Lotus Emeya: este elétrico carrega mais rápido que o seu smartphone e já circula nas estradas
O Lotus Emeya foi lançado no ano passado e foi colocado à venda na China antes do início dos pedidos na UE e no Reino Unido em março deste ano, com entregas entre julho e setembro. Para aumentar o entusiasmo, a marca anunciou agora que o Emeya quebrou um recorde muito importante.
Para carregar de 10% a 80% usando carregador público, o Lotus Emeya demora apenas 14 minutos, usando um carregador rápido de 400 kW DC. Esta nova realidade foi validada pela “empresa líder global de consultoria” P3, segundo a Lotus. O Emeya ficou no topo da lista de EVs de carregamento mais rápido do P3.
Este carro elétrico competiu com o Mercedes EQS, BMW i7, Tesla Model Y, Genesis G80, XPeng G9, Hyundai Ioniq 6, Nio ET5 e BYD Atto 3. Nenhum destes carros elétricos está na mesma categoria que o Lotus Emeya, mas ainda assim, os testes foram realizados com estas propostas.
De qualquer forma, e segundo o relatório P3, o Emeya pode atingir uma potência máxima de carregamento de 402 kW, o que por si só é um grande número. A potência média de carregamento foi de 331 kW entre 10% e 80% do estado de carga da bateria.
O Lotus Emeya pode supostamente ganhar 310 km de alcance em 10 minutos de carregamento. Isto se ligado a um um carregador DC de 400 kW. Para isso terá de estar em pleno funcionando, e se não existir outro carro elétrico a ser carregado ao mesmo tempo.
Os proprietários da Lotus têm acesso a mais de 700.000 carregadores públicos em 30 países europeus através da rede de carregamento da Bosch. Naturalmente que outros vão ser adicionados a esta rede nos próximos tempos, para a fazer crescer ainda mais.
Com este novo recorde, a Lotus assume uma posição de destaque única. Ao mesmo tempo, mostra que é possível vencer uma das maiores barreiras associadas à utilização dos carros elétricos. A sua autonomia e, principalmente, o tempo de carregamento são um dos principais argumentos apresentados para estes veículos não serem escolhidos por mais condutores.
Opah, a petrolhada vai ficar ainda mais incomodada com isto e a coçar a cabeça. Loooool
Olha a seita dos elétricos… que depois protesta que não quer cabos de alta tensão para reforçar a rede elétrica.
Vou já pedir o subsídio do estado para comprar isto… sou da IL, mas claro o Estado tem que subsidiar o meu greenwashing.
Isto é um post de um electrico, não deu por isso ?
Bem me parecia que a petrolhada já estava a coçar a cabeça.
E os cabeças de eletrão a vangloriarem-se de passear nos seus “pilhas”, a pensarem… isto é que é proteger o ambiente….
F
Eles não andam a pilhas, já que esses nem sequer existem cá, mas pronto já entendemos a sua dor….
“A seita” os elétricos que doi menos…
Hahahaha
A petrolhada fica é curiosa em saber quando, quantos, onde e qual o preço destes carregamentos a 400 Kw
Nem a 150 Kw temos em abundância quanto mais a 400!
Depois ainda faltará aparecer Modelos que carreguem a essa velocidade!
Enfim…a eletrolhada adora comer gelados com a testa!
@Marco, mesmo que o carregamento a 400 kW seja feito a 800V, estamos a falar de 500A, portanto uma corrente baixissima, inócua, e incapaz de gerar campos eletromagnéticos fortes.
Que interessa os campos eletromagnéticos ? isso faz mal a alguma coisa ? Se não fossem esses campos você voava.
Nota-se mesmo que ficam incomodados, até querem saber o preço de algo que não usam.
Loool
@JL, fica lá incomodado… se a E-Redes pedir para colocar um poste num terreno teu, “ai não pode ser”, “chulos”:
Retirado de: https://observador.pt/2022/11/17/rede-eletrica-precisa-de-crescer-muito-para-receber-renovaveis-mas-ninguem-quer-uma-linha-no-seu-quintal/
Toda a gente quer qualidade, oferta e a baixos custos, mas ninguém quer que as linhas elétricas passem pelo seu quinta, pelo concelho ou até pelo distrito. É sempre melhor se for no do vizinho. “E se continuarmos com esta forma de atuar não vamos ter rede em lado nenhum”. O desabafo foi feito pelo gestor de uma empresa que tem de construir nos próximos três a quatro anos mais 1.500 quilómetros de nova linha de muito alta tensão para absorver toda a oferta renovável que está a ser construída e planeada. Esta extensão implica acrescentar 15% à atual rede elétrica de transporte, afirmou o administrador da REN, João Conceição na conferência anual da APREN (Associação de Energias Renováveis) que se realiza em Lisboa nos dias 16 e 17 de novembro.
Ora bolas, como não conseguiu inventar mais nada foi buscar uma noticia que não tem nada a ver.
Então qual é o futuro ?
Para haver energia elétrica para carregar os eletricozinhos tem de haver postes e linhas para transportar a energia.
Mas parece ser tão limitado que nem aí chega…
O futuro é o elétrico ser mais uma opção. Não ter a sua filosofia de “eletrico é bom, tudo o resto não presta”.
Concordo a 100% João, mas a malta é um pouco limitada.
LOOOL, um clone do mesmo.
Qual é o problema de transportar energia ?
Provavelmente vai dizer que o futuro são aquelas soluções que gastam 5 e 10x mais.
E quem disse que não é mais um opção ? Onde disse que o resto não presta ?
Você pelo seu discurso…
Fica incomodado porque os petrolheads ficam incomodados.
Eu não estou incomodado, até porque já sabia que eles iriam vir.
Você é a prova disso.
Não me importo da metáfora que me dão… Eu não pago energia e faço 600km por semana e sinto-me até feliz quando o preço dos fossilizados aumenta
.. só para vos ver a arranhar a carteira e a pensar no os políticos que ficam com o vosso dinheiro…
O pessoal também é contra a exploracão de petróleo em território Portugues. Pelo menos são coerentes.
10 minutos para 300kms num carregador de 400W?
E quando tempo demorará o Cliente até encontrar um carregador de 400 W? Loooloool
Já há por aí muito carro com tecnologia de carregamento de 800V e nem por isso se safam melhor q os outros. A miséria franciscana é a mesma, aqui e na Califórnia ou na Noruega loooloool
E nem falando nos campos eletromagnéticos… mas isso não interessa, os EV’s são imunes a isso.
Campos electromagnéticos não fazem mal a ninguém.
Já só falta furarem o telhados das casas das pessoas e montarem os postes la dentro dos quartos.
https://www.rtp.pt/play/p12768/e759837/linha-da-frente
Min 22.04. Desrespeito total pelas pessoas mais frágeis.
São uns cobardes! Com os animais indefesos fizeram o mesmo, limparam o sebo a 500 num só dia.
Não sei então como você defende tecnologias que necessitam de muito mais energia.
Diz vc. Que temos o branco.
Não temos isso em lado nenhum. Já o viu ?
Temos pois, suficiente para vários séculos.
A altura própria ele aparece por ai.
Não vejo em lado nenhum, você já viu ? quanto custa ?
Já viu td o que existe à face e sob a terra?
Muita coisa, mas o que fala nem está na face da terra, está a muitos KMS da face da terra, muito para lá onde alguma vez chegaram….
Não demora tempo nenhum, assim que existam os carros sabem onde eles estão e como estão a ser usados.
Parece que vocês vivem na época analógica, acordem para a vida.
Não há ne hum carregador de 400W disponível ao público.
Tenha calma.
400w não, há de muitos kw, já há de 350 em Portugal, cuidado, não se enerve ainda mais.
ª
Pois têm q o levar à Ionity a ver se faz melhor q os ionics.
Até la, não passa de vaporware para enganar tolos que é a única área onde a indústria elektra se destaca. Pena ser pela negativa.
E que os porsche que chegam a 280 kW.
Não é para enganar, já estão preparados para os carros que vêem a seguir, enganar é andarem ainda instalar carregadores de kW quando praticamente já todos carregam ao dobro da velocidade.
Pena ser pela positiva, senão não estavam ” nem aí “.
Podem vir os q quiser. Sem carregadores potentes são iguais ao Twingo. É como vc tentar carregar o seu Oneplus a 100 com um carregador de 5. Não há milagres, lamento
Mas já há carregadores potentes.
Para quê virem carregadores para carros que não existem ? É sempre o contrário, primeiro os carros, depois os carregadores .
Deve ser. Nem lentos têm em condições e quantidade qt mais de 400W. Vá sonhado.
Ionity, 350 kW, chega ?
Na Califórnia têm uma rede de hidrogénio há 20 anos que não funciona, nem os carros que a usam têm os mapas deles, isso sim, um atraso de vida, os Toyota mirai têm o mapa das bombas de combustível comuns. Loooool
Que pena, um desperdício de design. Daqui a uns anos, vai ser um “pisa papéis”. Impecável por fora e com a bateria viciada. Ainda dizem que isto vai ser o futuro e a salvação do ambiente, LOL
Desde quando estas baterias viciam ? essas já não se fabricam desde os anos 90.
Quem diz que é a salvação do ambiente ?
Isso é mentira pah… o JL já vem dizer que são super amigos do ambiente, nem se precisa de minerar materiais e uma bateria dura 1 milhão de kms com 99% da carga.
Você é que é o ambientalista, não eu.
Mas como sempre não entende nada do assunto e apenas se resume a ser um anti-ev.
É desse tipo de tecnologia que é preciso para os BEV convencerem os automobilistas a abandonarem a gasolina ou o diesel.
Deveria haver mais como este Lotus.
Eu vim ao Rock in Rio, ver um festival verde alimentado por toneladas de gasóleo.
Mas em Lesboa não há eletricidade renovável?
Então não foi ao festival, porque não foi alimentado com diesel.
O meu carro tb não é alimentado por diesel. Acredita?
Quem falou do seu carro ? eu falei dos geradores do festival.
Exacto
E então?
E então não foi diesel.
Deves fazer parte de alguma igreja dessas eletricas, anda a pé maze.
Eu não, mas vocês parecem fazer parte, tanto que no que toca a inventar e mentir são um espetáculo.
http s://mag.sapo.pt/musica/artigos/rock-in-rio-lisboa-mantem-parceria-pela-sustentabilidade-e-anuncia-novas-medidas-ambientais
Já parecem sacerdotes…
Está resolvido. Agora é só vender este carro a 30K, montar postos de carregamentos de 400Kw aos milhares nas ruas. Força nisso, burocratas.
Tipo bombas de combustível que são aos milhares pelas ruas ?
????
Sim, também há bombas de combustíveis aos milhares pelas ruas ?
????
Este quer comparar com 5 minutos com 3horas ahahahsha
Leva 3 horas a abastecer ? Sim, já tem acontecido.
3 dias? Ah, sim é possivel.
3 dias ? então que ev tem que é tão lento a carregar ?
Não, eu tenho um que carrega em 5 minutos.
Perde assim tão tempo com ele ? Enfim ainda há malucos que ficam lá a segurar o cabo. Looooooooool
É verdade, é para não cair.
Exato. Lol
Pois.
Mas e os bexigas d’aço que só param a cada 10.000km??
Ainda não serve.
@Realista, muda o nick para @bexigas
A minha bexiga não é de aço…
Só @bexigas.