Mercedes-Benz recolhe 1.3 milhões de carros por falha no sistema de emergência eCall
Cada vez mais os carros que usamos estão recheados de tecnologia. Esta serve para melhorar a sua utilização, mas também para garantir a segurança dos condutores e dos ocupantes das viaturas. São muitas vezes sistemas silenciosos e que funcionam de forma independente.
A Mercedes-Benz está agora a braços com um problema no seu sistema eCall, o que obriga à recolha de 1,3 milhões dos seus carros. Esta falha é grave e pode levar a que a ajuda necessária não seja enviada para os locais necessários.
O sistema eCall garante aos utilizadores dos carros da Mercedes-Benz e de outras marcas o apoio de emergência necessário. De forma automática, detecta acidentes e reporta-os para o sistema de emergência, que depois envia a ajuda necessária.
O que se sabe agora é que um colapso temporário da fonte de alimentação do módulo de comunicação causado por um acidente pode levar à posição incorreta do veículo durante uma potencial chamada de emergência. A marca revelou que outras funções da função de chamada de emergência automática e manual permanecem totalmente operacionais.
Para resolver esta questão, a Mercedes-Benz vai agora recolher os 1,3 milhões de carros afetados. Com uma simples atualização de software, a marca vai garantir que o sistema eCall reporta a localização precisa dos carros em caso de acidente e se estes necessitarem de apoio.
Do que foi revelado, este problema afeta todos os veículos vendidos entre 2016 e 2021 nos EUA. Os modelos afetados são os seguintes: CLA-Class, GLA-Class, GLE-Class, GLS-Class, SLC-Class, A-Class, GT-Class, C-Class, E-Class, S-Class, CLS-Class, SL-Class, B-Class, GLB-Class, GLC-Class e G-Class.
A descoberta deste problema terá acontecido no ano passado. Ao investigar um acidente ocorrido na Europa em 2019, foi descoberto que o seu sistema automático eCall tinha uma falha. Na altura da avaliação, foram descobertos vários casos em que o sistema tinha transmitido uma localização errada do carro.
Para resolver o problema, a Mercedes-Benz irá contactar os seus clientes. O problema será resolvido com uma simples visita à oficia ou através de uma atualização a ser feita via OTA. Esta correção trará assim mais segurança aos carros da marca.
Este artigo tem mais de um ano
Fake news, toda a gente sabe que só os Teslas é que têm problemas
A Tesla também tem vários relatos deste mesmo problema.
A diferença é que uns fazem recall voluntário e outros só à força.
Carreguei uma vez a mais…
O unico recall que a tesla fez à força foi o problema de o sistema do ecra ter pouca memoria e ficar lento o que se fosse eu o dono da tesla não fazia o recall nem obrigado que eu nunca a samung ou a apple fazer um recall por o smartphone ficar lento ou sem memoria
Que trapalhada de comentário. Nem se consegue entender. Onde é que andam os . e ,? :\
A verdade é que só Toyota, Mercedez e mais 1 marca ou 2 fazem isto, não é que tenham mais problemas simplesmente se importam com os clientes.
Tem ai tanta marca com problemas e nunca chamam o carro o cliente é que tem que andar atrás da marca para assumir as coisas e se for dentro da garantia, porque senao eles ignoram por completo os clientes, são problemas de correias, problemas de bronzes, etc… tudo defeito de fabrico já muito sabido no mercado mas as marcas ignoram…
Sabes que fazem os recalls porque sao basicamente obrigadas a fazer ahah eles nao fazem por opçao o sistema de SOS call é obratorio nos carros e se tem um problema tem que ser corrigidos, tambem tens os problemas de mercdez e bmw que ardem aí aos montes e nunca tiveram um recall para corrigir o problema e diria que um carro arder é muito mais grave que qualquer outro problema
E que tal escreveres mais devagar ? Pode ser que acertes nalguma coisa…
Este sistema é muito bom e já salvou muitas vidas.
Qualquer acidente sozinho e que fique sem sentidos numa zona em que ninguém veja, o sistema trata de fazer chegar ajuda e nem dá conta, acorda no hospital.
Eu gostava de entender é a razão da notícia, pois como os modelos afectados são apenas nos EUA, penso eu que não relevância para nós aqui na Europa, no meu entender uma notícia sem interesse, já que não acompanhamos o que se passa no mercado automóvel americano, porque dar notícias negativas de uma marca?
Até porque de tecnologia não tem muito a meu ver, mas enfim, é apenas a minha opinião que perdi o tempo a ler esta notícia para os americanos…