CEO da Nikola oferece design mais realista a Elon Musk para pickup da Tesla
O mercado dos veículos elétricos está ao rubro. Para além das ofertas mais tradicionais que temos visto, outras marcas procuram destacar-se. Trazem designs e alternativas com melhor desempenho.
Um exemplo dessa realidade quase alternativa surgiu esta semana com a Cybertruck da Tesla. As suas linhas são de tal forma diferentes do habitual que o CEO da Nikola veio a público oferecer um design mais realista para esta nova pickup.
Uma oferta da Nikola a Elon Musk
Por muito que se entenda o design da nova pickup da Tesla, há que admitir que as suas linhas são diferentes do esperado. Apelam para uma maior racionalização do que é oferecido e longe do que é entendido como normal nesta linha de produtos.
É de tal forma diferente que Trevor Milton, o CEO da Nikola, veio a público fazer uma surpreendentemente oferta a Elon Musk. Revelou que mesmo não sendo a sua linha de negócio, ofereceu à Tesla uma proposta de design mais abrangente para o mercado.
Hey @elonmusk we don't build cars or trucks, but I'm happy to donate this truck design if your team wants to hit a broader market. My team designed it just in case and I'm happy to let you build it since we won't. Let me know and we can talk pic.twitter.com/c5PaHFXTEe
— Trevor Milton (@nikolatrevor) 22 de novembro de 2019
Uma pickup com linhas muito mais tradicionais
Com linhas muito mais tradicionais, a proposta da Nikola é apenas um dos muitos estudos que a marca tem feito no passado. As suas propostas focam-se nos camiões e nos veículos de todo-o-terreno, bem como outros dedicados à aventura.
Esta é claramente uma tentativa de ataque a Elon Musk, à Tesla e até à Cybertruck. Procura ofuscar o impacto que teve no mercado e nos potenciais consumidores. Estes estão a aderir de forma total a esta nova proposta da Tesla.
Fãs da Tesla vieram defender a marca e a sua proposta
Claro que os seguidores da Tesla e de Elon Musk no Twitter vieram rapidamente defender a marca. Alegaram que a Nikola não tem experiência na área e que por isso esta proposta é disparatada.
O próprio Trevor Milton teve de se defender de acusações de ser ofensivo. Rapidamente veio a público insistir que a sua oferta era real. Revelou que em momento algum quis ser ofensivo para a marca de Elon Musk.
I was truly being kind. I could have sold that design for a ton of money and any other OEM would have ran with it. I drive a Model S and don't harbor any bad feelings.
— Trevor Milton (@nikolatrevor) 22 de novembro de 2019
Marca defende o design e tudo o que criou para o mercado
É pouco provável que a Tesla venha a mudar o design da sua Cybertruck ou aproveitar esta proposta. A nova pickup é muito mais que as suas linhas. O seu desempenho revela igualmente que está preparar-se para conquistar o mercado.
A Tesla não é conhecida por seguir os padrões que a indústria impõe. Procura criar as suas propostas únicas e que entende serem as corretas. Isso, aliás, está presente em todos os modelos da marca e, principalmente, nesta nova proposta.
Este artigo tem mais de um ano
Vejam o último vídeo do Marques Brownlee e percebem qual o intuito deste design.
Design para competir no mercado dos F150 tem de ser diferente mesmo.
Uma coisa é ser diferente, outra é ser horrivelmente feio.
Eu nem que me pagassem andaria numa “truck” daquelas.
No entanto aprecio o design dos Tesla “carros” e qualquer um deles era bem vindo 🙂
Eu discordo totalmente do Marques Brownlee. A intenção da Tesla até pode ser competir com a F150 mas essa teoria não tem ponta por onde se lhe pegue. Estamos a falar de um veículo de trabalho e portanto quem o compra nao valoriza demasiado o design.
A cybertruck será mais um veículo de capricho para exibir pelas ruas de LA que um veículo de trabalho que rodará pelas estradas e caminhos da profunda USA, que é onde vende a F150 e prova disto e o facto de que as versões mais vendidas são as mais caras. Será portanto um veículo de nicho que fará concorrência a G class’s e a Hummers.
Nikola Tesla fusããão!
Lol, mas alguem quer esse charuto para alguma coisa, quando já tem o SUV/pick-up mais interessante e inpactante da historia?
Eu jamais compraria uma carrinha de pastor dessas, e o cybertruck da Tesla já está encomendado!!!! Brutal! Todos os jogadores de futebol e NBA vao querer um:
Vedetas internacionais vao querer uma para se transportar, em vez de usarem SUVs/Sprinters pretas.
A da tesla é blindada, barata, muito mais interessante e espectacular e muito mais fiavel, poderosa, potente, tudo melhor.
uiiiiii e uma cerveja fresquinha também é do melhor, com uns tremoços.
hahahaah adorei este comentário!!
Se for tão blindado quanto o vidro lateral da apresentação…
SUV/pick-up mais interessante e inpactante da historia, estamos a falar do Audi Q7 5.0 TDI e da Toyota Hilux?
A cena do vidro é puro marketing. O design e a quebra do vidro pôs o mundo inteiro a falar do veículo/tesla … inclusive nós! 😉
Supostamente a integridade do vidro já tinha sido metida em causa com testes anteriores.
Supostamente a integridade do vidro já tinha sido metida em causa com testes anteriores.
O vidro tinha sido testado várias vezes na ensaio, na apresentação acabou por estilhaçar mas a projéctil não o atravessou, logo é ou não é há prova de bala? E se sim, é à prova de quantas balas ou quantos impactos?
Mas claro, seja de que maneira for estamos a falar disso, e isso sim é bom marketing. Até já há teorias de que foi de propósito precisamente para ter este efeito.
Apenas a carroçaria, na apresentação o vidro partiu-se! Os famosos se quiserem podem comprar suv muito mais seguros ou seja com vidro à prova de bala. Depois os iogadores de futebol têm que andar a maioria das vezes com o carro da marca que são patrocinados. Eu aprecio a tesla e admira as ideias deles mas tenho que ser imparcial quando vejo um Carro independentemente de marca seja e a meu ver tem boa performace mas o aspeto é feio que dói.
Pelas normas europeias de proteção ao pião, a dianteira não devia ser deformável?
Esse é outro ponto de que ninguém fala. Duvido que um design destes seja aprovado, pelo menos na Europa. Aquelas arestas já não estão permitidas.
Sem falar nos vidros à prova de bala! xD
Brutalissimo… Parece um veículo saído de um jogo de consola dos 90/00’s
Tiveram propostas de design tão boas e fizeram um lata de sardinhas
pelos vistos nao percebes nada de marketing.
Não sei para que encomendaste a “cybertruck da Tesla” se ainda não tens idade para conduzir…ou vai ficar na garagem guardada esse tempo todo?! E não esqueças…para “encomendar” tens de ter “guita” para sinalizar.Acho que não pensaste em nada disso antes de escrever o comentário…
O design da cybertruck acho que tem a ver com o mínimo de danos que possa sofrer a trabalhar em ambientes complicados como no meio de uma floresta/montanha, não se esqueçam quem compra uma carrinha desta usa no dia a dia para o trabalho seja ele qual for e tem que ser bem resistente.
Se olhares para esse design da Nikola está cheio de falhas aerodinâmicas, basta olhar para os farois aquele buraco ou entrada de ar, mesma saidas de ar lateral lol aquilo não é a gasóleo/gasolina não precisa dessas entradas de ar.
Atenção que as entradas de ar não servem apenas para arrefecer os motores de combustão interna.
No caso dos eléctricos, as entradas de ar são igualmente necessárias, mas para efeitos aerodinâmicos. Aliás, quantas mais tiver, melhor.
Existe um eléctrico, superdesportivo que tem várias e bem grandes.
Quanto ao design, esta é bonita, mas não é tão arrojada e fracturante como o da Tesla. A carrinha da Tesla parece mesmo saída de um Mad Max…lol
Não é bem assim, uma das vantagens dos veículos elétricos comuns é a de precisarem de menos entradas de ar, o que aumenta a aerodinâmica do veículo e consequentemente os consumos por km. Se repararem a grelha frontal não existe, ao contrário de um veículo com motor de combustão inteira que precisa dessa grelha junto ao radiador
Irão precisar sempre, para que tenham maior força descendente, logo mais estabilidade e aderência ao solo, mais segurança.
O design do Cybertruck é arrojado mas é por isso que se fala tanto nele.
Este conceito que a Nikola (só conhecia dos cafés, lol) vem apresentar é mais do mesmo. Desinteressante, zona de conforto, enfadonho.
Esse comentário revela uma falta de conhecimento absurda. Comentar informado é 10 vezes melhor. Experimenta!
Tal como fazer críticas construtivas. Experimenta!
Dizer por exemplo onde está a falta de informação e, sendo aparentemente tal bem informado, qual a opinião sobre o assunto!
O mesmo é válido para ti !
Pensa nisso 😉
O mesmo é válido para ti !
Pensa nisso 😉
Eu expliquei o porquê de achar a mudança interessante.
Olha, se o teu problema é que gostavas de ter um mas não tens, não te preocupes, pois há uma pomada que podes colocar no cotovelo. Se não resultar, podes colocar também na língua.
“Nikola (só conhecia dos cafés, lol” sabes que Tesla vem do famoso inventor Nikola Tesla. Ou pelo menos deverias saber.
Ó eu… quem apenas conhece conhece Nikola como cafés e vem falar de design, é como eu ser pedreiro e vir falar de medicina!
Brutalissimo… Parece um veículo saído de um jogo de consola dos 90/00’s
Tiveram propostas de design tão boas e fizeram um lata de sardinhas
Estou mortinho por ver as prestações em ambientes off-road… A ficar entalado entre árvores ou sem ângulo de ataque para subidas mais íngremes….
Apenas a carroçaria, na apresentação o vidro partiu-se! Os famosos se quiserem podem comprar suv muito mais seguros ou seja com vidro à prova de bala. Depois os iogadores de futebol têm que andar a maioria das vezes com o carro da marca que são patrocinados. Eu aprecio a tesla e admira as ideias deles mas tenho que ser imparcial quando vejo um Carro independentemente de marca seja e a meu ver tem boa performace mas o aspeto é feio que dói.
Não gosto do design exterior da Cybertruck… mas penso que esta pickup não foi desenhada para o consumidor “normal”! Já o tinha dito… esta pickup é a forma do Elon Musk piscar o olho ao exercito dos EUA…. se não para que é que é preciso uma pickup blindada?! Para mim esta pickup será a substituta do Humvee do exercito, e com isso conseguir um contrato milionário para a produção destes veículos. Tirando isso, ele também já disse que irá haver uma versão pressurizada para Marte, que seguirá na Starship. Em termos de pickup’s electrificas… para mim é a Rivian R1T!
Nao tinha pensado nisso mas faz todo o sentido. seja como for, a cyber truck não poderá nunca ser um veículo de massas como estão a querer dar a entender e os analistas de Wall Street devem ter a mesma opinião porque as ações da Tesla deram um grande tombo
este design é só um milhão de vezes melhor do que o tal tesla truck ou o crl.. dass
Parece que os designers da Tesla estão com falta de criatividade.
Não sei o que se passa. Ao principio achei o design horrível, mas cada a diaque passa tenho mais vontade de ter uma dessas carrinhas.
eu acho a conceção da bollinger muito melhor
https://bollingermotors.com/bollinger-b2/
A ideia do Elon Musk era criar algo diferente do que já existe, alguns acham feio outros acham bonito… Mas na verdade 99% dos que estão a falar mal do design nem têm, nem estão interessados em uma pick-up, essa é que é a realidade. Pessoal entendem uma coisa eles podiam muito bem criar algo como os conceitos que vemos por aí…
Sou fa da Tesla, mas a pick up e simplesmente horrorosa… a da Nikola e bastante mais interessante.. Surpreende-me porque a Tesla apostou numa gama de carros mais conzervadores face aos desenhos ‘futuristas’ e horriveis da concorrenc8a.. Em relacao a pickup faz o oposto…
Se quisessemos mais do mesmo comprariamos uma Ford, aliás este design está a cara da Ford Ram.