Luzes de travagem dianteiras: uma solução para reduzir o número de acidentes rodoviários
A ideia de luzes de travagem dianteiras já existe há algum tempo, mas ainda nenhuma fabricante de veículos decidiu implementá-la. Agora, um novo estudo concluiu que esta pode ser uma solução viável para reduzir o número de acidentes rodoviários.
Perante a viabilidade da ideia, é estranho não haver ainda uma fabricante (ou várias) a oferecer este tipo de solução. De facto, um simples sinal visual pode "reduzir significativamente o tempo de reação de outros utentes da estrada", segundo o investigador Ernst Tomasch.
Uma equipa liderada por ele, do Instituto de Segurança Veicular da Universidade Tecnológica de Graz (TU Graz), em colaboração com o Instituto de Psicologia Jurídica e de Trânsito de Bona (BIRVp), analisou o efeito das luzes de travagem dianteiras na segurança rodoviária.
A análise de 200 acidentes mostrou que, dependendo do tempo de reação dos utentes da estrada, 7,5 a 17% das colisões poderiam ter sido evitadas com uma luz de travão adicional na parte dianteira do veículo.
Em até um quarto dos casos, as luzes dianteiras teriam, também, reduzido a velocidade do impacto e, por conseguinte, atenuado os ferimentos.
Afinal, as luzes de travagem sinalizam que um veículo está a travar e, se as luzes de travagem dianteiras se apagarem, os restantes condutores podem saber que um veículo parado vai começar a mover-se.
Este sinal visual pode reduzir significativamente o tempo de reação de outros utentes da estrada. Isto reduz a distância necessária para parar e, em última análise, a probabilidade de um acidente.
Explicou o investigador Ernst Tomasch, cujo estudo foi publicado na revista Vehicles.
A serem integradas, as luzes de travagem dianteiras acendem em verde em vez de vermelho e podem ser facilmente integradas no design dos veículos.
Além disso, os veículos existentes poderiam ser adaptados de forma relativamente barata.
Conceito de luz de travagem dianteira tem um problema
Uma vez que os veículos com luzes de travagem dianteiras só foram utilizados, até agora, no trânsito real, como parte de um teste na Eslováquia, os investigadores tiveram de recorrer a uma combinação de reconstrução de acidentes e simulação.
Para o efeito, utilizaram 200 acidentes de carro em cruzamentos austríacos registados na Base de Dados Central para Estudos Aprofundados de Acidentes (em inglês, CEDATU).
Em primeiro lugar, a sequência de eventos de todos os acidentes foi reconstruída detalhadamente. Depois, os investigadores simularam novamente os eventos, assumindo que os veículos provenientes de estradas secundárias estavam equipados com uma luz de travagem dianteira.
Se a luz de travagem dianteira fosse visível para os utentes da estrada com prioridade, assumia-se uma reação mais rápida na simulação, o que resultaria numa redução da distância necessária para parar.
A partir das diferenças entre os acidentes reais e as simulações, os investigadores tiraram conclusões sobre o efeito de prevenção de acidentes.
Segundo Tomasch, "as luzes de travagem dianteiras só têm um resultado positivo se os outros utentes da estrada as puderem realmente ver".
Em cerca de um terço dos acidentes reconstruídos, contudo, esse não foi o caso, devido ao ângulo desfavorável entre os veículos envolvidos.
Por este motivo, a equipa de investigadores recomenda "a instalação das luzes de travagem, também, nas laterais dos veículos".
Imagem: TU Graz
Neste artigo: luzes de travagem, travão























Europa a ser Europa?
Enfim… coloquem luzes em volta de toda a viatura, que os painéis das viaturas sejam enormes LED’s… etc…
Mas resolver verdadeiros problemas, isso dá muito trabalho…
Mas serve sempre para os capitalistas levarem mais pelos carros. Dizem que a indústria automóvel europeia está a precisar de dinheiro. A solução está nos bolsos dos consumidores.
Que por sua vez és um deles, está nos teus bolsos também logo, és capitalista.
Tens problemas de raciocínio. Nós bolsos dos consumidores está aquilo que os capitalistas precisam de extrair e extorquir para resolverem os problemas deles.
Não faz sentido.
por acaso até pode fazer, principalmente em passadeiras e saídas de estacionamento
Ou pode dar uma falsa sensação de segurança ao peão pois este pode julgar que a travagem está a ser feita por causa dele mas o motivo da travagem pode até ser outro qualquer e o condutor pode nem o ter visto.
Podemos ter uma situação em que o condutor trava, o peão julga que está em segurança mas o condutor nem o viu, o peão confiante avança então para a passadeira ao mesmo tempo que o condutor reinicia a sua marcha… e catrapum, mais um peão no chão!
Provavelmente diminuiria bastante o numero de acidentes com motas e bicicletas
Talvez se as pessoas praticassem mais a condução defensiva e tratessem as outras viaturas como completos idiotas os resultados também seriam mais positivos. Mas cada vez mais vivemos num mundo de cada um por si e só eu é que importo.
A ideia não é assim tão descabida… eu tenho situações em que vejo carros pelo espelho que se aproximam tanto que fico sempre desconfiado se me estão a ver ou não, e se vão travar ou ultrapassar 😀 😀 😀
E já por uma vez, parado numa fila de trânsito, saí da faixa onde estava pq me pareceu que o carro atrás não ia parar… por acaso tinha espaço para o poder fazer, pq de facto acabou por “invadir” o meu espaço…
Agora, isto vale o que vale, porque de certeza que há quem nunca use os espelhos 😀 😀 😀
se o carro se aproximar muito pela traseira, não irá ver esses “stops” dianteiros pelo espelho
Até que isso possa acontecer terá que haver alterações nas legislações europeias e nacionais… É só ler o código da estrada na parte que faz referência às luzes para ver que nos veículos normais particulares não pode haver outras luzes para a frente, para além de amarelo e branco… Nem azul {xunning}, nem vermelho , lá aparece referido, bem como o número de luzes mínimas para o carro poder circular de noite. Por isso não será para já.
Isto é só ridiculo. Querem que os carros virem, uma árvore de natal.
Isto é o que eu chamo de estudos de m***.
Sp q vejo um BM com aquela grelha iluminada, lembrar-me as luzes de Natal de ponte de Lousa.
WT…………………………..
isto para mim não passam de tretas!!! É como os led’s de presença à frente!!! Servem para Zero… (claro, se contarmos com o pessoal que encheu bolsos com isso, então já serviu para alguma coisa… mas para a circulação vale zero!)
ah mas os estudos e tal…
nem vale a pena irmos por ai…
Servem para reduzir acidentes:
https://fleetautonews.com.au/drls-reduce-daytime-crashes-by-8-8/
Aos condutores que temos nas nossas estradas eu acho que todos os carros deviam andar sobre carris, com pirilampos em cima e com umas borrachas à volta como já existem nos carrinhos de choque.
Mais um pouco e começamos a parecer discotecas ambulantes
As pessoas ainda nem sabem que nas autoestradas não é para circular na faixa do meio quando a da direita está completamente livre, vão agora querer luzes de travão dianteira. era inovador sim eram piscas automáticos que “adivinhassem” quando vão mudar de direção pois para muitos em Portugal pisca deve ser c* tem medo de dar.
Todos aqueles que criticam os outros por circular na faixa do meio o que querem é circular eles por lá. É por isso que nunca vão mudar nada. “Quem é este crápula que me quer expulsar daqui para se instalar ele?”
nem sempre pois o que me chateia é sair da direita, passar para a do meio a traz do grunho, ir para a esquerda para passar o grunho e voltar para a direita. só porque uma amélia não sabe que deve circular na direita ou então é daqueles que julga que no meio é que está a virtude.
A solução está na educação, mas ninguém quer saber disso. Um país com um povo educado não precisa de mais parvoíces.
Com tanta educação à distância de um braço! Mas a vontade não vai para o saber, vai para o entretenimento.
O problema para mim está na total desrespeito das pessoas na estrada, o problema sempre será as pessoas, com manobras perigosas, não respeitarem velocidades, não respeitarem distância minima entre veiculos, etc.
Se as pessoas cumprissem o código talvez haveria menos acidentes graves.
Não vale muito a pena, daqui a uns anos ninguém vai conduzir… a não ser claro que algum amigo precise de vender umas paletes de luzes
Claro, vamos arranjar mais coisas para nos distrair… Mas faz algum sentido no secXXI andar com soluções analógicas?? Há dezenas de anos que se fala em comunicações entre carros, algo muito mais avançado e eficaz. Estão à Espera de quê?
Lol, Isto nunca vai sair do papel.
No transito isso será como ter “sinais de luzes vermelhas” constantemente…, não faz sentido
Considero completamente inutil.
Com um pouco de sorte os fabricantes fazem como fizeram com os DRL’s, em caso de se estragarem tem que que ser ótica nova, neste caso será provavelmente um para-choques novo.
Qualquer das maneiras, creio que as marcas ja estão a adotar esse sistema discretamente. Os BMW ja têm a grelha frontal iluminada e os Golf8 tambem ja têm uma risca led unindo as opticas.
Quanto mais lâmpadas, melhor.
Uma simples batida de frente que parta faróis e mais essas paneleirices e mais vale vender o carro porque meter tudo novo fica mais caro que o valor do veículo.
Mais uma ideia à lá caricas que ficam presas.
Sabe tão bem pagar impostos para sustentar inúteis…
Que tal, obrigatoriedade de circular com as luzes ligadas!? Já ajudava muito! Infelizmente, muitos condutores poupam as lâmpadas quando circulam o que em muitos casos os/as tornam “invisíveis”.