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Há novas regras para Trotinetes! Atenção à fiscalização…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Antonio says:

    Acho bem e já agora o abandono das mesmas nos passeios. Já são vários os casos de pessoas com mobilidade reduzida que não conseguem andar por causa deste “lixo”. Um dia destes tive de ajudar um invisual que ir contra uma trotineta que estava no chão e o cão guia ficou com a trela presa…

    • João Ferreira says:

      Caro António acha que no nosso país de corruptos isto vai surtir efeito? Nem nos carros a verter óleo para cima dos passeios e estacionados em plena faixa de circulação se vê alguma medida coordenada a nível municipal quanto mais malta em trotinetes a circular em sentido contrário ao trânsito. O descalabro das trotinetes arrasta-se desde chegaram há pelo menos 2018… o problema pelos vistos era legislação. Agora que existe legislação vai-se resolver o problema certo? Ou vai ser mais um questionário para futuros secretários de estado e ministros responderem?

    • TS says:

      O país cheio de carros em cima dos passeios, mas o problema são as trotinetes…

      • João Ferreira says:

        É a atitude desrespeitosa. Continuo a ver e passar ao lado de uma trotinete deitada e ocupar o passeio junto a uma escada de acesso a galerias comerciais. Penso que como eu só não se dá um pontapé ou atira-se o veículo para os contentores porque são veículos alugados de empresas e não do animal que julga viver numa selva assim que sai de casa.
        Concidência que ontem pelas 20H00 na Boavista confrontei um atrasado que quase choca com uma senhora ao virar de uma esquina. O parvalhão pede desculpa em voz alta e continua a acelerar pela passadeira a seguir… As trotinetes estão a dar muito mau nome aos utilizadores cívicos porque constantemente é maioria dos exemplos que constata diáriamente na via pública. É exactamente como nas motos: excelente exemplos manchados por alguns UBER´s e malta que anda de moto para mostrar que tem tudo menos respeito.

  2. Xico Zé says:

    Não passa de lixo desnecessário nas nossas cidades .

    • o consciente says:

      Lixo é a contaminação que deita o teu carro ou mota de combustão nas cidades quando se pode substituir por trotineta ou mota eléctrica.

      “Ahhhhhhhh e tal mas andam nos passeios”: as trotinetas não andam, as PESSOAS é que andam com elas nos passeios e as PESSOAS POLÍTICAS é que não criam vias para elas e bicicletas.

      Portanto em resumo: a culpa é das pessoas e não dos veículos; por essa linha de pensamento, como em Lisboa há toneladas de carros mal estacionados em cima dos passeios ou dupla fila, é proibir os carros em toda a cidade de Lisboa…

  3. Joao Ptt says:

    Todos os dias desrespeitam o sinal STOP…. se não ligam a algo muito grave vai ser às trotinentes que vão ligar? Está bem está.

  4. o consciente says:

    A polícia de trabalhasse isso não acontecia

  5. Nhecos says:

    As trotinetes são uma boa ideia. num país civilizado, mas infelizmente não estamos num. Bastaria ter como exemplo a selvajaria dos condutores em hora de ponta e o caos do estacionamento, para antecipar o mau uso de qualquer outro meio de transporte.

  6. Carlos says:

    “A ação da PSP decorre até dia 5”
    E depois de dia 5?!
    O mal é este… apenas se fiscaliza no inicio para “sensibilizar” para as mudanças… A PSP deveria fiscalizar SEMPRE! Assim como a GNR e a Polícia Municipal!!! Mas fiscalizar sempre os condutores de trotinetes, os condutores de automóveis, os estacionamentos ilegais, a passagem por semáforos “laranja”… Enfim…
    Infelizmente, o policiamento de proximidade parece que apenas serve para serem vistos por aí. Porque vê-los passar e fazerem vista grossa a montes de contra-ordenações é frequente. Mesmo que não autuassem, deveriam abordar as pessoas e sensibilizarem-nas para o seu comportamento!!! Mas não… até fazem como a canção do Carlão, “assobia para o lado”.

    • KeyboardWarrior says:

      “A ação da PSP decorre até dia 5” Nem tinha reparado nesse pormenor…. mas uma fiscalização faz de conta para dizerem que fizeram alguma coisa. Meu adorado (e triste) Portugal 🙁

  7. Paulo Pedroso says:

    “Circular nas ciclovias (caso existam)” não é obrigatório, podem andar na estrada.

  8. Mapril says:

    Não há novas regras porque o código da estrada não mudou. A velocidade máxima era e continua a ser de 25Km/h. O limite de 20Km/h aplica-se apenas às trotinetes de aluguer, e resulta de um acordo com as concessionárias que actuam em Lisboa.

  9. SANDOKAN 1513 says:

    “Não circular em cima dos passeios” – Isto é que deveria ser respeitado.Mas ninguém respeita,bem pelo contrário !! Então estas novas gerações nem vale a pena…

  10. Ricardo says:

    Eu tenho e ando de trotineta desde 2018.
    Dito isto, estou de acordo com quase todas as regras que se venham a colocar sobre a problemática das trotinetas de aluguer.
    O problema é mesmo a falta de civismo com a utilização das trotinetas de aluguer, não as trotinetas em si.

    A limitação da velocidade, a meu ver, é a única regra que acho má. Mas compreendo, visto que se não se limitar esta e a malta continuar a andar nos passeios a 25km/h, só dá problemas! Mas mesmo a 20kmh, se tiver de acontecer problema, vai acontecer até a 10kmh.
    É proibido andar de trot em cima do passeio e é assim mesmo!

    Comentários sobre esta geração? Qual geração? A falta de civismo é desde o miúdo de 15 (que nem pode andar numa trotineta de aluguer) ao graúdo de 40(?) anos. Sim, já vi e dei flagra a tipos bem grandinhos que sabem bem o que estão a fazer, a deixa-las bem atravessadas no passeio! A andar em sentido contrario. Ou a atira-las para o rio ou para lagos. No fundo, a fazerem vandalismo!

    E o pior? É que pago pelos que andam a fazer porcaria porque na mente do condutor de carro que vai ao meu lado, eu faço parte da turma que “anda neste lixo que são as trotinetas que só fazem é porcaria”. E já me tentaram abalroar só porque sim!
    E bem respeito as regras na estrada, tenho super atenção ao transito, quando estou em cima do passeio levo-a á mão. Afinal também conduzo carro e também sei o problema que é a falta de civismo na utilização das mesmas. Já conto com mais de 4000 km nesta mobilidade elétrica!

    Quanto a energia “suja” usada para as carregar? Vários comentários explicam que grande percentagem da nossa energia é renovável.
    Pelas minhas contas, cada carga que faço, que dá para sensivelmente 30km de autonomia, custa ~€0.25c.

    Como cidadão, que vive numa sociedade, em democracia, tento fazer o meu papel!
    Quando vejo um plástico no passeio ou no meio da estrada, pedras da calçada na estrada ou perdida no meio do passeio, UMA TROTINETA ATRAVESSADA no meio do passeio, se puder nesse momento deito o plastico no lixo, tiro a pedra do caminho/estrada, encosto a trotineta! Não fico a espera que venha a malta da higiene urbana resolver o plástico/pedra, ou pelo pessoal da manutenção das trots para as arrumar!
    Não venho para os comentários debitar ódios e isentar-me de ser cidadão de uma sociedade coletiva e civil!

    O desejo de um bom dia a todos!

  11. Profeta says:

    Eu acho uma parvoice as trotinetes serem conduzidas em alguns casos por pessoal que nao conhece o codigo da estrada. Em caso de acidente como e que ficamos ? Nem ha matriculas. Nao era suposto todos os veiculos inclusive bicicletas poderiam ter matriculas, e tambem conhecerem o codigo da estrada. Dada a quantidade de pessoal que entra nas ruas em contra mao da a entender que para eles e uma brincadeira conduzirem assim ou simplesmente nao conhecem o codigo da estrada. De facto uma fiscalizacao constante seria o ideal mas como nao ha obrigacao para isso entao e mais do mesmo. Hoje fiscalizamos, amanha vemos como corre. Enquanto isso acidentes nao param de acontecer. Nao so trotinetes, todos os veiculos que andam na estrada deveria haver mais rigor com a forma como estao na estrada e o que podem ou nao fazer.

  12. Paulo Guerra says:

    Boas, a ver se alguém me consegue tirar esta dúvida.

    O Decreto-Lei n.º 102-B/2020 diz isto:

    “Do mesmo modo, atendendo à proliferação de veículos equiparados a velocípedes que podem circular em pistas de velocípedes e em pistas mistas de velocípedes e peões, e à sua extrema perigosidade na partilha de espaço, restringe -se a equiparação a velocípedes apenas a veículos com potência máxima contínua de 0,25 kW e que não atinjam mais de 25 km/h de velocidade em patamar.”

    Existem trotinetes com a KUGOO KIRIN M4 PRO (500W), que a velocidade máxima é de 50 Km/h, no modo 3. No modo 1 dá 15 Km/h, o modo 2 dá 30 Km/.

    A dúvida é, a KUGOO KIRIN M4 PRO andando sempre no modo 1, cumpre a lei?

    Muito obrigado.

  13. Boa sorte says:

    Cambada de povo ignorante em outros países não reclamam e ate se querem mais trotinetes em Portugal querem acabar com elas e metem leis que nem fazem sentido.
    que povinho hipócrita e por isso e que não saem da sepa torta.

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