PplWare Mobile

Help Flasher V16? Abandonar o triângulo pode ser um erro

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. TiagoC says:

    Help Flasher faz sentido como ferramenta adicional sobre tudo em situações de avaria nas auto-estrada

  2. TugAzeiteiro says:

    Vi um vídeo dessa porcaria, que os 4 piscas ligados faziam muito melhor serviço do que essa luzinha, que mal se via! Se o encontrar coloco aqui… Mas fundamentalmente é mais um produto para alguem enriquecer…

  3. Hugo Nabais says:

    Mais porque raio vão proibir os triângulos?!

    • Max says:

      Em rigor não proíbem nada. Em Espanha, relativamente aos carros lá matriculados:
      – Quem não andava com triângulo era multado. Agora, quem não andar com o “V-16 homologado” (isto é, com SIM IoT ligado à rede oficial) é multado.
      – A multa quando não se sinalizava com o triângulo passa a ser quando não se sinaliza com “V-16 homologado”
      – Quem puser o “V-16 homologado” e quiser por, adicionalmente, o triângulo pode por. Tal como em Portugal, mas ao contrário, quem puser o triângulo pode por também o V-16.
      – Em Portugal os espanhóis podem por (só) o V-16. Em Espanha os portuguses e os dos outros países podem por (só) o triângulo.

  4. David Guerreiro says:

    Além da bateria só durar 1 hora, ainda há 2 fatores a ter em conta: ficar fechado num carro na rua durante o calor ou frio intenso degrada imenso a bateria, e vai descarregando gradualmente, sendo que num dia que seja necessário pode não funcionar. Tecnologia old school é mais fiável, um triângulo funciona sempre.

  5. Max says:

    Ando com frequência no IC19. Quem lá passa sabe que não há dia nenhum sem um ou vários carros avariados ou batidos. Uns com triângulo, outros sem triângulo, e outros que já puseram os pinos para desviar o trânsito.
    Quem for contra o V-19 vai dizer que o triângulo é muito melhor e que a luz não se vê de dia. Eu, que já tive problemas ao deparar-me com carros avariados na via pública que não tinham triângulo nenhum, agradecia que tivessem, ao menos a V-19. De noite garanto que se vê bem, pelos vídeos que vi.
    Em todo o caso, em Portugal, o V-19 é indicado para usar como meio de aviso suplementar, não substituindo o triângulo.
    Em Espanha o “V-19 homologado”, a partir de 01/01/2026, vai substituir o triângulo (e por isso, pela convenção de Viena que regula a sinalização de trânsito internacional, os espanhóis podem-no usar em Portugal e nos outros países, em vez do triângulo (e os dos outros países podem usar o triângulo em Espanha).
    É esperar para ver o que acontece. Mas não esquecer que o “V-homologado” tem ligação por SIM IoT à rede da DG de Trânsito espanhola, também falta ver o que isto representa.

  6. Max says:

    Acima: V-16 em vez de V-19

    • Blackbit says:

      Aaaah!
      Tava a ver que era uma nova versão só para o mercado português e distinta do espanhol.
      /s

      • Max says:

        Há de facto duas versões … da V-16 – a simples e a homologada e que passa a ser obrigatória a partir de 01/01/2016 – ou seja, sem e com SIM Iot (de um operador espanhol) ligada à rede da DGT.
        A simples já tem sido oferecida cá. A comprar, por ser mais barata, é a que se justifica. Hei de comprar uma porque quando tenho muita tralha na mala do carro o triângulo e o colete não estão muito acessíveis. Só vejo ao certo onde estão e ponho-os logo à mão quando tenho que ir fazer a inspeção do carro. Já tenho visto quem anda com eles na porta. Mas uma lâmpada, no porta luvas parece-me mais simples, não é preciso ir á procura do colete e do triângulo e andar com ele para lá e para cá (e andar à procura duma pedra para o segurar se estiver vento).

  7. PJA says:

    Os carros não têm piscas? Não compliquem o que é fácil.

  8. André says:

    Isto é so para Espanha e para os carros que circulam em Espanha. Cá em Portugal ainda não é obrigatório. Tem que esclarecer isso bem na noticias que quem lê na transversal começa a stressar …

  9. Pedro P. says:

    A ter em conta:

    – Grande parte das versões á venda só tem cobertura GPS em Espanha
    Ou seja, podem utilizar onde quiserem mas o envio do alerta via GPS não irá funcionar sem ser em territorio espanhol.
    – Se quiserem “tirar proveito” da solução noutros paises, têm que comprar versões especificas (e mais caras).
    – Autonomia: Quase todos funcionam a pilhas, convem ter isso em conta ou ter versões que funcionem via cabo/bateria e lembrar de carregar ou trocar pilhas.
    – Dados: o cartão SIM incluido, em grande parte dos casos, tem uma duração de tempo. Seja 1/2/5..anos. A partir daí termina o “contrato” com o ISP ( tal como acontece em vários carros com cartão SIM integrado.

    Ou seja, não basta ir ao aliexpress e comprar uma porcaria qualquer o_O

    • Max says:

      Se fores à Amazon há duas versões da V-16 – só a lâmpada (mais barata), ou a homologada, com um SIM IoT de uma operadora espanhola (a que vi tinha um plano de dados, de geolocalização anomizada, de mais de 12 anos, sem despesas de assinatura), e que passa a ser obrigatória em Espanha a partir de 01/01/2026(mais cara).
      Mais nenhum país tem a V-16 como obrigatória ou tem uma versão homologada (com IoT).
      Se na Amazon pesquisarem por Eurolight V16 certamente encontram a que vi, que mostra para que serve o IoT. (Por ser mais cara que a lâmpada simples, para usar cá, adicionalmente ao triângulo, não vale a pena comprar)

      • Pedro P. says:

        Obrigado pela partilha.
        No entanto, de notar isto, do site deles:
        “Está conectada a la red V16-IoT con cobertura nacional a través de Orange, activa hasta el año 2038.”

        Importante relembrar que a cobertura só é valida em espanha e por tempo limitado.

        • Max says:

          O que me interessava saber também é a utilidade a da geo-localização por SIM IoT. Por exemplo:
          – Numa autoestrada/ via rápida/ com várias vias – assim que a DGT recebe o aviso de carro avariado, envia imediatamente um veículo de assistência para sinalizar o veículo parado e por pinos a desviar o trânsito? É que se o trânsito for muito rápido e intenso o triângulo pouco adianta – e o condutor nem se atreve a sair do carro para o colocar. Há veículos parados & veículos parados – nesse tipo de vias são um perigo mortal, multiplicado pela velocidade e a intensidade de tráfego.
          – Nesse “anúncio” da Amazon há uma imagem do veículo avariado a transmitir a localização e os outros a recebê-la. Como é que, na prática, isso vai funcionar?
          É óbvio que, tal como em Espanha, o V-16 só se pode tornar obrigatório com IoT. Mas a luz simples, mais barata, a usar voluntariamente, em complemento do triângulo, creio que faz sentido (e de noite vê muito bem, como mostram outros anúncios da Amazon)..

  10. VAOpoK says:

    Quem diria!

    O triângulo continua a ser a melhor solução. Nunca se avaria!

    • Max says:

      Também tem desvantagens. Pode cair e é preciso andar para lá e para cá para o por e tirar (tem que ser colocado a pelo menos 30 m e visível a 100 m; não esquecer de vestir o colete refletor).
      O que diz a DGT: “A regulamentação espanhola só reconhece a baliza V-16 conectada como meio de sinalização de veículos imobilizados a partir de 1 de janeiro de 2026. Nesse sentido, é preciso lembrar que a substituição dos triângulos é justificada por motivos de segurança rodoviária, ao considerar o risco de atropelamento que supõe a colocação dos triângulos por ter que andar, pelo menos, 100 metros pela estrada [ida e volta] sem que haja garantia de que permaneçam no seu lugar uma vez colocados.”
      De facto, há uns anos atrás, os triângulos era pesados, agora são leves. Com o vento, já os vi a andar sozinhos e tombar.

  11. Mac says:

    A V16 faz sentido para os veículos que não tem 4 piscas/intermitentes. Ou seja, NENHUM. De resto é apenas mais uma vigarice que está a encher os bolsos de alguns políticos e seus amigos da teia. Falta saber os dados que colecta e o que vai ser feito com eles? Nada de bom, certamente. Mais uma panaceia. É um fartar vilanagem. Como criar um falso problema e roubar o povo lentamente. Onde já vimos este modus operandi nos últimos 5 anos, alguém sabe?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.