Temos visto que a Noruega está consideravelmente à frente no caminho que tem a eletrificação como destino. Este avanço significa que um em cada cinco carros nas estradas já é elétrico.
Em percentagem, significa que 20% da frota norueguesa é elétrica.
A novidade foi confirmada pela diretora da Norwegian Electric Vehicle Association, Christina Bu, que acrescentou que a tecnologia está a ser implementada como “bola de neve”: no mês passado, a Noruega atingiu um novo marco na transformação da sua frota automóvel para uma mobilidade sustentável, com a percentagem de carros elétricos nas estradas norueguesas a ultrapassar 20%.
É uma aventura fascinante da qual fazemos parte aqui na Noruega.
Os números relativos às vendas de elétricos têm aumentado de ano para ano, e fixam-se, atualmente, em mais de 80%. Contudo, é preciso considerar que a venda de automóveis novos não é a mesma coisa que a frota de veículos a circular nas estradas.
Afinal, foram precisos 10 anos, para que a frota de carros elétricos saltasse dos 0% para os 10% – percentagem que o país atingiu em março de 2020. Com a chegada de mais e melhores propostas, a Noruega viu o número de carros elétricos nas estradas duplicar, em menos de três anos, fixando-se nos atuais 20%.
De acordo com as estimativas, este valor poderia subir para 30% da quota de mercado, em menos de dois anos, e para 100%, em 2030.
Embora as previsões sejam animadoras, pesa o facto de a Noruega estar perto de eliminar os subsídios do governo de apoio à compra de carros elétricos. Além disso, a chegada de novas propostas poderá ter impacto nos números.
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