Portugal: Conheça já todos os novos sinais de trânsito
Foram hoje publicadas em Diário da República alterações ao regulamento de sinalização de trânsito. A partir de 1 de abril de 2020 não poderão ser colocados novos sinais que não cumpram as normas agora aprovadas.
Os novos sinais têm como objetivo indicar zonas de residência e de circulação de veículos com emissões reduzidas de poluentes. Vamos conhecê-los.
Será já em abril de 2020 que serão colocados nas estradas portuguesas um novo sinal de trânsito e novos sinais de informação. O novo regulamento, já publicado em Diário da República, cria sinais de trânsito a indicar zonas de residência ou de coexistência de viaturas e peões, assim como zonas de emissões reduzidas, onde só podem circular veículos menos poluentes.
Novos Sinais de Trânsito
Segundo o Público, a principal novidade é a introdução de um sinal de fundo azul que sinalizará as zonas de residência ou de coexistência, concebidas para utilização partilhada por peões e veículos, e “onde vigoram regras especiais de trânsito”. Os sinais H46 (zona residencial ou de coexistência) e H47 (fim da zona em questão) serão utilizados dentro das localidades, sendo que o primeiro será colocado em todos os acessos à zona residencial ou de coexistência.
Será também introduzido um sinal que assinala as zonas de emissões reduzidas, onde só podem circular veículos menos poluentes.
Entre os sinais de perigo, surgem a aproximação de uma passagem para velocípede, o aviso de que a via pode ser atravessada por linces-ibéricos e por anfíbios.
Há também novos sinais de obrigação que indicam uma via obrigatória para motociclos e uma via reservada a veículos com alta taxa de ocupação.
Passam a estar igualmente previstos sinais de alerta, no pavimento da estrada, dos limites de velocidade em locais onde "possam ocorrer situações de especial perigosidade", em complemento com a sinalização vertical existente, designadamente a que indica a proibição de circulação acima de 30 quilómetros por hora, segundo a Lusa.
Quanto às marcas de sinalização no pavimento, foram introduzidas as suas dimensões com vista "à sua uniformização".
Todos os novos sinais de trânsito
A nova lei entra em vigor daqui a 180 dias, em março de 2020.
Este artigo tem mais de um ano
Eh pá, mesmo ontem a secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade disse que temos que retirar todo o tipo sapos por causa dos ciganos, e agora metem essa nova sinalização com sapos?
Esse sinal já existe há algum tempo .
Porque os batraquios sao perigosos… batraquios e elefantes 😀
Pode ser que ajude na redução dos mesmos. O André Ventura já encomendou uns quantos para por em Loures.
A Zona ZER quer dizer condomínio fechado ou coutada reservada a alguns.
Alguém sabe qual é a definição de “veículos menos poluentes”?
Penso que todos os carros de 2000+
No DR:
G5c — Zona de emissões reduzidas (ZER): indicação de entrada numa zona onde é proibido o trânsito de veículos cujas emissões são superiores a um nível definido em painel adicional
Continuo a dizer ZER acesso reservado ou Condomínio fechado ou coutada reservada a alguns.
isto da poluição tem muito que se lhe diga também devem ir colocar estes sinais ali na baixa para os paquetes não entrarem em Lisboa.
Corrupção no seu melhor 2 pesos e 2 medidas.
É da minha vista ou as imagens estão com uma definição ridícula? Alguém consegue ler isto?
+1
+1
+1
+1
indeed!
+1
É só aumentar a percentagem no documento PDF do Diário da República onde estão publicados e irá ver bem, aqui funcionou.
+1
Linces ibéricos? Anfíbios? Porque não porcos-espinho, roedores,…
porque não há nenhuma espécie dessas protegida em Portugal
Obras de 1 km no IC2 (Sem ninguém a trabalhar) perto de Leiria com limite a 30km/h é totalmente estúpido. Nem a policia vai a essa velocidade. Deveriam ter posto mais 50 e um aviso dos trabalhadores, mas não, puseram assim e está feito, que se f*** o resto. Não vi ninguém a ir ao máximo 30km/h nem querem ir (fui a 30km/h e só se ouvia buzinas atrás de mim e nunca mais saia daí).
Se vir um sapo paro o carro para ele passar?
Tem é de ser um sapo bem grande paro o ver sentado dentro do carro.
Estamos fo di dos com esta mer da de cabroes que em vez de governarem como deve ser só andam com merdas para passarem o tempo afo der os cornos ao Zé.c
Não há moderadores para tratar do comentário acima?
Essa dos veículos com alta taxa de ocupação o que significa? Só podem circular veículos com quantas pessoas?
Depende, se disser 2+ só pode circular com 2 ou mais pessoas p.ex.
Já existem várias vias reservadas assim na Europa, em Portugal, desconheço. É uma espécie de faixa “bus” teoricamente mais vazia para quem faz car sharing, no fundo, é isso.
Compras uma boneca insuflável… Enches… Poes uma peruca… E ja podes circular la nessa via…
Tecnicamente uma boneca insuflável não é um ser humano, embora existam muitos seres humanos considerados boneco(a)s (sem vida interior).
só eu é que acho que portugal tem sinalização a mais? é sinal para isto e para aquilo, daqui a bocado tá a sair um sinal de aviso a dizer que há traças e mosquitos nas autoestradas…
meter os sinais em locais de fraca visibilidade, como um sinal de passagem de nivel antes de uma curva apertada até concordo, mas em retas de 100 metros com perfeita visibilidade para a passagem de nivel? é gasto desnecessário da sinalética…
devo ser só eu, mais ninguém reclama disto, mas às vezes fico a pensar se o estado não acha que eu viro stevie wonder para o que se passa fora dos limites da estrada…
Nem sempre as condições de visibilidade são as melhores…
Não há um sinal que diga “Estrada com sinais de trânsito tapados pela vegetação”?
Já apanhei uma multa por causa de um stop com uma folha de palmeira (ou algo parecido) à frente!! 😛
Mais sinais de trânsito mas os que são necessários não são criados e são muitos.
O sinal do sapo é uma referência ao assapanço e na prática representa o risco de queda de fibra de postes para a estrada.
Tantos sinais, tantas leis… e continua-se a conduzir na faixa do meio nas autoestradas sem serem multados… enfim… é tuga…
O Sinal H46 (zona residencial ou de coexistência) já existe nas ruas, pelo menos eu, já vi em dois locais em VN Gaia.
Um delas, está ao lado da ponte Luís I, no inicio para a nova avenida que fizeram recentemente.
Devíamos era tirar todos as carta, mas é aprender a conduzir e não tirar a carta 😀
Tanta coisa com a carta, é só comprar um envelope, escrever qualquer coisa e meter dentro do envelope e já têm a carta.
então ninguém fala do “local romântico” ? é o sitio onde se vai para fazer o amor…
Quecódromo.
Se entendi bem, as zonas residenciais vão ser diferenciadas das “localidades” e com limite de velocidade reduzido para 30? Boa medida! Boa medida é também a de vias para carros com alta ocupação (mais de 2!) em vez de vias reservadas para transportes públicos onde se incluem táxis que são mais poluentes que um um carro pessoal.
Impressionante como esse governo gosta de complicar e controlar a vida do cidadão.
Veículo com alta taxa de ocupação.
Talvez devesse investir mais nos transportes públicos para tornar eles mais atrativos.
Alguém anda a ganhar muito dinheiro com tanto sinal. Ou existe um estúpido a mandar colocá-los lá.
É tanto sinal que já nem olho para nenhum deles.
Quando me quero divertir, e prestar atenção aos sinais, dou-me conta que: de x em x metros na auto estrada tem um sinal de sentido único; ou de proibido virar direita (nas entradas) … existem rotundas com mais de 6 sinais (teria de parar antes de entrar, pensar durante 1 minuto, entender todos os sinais e depois entrar na rotunda).
E sinais luminosos em rotundas sem quase nenhum transito, onde uma pessoa fica minutos à espera do verde sem nenhum carro dentro da rotunda ….
Sou só eu que acho que algo está muito mal ?