Mercedes inspira-se em Avatar e dá a conhecer um novo conceito de carro
O mundo automóvel está absolutamente ao rubro. Até as mais inesperadas marcas estão dispostas a entrar, como vimos ainda hoje com a Sony. A Mercedes é uma das gigantes deste segmento e na CES deu a conhecer um novo conceito inspirado no mundo Avatar.
É o Mercedes-Benz AVTR, Advance Vision Transportation.
Os carros autónomos e elétricos estão nas bocas do mundo. Mas agora há que surpreender. Foi isso mesmo que a Mercedes quis fazer ao apresentar o seu novo carro-conceito no decorrer da CES deste ano.
Trata-se de um veículo altamente futurista, inspirado no filme, já antigo, Avatar de James Cameron.
Mercedes-Benz AVTR, um carro do futuro
O Mercedes-Benz AVTR, Advance Vision Transportation, parte de um conceito de carro elétrico que pode andar para a frente e para os lados. Com portas em vidro, este carro pretende, portanto, aproximar o condutor à natureza (o conceito do próprio filme) e todo o design é muito baseado em jogos de luzes e cores.
Este carro, que se relaciona com o condutor através dos seus dados biométricos, não dispõe, no entanto, de volante. Parte de todo um conceito verdadeiramente autónomo.
Depois, toda a interação com o automóvel é feita com base nos movimentos do corpo, dispensando botões de controlo.
Um toque de ousadia
A traseira do carro é absolutamente impressionante... ou talvez seja só estranha.
O Mercedes-Benz AVTR apresenta na mala 33 pequenas saliências que abrem e fecham, dando um aspeto escamado ao carro. Mais um pormenor de design, para o qual não foi atribuída qualquer funcionalidade.
Uma extensão da Natureza
Com um mundo cada vez mais a lutar pelas questões ambientais, a Mercedes parece querer assim usar este chavão com o seu carro-conceito. Durante a apresentação referiu mesmo que o que carro é quase como algo vivo e que pretende ser uma extensão da pessoa e da natureza.
Por fim, além deste conceito, houve espaço para a marca falar de alguns planos para o futuro. Ter um carro com impacto zero é um objetivo da empresa, no entanto, "isso pode estar distante", tal como referiu Ola Källenius, da Mercedes.
Este artigo tem mais de um ano
Pelas imagens, isto não pode ser chamado de carro…
No dia que for obrigado a comprar um “carro” em que não tenha a possibilidade de poder conduzir, passo a usar Uber todos os dias. Chofer por chofer, mais vale pagar 20€ por dia, que gastar 100k nisto, é que nem sei como é que se deve chamar…
Depende do dinheiro que se tem. Depois nao encontras uber facilmente em hora de ponta, sem contar q nem ha uber na provincia, nem toda a gente vive em metroples. Digo-te ja’ o uber esta’ condenado. Nas cidades o futuro sao t. publicos gratuitos e provincia sempre o carrinho.
Deixa tar Nick, esse dia está muito distante!
Até que o parque nacional seja só destas aberrações… podes contar com pelo menos 30 anos e é se alguma vez isto pegar na moda.
Deve ser o carro mais bonito que já vi. Excelente trabalho por parte dos designers.
É claro que gostos não se discutem.
Porreiro, agora todos tem conceitos de carros que nunca vem a luz do dia.
Não é que seja um groupy, mas deviam de aprender alguma coisa com a tesla, em vez de conceitos com mer** que abrem e fecham simplesmente porque sim, apresentassem um protótipo funcional de algo que se pudesse comprar nos próximos meses ou 1 ano.
Será que só tem disigners mas faltam mecânicos e engenheiros !!!
+1 concordo
Sabes o que é um concept-car e qual o propósito?
Sei, porque? Queres que te explique?
O conhecimento do que significa “concept-car” não muda em nada o meu comentário.
A maioria do que é apresentado como novo conceito, nunca é depois aplicado em nada
Estou plenamente de acordo contigo, façam algo que seja funcional, económico e amigo do ambiente, não para daqui a trinta anos mas sim o mais breve possível.