Leasing, renting ou crédito: qual a melhor opção para o seu carro novo?
Há vários instrumentos financeiros para comprar o seu novo carro. Nos últimos anos, a oferta tem vindo a multiplicar-se e o mercado vai apresentando cada vez mais produtos. Saiba neste artigo qual a melhor opção para si: fazer um crédito, optar pelo renting ou lançar-se no leasing.
Vai comprar um carro novo?
Quando encontra aquele carro de sonho, uma das primeiras coisas que faz é, com toda a certeza, fazer contas à vida. Afinal, um automóvel não é um investimento pequeno e poderá ter um impacto sério no orçamento familiar.
A grande questão é: qual a melhor modalidade para pagar o meu carro? A resposta politicamente correta será que depende da sua carteira. No entanto, esta decisão não é exata como uma conta matemática.
Nem sempre o facto de poder pagar um carro a pronto significa que essa é a melhor forma de pagamento, ou a mais vantajosa, se assim preferirmos. Soa confuso?
É que adquirir um automóvel pode ser um processo complexo, especialmente devido às várias opções de financiamento disponíveis no mercado. Neste artigo, vamos explorar três das opções mais comuns em Portugal: leasing, renting e crédito. Saiba como funciona cada uma delas e com o que pode contar.
Leasing
O leasing é um contrato de aluguer de longa duração com opção de compra. A entidade financeira (locador) compra o veículo e cede-o ao cliente (locatário) por um período pré-determinado, geralmente entre 2 a 5 anos. No final do contrato, o cliente tem a opção de adquirir o veículo pagando o valor residual, previamente acordado.
#Vantagens
- Custos mensais fixos: as prestações mensais são geralmente fixas, facilitando a gestão do orçamento.
- Benefícios fiscais: empresas e profissionais liberais podem deduzir os custos de leasing como despesas operacionais.
- Opção de compra: possibilidade de adquirir o carro no final do contrato.
#Desvantagens
- Valor residual: o valor residual pode ser elevado, aumentando o custo total se optar por comprar o carro.
- Limitações contratuais: restrições quanto ao número de quilómetros e à manutenção do veículo.
- Propriedade: O carro permanece propriedade da entidade financeira até ao final do contrato e à eventual compra.
Renting
O renting é um contrato de aluguer a longo prazo, onde a entidade financeira cede o uso do veículo ao cliente por um período específico, geralmente entre 1 a 5 anos. Ao contrário do leasing, no final do contrato não há opção de compra. Todos os serviços associados ao veículo, como manutenção, seguros e impostos, estão incluídos na renda mensal.
#Vantagens
- Gestão simplificada: manutenção, seguro e outros custos estão incluídos, facilitando a gestão do veículo.
- Custos previsíveis: pagamentos mensais fixos que incluem quase todos os custos associados ao uso do carro.
- Sem depreciação: não há preocupação com a desvalorização do veículo.
#Desvantagens
- Propriedade: não há opção de compra do veículo no final do contrato.
- Restrições: limitações quanto ao número de quilómetros e possíveis penalizações por danos ao veículo.
- Custos a longo prazo: pode ser mais caro a longo prazo se comparado à compra direta, especialmente se a utilização do carro se prolongar por muitos anos.
Crédito automóvel
O crédito automóvel é um empréstimo concedido por uma entidade financeira para a compra do carro. O cliente recebe o montante necessário para adquirir o veículo e compromete-se a pagar o empréstimo em prestações mensais, que incluem capital e juros, ao longo de um período variável. O carro fica imediatamente na posse do cliente.
#Vantagens
- Propriedade imediata: o carro é imediatamente propriedade do cliente.
- Flexibilidade: sem restrições quanto ao uso do veículo (quilómetros, manutenção, etc.).
- Possibilidade de venda: o cliente pode vender o carro a qualquer momento, sem necessidade de autorização da entidade financeira. No entanto, no momento da transferência do registo de propriedade tem que fazer prova da liquidação do crédito concedido.
#Desvantagens
- Juros: o custo total do veículo será mais elevado devido aos juros do empréstimo.
- Responsabilidade total: o cliente é responsável por todos os custos associados ao carro (manutenção, seguro, impostos, etc.).
- Desvalorização: o veículo desvaloriza com o tempo, o que pode ser uma desvantagem financeira.
Como se pode ver, a escolha entre leasing, renting e crédito automóvel depende das necessidades e circunstâncias específicas de cada cliente.
O leasing pode ser ideal para quem pretende ter a opção de comprar o carro no final do contrato e beneficiar de vantagens fiscais. O renting é uma boa opção para quem procura uma gestão simplificada e custos previsíveis. O crédito automóvel é mais adequado para quem deseja ser o proprietário imediato do veículo e ter total liberdade sobre o seu uso.
Por isso, é essencial analisar cuidadosamente cada opção, considerando tanto as vantagens como as desvantagens, para tomar a decisão mais informada e adequada às suas necessidades. E, claro, analisar também a sua taxa de esforço para fazer face ao compromisso de pagar um novo carro.
O pessoal faz leasings e depois queixa se que é a agenda 2030.
Em relação ao título: a melhor opção é comprar a pronto.
Obrigado
Pois, mas isso pra quem tem dinheiropara poder pagar logo.
Agora quem precisa de um carro novo ou semi-novo e não tem dinheiro a pronto tem de sujeitar a uma das três opções.
Eu por exemplo mais ano menos ano vou ter de arranjar carro novo e vou ter mesmo de usar uma solução, pois não tenho ordenado bom como muita gente pra poder juntar dinheiro assim em tão pouco tempo.
Quem tem dinheiro logo a pronto é para quem está bem na vida.
Ou que conseguiu poupar…
Não diga isso que o JL crucifica o e diz já que não tem dinheiro para um carro porque não quer. Até pode ter um elétrico de 50 000€ com um ordenado mínimo.
O JL é outra comédia que ai anda, não tem cheta nem para mandar cantar um cego, quanto mais alguma vez comprar um elétrico…
Já pedi a conta das vezes que já foi banido de um fórum bastante conhecido por andar a espalhar o seu charme como faz aqui…
O pagar a ponto não quer dizer que se esteja bem na vida como tu estas a pintar, há outras formas como poupanças, requerer crédito através de instituição bancária, etc.
Agora se tu não tens ordenado também não penses que ir para leasing ou renting é uma alternativa, pois desengana-te, pois são soluções que tem os seus pros e contras mas estás a pagar para uma coisa que nunca será tua e no momento de a teres de devolver tens de lidar com os problemas de custos associados a danos superficiais e afins pois isso é algo que muitos nem sequer contam e pode sair uma conta bem choruda em reparação para entregar o carro nos mesmos tramites em que o levas-te…
isto é simples não há dinheiro não há vicios, tens de comprar algo há medida da tua carteira e não entrar em desvaneios que a curto prazo pode-te vir a dar dissabores…
Nada melhor que pensar racionalmente e viver desafogado sem cordas na garganta e não viver para as aparências.
“Agora, quem precisa de um carro novo ou semi-novo.” Ninguém precisa necessariamente de um carro novo ou semi-novo, a menos que a profissão exija. Muitas pessoas conseguem viver bem com um carro mais antigo, desde que esteja em boas condições de uso.
“Juntar dinheiro assim em tão pouco tempo.” Mesmo aqueles com salários acima da média não têm necessariamente a possibilidade de comprar um carro novo em pouco tempo. Trabalho em TI, ganho acima da média, e meu carro é de 2011. Antes disso, economizei 8 anos para conseguir comprar um semi-novo.
“Quem tem dinheiro logo a pronto é para quem está bem na vida.” Isso é um estereótipo. Muitas pessoas fazem grandes sacrifícios e juntam dinheiro por muito tempo para conseguir comprar um carro a pronto. Não podemos presumir que todos que conseguem fazer isso estão automaticamente ‘bem na vida’.
A realidade é que muitas pessoas vivem acima das suas possibilidades e não são boas em gerir as suas finanças. É importante considerar opções que se encaixem no nosso orçamento e planear de acordo com as nossas capacidades financeiras.”
Estando em IT se fores para uma consultora dão-te carro, sao poucas as que não o fazem
Se até hoje não conseguir poupar 1500€ para um carro vai ser bonito pagar o carro com juros…
Além disso, ninguém precisa de comprar um carro novo…
Nunca na vida compraria um carro sem ser a pronto a não ser o primeiro e seria um com mais de 10 anos!
Nem por isso, diguemos que queres comprar um carro de 30 mil euros (nada de outro mundo tendo em conta os preços de hoje) por exemplo um eletrico, tipo MG4 que cabe no orçamento, no activo bank a 8 anos o MTIC é de 37.225€, contudo os mesmo 30k a receber um juro no banco tipo “Trade Republic” de 3.25% ao ano, ao fim de 8 anos tens 38.894€, cerca de mais 1.500€ e com uma vantagem gigante, não te descapitalizaste, já agora os 3.25% é algo ainda facil de obter com os juros do BCE ao nivel que estão, se quiseres antes ter o dinhero em $ facilmente tens 4% de juros.
Logo a pronto ser melhor é muito relativo, na minha opinião não o é de forma clara pelo menos…
Sem duvida que a melhor opção é pagar a pronto, quais leasings qual renting…
Faz as contas e nas modalidades descritas pagas carro e meio ou mais. Compra usado ou à medida da carteira. Carros e créditos são sorvedouros de dinheiro.
A melhor forma de reduzir a perda é não comprar caros novos, comprem usados com garantia, perdem muito menos.
Não vejam as vantagens só pelos valores mensais… vejam por exemplo as manutenções ou avarias… avariou, trocou…
Nenhum.
A não ser que seja absolutamente necessário.
Caso seja necessário, a pronto.
Não podendo a pronto, crédito. Sempre há possibilidade de fazer reembolsos antecipados e assim reduzir o encargo financeiro.
Obs: não encontro vantagem no renting que não seja a simplicidade. No entanto esta gestão que fica a cargo da entidade financeira é paga, faz parte do preço mensal.
Obs2: ainda o renting, a vantagem Custos previsíveis não bate certo com a desvantagem Restrições. Ou os custos são previsíveis ou não.
Comprar a pronto um carro usado, é a melhor opção.
Ando em rentings há mais de 10 anos e não quero outra coisa, tenho sempre carro novo, não pago nada a não ser o custo fixo, precisa de pneus, revisões, seguros, impostos, está tudo incluído, nunca me chateio.
Ter carro próprio é o maior embuste que existe, mal sai do stand já está a desvalorizar, não vejo interesse de comprar carro e ficar agarrado a uma lata e às obrigações inerentes.
Sim Zé, já sabemos que és o maior, ou melhor, o maior mentiroso cá do tasco, és rico já sabemos, mas só aqui no mundo virtual… hahaha.. uppss
Não sou rico, levo uma vida desafogada mas tenho queixas como todos. Se deixasse de trabalhar não passava fome mas não levaria a vida que levo.
Rico é quem não precisa de trabalhar para viver bem.
E o renting sai-me do pacote de benefícios, parte do ordenado é convertido em car allowance, mais benéfico do que receber o dinheiro e pagar 50% de impostos
Certo zé,tens de mudar de empresa olha eu tenho carro atribuído pela empresa 100% utilização e as despesas são todas pagas pela empresa, a cada 4 anos troco de carro, não há cá benefícios vindos de ordenados, há empregos e empregos… que chatice… há e não ando aqui a cagar alto como tu…
Depois queixam se que a empresa vai á falência. Se o carro é de uso pessoal, o combustível devia ser pago por quem usa.
De todas as empresas que conheço que têm combustível pago pela empresa, a maior parte delas queixa se que não pode aumentar ordenados, mas depois haver faturas de 1000 e 2000€ de combustível e portagens por mês por utilizador não há problema.
Mas sabes que ele até pode ter mais qualidade vida…. Eu não troco a minha vida fora dos centros urbanos de Lisboa e Porto para ir viver para uma dessas cidades
Carros de frota? Empresas modernas já se deixaram disso, compro o que quero e faz parte do meu pacote de benéficos, boa sorte conseguires incluir um GLE como eu tenho num frota sem seres C level.
As despesas são sempre pagas, a única diferença é que me saem do pacote flex e depois sou ressarcido, que drama, quase não durmo. Eu também troco a cada 4 anos de carro, desta vez fiz extensão de mais 1 ano por estar na dúvida para onde trocar, mas em 2025 devo trocar para um XC90.
Semi-novo CI/Híbrido a 70% do preço inicial.
Ao contrário de que menciona, na Locarent antes do final do contrato poderá adquirir o carro.
http://www.locarent.pt
Ao contrário do que é mencionado, no Crédito Automóvel, na maioria dos casos, o proprietário não pode vender o carro sem autorização da financeira.
É muito provável que exista uma reserva de propriedade em nome da mesma!
Tem razão. A frase não estava completa. Foi atualizado o texto. Obrigado.