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Há mais um país a declarar guerra aos veículos de combustão interna!

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. JL says:

    Então mas não era a UE que queria salvar o mundo ?

  2. TugAzeiteiro says:

    Mas lá na Coreira do Sul também roubam os cabos dos carregadores, como está a acontecer cá na Tugolandia?

  3. Grunho says:

    Os EV, os capitalistas torcem o nariz mas ainda toleram. As bicicletas é que já não. “Tens de gastar, tens de consumir, tens de desperdiçar, tens de poluir, que é para manter a economia a andar e os capitalistas a factirar”.

  4. B@rão Vermelho says:

    Acho eu do alto da minha ignorância que se vive melhor dentro das cidades se todos os carros fossem VE, não sei se é economicamente viável, mas é idealmente recomendado, mas como diz o @Alfie, a manta está curta, o berlinde está a ficar apenhada do maior predador o homem, lentamente vamos extinguindo outros seres e por último vamos extinguir também uns aos outros.
    Outro dos nossos males é o plástico é inacreditável a quantidade de plástico que produzimos e mandamos fora, estamos com os dias contados tic, tac.

  5. JL says:

    As vendas de automóveis elétricos superam por larga margem todas as outras categorias:

    https://acap.pt/site/uploads/paginas/documentos/85DA8C73-B8E10_1.pdf

    • Max says:

      20,1%, Jan-Set. Na UE ficou-se pelos 15,8% Jan-Agos. Estão a tocar as campainhas de alarme que assim vai-se ficar longe das metas da “transição” … é preciso aumentar os impostos sobre os combustíveis.

      • JL says:

        Ninguém falou na UE, mas sim Portugal, já que o tópico é sobre um país.

        Faltam 9 anos e já andam nervosos ? Eh raio.

        • Max says:

          Não é 2035, as metas para os fabricantes de automóveis começam muito antes. A meta atual das emissões para veículos novos (e já houve flexibilização no período de avaliação, que deixou de ser anua):
          – 2025-2027 – redução de 15% em relação aos níveis de 2021 (o que equivale a cerca de 93,6 gramas de CO2 por km) . Os fabricantes que não atingirem o limite estão sujeitos a multas significativas a partir do final de 2027.
          São estas multas que estão a deixar os fabricantes muito nervosos, E a UE que sabe se não forem atingidas as metas intermédias não se atinge a prevista (por enquanto) para 2035.

        • JL says:

          Por acaso já começaram, mas os eléctricos nada têm a ver com isso, esses são os únicos que já cumprem as metas, os outros é que não.

          Portanto os eléctricos é zero, os que faltam atingir essas metas são os a combustão.

          • Max says:

            Não se trata de reduzir as emissões nos veículos com motor de combustão-
            As reduções de emissões de CO2 de cada fabricante (em 93,5 gramas por kilómetro ou 15% em relação a 2021) é um valor médio para todos os carros, de cada tipo, que põe à venda – os totalmente elétricos, os híbridos e os a combustão.
            Quanto maior for a proporção de automóveis totalmente elétricos que vendam mais baixa a sua média de emissões de CO2 por km.
            Com uns fabricantes com uma percentagem maior e outros menor de venda de carros elétricos – as vendas na UE de carros totalmente elétricos tem andado entre os 15 e os 16% – e isso não chega para uma parte significativa dos fabricantes atingirem a meta de redução das emissões de CO2 para o período 2025-2027. E por isso estão sujeitos a multas pesadas a partir de finais de 2027.

          • JL says:

            Trata pois, o assunto nunca foi outro, os eléctricos não precisam de reduzir, essa é boa, como reduz algo que já é zero ? Passa a negativo ?.

            Eu sei que o valor é médio, mas é para reduzir em todos, daí estarem a fabricar cada vez mais híbridos, ou isso é só para inglês ver ?

            E quanto menor forem as emissões dos a combustão menor a media também, daí o “fim do motor a combustão”, porque a seguir aos 93% vem outra mais abaixo, isto acontece há mais de 30 anos.

            E quantos híbridos já cumprem isso ? Porque não culpa também os híbridos ?

    • JL says:

      E mais uma informação, na Noruega em setembro dos 14,329 veículos vendidos, apenas 245 eram a combustão + híbridos, dos quais apenas 25 eram a gasolina, 105 diesel, restantes híbridos e híbridos plugin, Tesla foi a marca mais vendida com 1 em cada 3 EV vendidos.

      https://mobilityportal.eu/norway-break-records-vehicles-electric/?fbclid=IwdGRjcANL0V9jbGNrA0vQGWV4dG4DYWVtAjExAAEe4SULW5rF9jN_oAmPGo9wdlEvXmXfRFcIe84qhU-lynZ2UIyQU7Bo2sdm54s_aem_UHWcBlupy44WfAEzTzXUMQ

      • Max says:

        A Noruega para aqui, a Noruega para ali, a Noruega é que é o exemplo a seguir … A Noruega tem caraterísticas únicas, que não são facilmente reproduzíveis:
        1) Pelas orografia e geografia, as viagens longas fazem-se de barco, ao longo dos fiordes. De carro fazem-se sobretudo viagens ao pé da porta, o que é indicado para os elétricos.
        2) Subsídios aos elétricos sob forma de benefícios fiscais: isenção de imposto na aquisição; isenção de taxas de importação; isenção do IVA que na Noruega é de 25% nos outros automóveis (foi reintroduzido nos carros mais caros); isenção de imposto de circulação; isenção de impostos sobre os combustíveis (que não são repassados para as faturas da eletricidade no carregamento de carros elétricos) e de diversas taxas que incidem sobre os outros carros. Em Portugal é igual, com exceção das isenções nas taxas de importação.
        Ao contrário de vários países, incluindo de Portugal, tal como em 2024), na Noruega já não existem subsídios diretos à aquisição de elétricos.
        3) Vantagens económicas diretas: isenção total ou redução de portagens (em Portugal, 25% nas de autoestradas concessionadas), em estacionamentos públicos e nas viagens de barco (importantes na Noruega), e redução no preço dos seguros.
        4) Apoios à instalação de carregadores domésticos e investimentos na rede publica de carregamento.
        Tendo também em conta que a Noruega penaliza fortemente os carros com motor de combustão, o que amplia fortemente as diferenças para os elétricos – a situação pode-se resumir em poucas palavras: “Quem compra carros com motor de combustão na Noruega está lixado”.
        E é isto que explica os mais de 90% de venda de elétricos na Noruega.

        • JL says:

          Noruega tem menos densidade populacional que a Portugal, logo as distâncias entre cidades são maiores.

          Tudo isso Portugal também tem, também temos incentivos e não subsídios como você diz para instalação de carregadores em condomínios.

          • Max says:

            Vê-se que nunca foste à Noruega. As viagens entre cidades distantes fazem-se de barco.
            Os noruegueses ainda conseguem ser piores que em Portugal nos agravamentos dos carros com motor de combustão em relação aos elétricos (ou, o que é o mesmo, nos subsídios diretos e indiretos aos elétricos), não é apenas nas facilidades de carregamento.

          • JL says:

            Ao que aparece o Max é que não foi, só atravessa os fiordes quando muda de país ou quer visitar, tudo o resto pode fazer por dentro do país.

            Nos subsídios não, não existem, nos incentivos, subsídios têm os combustíveis.

      • Mário says:

        Continuo a dizer…. A Noruega devia deixar de vender petróleo. É que não faz sentido. Só estão a meter o cano de escape noutro lado.

    • Mário says:

      Sim sim. Eu se fosse representante de uma marca em Portugal tentava matricular o máximo de carros possíveis mesmo que não os vendesse, para poder ter números.

  6. Yamahia says:

    Estúpidos.

  7. Ricardo says:

    Muitos estão dependentes do petróleo mas tem os dias contados não há volta a dar…

  8. 1 palmo na testa says:

    Guerra? bora o Papa Trump arranja já uns mísseis para acertar em cada carro de combustão interna, o planeta até vai fazer um snile, e vamos todos respeitar ar mais puro

    Adoro pessoal que insiste nas cenouras e palas nos olhos, é só fantástico, já agora como estamos na wonderland, amanhã será notícia que afinal ao fim deste tempo todo os Gambuzinos existem e parecem-se com seres humanos

    • JL says:

      O bom é que temos sempre alguém a adivinhar o futuro.

      • Mário says:

        Você é um deles.
        Ah e tal carros a combustão são o diabo. Mas depois não se privam de andar de avião que polui muito mais. Vá o JL vive num país onde as pessoas não compram elektros porque não querem. Porque toda a gente tem dinheiro para comprar um elétrico e sítio onde o carregar.
        Aliás, o meu vizinho já mandou instalar carregadores no meio dos campos de arroz para carregar as ceifeiras. Só porque eu fui ralhar com ele e acusá lo de ser um poluidor. Que devia seguir aqui o exemplo do ti JL

        • JL says:

          Eu não, onde digo que é futuro ?

          Onde disse que são o diabo ?

          Sim, não compram porque não querem, você é um deles só compra eléctrico se for a 5000 euros, mas a combustão já compra por 25000 euros, portanto não tem porque não quer.

          Então porque ele não mandou instalar antes umas bombas de combustível ?

          Só você pode acusar de poluidor, o ambientalista aqui é você, não eu.

  9. Segue a multidão says:

    Bom bom e levar com radiações eléctricas continuamente é tão bom.

  10. PJA says:

    Se os EUA não se interessam pela questão, é escusado avançar com prazos.

    • JL says:

      Então onde começou o dieselgate ? Foi na China ?

    • Toni da Adega says:

      Os EUA até se interessam pela questão, por isso é que está a fazer forca para acabar com os Electrico e renovaveis.
      Até impos quotas minimas na compra de petróleo e gás americano. Se deixar-mos de consumir petroleo vamos sofrer Sanções.
      Eu diria que é muito interesse deles

  11. PorcoDoPunjab says:

    Os EUA mandam e a Europa, ou o que resta dela, obedece.
    Sempre foi assim desde há décadas e assim continuará a ser.

    Portanto, os meus investimentos são todos nos EUA.
    Aquela história de investir na Europa, na indústria da defesa, etc, não, a mim não me convencem.

    Os europeus só sabem taxar, regulamentar censurar , impôr, proibir, e um ódio atroz a quem tem sucesso.
    São uns comunas do piorio.

    Não invisto um euro, diretamente,em acções europeias.
    Está tudo em empresas americanas.

    Quando vejo as fotos de grupo dos dirigentes europeus actuais mais me convenço que estamos bem desgraçadinhos.

    Tirando um ou outro, uma completa nulidade.
    O meu cão faria melhor serviço.

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