O Governo tem três milhões de euros para apoiar e incentivar a aquisição de veículos com emissões zero. Além dos carros e das motas, este ano há também um incentivo de 250 euros para quem adquirir uma bicicleta elétrica.
Se é fã dos veículos de duas rodas, mais concretamente de motas, conheça as nossas 5 sugestões de motas elétricas.
5 Motas elétricas a considerar
#1) RMK E2
Esta mota elétrica tem uma autonomia que pode chegar aos 300 km, dependendo do estilo de condução. A velocidade máxima é de 160 km/h. O motor tem uma potência de 50 kW e um binário a rondar os 320 Nm.
Esta mota chega sem eixo traseiro, sendo que essa roda tem o seu próprio motor elétrico. O preço desta moto é de 23 mil euros.
#2) Super Soco TC Max
Este veículo de duas rodas foi apresentado na mais recente edição da EICMA Milan Motorcycle Show. A Super Soco TC Max pode chegar aos 100 km/h e a energia vem de uma bateria de iões de lítio de 72V e 45Ah.
Com 3,2 kWh, a bateria que vem com a TC Max pode garantir uma autonomia na ordem dos 110 km. A TC MAX já está homologada para os padrões do EEC na Europa, onde custará 4499€ para a versão com rodas de alumínio.
#3) Zeus
A Zeus é a oferta da Curtiss Motorcycles para o segmento das motos elétricas. A empresa já revelou que quer começar a comercializar esta mota em 2020. A Zeus chegará ao mercado em duas versões: Bobber e Cafe.
Ambos os modelos têm uma potência de 140 kW e, é intenção da empresa, que estas motos garantam uma autonomia na ordem dos 450 km. O preço rondará os 53 mil euros.
#4) Regent No.1
Apesar de todas as inovações, esta marca aposta num design mais vintage que contrasta com tecnologias atuais. Esta moto tem ainda um alarme contra acidentes da Detecht, Digital Touch Infotainment, sistema de travagem regenerador, sistema ativo de segurança e GPS integrado.
A Regent No.1 vem com uma bateria de 72V – 80Ah que lhe garante uma autonomia para cerca de 150 km. A potência estimada é de 15/20 cv o que equivale a uma moto de 160 e 250 cm³ de cilindrada. A Regent No.1 custa 9500 euros.
#5) Vespa Elettrica
A Vespa Elettrica, nome dado a esta nova versão, tem uma autonomia de cerca de 100 quilómetros e um desempenho idêntico às atuais de 50 cc (com uma potência máxima de 4kW).
A bateria tem um tempo estimado de carga de quatro horas e promete até 1000 ciclos de carga (ou dez anos ou entre 50 000 a 70 000 km) até à capacidade total cair para os 80%. Este veículo de duas rodas está à venda em Portugal por 6790€.
O mercado do segmento das motos elétricas tem vindo a crescer e, aliado a um excelente design, as motas elétricas oferecem outras boas características ao nível da potência e até ao nível da autonomia. Os preços ainda não são os mais amigáveis, algo que mudará certamente nos próximos anos.