Não circule pela esquerda na autoestrada! Há multas…
As autoestradas têm normalmente duas ou mais vias de circulação. Mas mesmo assim, estando todas as vias desocupadas, é comum existirem condutores que gostam de circular nas vias à esquerda. Saiba qual a infração que se comete.
O lado esquerdo (se existirem duas vias) e o lado esquerdo e o do meio (se existirem três vias) da faixa de rodagem só devem ser utilizados para ultrapassar.
Qual deverá ser a posição de marcha de um veículo na autoestrada?
Segundo o artigo 13º do Código da Estrada, relativamente à posição de marcha...
- 1 - A posição de marcha dos veículos deve fazer-se pelo lado direito da faixa de rodagem, conservando das bermas ou passeios uma distância suficiente que permita evitar acidentes.
- 2 - Quando necessário, pode ser utilizado o lado esquerdo da faixa de rodagem para ultrapassar ou mudar de direção.
- 3 - Sempre que, no mesmo sentido, existam duas ou mais vias de trânsito, este deve fazer-se pela via mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direção.
Ainda relativamente às ultrapassagens, o artigo 38 do Código da Estrada - Realização da manobra - refere que...
- 1 - O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem sem se certificar de que a pode realizar sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo sentido ou em sentido contrário.
- 2 - O condutor deve, especialmente, certificar-se de que:
- a) A faixa de rodagem se encontra livre na extensão e largura necessárias à realização da manobra com segurança;
- b) Pode retomar a direita sem perigo para aqueles que aí transitam;
- c) Nenhum condutor que siga na mesma via ou na que se situa imediatamente à esquerda iniciou manobra para o ultrapassar;
- d) O condutor que o antecede na mesma via não assinalou a intenção de ultrapassar um terceiro veículo ou de contornar um obstáculo;
- e) Na ultrapassagem de velocípedes ou à passagem de peões que circulem ou se encontrem na berma, guarda a distância lateral mínima de 1,5 m e abranda a velocidade.
3 - Para a realização da manobra, o condutor deve ocupar o lado da faixa de rodagem destinado à circulação em sentido contrário ou, se existir mais que uma via de trânsito no mesmo sentido, a via de trânsito à esquerda daquela em que circula o veículo ultrapassado.
4 - O condutor deve retomar a direita logo que conclua a manobra e o possa fazer sem perigo.
Multas e Contraordenações
A multa corresponde a uma contraordenação muito grave, punida com 60 euros (valor mínimo, pois, pode ir até as 300€) e ainda são retirados 4 pontos na carta de condução. Pode ainda existir a possibilidade de lhe ser aplicada uma sanção acessória de inibição de conduzir entre 2 a 24 meses. Quem circular em sentido oposto ao estabelecido é sancionado com coima de (euro) 250 a (euro) 1250.
De referir ainda que, dentro de uma localidade, não é considerada infração o facto de circular pela esquerda, isto porque os condutores devem escolher a melhor via mais adequada ao seu destino.
Quem infringir o disposto nos números do Artigo 38.º - Realização da manobra é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600.
Este artigo tem mais de um ano
Às vezes vê-se isso escrito, que circular pelas vias da esquerda (o que inclui ir pela do centro quando são três vias) é uma infração muito grata com multa e perdas de pontos na carta. As infrações muito graves estão identificadas no artigo 146º do CE e não está lá isso. O que há no CE é multa (60€ a 300€):
Artigo 13º – Posição de marcha
1 – A posição de marcha dos veículos deve fazer-se pelo lado direito da faixa de rodagem, conservando das bermas ou passeios uma distância suficiente que permita evitar acidentes. 2 – Quando necessário, pode ser utilizado o lado esquerdo da faixa de rodagem para ultrapassar ou mudar de direção. 3 – Sempre que, no mesmo sentido, existam duas ou mais vias de trânsito, este deve fazer-se pela via mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direção. 4 – Quem infringir o disposto nos n.os 1 e 3 é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300, salvo o disposto no número seguinte. 5 – Quem circular em sentido oposto ao estabelecido é sancionado com coima de (euro) 250 a (euro) 1250.
… segunda linha – grave (e não grata) – foi o que escrevi mas o corretor automático não concordou.
Para mim o grave é ter a via da direita livre e andarem a pastelar no meio.
E depois são ultrapassados pela esquerda e pela direita….
E normalmente os mongóis que andam sempre no meio quando querem sair é pisca sem olhar e passam da faixa do meio para a saída sem olhar
Ah, isso concordo inteiramente contigo. Os que vão kms e kms a 120 na via do meio com a da direita completamente livre – não era serem multados e também perder pontos na carta, era ir passar a noite à choça. Nem sabem o perigo que representam.
E vociferam: “Bandidos, que passam por nós em excesso de velocidade!”. Se são multados e não perdem pontos na carta (não é infração grave ou muito grave), os que vão até 150 kms/h também não perdem pontos na carta (e até 128 km/h não são multados), também não é uma infração grave.
Esqueceste-te da alínea h) do Art. 146º que diz são infrações muito graves “[a]s infrações previstas nas alíneas f) e j) do n.º 1 do artigo anterior quando praticadas nas autoestradas ou vias equiparadas; ”
Ora, quando se lê a alínea f) do n.º 1 do Art. 145, diz lá que são infrações graves “[o] desrespeito das regras e sinais relativos a distância entre veículos, cedência de passagem, ultrapassagem, mudança de direção ou de via de trânsito, inversão do sentido de marcha, início de marcha, posição de marcha, marcha atrás e atravessamento de passagem de nível;”
E quando se lê o Art. 13º, que define a “posição de marcha”, diz lá, no ponto 1, que “[a] posição de marcha dos veículos deve fazer-se pelo lado direito da faixa de rodagem” e no ponto 3 que “[s]empre que, no mesmo sentido, existam duas ou mais vias de trânsito, este deve fazer-se pela via mais à direita”.
Diz ainda o ponto 4 do Art. 13º que “[q]uem infringir o disposto nos n.º 1 e 3 é sancionado com coima”, exceto se, voltando ao ponto 3 do Art. 13º, “se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direção.”
E vai dai, circular numa autoestrada por outra via que não a da direita, exceto nos casos previstos pela lei, se não houver espaço, num engarrafamento, por exemplo, ou para fazer uma ultrapassagem, é uma infração muito grave.
Concordo e fico contente com isso. Mas em coisas destas era melhor estar bem explícito no art. 146º. Nunca vi dar relevância à perda de pontos por “posicionamento de marcha” indevido ou dados estatísticos de quantas vezes aconteceu.
Infelizmente não existe fiscalização e nunca soube de ninguém ser autuado, por cometer esta infração.
Verdade, andam na faixa do meio sem trânsito ou a gerar trânsito….
Andam ao telemóvel…
Essas multas nunca são aplicadas e isso dava cá uma receita num dia como não dava os excessos de velocidade num mês
Aliás é mais facil seres multado se ultrapassares um desses atrasados pela direita.
Multas…acredito…mas não é cá em Portugal de certeza.
Com a quantidade de “automobilistas” que só usam a faixa do meio… só vejo interesse nas autoridades é na caça á multa com os radares escondidos.
Faixa é de rodagem, não é do meio
Radares escondidos é fácil é só montar e ficar no Instagram e a conversa.
Passar multas que dá trabalho… Não é para eles, ter de andar na estrada a conduzir e a mandar parar carros…
Da trabalho e cansa
Solução: Câmara de CCTV, reconhecimento automático da infração, multa enviada pelo correio no minuto seguinte. Acabavam com essa praga em questão de semanas.
Isto!
Só se a câmara de CCTV tivesse a capacidade de acompanhar o carro durante algum tempo é que isso poderia ter validade, já que para multar é preciso demonstrar que não havia necessidade para o carro manter-se naquela faixa naquele período de tempo.
São há duas maneiras – carros da policia a circular descaraterizados ou drones. Os espanhóis usam drones.
Deviam haver mais multas para quem vai sempre na via errada
Ainda andamos nisto? Mas é assim tão difícil compreender?
Não percebo o porquê da maioria das pessoas insistirem em não andar na faixa da direita. Têm vergonha? Acham mais piada andar no meio? Gostam de estorvar os outros?
Há uns dias em carro a uns 70 na terceira faixa mais à esquerda, em 4. Porquê? Eu fiz sinais de luzes, mas a pessoa insistiu a continuar lá.
Se a PSP/ GNR fossem fazer cumprir todas as regras e leis de forma rigorosa ninguém em Portugal conseguia viver sem pagar multas e ir preso constantemente.
Nem em Portugal nem provavelmente em país nenhum do planeta.
Ou se calhar havia civismo….
Para mim os piores condutores são os meistas, acham que vão bem…
Mas são uns inúteis que só servem para criar acidente e distúrbios nas estradas
Nem mais, por isso é que digo que não existe caça à multa.
JL, eu acho que existe caça a multa.
Mas é só excesso de velocidade, porque tudo o resto da trabalho e a polícia não trabalha nem a pau.
Montar o radar escondido a trás do arbusto ou em propriedade privada sabem, e ficam no AC do carro a queimar gota no Instagram, Tinder etc a conversa.
Agora passar multas que dão trabalho e que ajudava efectivamente o civismo não!
Eu tenho a carta a 15 anos e só fui parado 1 vez.
Polícia na estrada… Raramente.
Desde que tenho moto, nem quero saber se há polícia ou não, se passo a frente do posto a fazer barulho ou em excesso de velocidade, porque sei simples que eles não vem atrás de mim nem querem saber… Porque eu vou dar trabalho
Eu só faço isso de moto, porque o maior risco que meto é mim próprio.
E sim contra mim falo, deixei de respeitar as regras da sociedade porque sei que não se aplicam a quem faz M€r@@, mas sim aqueles que andam distraídos.
E assim criamos o clima de vale tudo…
Comprar radar, montar radar, fazer relatórios e publicar onde vão estar, é estar ali à seca até aparecer um, tem de passar a multa na mesma, visualizar infratores e depois ainda ir com eles a tribunal se forem muito graves não dá menos dinheiro que cobrar multas que não necessitam nada disso ? Nos últimos dias deram aqui vários exemplos onde apanham muito mais prevaricadores e por isso mais dinheiro sem despesas em radares que custam milhões.
Portanto assim se confirma que não existe caça à multa.
Aliás, você acabou de confirmar o mesmo, já que diz que nem liga ao que tem, portanto escape ruidoso até ver incomoda, mas não mata ninguém.
É isto e não saberem fazer rotundas. Quantas vezes ao sair de uma rotunda ia batendo num carro que surgiu pela direita, que devia ter saído logo na primeira saída. Enfim.
Mas bater no que erradamente vem pela direita, torna-te no culpado. Erradamente!
E sair de uma rotunda da faixa de dentro está certo?
Lei rídicula como está escrita. Só deve ser aplicada quando prejudica outros não quando a estrada está livre.
É muito mais seguro usar a faixa da esquerda numa autoestrada que a da direita . A ameça vem quase sempre da berma, seja animais, carros parados, avarias etc.
A lei é antiga e percebo o motivo dela existir mas não posso deixar de discordar da mesma, até ter imigrado para os EUA também defendia o nosso código nisto, mas depois de anos a conduzir nos EUA com autoestradas com 6 vias em casa sentido e um tráfego 50 vezes superior e camiões gigantes que andam mais rápido que muitos carros passei a gostar do método liberal com que cada um escolhe a sua via e se mantém na mesma, depois disso deixei de cumprir as regras cá, ando sempre na faixa mais à esquerda embora ande a 150 km/h
esta lei em particular é recente!
Nos EUA não existe regra liberal para escolha de faixa, a escolha deve ser feita conforme a velocidade e intenção de ultrapassar do condutor.
Espero que este documento ajude, e quando for cá multado pelas 2 situações que refere, desculpe-se dizendo que aprendeu nos Estados Unidos. Looool
https://autoclubsouth.aaa.com/Assets/PDFs/freeway_driving.pdf
Isso são guidelines que não são cumpridas não é lei.
Nunca me preocupei com multas
Tem a certeza:
“Keep right on multi-lane highways
State laws aren’t well standardized about handling driving in the left lane, but most states have some rules about using the left lane to pass. Learn about driving in the left lane.”
https://www.progressive.com/lifelanes/on-the-road/common-traffic-laws/
https://www.progressive.com/lifelanes/on-the-road/driving-in-the-left-lane/
Absoluta, conduzi em 11 estados
Nao estou a meter em causa se conduziu ou não, apenas se sabe a lei, ao que parece não sabe.
Os que vão kms e kms as 120 na via do meio – uma noite na choça.
Os que fazem a viagem toda a 150 na via da esquerda – duas noites na choça.
Geralmente ando acima dos 150 na via da direita. Mudo de via para ultrapassar. Se vejo que vou para ultrapassar um carro, mais lento do que eu, que vai coincidir com a sua ultrapassagem a um carro à sua frente abrando, não aperto com ele, e deixo-o finalizar a ultrapassagem. De vez em quando apanho os cágados dos 150 da via da esquerda que nunca mais encostam.
Pessoal da esquerda usa cruise control
O pessoal da esquerda sabe muito bem que conduzir pela via da esquerda confunde quem circula, como deve, pela direita. E que isso é perigoso para a circulação rodoviária.
Quem vê vir um anormal desses não sabe a que velocidade vem. Inibe-se de ultrapassar o carro da frente porque o outro lhe pode cair em cima. Afinal é um cágado a 150 que nunca mais chega. E com isto os que vão na via da direita perdem os tempos, espaços e velocidades para ultrapassar os carros da frente e cria-se uma grande embrulhada.
Venham de lá os drones para os caçar e mais os circulam a 120 kms e kms na via do meio com a direita livre. Além do que está previsto, multa e perda de 4 pontos na carta, uma noite de choça fazia-lhes bem.
Os que vao a 150 na direita tb deveriam dormir umas noites na cela
Nao consegues ser português e imigrar para os eua
O problema das AEs portuguesas é que não há meio termo. Há prosmos a arrastarem-se na faixa da direita a 50 ou menos, e javardos na da esquerda a colar à traseira e a mandar máximos quando já vamos a mais de 120. Os portugueses são burros como umas portas e não sabem jogar para os consumos. Quando vais atrás de um prosmo depois tens de acelerar para o passar e para recuperar andamento para a subida. Quando tens um javardo por trás tens de te refugiar para deixar passar “sua excelência mrdosa”. E em ambos os casos perdes combustível e sacrificas o record de consumo. A única hipótese de tornar as AEs lugares frequentáveis é semear aquilo de radares de velocidade média tipo “section control”.
Em Portugal tudo serve para roubar o povo…
Uma das regras mais estupidas do codigo de estrada. Alias em vias de muito movimento devia era ser proibido circular pela direita com excepcao de saida na proxima saida ou entrada.
Em autoestrada em portugal 99.9% da ultrapassagens sao realizadas ilegalmente porque vai tudo acima do limite maximo.
Esta regra e estupida, fomenta os excessos de velocidade e complica e muito as entradas e saidas da via em alturas de mais movimento. Alias se todos respeitassem esta regra e a do limite de velocidade os tugas iam descobrir rapidamente que entrar numa autoestrada só à filme mesmo.
Artigo 13º do CE – Posição de marcha
(…) 3 – Sempre que, no mesmo sentido, existam duas ou mais vias de trânsito, este deve fazer-se pela via mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direção (…)
Isso vale para autoestradas, vias rápidas e estradas normais. Mas as entradas e saídas em autoestrada, com uma distância habitualmente não inferior a 15 km, é muito diferente das outras estradas.
Se te estiveres a referir às entradas e saídas do IC19 em hora de ponta e não se poder ir na via da direita em certos troços, está coberto pela expressão “podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar”.
Quanto às ultrapassagens, se se circulasse pelas vias da esquerda isso levava as ultrapassagens a ser feitas pela direita o que é – muitíssimo – perigoso.
Basta circular na autoestrada com 3 faixas e é vê-los a andar sempre na faixa do meio… Que praga que nunca mais acaba. Deveria haver mais fiscalização e multas bem pesadas para esses condutores!
Sério? Olha que pensava que andar na faixa da esquerda e do meio dava menor desgaste ao carro, menor consumo de combustível..tal é a quantidade de pessoas que nela circula…e o tão famoso “muro” que se vê nessas estradas
É muro mesmo, com o cruise control ligado.
Uns põem nos 120 e vão na via do meio kms e kms, outros põem nos 150 e fazem a viagem toda na da esquerda. Querem lá saber dos outros.
O engraçado é a quantidade de gente que se preocupa com o excesso de velocidade – “facínoras, que vão a mais de 120!” – e não vê o resto.
A 150 na via da esquerda ainda dou de barato, problema maior é quando se lembram de ir para a via da esquerda passear a 100-110, km’s atrás de km’s , ou quando circulam na via da esquerda a 120 a ultrapassar alguém que circula na via da direita a 119.