Não ande com o carro na reserva! Saiba quais os problemas…
Quando se fala em manutenção de veículos, o que não faltam por aí são mitos. Relativamente ao combustível, há muitas informações que às vezes adquirimos sem qualquer tipo de validade. Será que faz mal andar com o carro na reserva? Saiba o que dizem os entendidos na matéria.
Quando damos por ela é normal que o nível de combustíveis esteja em limites mínimos. A luz indicadora acende e somos informados que temos autonomia para mais X quilómetros. Quando a luz acende, há quem tente encontrar de imediato um posto de abastecimento. Há outros condutores que deixam andar até ao limite dos limites. Mas, será que faz mal andar com o carro na reserva?
Segundo o ACP, a reserva é um depósito extra e depende da idade do carro. Nos veículos mais antigos, pode haver um depósito de combustível secundário que armazena o combustível extra quando o automóvel entra na reserva. Atualmente, este “depósito extra” deixou de existir, ou pelo menos de forma separada, e encontra-se incorporado no depósito principal de combustível. A reserva corresponde a 10% ou 15% da capacidade total do depósito de combustível.
Andar na reserva faz mal ao carro?
De acordo com ACP não deve andar com o carro na reserva. Se esta situação acontecer esporadicamente, não há problema, mas se adia frequentemente o abastecimento e circula quase sempre na reserva, pode estar a danificar o seu automóvel. São duas as razões principais que originam problemas: resíduos e impurezas e esforço da bomba de combustível. Neste último caso, sempre que se anda na reserva, a bomba de combustível é obrigada a fazer um maior esforço. Especialmente em subidas, descidas ou curvas, pois o combustível acaba por abanar no depósito. Ao trabalhar mais forçadamente, a bomba está em sobreaquecimento, e pode haver maior desgaste.
Evite também deixar esgotar o combustível da reserva pois porque pode estar a contribuir para vários danos no catalisador.
Este artigo tem mais de um ano
Filtro do combustível…..
Durante anos todos os anos que usei quase diariamente o mesmo carro que ainda tenho coloquei apenas uns 10 litros de gasolina, exceptuando viagens maiores em que enchia o depósito. Com os carros anteriores o procedimento foi o mesmo. Nunca tive o menor problema.
Quem não tem que fazer tem de se entreter com alguma coisa…
Eu acho engraçada a teoria: ah e tal na reserva estás a puxar os detritos…
Ora, um carro em movimento, tem o combustível aos tombos no interior do depósito, nomeadamente nos arranques e travagens, logo essa teoria dos detritos no fundo cai por terra… e quando se enche um depósito, também se está a agitar os detritos…
Por isso não deixem o depósito na reserva senão na bomba a conta é mais dolorosa…
Acresce ainda o transporte constante e desnecessário de dezenas de Kgs extra, que aumentam o consumo. Também facilita a vida aos ladrões de carros, que encontram o depósito bem abastecido. É só vantagens, andar com o depósito atestado!
Mas ir todos os dias a bomba, haja pachorra para tal, detesto ir as bombas como tal quanto menos lá for melhor por isso atesto sempre o carro
Esse é no meu entender o único inconveniente real: o tempo que se perde se a bomba implicar desvios do caminho habitual ou for demasiado movimentada. Quanto a detritos, pela minha experiência pessoal – que não invalida a de ninguém, claro -, nunca tive o menor problema.
Andar com o depósito na reserva pode fazer com que a boia do nível se encrave.
Atestem sempre, o ideal e andar sempre cheio.
(de quem não percebe grande coisa de mecânica) mas o ponto onde a “gota” é chupada anda a boiar no depósito ou é um ponto fixo? Se é fixo não deve puxar mais detrito….
E quanto ao esforço da bomba de combustível… não é suposto a bomba chupar a quantidade de combustível necessária e “constante” (mediante o acelerador)?
eu não percebo muito de mecânica mas não é suposto a bomba puxar o combustível a partir do fundo do depósito ?
Se assim for a questão dos detritos não se põe pois eles vão pelos filtros de qualquer maneira depósito cheio ou não
O melhor é mesmo andar a pé
Completo disparate do ACP.
Mesmo,,,,tenho um saxo com mais de vinte anos perdi a conta ás vezes que ele anda na reserva.
Até passou a ser regra: atestar até à reserva…
É o chamado “O preço do combustível não sobe porque meto sempre €20”
Não tem bomba elétrica de caudal no deposito.
Só existe problema se o carro tiver bomba elétrica no deposito. O problema do sobre aquecimento deriva da bomba ser arrefecida pelo combustível e como é colocada vertical, andando na reserva não arrefece o suficiente. De resto a questão dos detritos não se põe pois eles estão sempre no fundo.
Não sei se faz bem ou mal, mas sp que acende vou abastecer na 1ª oportunidade. Mais pq não gosto de andar na dúvida se tenho ou deixo de ter combustível para chegar ao destino ou para fazer face a qq imprevisto que surja.