcionamento.
Depois, o veículo é conduzido a uma velocidade constante durante dois minutos, seguindo-se uma fase de aceleração e uma de desaceleração. O ciclo é, então, repetido várias vezes para produzir um resultado médio.
Como funciona quando o carro é híbrido plug-in ou elétrico?
Devido às complexidades dos veículos híbridos elétricos plug-in, por funcionarem tanto com bateria como com combustível, o WLTP tem uma forma específica de os testar, pois precisa de avaliar o desempenho da bateria e o desempenho do motor para obter os valores de eficiência corretos.
Os híbridos plug-in têm de efetuar o teste WLTP várias vezes, começando com uma bateria totalmente carregada e terminando com uma bateria vazia. É efetuado outro teste quando a bateria está totalmente descarregada e o automóvel funciona apenas com gasolina ou gasóleo, o que dá uma ideia clara da economia que os condutores podem esperar.
Após a realização destes testes, a autonomia elétrica do automóvel é utilizada para determinar os números oficiais de emissões e de economia de combustível do automóvel.
Nos elétricos a bateria, o principal elemento a ser medido é a autonomia, uma vez que o teste calcula o número de quilómetros que se pode esperar obter da bateria em condições perfeitas.
Apesar de útil, importa ter em mente que o WLTP é um teste de laboratório, pelo que nem sempre é exímio na determinação da autonomia real de um veículo elétrico, pelo impacto que as condições do mundo real têm na autonomia.
Imagem: Drive
WLTP=Embuste criado pela UE e alguns outros países que carregam a bagagem política da ME. CN faz pior com o CLTC. Os EUA ainda são os menos maus mas por vontade dos políticos da Califórnia o CLTC é que era.
Isto devia ser como antigamente:
-Quanto gasta um carro em cidade, EN e AE. O Resto é atirar areia para os olhos da pessoas que compram elektros que com despudor anunciam 600 kms e depois não chegam aos 300. Quem acreditou, ferrou-se!
É facil de saber os valores reais, se for a combustao é dividir o consumo por 2 (metade do consumo). Se for elektro é dividir a autonomia por 2 (dobro do consumo)
Qd escolheres um elektro, manda às malvas o WLTP e procura o equivalente EPA. Dessa forma a desilusão não será tão grande!
Mas eles fazem o que anunciam, e até mais, já os a combustão nem por isso.
Não fazem nada, então a Tesla é a mais mentirosa deles todos
Gostei especialmente desta parte:
“”Mesmo no verão, o Tesla Model Y de 2021, que anuncia 326 milhas de autonomia, mal atingiu 250 milhas e teve uma média de 200 milhas. Entretanto, no inverno, mesmo com a sua bomba de calor octovalve, os proprietários estavam a observar autonomias que variavam de 124 (CENTO E VINTE E QUATRO!!!) a 235 milhas.”
https://electrek.co/2023/07/27/tesla-vastly-overstates-its-vehicles-range-report-states/
Até criaram um departamento qd foram inundados com 2000 reclamações de rajada porque as pessoas julgavam que tinham os caros estragados. loooloooloool
Tanto faz que até já lhe apresentei um que fez e cá em Portugal.
Então mostre lá essas reclamações ? Devem ser um gota no oceano comparado com as que existem na alternativa.
De 25, apenas 3 ficaram abaixo, e por poucos KMS, não encontra nada igual nos a combustão.
https://observador.pt/2021/06/24/qual-o-electrico-que-vai-mais-longe-a-naf-diz-lhe-tudo/
Ahhh já cá faltavam as velhas missas de de há 3 anos em que muitos caíram que nem patinhos.
Entretanto acordaram:
https://robbreport.com/motors/cars/tesla-reduces-range-estimates-testing-rule-changes-1235468341/
Já este ano, mais reduções EPA por parte da Tesla depois de intimada pela justiça!
Ha 3 anos foi há 3 anos, estamos a falar de wltp e nesse caso até ultrapassa, coisa que as missas a combustão não conseguem.
Esteja calado, os veículos a combustão facilmente ultrapassam o WLTP, e é pelo dobro.
Já se esqueceu?
https://youtu.be/azQ67YEPCxs?si=HZUJcH53Ap39Hrzv
Já os veículos elétricos nem cumprem o WLTP nem o EPA. Para os elétricos cumprirem o WLTP só com vento a favor, temperatura ambiente não muito acima nem muito abaixo dos 23ºC, numa descida, e sem chuva. E mesmo assim, é preciso um pé muiiito leve.
Só um é que passou ? Mostrei-lhe 22 que passaram, arranje lá mais 21 .
Só um? Loool
Deve estar a brincar, o record mundial nem pertence a esses mas sim a um casal de velhotes num 2.0TDI.
Anda muito esquecido vc 😛
Portanto só um, que nem prova nada.
Eu já contei 2, este é um 1.6 TDI e o dos velhotes era um 2.0TDI
Uuuuuaaauuu
Tome lá outro.
Este até está a emoldurar o Guiness:
https://www.guinnessworldrecords.com/world-records/longest-fuel-range-(standard)
Vá lá destronar isso com um elektro.
Piuuuuu
Onde está a velocidade para saber se cumpriu ou não ?
Para que quer a velocidade?
Já lhe disse váriasx’s, desde há mais de um ano a esta parte, que para conseguir estes registos de consumo, só tem que manter o carro num regime de RPM constante na faixa do NM máximo e na última relação de cxa. Evitando ao máximo travar e consequentemente ter q recuperar a velocidade. O quadro ideal é uma AE infinita com pouco trânsito.
Consoante as motorizações e configurações de caixa de cada modelo, essa velocidade situa-se entre os 80 e os 90 kms/h.
Tem aqui mais um q fez ≈2800 kms com 1 depósito em 29 horas onde os pilotos explicam isso mesmo:
https://press.audi.co.uk/en-gb/releases/496
*1800 kms
A Audi a dizer que um dos seus carros fez isto e aquilo.
Loooooooool
Portanto 2800 KMS em 29 horas tinha de dar uma média de quase 100 kmh, portanto já estamos a ver que é mentira.
Não seja ridículo.
Não são precisos dotes de piloto para manter uma velocidade entre os 80 e os 90 numa AE em recta.Nesse quadro exige-se acima de tudo uma elevada dose de paciência que ja vimos estar intrínsecoa na maioria dos condutores de elektros looolooolool
Mas manter 80 a 90 kmh não faz média de 98 kmh, nem perto disso, portanto é treta.
Por acaso é o contrário, onde se vê isso é nos condutores de ICE.
Decerto não leu
1 852,8 kms : 28horas =66,17 média
Qt ao resto, vê-se, tiram qq um do sério, sobretudo qd decidem ir a pisar ovos na faixa da esquerda com a direita livre. Este comportamento já está tão intrinsecamente ligado aos condutores elektros que estes já nem se apercebem da m* que vão a fazer e no fim ainda querem ter razão. Tanto na estrada como nos fóruns
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrPwqs4XB7EmuiJbT2g
Vcs viram isto? Lol
Vimos, vimos. É lidar
Você é que disse 2800, não eu.
Isso está ligado é aos a combustão, quando olham para o conta KMS, pensam que vão devagar, depois olham para o ponteiro da gasolina e pensam que vão depressa, depois vão tipo yo-yo-yo, sempre a acelrar e a travar, tal como esse que está que está aí.
Em vez de desconversar devia aproveitar para aprender para eu não ter q estar sp a repetir-lhe a mesma coisa.
Não é todos os dias q se tem oportunidade de colher os ensinamentos de 2 pilotos.
A Audi não falou, a audi transcreveu o feito e as opiniões dos pilotos.
Assim como transcreveu que até hoje nenhum carro conseguiu bater o TDI em LeMans no q concerne à distância percorrida em 24 horas.
Temos pena. Piuuuu
Pilotos da Audi ? Boa .
Isso só prova aquilo que disse antes, qualquer “parvo” consegue num eléctrico fazer as médias do wltp, com combustão só malta experiente e ainda assim com dúvidas, já que a imparcialidade fica afetada.
Deve ter corrido em LeMans, mas não conseguiu fazer as médias do wltp.
Há anos que o model S passou a barreira dos 1000 kms. Mas a experiência foi numa pista oval e precisou não passar dos 40 km/h, faróis apagados, janela fechada e ar condicionado desligado.
@Pplware podem comparar os testes de estimativas WLTP e EPA. Porque é que o EPA é muito mais fidedigno?
Como abordado aqui -> https://insideevs.com/features/695492/epa-vs-wltp-ev-range-difference/
Mesmo o ciclo EPA não é de fiar.
A EPA em princípio confia que as marcas lhes fornecem os dados e que os obtêm cumprindo a fórmula EPA. No entanto algumas marcas não o fazem e aldrabam os princípios dos cálculos.
Esse valor EPA (333 milhas) já não está correcto
A Tesla já reduziu esse alcance EPA para 310 milhas para o seu model 3LR mas só depois de várias fontes independentes lhe terem descoberto a careca!
Ainda assim as 310 milhas continuam a ser um exagero face ao que se tem apurado!
Mais outra mentira, o tesla anuncia model 3 LR tem 363 milhas de EPA.
https://www.tesla.com/model3
“Interestingly, recently Tesla has been guiding its EPA numbers lower, saying that all models of its Model 3 LR were seeing 310 mile range”
Está no artigo descobre carecas!
Mas o que interessa o que está no artigo, basta ir ver ao site da tesla e ver o que lá está, uma mentira repetida 20 vezes não passa a verdade.
O que a Tesla diz não se escreve. Ainda não aprendeu?
Estude, a matéria está toda no Electrek!
Então mas primeiro o que ela dizia é que contava, agora já não ?
Passam o EPA e ainda sobra, isto a 70 MPH
https://youtu.be/S6rgzGizgaQ
Oh…oh… um vídeo de um padre elektro:
Não desistem estes gajos ahahah
Na verdade tem 3 meses no ano que muitos não ultrapassam 124 milhas (CENTO E VINTE E QUATRO!!!) e o máximo que conseguem ao abrigo das melhores condições são modestas 252 milhas.
(teste na vida real e medido pelos testadores da EPA seguindo os procedimentos da fórmula EPA:
https://electrek.co/wp-content/uploads/sites/3/2023/07/image-21.png.
O que o range local tem a ver com o assunto ?
Mas o que isso tem a ver com wltp e EPA ? Não entendi ?
Não entende? Puxe pela cabeça que chega lá!
Então se eu tiver um carro e andar a acelerar como se não houvesse amanhã, o carro tem de cumprir o wltp ou epa ?
Compro um por 10 milhões de euros que faça isso, vá puxe pela cabeça .
Quem é que andou a andar a acelerar como se não houvesse amanhã? Que se saiba, os testes da EPA não consistem em andar a acelerar como se não houvesse amanhã!!!
Eles não reportam nenhum teste EPA.
Desculpe Yamahia, mas fala do que não sabe.
Agora vamos lá falar sobre realidade por experiência própria:
Como diz, é verdade que um Tesla que anuncia 600Km pode apenas fazer 300km – verdade se andares em AE a alta velocidade (e não refiro aqui a velocidade por motivos óbvios).
Facilmente se chega ao consumo médio de 25,6kW/100Km – média real feita em 340000km num model S de 2019 (90% trajeto AE). Para baralhar ainda mais, em 1000km um EQE SUV nas mesmas condições dispara para os 31kW/100Km . E baralhando ainda mais, um GLC 220 4Matic faz de média no mesmo percurso 9lt/100Km – quase o dobro do anunciado.
Mas outro condutor aqui em casa num model 3 faz um consumo, no mesmo percurso, de 20kW/100Km.
E, eu próprio, em percurso urbano e nacionais já fiz médias até abaixo do anunciado, tanto nos elétricos como nos a combustão.
Portanto, tem tudo a ver com o pé com que se calca o acelerador.
Caro @Paulo Santos, certamente escapou-lhe este post:
https://pplware.sapo.pt/motores/o-que-e-e-como-funciona-o-teste-wltp/comment-page-1/#comment-3537722
Está td provado e comprovado. A Tesla mentiu deliberadamente à EPA e por consequência aos Clientes.
Coisa que o grupo vag fez durante décadas.
VAG faz o oposto. A Passat gasta 2.8l/100km e anunciam quase o dobro
Looool, mesmo
Como está provado e comprovado quem não possui Elektro é quem mais conhecimento tem. Quem conduz Elektros diariamente são os unicos que não sabem.
Para se saber realmente como são as coisas é preciso perguntar a quem não tem e nunca experimentou, esses são os unico que sabem tudo de como é a experiencia do dia a dia.
Enfim alguém que me percebe.
Cada vez acho mais piada aos radicais (de ambos os lados), mas reconheço que esses radicais têm mais experiência do que eu – 3 elétricos puros, 1 plug-in, 1 híbrido de 2015 e 1 ICE cá em casa numa família de 5.
Enquanto não forem honestos a reconhecer as virtudes e os defeitos de cada sistema, não terão da minha parte credibilidade.
Enfim alguém que me percebe.
Cada vez acho mais piada aos radicais (de ambos os lados), mas reconheço que esses radicais têm mais experiência do que eu – 3 elétricos puros, 1 plug-in, 1 híbrido de 2015 e 1 ICE cá em casa numa família de 5.
Enquanto não forem honestos a reconhecer as virtudes e os defeitos de cada sistema, não terão da minha parte credibilidade.