Portugal: Novas matrículas dos carros aprovadas! Saiba como vão ser
Tal como já tínhamos revelado, há novidades nas matrículas dos carros. Hoje foi aprovado o decreto-lei que altera o regulamento do número e chapa de matrícula, o código da estrada e o regulamento da habilitação legal para conduzir.
As novas chapas de matrícula, têm novas combinações de carateres e adotam um formato que simplifica a sua produção. Saiba como vão ser.
O número de matrícula dos automóveis, motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores é atualmente constituído por dois grupos de dois algarismos e um grupo de duas letras, sendo os grupos separados entre si por traços. Assim, posicionam-se ao longo do tempo da seguinte forma:
- “AA-00-00” – matrículas atribuídas até 29 de fevereiro de 1992;
- “00-00-AA” – matrículas atribuídas a partir de 1 de março de 1992;
- “00-AA-00” – matrículas atribuídas a partir do fim da utilização do modelo referido na alínea anterior e série usada atualmente.
Novas matrículas dos carros
Segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), esta nova combinação terá uma maior longevidade. Isto porque serão usadas, pela primeira vez, as letras Y, K e W nas matrículas portuguesas. Como se pode ver na imagem seguinte, as novas matrículas serão constituídas por um grupo de duas letras, seguido de um grupo de dois algarismos e outro grupo de duas letras. A separação é feita através de traços.
Adicionalmente, foi alterado o regime de emissão, revalidação, substituição, segundas vias e trocas de títulos de condução nacionais e estrangeiros, que passam a poder ser prestados nos Espaços Cidadão, pelos trabalhadores que prestam o atendimento do serviço.
Este artigo tem mais de um ano
Quero ver a quem vai calhar a matrícula SE-69-XO hahahahahaha
ahahah
Não vamos estar cá para ver, será daqui a muitos anos
Esta geração de matriculas durou 14 anos… Portanto 2030 mais coisa menos coisa ainda deves ter rijo.
Esta durará bem mais porque agora tens dois conjuntos de letras onde cada pode ir até 26 caracteres. É como diria o Guterres: É só fazer as contas
Com o atual ritmo de vendas este sistema dura mais de 90 anos.
Ahahaha. Vão existir piores combinações…
CA-11-CA
FO-69-DA
PU-99-TA
VA-69-CA
…
Enfim, vai ser bonito
Bonito ?e quando aparecer estas ao barulho CO-00-NA ou então NO-00-CU se calhar isto ainda vai ser repensado
Não precisas de aguardar tanto pela CO-69-NA…
Muito menos pela AN-69-AL…
Daqui a 40 anos
PU-69-TA!?
PU-##-TA, PI-##-CA, PI-##-TO, CO-##-NA, etc. Vai ser bonito…
ME-33-DA… 😛
HAHAHAHAHA \m/
PI-55-AS
Pois… em PT não há o Hyundai Kona 😀 😛 é Kuai…
VA-61-NA
gosto disso ….
Brilhante, é bom ver o país a andar para a frente, quero uma dessas!…
Kauai*
F0 -69-DA
KE-69-RE
bu-##-fa
vai ser só pessoal a memorizar matriculas completas agora xD
CR-##-LH
BO-##-BO
RA-83-TA
Tantas combinações de palavras com 4 letras. Em alguns casos vai compensar comprar usados… Ai ja se sabe a matricula que tem… Quando é novo é uma lotaria tem que se ficar atento às combinações que estao a sair nesse mes e ver o melhor mes para comprar carro…
creio que vai haver matriculas que todos gostariam e essas vão valorizar os respectivos carros para valores incalculáveis …
“Segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), esta nova combinação terá uma maior longevidade. Isto porque serão usadas, pela primeira vez, as letras Y, K e W nas matrículas portuguesas.” a maior longevidade vem do facto de se usarem 4 letras em vez de 4 números…o K, Y e W são apenas uma pequena percentagem da totalidade de matriculas possíveis.
+
exatamente o que eu pensei!
3 letras são apenas uma pequena percentagem? São só 17.713.500 de matrículas.
Claro! É uma questão de saber fazer contas, o que mem toda a gente sabe.
Nem mais. Por vezes é cada calinada… :/
+1
Com esta nova combinação de letras e algarismos dá para 45.697.600 matrículas, nas anteriores combinações desde sempre em Portugal foi de 3 x 5.290.000 matrículas. Agora vai dar para muito mais tempo. Em 2018 foram vendidos 273.213 veículos.
Mas em cada parcela da matrícula podes meter apenas 10 números.. Enquanto letras há 26 ou 27… Dá para fazêr muitas mais combinações
27? Será alguma letra do alfabeto Grego?
Esta nova combinação terá uma maior longevidade não só porque são adoptadas novas letras mas também porque passa a haver 4 caracteres com 26 possíveis combinações em vez de 4 com 23
podiam acabar com o mês e ano na matricula porque só falta o nº de telefone na matricula e se é solteiro ou divorciado é uma estupidez ter ano e mês e discriminatório
Concordo plenamente.
Podes sempre optar por fazer matriculas novas sem essa parte
Sério? Sempre entendi que isso era obrigatorio nas “novas” matriculas.
Nao estarás a confundir com as matriculas antigas? Muito antigas, com as letras em relevo?
Não não podes
@Antonio Ferreira
Isso depende das matrículas que estavam em vigor na data em que o carro teve a sua 1ª matrícula. Por exemplo, um carro anterior a 1992, seja nacional ou importado, pode perfeitamente usar matrículas pretas.
Moral da história: um carro antigo pode usar um modelo de matrícula mais recente. O oposto é que não
Tenho a mesma opinião, isso só serve para incentivar a malta a sentir-se mal com o carro que tem, a comprar carros novos passado pouco tempo, a provocar inveja porque o veículo do vizinho é mais recente que o deles e por aí em diante.
Então e é pela matrícula que a “malta” se sente mal? Nao será pelo carro ser velho?.
Francamente vendi carros a vida toda e é a primeira vez que vejo alguém a dar importância a isso.
E já agora porquê placas brancas? Não será racismo? Valha-me Deus….
A data na matrícula serve sim para criar preconceitos ligados à idade do carro, pois logo a seguir vieram limitações de circular com carros de certas idades em certas zonas urbanas, o que levou a que muita gente teve de mudar de carro para carros mais novos. Por exemplo ouvi dizer que quem trabalha pela uber não pode andar com carros com mais de 8 anos e a resposta não está no certificado de inspeção do IPO mas sim na matricula
“preconceitos ligados à idade do carro”….a ignorância neste povo surpreende-me sempre!!
As limitações de circulação por idade tem a ver com a poluição, não com preconceitos…os carros antigos poluem mais que os novos, em condições normais de funcionamento (como é óbvio). As datas na matricula vieram permitir essa legislação e esse controlo que não era possivel antes…
“Levou muita gente a mudar para carros mais novos” <–Fixe!! poluem menos, todos ganham!! Era esse um dos objectivos da nova lei!
Sinto-me tão mal por ter de explicar coisas tão básicas a um ser da minha espécie…credo!!
Além disso, quem compra um carro só porque tem um número na matricula que "diz" que é velho, de certeza que não tem problemas de dinheiro….
"a resposta não está no certificado de inspeção do IPO mas sim na matricula"…errado…a resposta está nas regras da uber e no cumprimento das mesmas pelas pessoas que lá trabalham…infelizmente se houver uma regra que diz que não se pode roubar, mas não houver fiscalização, a besta do bicho ser humano vai roubar na mesma!! Respeito pelos outros não está na nossa natureza!
Sim, concordo. Só em Portugal é que temos o ano e o mês nas matrículas do carro. Seria como termos tatuado na testa a nossa data de nascimento. É um absurdo.
@asdasd
Por falar em ignorância… Então um carro mais antigo significa sempre mais poluente? Será que o meu modesto Renault de 1997 emite mais gases poluentes que um carro de alta cilindrada como um Porsche?! Sorte marreca!
E vou mais mais longe, para vermos o quanto essa lei é ridícula. Será que um Citroen Saxo de 12/1999 polui mais que um Citroen Saxo de 01/2000? Então porque é que um não pode andar em certas zonas de Lisboa e o outro pode?!
É por isso que defendo que essa lei devia basear-se não pela idade da viatura, mas sim pelo valor emissões de gases que emite… isto se o objectivo for realmente diminuir a poluição do ar.
Confesso que tal coisa nunca me passou pela cabeca, mas também sou daquelas pessoas que tanto me faz aquilo que os outros pensam ou deixam de pensar pelo que por consequencia nao me sinto nem nunca senti superior ou inferior a alguém, especialmente pelos carros que conduzo ou deixo de conduzir.
Só alguém com ela muito pequena é que pensa assim pelo que necessita e comprar um carro mais recente para mostrar aos vizinhos que apesar de a ter pequena conduz um carro mais recente que o deles.
Eu honestamente tenho o meu peugeot de 1998 e anda que eh uma maravilha, gastei 600 euros na compra e ja me levou a onde eu queria e nunca me deixou ficar mal, fiz +1400 km com um depósito e vi muitos carros recentes encostados na beira da autoestrada com avarias, ou porque o sistema detetou um erro falso e nao deixou andar mais o carro.. como diz o meu tio que eh o meu mecanico, cada ano que passa continua a preferir os “velhinhos”
Eu honestamente tenho o meu peugeot de 1998 e anda que eh uma maravilha, gastei 600 euros na compra e ja me levou a onde eu queria e nunca me deixou ficar mal, fiz +1400 km com um depósito e vi muitos carros recentes encostados na beira da autoestrada com avarias, ou porque o sistema detetou um erro falso e nao deixou andar mais o carro.. como diz o meu tio que eh o meu mecanico, cada ano que passa continua a preferir os “velhinhos”
Já somos dois, amigo. Ainda por cima esse tipo de avarias destes carros modernos não é qualquer oficina que é capaz de resolver. Os carros de hoje em dia estão cheios de artimanhas que às vezes em vez de ajudar só atrapalham. E qualquer avaria que aconteça, o carro lá terá de ir à marca, que como toda a gente sabe, cobra um balúrdio para reparar avarias.
Moral da história: Quem quer quantidade, compra um carro todo XPTO de última geração. Mas quem quer qualidade, como eu, compra um carro mais antigo.
Então para evitar que a pequena reaja dessa forma, o melhor seria eliminar as datas, que para nada servem, das matrículas.
@Brahma,
Cada um tem o que tem, mas a ideia que num país onde os salários sao tao baixos que grande parte da populacao nem para pagar um arrendamento ganha e que a maior preocupacao é que na matricula do carro diz o ano do mesmo é um bocado assustador.
convido a todos a fazer uma petição pra recolher assinaturas para acabar com o ano e mes na matricula e levar o caso a assembleia ….
A questão é que essa data nada diz acerca da idade do veículo!
Apenas indica a data de matrícula.
Por exemplo, se um carro com 10 anos for comprado no estrangeiro, e se for matriculado este mês ficará lá indicado 19/12. Daí pagará o novo imposto de circulação como se fosse agora comprado novo cá em Portugal!
Isso é que é uma aberração! O imposto só tem em conta a data de matrícula e não a idade do veículo!
O “Ano/Mês” que aparece visivel na matricula, é o Ano/Mês da primeira matrícula. Se comprares agora um carro com 10 anos, vai aparecer 09/12, ou seja, Dezembro de 2009, que foi a data da primeira matricula lá no pais de onde foste buscar o carro.
Errado. É a data da matrícula em Portugal.
Erro meu. Estava a confundir com outra situação.
Certo. Isto vem do tempo do Cavaco Silva, por causa dos carros importados usados que levavam uma matrícula nova e eram revendidos como tendo menos idade. Lembram-se das matrículas com a letra K? Depois acabaram com essas matrículas e instituíram a inscrição da data do primeiro registo. Por isso, podemos ver matrículas recentes (??-X?-??) e que no canto amarelo marcam, por exemplo, 18/08.
A nova combinação será a partir de quando?
A partir do momento em que se esgotem as combinações possíveis do modelo em vigor
Poderiam aproveitar para acabar com a aberração das matrículas de mota não terem o “P” de Portugal no fundo azul. É obrigatório nos motociclos em toda a Europa, mas em Portugal não. Ou seja, se tem o “P” na matrícula da mota e é apanhado em Portugal, dá multa, mas se sair para fora de Portugal e não tiver o P é multado também…
Enfim, tuguesices…
Gostava de ler o DL, pois contava com mexidas no modelo matricula das motas (inclusao do P)
Mesma coisa para o pessoal que tem veiculos no UK, nao temos obrigacao de ter o país identificado na matricula mas se sairmos do país devemos de colocaro GB (tipo ovo estrelado) ou adicionar o GB/SCO/ENG/CYM/NIRL no canto da matricula.
Curiosamente já andei na Europa com carro daqui sem nada e nunca me disseram nada, posso ter tido sorte.
Peles vistos a aberração vai acabar, o novo modelo dos motociclos vai incluir o P
Excelente!
nao vai.
Não cuspas para o ar!
Anda com medo a alguma coisa!
Repare nas matriculas das motas estrangeiras.
Só em Portugal é que andamos sempre à rasca com os autocolantes, que são enormes e não podem estar colocados nas malas.
As coisas que estão mal devem ser corrigidas e o P não aumenta o tamanho da matricula e só se poderá aplicar ás matriculas novas ou a quem pretenda por sua iniciativa mudar para o novo modelo.(caso fosse alterado claro)
FO-69-DA
Podiam era acabar com aquele fundo azul com a letra P, que coisa mais feia, bastava o fundo azul com as estrelas, e com aquele fundo horroroso amarelo com o mês e o ano tão descriminatório
Dizer o ano na matricula é descriminatório porque?
Claro que à parte de descriminatorio é estúpido, pois esse dado é irrelevante para a polícia e só foi pensado para fomentar o consumo através da vergonha de ter um carro com a matrícula um pouco mais velha e que todo mundo se dê conta através da matrícula..
E porque também havia muitos vendedores de carros a vender carros velhos importados e a dizer que eram quase novos…
quase novo para eles não tem o mesmo significado pra sí , ou seja é relativo á muitos carros com perto de 20 anos impecaveis e melhores que muitos novos no caso da vw o golf 4 ou golf 5 é muito melhor que o golf 6 que só dá problemas
Descriminatório para quem se sente inferior por ter um carro mais velho que os vizinhos.
Como eu para mim tanto me faz, nao vejo isso.
Gostaria de andar com a sua data de nascimento tatuada na testa?
Claro que é relevante, tanto é relevante como vem inscrito no documento do carro e é usado para calculo de impostos e inspecoes.
Comparar isso a ter a idade na esta é um bocado naquela.
A letra K já foi utilizada nas matrículas portuguesas.
A letra K já foi utilizada nas matrículas portuguesas.
Sim, em carros importados, há muitos anos!
Qual foi o Decreto de Lei ?
Se adotassem um sistema como o alemão, nunca teriam problemas com longevidade.
As matrículas são dividas por distritos e escolhidas pelos proprietários. Ou seja, uma matrícula em Lisboa seria “L – AA 0000”
Dispenso.
Tenho direito à privacidade, nao precisam de saber que sou de Lisboa (ou do Porto, ou de outra cidade qq).
Esse direito é que levou a dispensa de colocar a plaquinha no carro com o nome endereco do proprietario no tablier do carro… lembram-se?
(Depois os ladroes assaltavam as casas dos donos que estavam de ferias no Algarve).
Ha que aprender com os erros do passado.
Qual é o problema de na matricula identificar o distrito de registo do veiculo?
Especialmente quando qualquer pessoa se pode dirigir ao IMT e pela matricula saber quem é o actual proprietário, nome, morada e afins?
por exemplo em espanha quando á os jogos entre o barcelona e o real madrid os carros tem na matricula a que cidade pertencem então os carros eram incendiados e partiam vidros e roubados porque eram dos adeptos rivais …
Isso para além de crime é parvo, e nao me parece que seja um argumento para nao ter.
Concordo, isso é que era, usar o sistema alemão/austríaco! Já o temos para os reboques, porque não alargar para os automóveis? Para além do Estado lucrar com isso indirectamente, pois cada vez que se mudasse de concelho seria necessário fazer novas matrículas, também asseguraria a privacidade, uma vez que o proprietário seguinte já não teria a mesma matrícula. E para as autoridades seria mais fácil localizarem, por exemplo, um carro furtado se o mesmo andasse a circular fora do concelho onde foi registado.
É pena que, na maioria dos casos, Portugal é orgulhoso demais para copiar sistemas que funcionam bem. Se virmos as matrículas de outros países “mais pobres”, vemos que tiveram a humildade de admitir que o sistema de matrículas e selos de inspecção usados na Alemanha/Austria são um bom sistema (ex.: Ucrânia, Hungria, Eslováquia, Rep. Checa, Lituânia, Moldávia, Montenegro, Macedónia, Polónia, Roménia e Sérvia – https://de.wikipedia.org/wiki/Kraftfahrzeugkennzeichen#Aufbau_der_Kfz-Kennzeichen_in_einzelnen_Staaten)…
nao ´boa ideia…. Os espanhois tinham ese tipo de matriculas e era lixado…. pois o pessoal olhava de lado por exemplo cuando uma matricula de madrid andava pelo pais vasco ou por catalunha…. Tambem era foda no mercado de usados,,, as pessoas torsiao o nariz quando iao a comprar um carro de outra cidade.
@Gino
Completamente de acordo. Por alguma razão os espanhóis acabaram com esse tipo de matrículas.
Aqui em Portugal também funcionava assim com as motorizadas, que tinham matrículas camarárias. Mas depois isso acabou, por alguma razão foi.
E além disso, sou da opinião de que num país pequeno como o nosso não faz sentido algum separar matrículas por regiões.
Alguém me poderia explicar a necessidade de ter o mês e ano?
Serve para o Tuga se entreter a cuscar e a se compararem uns com os outros.
É o que me parece e ninguém tem coragem para retirar isso. Julgo que não existe nos outros países europeus
Volto a dizer o mesmo que ja disse em um comentario anterior.. Façam matriculas novas para os vossos carros sem ano e mes do mesmo, simples..
+1
Evidentemente que toda a gente se pode enganar mas temos sempre que ter em consideração pessoas que acreditam em tudo o que lêem. Estar a dizer (aparentemente mais que uma vez) que se pode fazer a matrícula sem o mês e o ano é estar a dizer às pessoas para andarem fora da lei, então também pode dizer para andarem sem matrícula. As coisas são legisladas e neste caso artº 37 do R.C.E( Decreto nº 39987. Portanto…
E só mais uma coisinha; a não ser que tenha uma máquina de matrículas em casa ninguém lhe faz uma matrícula sem o mês e o ano
Se a viatura for posterior a 1998, é obrigatório, na dêem ideias que possam levar outros a cometer infracções…
Estás enganado, em outros países europeus também tens identificacao do ano de matricula do carro e muitas vezes até da zona de registo do carro, em alguns casos através de letras ou numeros na combinacao da matricula.
Só alguém com complexos de inferioridade é que se incomoda com tal coisa, mas mesmo antes de ter lá de lado, podia pura e simplesmente saber-se através das letras…
Exemplo, um carro com matricula HM-50-10, correspondia a um carro matriculado no final de 1996.
Com essa matrícula seria de 1964, 1974, 1975 ou de 1981.
Já com o HM no fim, isso aí, seria de 1996.
@Victor,
Sim tens razão, enganei na orientação 🙂
É verdade, a Alemanha por exemplo. Só que lá a data faz sentido e é utilizada apenas nas matrículas para carros de exportação que deixam de pagar impostos no país exportador e naturalmente têm uma data para abandonar o país e por isso têm lá a data limite nas matrículas de trânsito. O que se trata aqui é que essas datas nas matrículas portuguesas não fazem outro sentido senão o do consumismo assim que prepare-se para comprar a sua nova máquina com data de 2019 e lembre-se que em 2020 já está fora de moda.
@Alberto cruz,
Consumismo para aqueles que a unica coisa que pensam é em como se mostrar e assumir na sociedade por algo que nao sao, mas sim pelo que tem.
Num país onde as pessoas fossem coerentes e vivessem sob aquilo que podem ou nao ter, talvez as coisas fossem diferentes.
Com tanta preocupação em abater veículos em fim de vida.
Porque razão não as reutilizam.
Bastava associar o vin do veículo a respectiva matrícula.
E quando abater o carro entregar a matrícula ao centro de abate ou a DGV.
Onde estou a residir as matrículas nem são aparafusadas. para se no caso de o veículo circular em ilegalidade , as autoridades competentes removerem as matrículas.
tem todo o meu apoio
@Adilson
Os nossos números de Identificação Civil (Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade) também só são atribuídos a nós, e jamais serão reutilizados. Ou não é assim?
Com as matrículas é a mesma coisa. Cada matrícula (faz de conta que é o CC ou BI) está associada a um único VIN (faz de conta que é a pessoa).
PU-50-TA já se sabe quanto é que ela cobra!!
Burros!!!
O modelo alemão é o melhor!
Ps só copiam o que não presta .
Exactamente…
Como é o modelo Alemão?
Na Alemanha a matrícula é sempre a mesma. O proprietário vende o veículo e guarda a matrícula para novo veículo que venha a adquirir.
Pois, infelizmente penso o mesmo…
A letra K chegou a ser utilizada nas matrículas da série AA-00-00
Para identificar carros importados.
Sim, mas já foi usada, ao contrário do que refere o artigo
Talvez dizer antes na série 00-00-AA. Neste caso figurava só na primeira letra. Ex.: 00-00-KA
Com o Péssimo atendimento que fornece ao cidadão este instituto de Mobilidade transito devia trocar também o nome para instituto que imobiliza o trânsito empresas e o país e paralisa o cidadão
Nunca se usaram 4 números.
Apenas 4 algarismos…
Porque não se eliminam as vogais como fazem em Espanha para não formar palavras
FU-02-CK!
PI-33-LA
Tem gente a dizer que isto vai durar muito tempo ainda… Já vamos na matrícula 00-ZC-00 dou menos de 2 anos
Já vi uma matricula aa-ZE-bb,
Ou como no caso suíço: o condutor é dono da matrícula.
Ou como no caso suíço: o condutor é dono da matrícula.
KY-69-CU
Só queria saber qual foi o atrasado mental que deu a ideia de por o ano do carro na matrícula
Ridiculo isso é uma coisa que deveria ser pessoal
Sinceramente ridículo e mais quem inventou e os que aprovaram tem que pôr num manicómio…
Mais um que vive de aparencias.
Simples, para as autoridades é mais fácil verificar se é mês de inspecção para efectuarem o control! Nos automóveis novos é de 2 em 2 anos, nos outros é de 1 em 1 ano… 🙂
Só queria saber qual foi o atrasado mental que deu a ideia de por o ano do carro na matrícula
Ridiculo isso é uma coisa que deveria ser pessoal
Sinceramente ridículo e mais quem inventou e os que aprovaram tem que pôr num manicómio…
Continua a mesma aberração de ter o mês e ano na matrícula ,,, só mesmo em Prtugal
Aproveitem a mudança e retirem também o ano e o mês da matrícula! Ninguem quer saber disso para nada, devemos ser os únicos na Europa a utilizar isso
A ideia de colocar a letra da cidade, seria o maior erro, então em termos clubísticos, seria uma verdadeira aventura ir de carro a casa do adversário…
a data nas matrículas, parece ser penalizadora, para quem compra usados e para quem não pode trocar por um novo, é legitimar meter o nariz na vida alheia, é o que é…
num pais assim, estas novas a serem colocadas, vamos voltar às alcunhas… certamente…
será que não há aqui questões de direito em toda esta embrulhada…?
“A ideia de colocar a letra da cidade, seria o maior erro, então em termos clubísticos, seria uma verdadeira aventura ir de carro a casa do adversário…”
Isso é porque os grunhos das claques/adeptos clubistícos, na sua maioria são uns acéfalos.
O que diz muito dum país que vive dependente do futebol e de guerrinhas de clubes
Era uma boa forma de conseguir identificar os atrasados…
AM-69-OR
PI-55-AA
PO-00-CU
BO-69-CA
Façam como na Suíça, não atribuem as placas ao carro mas ao seu dono. Ele usa a placa e quando já não precisa dela deposita no instituto de viação. Se ao fim de um ano não a requerer de novo, ela fica disponível para outro utilizador. Não tem sentido nenhum em manter matrículas atribuído a carros abatidos na sucata. E mais! As matrículas só são atribuídas se previamente o seguro já tenha sido realizado e só o instituto de viação pode criar placas de imatriculação, mesmo em caso de segunda via. Dificilmente vão conseguir esgotar a numeração mesmo só com números.
Aí Portugal andas sempre tão atrazado!
@Luís Fonseca
Claro que faz sentido manter matrículas atribuídas a carros que já não existem. Os nossos números do CC (ou BI) também nunca estarão disponíveis quando morrermos, pois não?
E quanto a essa conversa do seguro antes da matriculação, desculpa lá, mas isso foi um grande pontapé na gramática! Como é que vais fazer um seguro de uma viatura que nem sequer tem documentos, quanto mais matrícula? Para fazeres um seguro tens de apresentar os documentos, logo a viatura já tem de ter matrícula. Quando foi a minha motorizada, que tinha matrícula municipal, também foi tratada primeiro a questão da matrícula e só depois é que arranjei um seguro.
Não se preocupem, todas as matrículas ditas ofensivas, não são emitidas, segundo info do imtt
Eu gosto mais de MI-00-NT
E por causa das matriculas, acabei por descobrir que o pessoal em Portugal vive só de aparencias e esta cheio de complexos de inferioridade.
Qual é o problema de dizer o ano do carro na matricula? Muda alguma coisa? Absolutamente nada!
Querem comprar carros usados e dizer aos vizinhos que compraram novo? Epah a sério? vivem assim tanto de aparencias?
Posso ajudar?
Vais ter de comprar um carro daqui a muitos anos…
É isso mesmo… O que importa é o que os outros pensam! À português!!! Boa!
Aprovam novas matrículas mas continuamos a ser os únicos a ter de colar um autocolante da preta com a letra P nas motas para andar lá fora….
Preta=treta
E a canga do ano e mês?
Continua?
Sempre diferentes para pior!
Resquícios de Auchzuditz.
É uma vergonha, andarmos sempre carimbados.
Importados kD
Sempre diferentes……
Não inventem o que já foi estudado e reconhecido, a partir daí evoluam todos somos escadas da EVOLUÇÃO
Temos precisamente 45 697 600 (45 milhões) combinações possíveis, isto é, sem excepções.
Vão mas é trabalhar em vez de se preocuparem c essa m,…,sejam úteis a nossa sociedade k anda muito por baixo de uma normal
Parolada de País, as matrículas mais foleiras da europa. Pra quê o ovo estrelado à direita? Pra saber o ano dos chassos? Que utilidade…
No UK o ano do carro está na matrícula e ninguém quer saber… por exemplo AB19ASD para um carro comprado na primeira metade do ano e AB69ASD para um carro comprado na segunda metade do ano, o 6 substitui o 1 e em 2020 será com 7
E estamos a falar de um local onde grande parte das pessoas tem a oportunidade de trocar de carro como troca de camisa.
não é bem assim, podes personalizar a matricula, pagas é mais
Um gajo que conheço pagou uma do genero da de baix, por causa de uma banda que vendera
Backyard Babies Total 13
era uma cena deste genero, já não me lembro da combinação ao certo
TOTBYB13
Deviam-se preocupar era em saber conduzir e não fazer manobras de merda que provocam acidentes. Tirar a carta devia ser mais rígido a 500%. É triste ver tantos artolas a conduzir, uma boa percentagem nem devia conduzir carros de mão. Deviam era estar em casa a dormir. Palhaço que provocasse acidente era tirar carta e nunca mais conduzir. Alcoolismo 0%, drogas 0 %, telemóveis 0%.
100% de acordo! Acrescentava à lista, punir severamente os artistas que furam as filas, passam traços contínuos e que conduzem em excesso de velocidade como se estivessem numa pista de corrida. Há muito condutor que nem no terceiro mundo devia conduzir, quanto mais em Portugal. Só conduzem bem com o polícia ao lado.
Parabéns: ) Amei o seu comentário. Apenas para acrescentar também que, aquelas motorizadas deveras ruidosas que até assustam as crianças, não deviam circular em estradas portuguesas… Qualquer noite temos que dormir todos de batoque nos ouvidos, porque já não pudemos descansar em sossego. A culpa é de alguns dorminhocos que habitam a assembleia da república…
Bom dia a todos aqueles que escreveram ,
eu não li todos os comentários, mas porque não fazem como na Alemanha ,eles têm uma lista de matrículas que se pode escolher e tambem
Personalizar a matrícula.
Poderia alguém identificar o autor desta parolada de matrículas? Poderia alguém explicar qual é o sentido de ter o mês e ano gravado na matrícula ou as autoridades não conseguem determinar o ano do carro se este não vier exibido? Na Alemanha existem datas nas matrículas mas estas são para os carros de exportação que têm limite de tempo para sair do país uma vez que deixam de pagar impostos. Não se equivoquem e por favor não sejam tão ridículos.
Já agora retirem aquela parvoíce do mês e ano da matrícula. É o único país da Europa que tem isso. E serve para quê?
Por favor, só em Portugal. É que existe pessoas de Bai o nível, para nunca estarem satisfeitos com nada.. No luxemburgo são diferentes. Tem o ano de nascimento e as letras do nome da própria pessoa.. É não tem mal nenhum as matrículas actuais estarem como estão.. A tantos outros assuntos que merecem ser debatidos. É por causa de uma mudança que até pode ser mais favorável. Criticam, cresçam em vez de criticar.. Se Conseguirem fazer melhor ótimo.. Senão deixem se estar caladinhos xiuu
E aquele ex-jogador do Boavista BO-00-BO
Vai ser lindo!
GOSTAVA DESTA
FO-69-DA
Senhor Alberto esqueça as matricolas têm limite,
eu não tenho matrículas de tempo limitado, eu por acaso tenho uma matrícula personalizada e outra não e quando quiser vender o carro eu vendo e posso ficar com as matrículas ou não, a pessoa que comprar o carro muda de matrícula. Eu quando compro um carro e mudo as matrículas nem levo uma hora para adquirir as chapas.
A pergunta que faço é porque raio temos o ano e o mês na matricula se nenhum pais da Europa tem. E não me venham dizer que é por causa das autoridades ou seguros porque isso pedem eles ver na documentação doo carro.
Bom dia
Já que foi aprovado o Decreto-lei “hoje” (19 de Setembro de 2019) podiam dizer qual o Decreto Lei? É que não o encontro… obrigado
Viajó muito por toda a Europa e fora desta, e só em Portugal é que temos o ano e o mês nas matrículas do carro. É tão absurdo como termos tatuado na testa a nossa data de nascimento. É seguro, é imposto, é certificado de inspeção… Tudo no vidro para mostrar que não é criminoso. Mas o carro, esse com todos os seus autocolantes, foi pago com dinheiros obtidos de forma ilegal. Isso já não é importante.
Só é o obrigado a andar com o do seguro, restantes já não necessita.
No meu caso sou obrigado a ter dois, o do seguro e o do GPL…
Minha gente, deixem se dessas coisas, uma informacao importante para voces,
Importo veiculos por encomenda, pecam orcamento da viatura a vossa medida.
Em Portugal temos atualmente +/- 5M de viaturas matriculadas e em circulação. Já existem 3x mais combinações; o novo sistema adiciona 9 (Segundo os cálculos dos matemáticos anteriores). Ao ritmo atual de novas matrículas, vai durar uns 180 anos. Mas acredito que o parque irá sofrer uma grande redução com a melhoria dos transportes públicos e o aumento da mobilidade partilhada
Parece que a muitos incomoda o tipo de matricula, com ano ou sem ano, branca ou cor de “burro quando foge” com letras a mais ou a menos etc etc etc…
Se querem um carro sem ter o mês e o aono, comprem um anterior a 1998…
Uma coisa que a não incomoda nadinha é o meu vizinho ter um carro recente e o meu nissan ser de 96, há coisas que me incomodam bem mais…
há sempre a possibilidade de anular certas matriculas, em França por exemplo, não podem aparecer as letras SS nem SA porque o código penal proíbe a utilização de siglas nazis, as letras I,O, U também proibidas para não haver confusão com 1,0,V .
Em Espanha não há vogais nas novas matriculas , mas existe por exemplo 1139 FDP !
Aqui também existem inúmeras combinações que não serão permitidas, estando descartada a possibilidade de uso.
Daí que no novo tipo de matrículas não serão tantas as combinações disponíveis como as que são matematicamente calculáveis.
Tal como já acontecia nos modelos anteriores. Pois, nunca foi permitido algumas combinações que possam criar associações a determinados elementos inapropriados ou moralmente censurados, para além das combinações susceptíveis de causar equívocos como sejam: OO-00-00, II-11-11, 00-00-OO, 11-11-II, 00-OO-00, 11-II-11. Ou outras que tenham algum par de elementos equiparados a estas.
Por isso, não me admira nada que nunca venham a ser disponibilizadas muitas das matrículas referidas nos comentários anteriores, relativamente ao novo modelo.
Qual a data de previsão para a 1ª matricula com o novo formato?
O decreto Lei ainda não foi publicado !
Acho que as matriculas estão nas ZL.
Conselho de ministros de 19 de dezembro:
11. Foi reapreciado o decreto-lei que altera o regulamento do número e chapa de matrícula, o código da estrada e o regulamento da habilitação legal para conduzir, o qual fora aprovado na anterior legislatura não tendo, contudo, concluído o respetivo procedimento legislativo.
Vá actualizem lá a info. Afinal o Mês/Ano desaparece, assim como os separadores.
Nas motas passam a levar o “P” e as dimensões mínimas aumentam