Metade das bicicletas vendidas na Holanda em 2020 eram elétricas
Cada vez mais as pessoas estão a optar por veículos elétricos em vez dos tradicionais. E é sobretudo no segmento automóvel que este facto se verifica. Uma das razões é que felizmente há cada vez mais consciencialização de que devemos olhar para o ambiente com mais atenção e respeito. Mas não são só os carros elétricos que têm ganho popularidade.
De acordo com informações recentes, mais de metade das bicicletas vendidas na Holanda no ano passado eram elétricas.
Cresce o número de bicicletas elétricas vendidas na Holanda
A Holanda é um dos países no mundo onde o transporte em bicicleta é uma prática muito comum. Mas o país também tem investido na compra e utilização de bicicletas elétricas. De acordo com os dados mais recentes, quase metade das bicicletas vendidas no país em 2020 eram elétricas.
Este aumento é uma tendência que se começou a verificar nos últimos anos, no entanto no ano passado essa quantidade superou as expetativas. E nem a pandemia da COVID-19 foi um impedimento para esta realidade.
Os dados foram obtidos pela RAI Vereniging e Bovag e mostram que no total foram vendidas 1,1 milhão de bicicletas na Holanda em 2020. Dessas, meio milhão foram então modelos elétricos.
O total de bicicletas vendidas no ano passado representou apenas um aumento de 9% no mercado, comparativamente a 2019. No entanto os modelos elétricos contribuíram para o aumento significativo de 31% para 1,65 mil milhões de euros na faturação das vendas. Claro que as bicicletas elétricas também são mais caras do que as tradicionais.
Assim, a venda de bicicletas elétricas cresceu 30% face a 2019. E apesar de a maioria ainda preferir comprar nas lojas físicas, 10% das vendas foram feitas online.
Também a pandemia pode ajudar a explicar a compra de bicicletas. Pois, com o crescente aumento de casos e com o confinamento, as pessoas procuraram transportes onde não tivessem que estar em contacto com outras pessoas. Para além de que é sempre uma boa opção para exercício físico.
Este artigo tem mais de um ano
“eram elétricas” Já não são mais?
Continuam a ser, mas foi em 2020, portanto são números referentes a um tempo passado.
Aí está uma péssima notícia, usavam bicicletas movidas a força de pernas e passaram a usar bicicletas movidas a energia de origem mista, ou seja, quem comprou deixou de poluir zero.
Isso aconteceu em muitos outros países onde pessoas que andavam a pé passaram a andar de bicicletas ou trotinetes eléctricas, péssima evolução a muito mais poluente
Ha outra maneira de ver esta noticia…Talvez essas pessoas que compraram uma bicicleta eléctrica eram pessoas que andavam sempre de carro? A’i a poluição ‘e muito inferior
Normalmente não. Muitas dessas pessoas ou usavam bicicleta ou transporte público.
As grandes vantagens da bicicleta elétrica é a velocidade média mais elevada. O que ajuda naqueles dias mais ventosos (que é quase sempre)
Outra vantagem é também o facto de pessoas mais idosas poderem agora percorrer grandes distâncias sem ficaram muito exaustos.
Trabalhei na Holanda durante 1 ano, ninguém usa carro na Holanda, os carros ficam parados e só saem ao fim-de-semana caso seja para ir passear para longe, muitas vezes nem para isso, mesmo a rotina de ir às compras é feita de bicileta ou transportes.
“Torrar dinheiro em carros e combustível é lá para os palermas do sul”, dizem eles. E com razão.
Tudo depend da prespetiva muita gente na holanda andava de bicileta mas quem tinha de percorrer distancias maiores acabava por usar o carro para não chegar ao trabalho a cheirar a porca assim com uma eletrica não usa o carro nem chega a cheirar a porco
Cheira-se menos a porco de bici do que em transporte público. Principalmente em zonas planas como a Holanda.
Em Portugal o números não devem de ser muito diferentes, pelo menos nas bicicletas de BTT, já se vê muitas.
E têm lógica com a quantidade de subidas que há nos Países Baixos “Holanda”, são tão ígremes que faz todo o sentido. 🙂
Já agora em Portugal vamos continuar a chamar Holanda, ou Países Baixos, a nova designação é Países Baixos.
Países Baixos sempre foi a designação, não é nova. O nome Holanda é derivado das províncias Noord-Holland e Zuid-Holland.
E quanto às subidas podes estar correto. Mas não te esqueças que a maioria das bicicletas não tem caixa de velocidades, por isso todos os pequenos declives são sempre pouco agradáveis. Isto mesmo tendo em conta toda a engenharia que vai para a construção de estradas em que inclinações acentuadas são sempre evitadas.
E depois tens o vento. Num país sem barreiras naturais o vento é constante, e isso acaba por ser pior que qualquer subida.
Só prova que as pessoas estão cada vez mais preguiçosas. Entrega de comida em casa, lâmpadas inteligentes para não levantarem o rabo do sofá. Qualquer dia nem sabem andar. Adultos com trotinetes, parecem que ainda não largaram a infância. Estamos a criar uma boa geração, não há dúvida!
30% de todas as deslocações diárias nos Países Baixos são feitos de bicicleta. Existem em média 1.3 bicicletas por habitante. Acho que preguiça é a palavra errada.
Vê a percentagem de pessoas obesas nos Países Baixos comparado com Portugal e depois vês onde está a preguiça.
Existem muitas pessoas que fazem mais 20KM de bicicleta por dia para ir e voltar do trabalho. Isto com sol ou chuva. Acredita que a bicicleta elétrica aqui não é um luxo, e apenas um pequeno empurrão para ganhar algum tempo na viagem.
Correção ao meu comentário. A taxa de obesidade não parece ser assim tão diferente.
Eu tive como base o facto de as pessoas em Portugal (especialmente mais idosas) são em geral mais gordas e apresentam mais problemas de saúde relacionados com más dietas. Mas isto não significa que são obesas.
Mas quem quiser verificar esse facto basta passar um dia nos Países Baixos e ver com os próprios olhos.
Os Holandeses são tão altos que disfarçam melhor o barrigão de cerveja que transportam 🙂
Tu ves isto como preguiça ? what? que idade é que tens ? eu meto o meu cotovelo na lareira como tens mais de 40, amigo isto é o mundo a evoluir o que um adulto a ir do campo grande até ao saldanha em vez de ir de carro vai de trotinete eletrica e tu achas isso infantil ?? não amigo isso é evolução que mentalidade de velho e já agr ir ao restaurante tambem é preguiça de fazer comida em casa. meu deus
Eu tenho mais de 40 e vou de uber, não pego no carro.
Evoluído era na minha infância, queriamos ir a algum lado iamos de transportes ou a pé a iamos apanhando os amigos que viviam no circuito pelo caminho, toda a saída envolvia sempre o companheirismo na viagem de ida e volta, tudo o que veio depois disso dificilmente se poderá chamar de evolução, mesmo que fosses a voar.
Nem precisavas de dizer que tinhas mais de 40 ahah, portanto hj o pessoal não pode ir andar de trotinete ou de bicicleta com a malta toda ahah antigamente é que era “isto no nosso tempo era muito melhor” “estes putos de hj em dia sabem la” isto não evoluiu nada só anda para tras.
Lamento informar que na cabeça tens uns bons 60 aninhos
juntar quantos, 2 ou 3 para ir contigo? Ah pois é, hoje não têm mais amigos que isso é esses também se vão perdendo. Achas que isso é igual a andarem 10 ou 20 verdadeiros amigos que se for preciso tiram a camisola para te dar?
Se ter 60 anos é apreciar os valores da amizade e do convívio e ainda conseguir ter conversas com pessoas de todos os meios sociais e fazer refeições com a minha família e conseguir ter os meus filhos sem telemóvel à mesa ou em momentos de lazer, então deixa-me ter 60 na cabeça pois sou mais feliz do que tu na tua bolha evolutiva.
Na bici eléctrica também se pode fazer exercício físico. Menos que só a pedais, mas em todo o caso algum. E em qualquer idade, não é só para juventude desportista de alta competição. Aos 60, 70 ou 80 anos.
Para quem não souber, o orçamento anual de energia de uma bici eléctrica é à volta, ou não chega a 15 euros. Menos que meio mês de passe social.