PplWare Mobile

Inspeções: não retire o filtro de partículas do seu carro

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Sérgio V. says:

    Não o tenho e unca o terei e vaí continuar a passar na inspeção sem favores e sem subornos.

    • Batata frita says:

      És o maior

    • Nunes says:

      Podem andar sem filtro que os valores não passam do limite.

      • João says:

        Trabalhei vinte anos em inspecções de fábricas, a ideia é a mesma, se os carros passam nas inspecções periódicas, a niveis poluentes, também, o que interessa se tem filtro “A”, filtro “B”, ou sequer sevtem filtro? É só mais uma taxa que o estado nos quer cobrar, não pagas os impostos de adquirir filtro, pagas multa de nao o ter.

    • PTO says:

      Uau, que herói que tu és!

    • Contador says:

      Deixa de ser mentiroso. Nem sequer tens um carro do género. Quanto muito uma farronca de 20 ou 30 anos.

    • Sail says:

      O filtro serve para evitar poluição do ar. A retirada do filtro estas a por em risco a tua vida e a dos outros pois pode levar a doenças respiratórias, cancro e cardiovasculares. São gajos irresponsáveis, como tu, é que devias ser proibidos de ter carta de condução e automóveis.

      • AZ says:

        Que comédia, os próprios carros do governo logo que a FAP da barraca arrancam, é que existem inúmeros exemplos por aí. Até eu já fiz manutenção em vários que já estava anulado, por isso, deixa lá o homem em paz.

    • Apenas um gajo sincero says:

      Nossa, tenho inveja do tamanho da sua inteligência e perspicácia. Parabéns!
      Faz o seguinte: pede pra alguém sentar no banco do motorista enquanto tu vai ao escape e coloca a cara lá. Quando o fizer, peça para que acelerem. Aproveita, PQ vais ficar numa moka da boa.

  2. Paula Vadinho says:

    Exato. Com um trabalho bem feito, passa e ninguém dá por nada

    • Sail says:

      e depois levas com a noticia do medico que tens cancro ou acordas no hospital após um AVC. Se está lá para alguma coisa serve, neste caso para proteger a tua saúde.

  3. Blackground says:

    Os centros de inspeção neste momento não têm capacidade para verificar se o carro eletronicamente tem o filtro ativo na centralina, quem diz o filtro diz a EGR, ADBLUE… Além do mais existem outras maneiras de adulterar a porta OBD.

  4. Andre says:

    Tenho no meu automóvel a Diesel. Nada como fazer umas viagens longas, para limpar o filtro. De resto, se algum dia tiver de colocar uma nova, assim o farei. Já ando farto de ver tanto automóvel sem FAP que é enervante, incomodativo mesmo para quem vai atrás a levar com o fumo. Os do grupo VW, Audi e afins são os piores de todos.
    Por estas e por outras, bem vindas inspeções rigorosas!

    • Jorge says:

      Existem muitos veículos a circular que não têm FAP e que não deitam fumo nenhum. Esses com fumo são aqueles do tuning/ chuning.

      • Raiana says:

        André: eu tenho veículos do grupo VW com filtro de partículas e adblue. Já estão bem acima dos 200k km e tudo ok. Zero fumos. Só recebi um aviso para limpar o filtro que se faz em via rápida em 4a ou 5a velocidade (para ir a alta rotação) e em uns 15 km estava limpo (numa viagem que tenhas que fazer). Outro faz queima automática e pode isso nunca tive que fazer nada.

        Jorge: tangas. TODOS os veículos diesel sem filtro de partículas deitam fumo preto, todos. A diferença é que se fazem uma boa queima deitam menos e em menos situações. No entanto continuam a emitir partículas nocivas.

        O triste do português e vê-se aqui é que estão em grande parte negacionismo: FAP não servem para nada; os fumos não querem dizer nada e se até nem deita fumo (visível…) então está tudo bem. É porque não faz mal. Infelizmente continuamos a ter um país com uma taxa de atraso sócio cultural muito elevado e agora até países de Europa de leste nos comem aos palmos.

        No entanto tirar filtros, fazer barulho e meter vidros escuros à frente parece estar tudo ok. Ontem vi um tipo de mota (zona de 50, vinha a mais de 80 e a fazer muito barulho) a colidir com um carro porque este parou numa passadeira / antes duma rotunda. Para o tipo da mota a rua ser de 50, haver passadeiras e rotundas não lhe fazem cliques de perigo para eles e outros… A mota foi parar a uns 50m dele e ficou toda partida. Escusado será dizer que se viesse alguém na passadeira provavelmente levaria com ele e com a mota (alta cilindrada) em cima. Triste

        • Marko says:

          Isso é mentira completa, se fores de Lisboa provo-te o contrário e carros sem FAP e repro que fazem exatamente o mesmo fumo que o teu faz…
          Se te referes quando pisas mais a fundo de repente e tem algum carvão no escape e sai uns segundos e pára ok, se referes que é continuamente é mentira!

        • Asdecopas says:

          Nunca vi tanta babuseira escrita num só texto!
          Sou mecânico a 20 anos e tenho garanto que a olho seja com ou sem filtro o fumo é precisamente o mesmo, as partículas que o filtro elimina não são visíveis a olho por isso se o carro faz fumo ou deixa de fazer nada tem a ver se tem ou não filtro!
          Um carro com gasóleo do Intermarché e um filtro saturado faz mais fumo que um carro com bom gasóleo sem filtro!
          E para esse idiotas que acham que só os carros alterados andam sem filtros então estão bem enganados mais de 80% dos carros que dão problemas de filtros são eliminados!
          Nem todos usam aditivos como adbleu e cirina para limpeza de filtros existem marcas que os carros injetam mais quantidade de combustível para fazer limpeza isso gera mais poluição ainda!
          Este tipo de filtros só exitem para tapar os olhos nos valores de poluição emitidas e encher os bolsos a um certo grupo restrito nada mais!
          Se querem baixar poluentes que deixem a malta converter motores para hidrogênio que aí sim vão diminuir e muito ou kits de mistura hidrogênio com combustível fóssil, mas isso não interessa a ninguém!
          Motores com EGR e filtros de partículas duram muito menos e isso leva as pessoas a comprar outros carros é isso que eles querem vender carros!
          Eles estão se bem a marimbar para poluição querem é vender

        • João says:

          Raiana, você já reparou na diferença final entre ter filtros de partículas e ADBlue, e não ter nada disso? Carros que deitam fumo a mais, ou estão “mexidos” para terem outras performances, ou estão totalmente desafinados, ou possivelmente terão problemas mais graves. Um carro, bem afinadinho, normalmente passa sempre nas inspecção periódicas, e lá analisam os gases finais da queima.
          Agora por isso, o amoníaco introduzido na queima é neutro para o ambiente? Quando se faz a queima dos resíduos que ficam nos filtros, através de fazer aquecer um pouco mais os gases com rotações maiores do motor para aquecer o filtro e o limpar, para onde vai essa limpeza? Será que não para o “aterro natural”, como quem diz para a natureza?

      • Andre says:

        Deitam sempre algum fumo, mais aquele cheiro a óleo queimado…
        Só espero que os centros de reparação tenham essa capacidade.

    • João says:

      Nem mais. Conheço casos de carros com 10 anos e mais e com o filtro de partículas de origem. Basta tomar bem conta dele. Agora quem tem carros a gasoleo para ir ao pão.

      • Hugo says:

        Faço 30.000 ano e não consigo conciliar a minha utilizacso diaria com fap…..tive de remover…..nso aguentava mudar de oleo de 5000 em 5000 e pagar para forçar regeneracoes

    • Nunes says:

      Não é a ausência de filtro que provoca o fumo.

    • Sérgio V. says:

      Com fap ou sem fap o fumo é igual.

      • Tiago says:

        Foi a pior coisa que inventaram, mais um estrangulador! Ainda se tivesse um aviso e desse para fazer a regeneração manual. Durante a semana faço pequenos percursos dentro da cidade, mas ao fim de semana é sempre AE e 200km. Já por duas vezes que não me apercebi que estava a fazer regeneração e desliguei o carro. O nível de óleo sobe cerca de 1L. BMW F31 150Cv 2015. (Ainda rebenta o motor). O da minha mulher, Opel mokka de 2013, á 2 anos e 130mil km rebentou o motorl.

    • Casiraghi says:

      Há uma parte do seu comentário que demonstra ignorância acerca do fumo preto.

    • MegaÓbvioSoçe says:

      Depois de dizeres isto: ” Os do grupo VW, Audi…” e “á ando farto de ver tanto automóvel sem FAP…” percebi o quão ignorante uma pessoa consegue ser.

      Devias ir trabalhar para um centro de inspeções, já que olhas para um carro e dizes logo que não tem FAP.

      Enfim, não confundam excesso de débito de gasóleo com FAP.

  5. JL says:

    Os que pagaram para os retirar agora vão pagar para os colocar ?

    • David Guerreiro says:

      Normalmente não retiram, as oficinas decentes só removem o miolo, fica o filtro, mas por dentro está vazio, ou seja, não faz nada. Assim é garantido que não há avarias. É que há quem troque e depois volte a ter problemas, e não é barato. Assim fica resolvido de uma só vez.

    • Sérgio V. says:

      Quem fez o trabalho bem feito não vai pagar nada. Aliás quem fez bem tem a fap guarda.

      • JL says:

        Exato, agora paga para a meterem no local.

        • Sérgio V. says:

          Não não paga para meter nada. Quem fez o trabalho bem tem a fap em casa e continua a passar sem problemas. A vamtagem de ter a fap original é poder vender o carro com a fap no sitio

        • Hugo says:

          Para alguém que derreteu veículos às dezenas preocupas-te demasiado com trocos Ahahah

        • AZ says:

          Pela tua lógica até os carros que estão ao serviço que do governo iam pagar, já que vários estão igualmente anulados, eu faço a manutenção a vários deles semanalmente numa concessão.

          Por isso, vais tu pagar também, lol ja que a manutenção deles quem paga somos todos nós.

          Mas na verdade ninguém vai colocar nada disso, vai continuar tudo a ser anulado logo que dá barraca.

          • JL says:

            Provavelmente nem darei por isso na diferença dos impostos, já os seus donos darão.

            Mas obrigado por confirmar que afinal isso é técnica comum, ao contrário de alguns por aqui.

  6. Indignado says:

    Até os centros de inspeção conseguirem detetar a remoção vai continuar a acontecer, a ultima vez que tive de rebocar o meu carro na conversa com o condutor do reboque fiquei a saber que o filtro de partículas e o ad blue pode ser removido e desativado na centralina do carro.
    O condutor disse inclusive que já tinha tido vários carros com esta configuração e nunca teve problemas com inspeções, diz que no máximo vai ao técnico da centralina antes de ir a inspeção pela primeira e fica como “novo”
    Nem o carro sabe que o filtro ou ad blue lá estiveram ou devolve algum erro e segundo me disse é impossível ser detectado nas inspeções da forma com actualmente são feitas, gostava de ter sabido antes de ter gasto quase mil euros para trocar no meu carro o dito filtro, vai fazer mais 250mil km e depois logo se vê.

  7. LA says:

    As inspeções deviam de ser mais rigorosas em relação a diferenças situações, uma delas era esta.
    Este tipo de alterações deviam ser detectadas, nos centros de inspeção e levar à perda de propriedade sobre o veiculo.

    • Sérgio V. says:

      Vocês estão esquecidos do escândalo da VW certo? Perda da propriedade do veículo é só ridículo.

    • David Guerreiro says:

      Eh lá, mais parece que estás nas Coreia do Norte… já agora prisão por 30 anos também não?

    • João says:

      Ah, grande LA, estou como o outro disse, já agora porque não 30 anos de prisão?
      O problema é que a UE quer resolver o problema do mundo, montes de restricoes na Europa, enquanto no resto do mundo se estão completamente a borrifar para o assunto.
      Se os veículos passam nas inspecção periódicas, também a nível de poluição, e cá na Europa esticam-se um pouco em relação a isso, qual é o problema?
      Ainda melhor, as viaturas mais poluentes, aquelas mais antigas tendem a desaparecer muito rápidamente, para quê castigarmos os mais pobres se até os seus carros passam nas inspecções e se encontram em estado razoável? Isso não passa de discriminação social, eu como tenho dinheiro estou-me “borrifando” para os que não o têm.

  8. Quem pode, pode says:

    Boa hora que mudei para gasolina. Sem FAP e sem problemas. A gasolina só tem FAP depois de setembro de 2019 e não dão tantos problemas. Deviam de apertar a fiscalização para os que o tiram. Estou farto de respirar fumo de quem não tem massa cinzenta e tira os fap

  9. Marko says:

    Já se existe esse tema desde que tive a minha primeira viatura diesel em 2009…

    Retirei nessa e fiz repro, retirei no seguinte não fiz repro porque não precisava 😀 , retirei no seguinte e fiz repro, e nesta estou a espera que acabe a garantia desta para tirar também e fazer repro…

    PS: Nunca ficaram a fazer fumo algum, faziam tanto como quando tinham o FAP, única diferença era o cheiro que se nota sem FAP de resto 0 fumo!

    E as pessoas confundem o fumo das viaturas que parecem traineiras com a remoção do FAP ou repro e não é de todo, o que provoca as fumaradas são as linhas de escape diretas, e claro sem FAP com repro e mexendo na pressão de gasóleo ainda mais.

    Os motores VAG são precisamente o contrário, dos melhores motores que existem a diesel, por isso é que vês a deitarem fumarada porque levam com carga descomunal em cima e nunca se negam aguentam tudo ou quase…

    Acho que a malta debita por debitar ou pelas pessoas terem uma opinião diferente da delas, não se trata das pessoas serem as maiores ou menores mas sim evitar custos enormes de manutenção e reparação, consumos maiores das viaturas, viaturas “presas”.

    E não se trata apenas de fazer viagens longas para regenerar e dura a vida toda, porque isso não é assim e mais cedo ou mais tarde acaba por dar problemas, e terem de fazer lavagens ao miolo ou terem de ser substituídos.
    Quem é de cidade então é inevitável, o pára arranca, trânsito, 1a 1000/2000rpm pára de novo como é o meu caso, e todos os meses vai de fazer uma viagem de autoestrada e ir almoçar a algum sitio para regenerar e limpar o FAP, mas nem todas as pessoas tem essa possibilidade/disponibilidade e a pensar um bocadinho em vez de ser o carro a servir o proprietário, tem de ser o proprietário a servir o carro para se portar bem e não ter problemas…

    Acho que são opiniões e cada um sabe de si e do seu carro e do que acha melhor para o mesmo, quanto aos centros de inspecção verificarem se as viaturas tem FAP ou não é simples e sabem mal se acelere até as 3.000 rpm, a questão é provar mecanicamente ou a nível de emissões de gases estando dentro dos valores que não tem FAP e chumbar… e isso duvido que algum dia se consiga ou pelo menos plug & play num centro de inspeções caso contrário já teria sido aplicado a muito e chumbado meio mundo 😀

  10. papamoscas says:

    Onde se pode denunciar quem não o tem?

  11. Imperador says:

    OU seja n serve para nada, é apenas mais uma arma “climática” , mais uma fantasia da esquerdalha.

  12. Yamahia says:

    Qd é q metem FAP nos pneus dos elektros?

      • Yamahia says:

        Ah, um estudo encomendado pelos alucinados da UE. São tão previsíveis.
        Arranje aí um estudo americano de hoje para comparar. A ver…

        O carro elétrico emite 30% a 40% mais partículas de pneu do que os seus equivalentes a combustão, pela simples razão de serem cerca de 30% mais pesados e, como se não bastasse, descarregarem o binário todo de forma brusca no arranque. É como se alguém fizesse arranques à campeão sempre que punha o carro em movimento. Não há milagres.

        Com os travões, é igual. Pode perfeitamente gerir o andamento de um carro a combustão apenas com a caixa e o travão-motor, tal como pode perfeitamente andar “à vela” com um elektro. Aliás há muita malta q detesta o “one pedal”

        • Yamahia says:

          Obvio. Quem são esses gajos? Que autoridade têm para colocar em causa as comclusões da EissionsAnalitics?
          É não é só os pneus. É também o desgaste excessivo do alcarrão cujas poeiras tb sao altamente venenosas.
          Elektros são o pior veneno a circular nas cidades.

          • JL says:

            São os gajos que entendem mais disto que você.

            E quem são a EmissionAnalitics para meter em causa este estudo ? pelo menos este está atualizado, ao contrário do outro que nem especifica as tecnologias.

            Nem eles falam só dos pneus, tanto que falam nas partículas libertadas.

            Se fossem você não estava tão preocupado em inventar tanto por tão pouco.

      • JL says:

        E você que não viesse com o estudo encomendado.

        Mas não são 30 a 40 % mais pesados, isso é apenas preconceito seu sobre o peso.

        Então mas espere lá, agora os ve já aceleram ? Antes andavam à velhinha. Enfim.

        O One pedal não tem a ver com este assunto, só permite imobilizar o carro depois da regenerativa, a maioria deles nem têm isso.

        Também pode gerir o arranque sem binário num carro eléctrico, basta apenas mudar o modo para eco.

  13. Gonçalo Silvano says:

    Quem escreveu este artigo nao faz a mínima ideia do que esteve a escrever! O filtro de particulas como a catalizador decompõem gases pesados em co2 bem como exemplo hidrocarbonetos, o filtro de particulas retem para posteriormente fazer a decomposição atravez de pressão temperaturas elevadas! Nao tem de reter nada! Quando retem e quando ja nao esta nas melhores condições!

    • Vítor M. says:

      Espera, calma… que estás a misturar coisas. Há aqui uma confusão entre o funcionamento do catalisador e do filtro de partículas (FAP/DPF). O catalisador atua sobre gases nocivos, como monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e óxidos de azoto (NOx), promovendo reações químicas que os transformam em substâncias menos prejudiciais.

      Já o filtro de partículas foi concebido para reter fisicamente partículas sólidas de fuligem presentes nos gases de escape. Estas partículas ficam acumuladas até serem eliminadas através do processo de regeneração, que ocorre a temperaturas elevadas, reduzindo-as a cinzas.

      Portanto, o filtro de partículas tem mesmo de reter esses resíduos, é essa retenção que permite a sua posterior queima. Dizer que só retém quando está em mau estado não corresponde ao seu princípio de funcionamento.

  14. Carlos says:

    As pessoas falam mas nao sabem que quando um carro nao faz a regeneraçao do filtro de particulas sujeitam se a acendiarem como já aconteceu a muitos, só se preocupam com os carros mas nao se preocupam com os transportes publicos que sâo a maior causa do ambiente chego a uma conclusâo que isto é tudo um negócio para alguem encherem os bolsos,deviam era preocuparem se com a poluiçâo dos incendios do que os veiculos tenham vergonha

  15. PorcoDoPunjab says:

    O FAP do meu carro vai lá estar até avariar.
    Depois disso, sai e não vai para lá nenhum.
    Vai o FAP e vai a EGR tb…

  16. PoPeY says:

    Enquanto os centros de IPO medirem apenas o dióxido de carbono, os veículos que produzem NOX irão passar sem problema mesmo que tenham linha direta.

    A situação relativa ao FAP é que torna-se muito chato em carros citadinos. O para arranca faz com que entupam com relativa facilidade. Sendo necessário fazer umas viagens mais longas a 3krpm.. No entanto, isto parece-me que poupamos poluição por um lado, mas ao fazer viagens desnecessárias estamos a poluir mais por outro.

  17. José Tomás says:

    “fã do tuning”… Nunca o tvde nem o taxista nem o comum dos mortais que está farto das complicações que o filtro lhe tráz à vida… Deve ser mais um frustrado que ficou para trás dum fumarento que nem sequer pertence á norma euro 5…

  18. Alexandre Oliveira says:

    Tirei o meu. Sempre passei nas IPO’s e voltava a tirar que aquela merda so traz é problemas.
    Esqueçam lá o drama e o horror de ser ilegal e de ser perigoso. Isso é conversa para assustar meninos

  19. PeterJust says:

    Felizmente os carros elétricos não precisam de filtros, é só vantagens

  20. Paulo Gonçalo says:

    Quem vive em Lisboa, têm dois grandes focos de poluição:
    1) Aeroporto de Lisboa (Portela), onde têm um tráfego diário de ±600 aeronaves dia
    2)Porto de Lisboa, onde os navios/paquetes, ± 150 (5000 passageiros/cruzeiro, tendo em 2024 atinfindo +750.000)

    Para quem é da zona de Lisboa, o ter ou não ter FAP/DPF/Adblue, é puramente para alívio da consciência!

    Portugal, a nível de emissões de CO2 a nível mundial, corresponde a 0.16%…

    O grupo de indignados e ofendidos online, tenham calma, e pensem: querem construir mais um aeroporto…e Mais poluição!

    PS: e já nem conto com as viagens que os vários camiões cisterna de JetA1 fazem diáriamente entre Aveiras e a Portela!

    • Yamahia says:

      Em relação ao aeroporto, um dia destes, estava numa pequena resistência de trânsito de acesso ao túnel do Grilo de quem vem do eixo N/S pela 25 de Abril e era um pivete a jetFuel q não se aguentava. Tive q fechar a janela e ligar a recirculação do ar.
      O mais giro é q naquele momento não havia sequer aviões no ar. Aquilo deve ficar impregnado no local e demorar a desvanecer.

      • JL says:

        Então mas isso é o que sentem os gajos que estão atrás do seu carro, principalmente se forem se bicicleta ou mota.

        Vê quem anda de janela aberta e ar condicionado desligado, são os a combustão.

  21. Night says:

    Só não passa na inspeção se não tiver as panelas mesmo que vazias por dentro.
    Os valores de poluição não aumenta.
    Eu tirei e todos os carros que tiver vou sempre tirar. Estraga o carro e ainda fica cara a manutenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.