Help Flasher V16? Abandonar o triângulo pode ser um erro
A partir de 1 de janeiro de 2026, a Direção-Geral de Trânsito espanhola (DGT) tornará obrigatório o uso da baliza Help Flash V16, eliminando oficialmente os tradicionais triângulos de sinalização usados há décadas para avisar outros condutores em caso de avaria ou emergência. Mas há quem considere um erro.
Há vários problemas com o uso do Help Flasher
A mudança pretende aumentar a segurança, evitando que os condutores saiam do veículo para colocar os triângulos. No entanto, a decisão tem sido alvo de críticas, não apenas de automobilistas, mas também de especialistas em segurança rodoviária e até de elementos da Guarda Civil.
A crítica mais recorrente aponta para as limitações físicas da baliza. Como fica colocada no tejadilho do carro, a luz pode simplesmente não ser visível quando o veículo está parado.
Em condições de chuva intensa, nevoeiro ou forte luminosidade, a baliza pode perder intensidade e tornar-se difícil de identificar. Especialistas recordam que os triângulos continuam a ser mais fiáveis em cenários de baixa visibilidade.
A baliza depende de bateria, que pode durar apenas cerca de uma hora. Num caso de avaria prolongada, existe o risco de a luz se apagar, deixando o veículo sem qualquer forma de sinalização, já que os triângulos estarão proibidos.
A Asociación Unificada de Guarias Civiles (AUGC) afirma que a medida é “precipitada” e defende que a baliza deveria complementar, e não substituir, os triângulos. Segundo a corporação, esta mudança pode originar acidentes graves em estradas rurais ou com traçados sinuosos.





















Help Flasher faz sentido como ferramenta adicional sobre tudo em situações de avaria nas auto-estrada
Vi um vídeo dessa porcaria, que os 4 piscas ligados faziam muito melhor serviço do que essa luzinha, que mal se via! Se o encontrar coloco aqui… Mas fundamentalmente é mais um produto para alguem enriquecer…
Mais porque raio vão proibir os triângulos?!
Em rigor não proíbem nada. Em Espanha, relativamente aos carros lá matriculados:
– Quem não andava com triângulo era multado. Agora, quem não andar com o “V-16 homologado” (isto é, com SIM IoT ligado à rede oficial) é multado.
– A multa quando não se sinalizava com o triângulo passa a ser quando não se sinaliza com “V-16 homologado”
– Quem puser o “V-16 homologado” e quiser por, adicionalmente, o triângulo pode por. Tal como em Portugal, mas ao contrário, quem puser o triângulo pode por também o V-16.
– Em Portugal os espanhóis podem por (só) o V-16. Em Espanha os portuguses e os dos outros países podem por (só) o triângulo.
Eu tinha precisamente essa ideia mas no artigo é mencionado:
“…já que os triângulos estarão proibidos.”
Não percebi de onde veio esta afirmação!
sim, os triângulos são substituídos pelos V-16:
https://www.dgt.es/muevete-con-seguridad/tecnologia-e-innovacion-en-carretera/Dispositivos-de-presenalizacion-V16/
A intenção acaba por ser evitar que as pessoas saiam dos veículos para colocar os triângulos o que me parece uma medida má. Se uma viatura estiver parada a meio ou no final de uma curva o V-16 pode não ser visível mas um triângulo pode-se colocar antes da curva para assinalar o perigo…
A meu ver tratam-se de soluções complementares mas o governo espanhol parece não perceber isso
Além da bateria só durar 1 hora, ainda há 2 fatores a ter em conta: ficar fechado num carro na rua durante o calor ou frio intenso degrada imenso a bateria, e vai descarregando gradualmente, sendo que num dia que seja necessário pode não funcionar. Tecnologia old school é mais fiável, um triângulo funciona sempre.
Ando com frequência no IC19. Quem lá passa sabe que não há dia nenhum sem um ou vários carros avariados ou batidos. Uns com triângulo, outros sem triângulo, e outros que já puseram os pinos para desviar o trânsito.
Quem for contra o V-19 vai dizer que o triângulo é muito melhor e que a luz não se vê de dia. Eu, que já tive problemas ao deparar-me com carros avariados na via pública que não tinham triângulo nenhum, agradecia que tivessem, ao menos a V-19. De noite garanto que se vê bem, pelos vídeos que vi.
Em todo o caso, em Portugal, o V-19 é indicado para usar como meio de aviso suplementar, não substituindo o triângulo.
Em Espanha o “V-19 homologado”, a partir de 01/01/2026, vai substituir o triângulo (e por isso, pela convenção de Viena que regula a sinalização de trânsito internacional, os espanhóis podem-no usar em Portugal e nos outros países, em vez do triângulo (e os dos outros países podem usar o triângulo em Espanha).
É esperar para ver o que acontece. Mas não esquecer que o “V-homologado” tem ligação por SIM IoT à rede da DG de Trânsito espanhola, também falta ver o que isto representa.
Coitado Max, fazer o IC19 é pior que fazer a ponte, deve ser a pior estrada do país para se fazer a um dia de semana, não só pelo trânsito mas por quem nela circula
E ao fim de semana? Há meses que quem vai comigo no carro diz que vão todos para as compras de Natal.
Tornou-se uma piada … mas não há outra explicação 🙂
V19 supositório? Não será antes C0VlD19?
Acima: V-16 em vez de V-19
Aaaah!
Tava a ver que era uma nova versão só para o mercado português e distinta do espanhol.
/s
Há de facto duas versões … da V-16 – a simples e a homologada e que passa a ser obrigatória a partir de 01/01/2016 – ou seja, sem e com SIM Iot (de um operador espanhol) ligada à rede da DGT.
A simples já tem sido oferecida cá. A comprar, por ser mais barata, é a que se justifica. Hei de comprar uma porque quando tenho muita tralha na mala do carro o triângulo e o colete não estão muito acessíveis. Só vejo ao certo onde estão e ponho-os logo à mão quando tenho que ir fazer a inspeção do carro. Já tenho visto quem anda com eles na porta. Mas uma lâmpada, no porta luvas parece-me mais simples, não é preciso ir á procura do colete e do triângulo e andar com ele para lá e para cá (e andar à procura duma pedra para o segurar se estiver vento).
Os carros não têm piscas? Não compliquem o que é fácil.
Isto é so para Espanha e para os carros que circulam em Espanha. Cá em Portugal ainda não é obrigatório. Tem que esclarecer isso bem na noticias que quem lê na transversal começa a stressar …
Para os carros que circulam em Espanha COM matricula espanhola.
A ter em conta:
– Grande parte das versões á venda só tem cobertura GPS em Espanha
Ou seja, podem utilizar onde quiserem mas o envio do alerta via GPS não irá funcionar sem ser em territorio espanhol.
– Se quiserem “tirar proveito” da solução noutros paises, têm que comprar versões especificas (e mais caras).
– Autonomia: Quase todos funcionam a pilhas, convem ter isso em conta ou ter versões que funcionem via cabo/bateria e lembrar de carregar ou trocar pilhas.
– Dados: o cartão SIM incluido, em grande parte dos casos, tem uma duração de tempo. Seja 1/2/5..anos. A partir daí termina o “contrato” com o ISP ( tal como acontece em vários carros com cartão SIM integrado.
Ou seja, não basta ir ao aliexpress e comprar uma porcaria qualquer o_O
Se fores à Amazon há duas versões da V-16 – só a lâmpada (mais barata), ou a homologada, com um SIM IoT de uma operadora espanhola (a que vi tinha um plano de dados, de geolocalização anomizada, de mais de 12 anos, sem despesas de assinatura), e que passa a ser obrigatória em Espanha a partir de 01/01/2026(mais cara).
Mais nenhum país tem a V-16 como obrigatória ou tem uma versão homologada (com IoT).
Se na Amazon pesquisarem por Eurolight V16 certamente encontram a que vi, que mostra para que serve o IoT. (Por ser mais cara que a lâmpada simples, para usar cá, adicionalmente ao triângulo, não vale a pena comprar)
Obrigado pela partilha.
No entanto, de notar isto, do site deles:
“Está conectada a la red V16-IoT con cobertura nacional a través de Orange, activa hasta el año 2038.”
Importante relembrar que a cobertura só é valida em espanha e por tempo limitado.
O que me interessava saber também é a utilidade a da geo-localização por SIM IoT. Por exemplo:
– Numa autoestrada/ via rápida/ com várias vias – assim que a DGT recebe o aviso de carro avariado, envia imediatamente um veículo de assistência para sinalizar o veículo parado e por pinos a desviar o trânsito? É que se o trânsito for muito rápido e intenso o triângulo pouco adianta – e o condutor nem se atreve a sair do carro para o colocar. Há veículos parados & veículos parados – nesse tipo de vias são um perigo mortal, multiplicado pela velocidade e a intensidade de tráfego.
– Nesse “anúncio” da Amazon há uma imagem do veículo avariado a transmitir a localização e os outros a recebê-la. Como é que, na prática, isso vai funcionar?
É óbvio que, tal como em Espanha, o V-16 só se pode tornar obrigatório com IoT. Mas a luz simples, mais barata, a usar voluntariamente, em complemento do triângulo, creio que faz sentido (e de noite vê muito bem, como mostram outros anúncios da Amazon)..
Quem diria!
O triângulo continua a ser a melhor solução. Nunca se avaria!
Também tem desvantagens. Pode cair e é preciso andar para lá e para cá para o por e tirar (tem que ser colocado a pelo menos 30 m e visível a 100 m; não esquecer de vestir o colete refletor).
O que diz a DGT: “A regulamentação espanhola só reconhece a baliza V-16 conectada como meio de sinalização de veículos imobilizados a partir de 1 de janeiro de 2026. Nesse sentido, é preciso lembrar que a substituição dos triângulos é justificada por motivos de segurança rodoviária, ao considerar o risco de atropelamento que supõe a colocação dos triângulos por ter que andar, pelo menos, 100 metros pela estrada [ida e volta] sem que haja garantia de que permaneçam no seu lugar uma vez colocados.”
De facto, há uns anos atrás, os triângulos era pesados, agora são leves. Com o vento, já os vi a andar sozinhos e tombar.
A V16 faz sentido para os veículos que não tem 4 piscas/intermitentes. Ou seja, NENHUM. De resto é apenas mais uma vigarice que está a encher os bolsos de alguns políticos e seus amigos da teia. Falta saber os dados que colecta e o que vai ser feito com eles? Nada de bom, certamente. Mais uma panaceia. É um fartar vilanagem. Como criar um falso problema e roubar o povo lentamente. Onde já vimos este modus operandi nos últimos 5 anos, alguém sabe?
ora exatamente. lembra-me o portatil magalhaes e a mafia das redes e operadoras tugas