PplWare Mobile

Luzes de travagem dianteiras: uma solução para reduzir o número de acidentes rodoviários

                                    
                                

Imagem: TU Graz

Autor: Ana Sofia Neto


  1. David says:

    Europa a ser Europa?
    Enfim… coloquem luzes em volta de toda a viatura, que os painéis das viaturas sejam enormes LED’s… etc…

    Mas resolver verdadeiros problemas, isso dá muito trabalho…

    • Grunho says:

      Mas serve sempre para os capitalistas levarem mais pelos carros. Dizem que a indústria automóvel europeia está a precisar de dinheiro. A solução está nos bolsos dos consumidores.

  2. B@tm@n says:

    Não faz sentido.

    • TogasPacho says:

      por acaso até pode fazer, principalmente em passadeiras e saídas de estacionamento

      • narcesudo says:

        Ou pode dar uma falsa sensação de segurança ao peão pois este pode julgar que a travagem está a ser feita por causa dele mas o motivo da travagem pode até ser outro qualquer e o condutor pode nem o ter visto.
        Podemos ter uma situação em que o condutor trava, o peão julga que está em segurança mas o condutor nem o viu, o peão confiante avança então para a passadeira ao mesmo tempo que o condutor reinicia a sua marcha… e catrapum, mais um peão no chão!

    • Osgass says:

      Provavelmente diminuiria bastante o numero de acidentes com motas e bicicletas

  3. Claudio says:

    Talvez se as pessoas praticassem mais a condução defensiva e tratessem as outras viaturas como completos idiotas os resultados também seriam mais positivos. Mas cada vez mais vivemos num mundo de cada um por si e só eu é que importo.

  4. José Ferreira says:

    A ideia não é assim tão descabida… eu tenho situações em que vejo carros pelo espelho que se aproximam tanto que fico sempre desconfiado se me estão a ver ou não, e se vão travar ou ultrapassar 😀 😀 😀
    E já por uma vez, parado numa fila de trânsito, saí da faixa onde estava pq me pareceu que o carro atrás não ia parar… por acaso tinha espaço para o poder fazer, pq de facto acabou por “invadir” o meu espaço…

    Agora, isto vale o que vale, porque de certeza que há quem nunca use os espelhos 😀 😀 😀

  5. Vyper says:

    Até que isso possa acontecer terá que haver alterações nas legislações europeias e nacionais… É só ler o código da estrada na parte que faz referência às luzes para ver que nos veículos normais particulares não pode haver outras luzes para a frente, para além de amarelo e branco… Nem azul {xunning}, nem vermelho , lá aparece referido, bem como o número de luzes mínimas para o carro poder circular de noite. Por isso não será para já.

  6. LA says:

    Isto é só ridiculo. Querem que os carros virem, uma árvore de natal.
    Isto é o que eu chamo de estudos de m***.

  7. joão says:

    WT…………………………..

    isto para mim não passam de tretas!!! É como os led’s de presença à frente!!! Servem para Zero… (claro, se contarmos com o pessoal que encheu bolsos com isso, então já serviu para alguma coisa… mas para a circulação vale zero!)

    ah mas os estudos e tal…

    nem vale a pena irmos por ai…

  8. Vasco says:

    Aos condutores que temos nas nossas estradas eu acho que todos os carros deviam andar sobre carris, com pirilampos em cima e com umas borrachas à volta como já existem nos carrinhos de choque.

  9. Rúben says:

    Mais um pouco e começamos a parecer discotecas ambulantes

  10. Krasy says:

    As pessoas ainda nem sabem que nas autoestradas não é para circular na faixa do meio quando a da direita está completamente livre, vão agora querer luzes de travão dianteira. era inovador sim eram piscas automáticos que “adivinhassem” quando vão mudar de direção pois para muitos em Portugal pisca deve ser c* tem medo de dar.

    • Grunho says:

      Todos aqueles que criticam os outros por circular na faixa do meio o que querem é circular eles por lá. É por isso que nunca vão mudar nada. “Quem é este crápula que me quer expulsar daqui para se instalar ele?”

      • Krasy says:

        nem sempre pois o que me chateia é sair da direita, passar para a do meio a traz do grunho, ir para a esquerda para passar o grunho e voltar para a direita. só porque uma amélia não sabe que deve circular na direita ou então é daqueles que julga que no meio é que está a virtude.

  11. há cada gajo says:

    A solução está na educação, mas ninguém quer saber disso. Um país com um povo educado não precisa de mais parvoíces.

  12. Luis Henrique Silva says:

    O problema para mim está na total desrespeito das pessoas na estrada, o problema sempre será as pessoas, com manobras perigosas, não respeitarem velocidades, não respeitarem distância minima entre veiculos, etc.
    Se as pessoas cumprissem o código talvez haveria menos acidentes graves.

  13. Hélder says:

    Não vale muito a pena, daqui a uns anos ninguém vai conduzir… a não ser claro que algum amigo precise de vender umas paletes de luzes

  14. CaptianObivous says:

    Claro, vamos arranjar mais coisas para nos distrair… Mas faz algum sentido no secXXI andar com soluções analógicas?? Há dezenas de anos que se fala em comunicações entre carros, algo muito mais avançado e eficaz. Estão à Espera de quê?

    Lol, Isto nunca vai sair do papel.

  15. Lumia says:

    No transito isso será como ter “sinais de luzes vermelhas” constantemente…, não faz sentido

  16. PoPeY says:

    Considero completamente inutil.

    Com um pouco de sorte os fabricantes fazem como fizeram com os DRL’s, em caso de se estragarem tem que que ser ótica nova, neste caso será provavelmente um para-choques novo.

    Qualquer das maneiras, creio que as marcas ja estão a adotar esse sistema discretamente. Os BMW ja têm a grelha frontal iluminada e os Golf8 tambem ja têm uma risca led unindo as opticas.

  17. PorcoDoPunjab says:

    Quanto mais lâmpadas, melhor.
    Uma simples batida de frente que parta faróis e mais essas paneleirices e mais vale vender o carro porque meter tudo novo fica mais caro que o valor do veículo.
    Mais uma ideia à lá caricas que ficam presas.
    Sabe tão bem pagar impostos para sustentar inúteis…

  18. Car says:

    Que tal, obrigatoriedade de circular com as luzes ligadas!? Já ajudava muito! Infelizmente, muitos condutores poupam as lâmpadas quando circulam o que em muitos casos os/as tornam “invisíveis”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.