Há mais um país a declarar guerra aos veículos de combustão interna!
Há um processo a decorrer para eliminar os motores a combustão do planeta. O início será feito nos automóveis, para depois se abrir a outras áreas. Neste contexto, um novo país declarou guerra aos veículos de combustão interna! Descubra quem quer seguir os passos da Europa e criar uma ambiente mais limpo.
Guerra aos veículos de combustão interna!
O Ministério do Ambiente da Coreia do Sul está a considerar seriamente a possibilidade de proibir a venda de novos veículos a gasolina e a gasóleo até 2035. Isto enquadra-se num esforço para cumprir as metas de redução de gases com efeito de estufa do país. Tal medida alinharia a Coreia do Sul com as políticas climáticas de outras regiões globais, como a União Europeia.
O ministério diz que a imposição de restrições à venda de veículos com motor de combustão interna pode desempenhar um papel fundamental. Vai ajudar o país a atingir as suas metas nacionais de redução de gases com efeito de estufa, estabelecidas para 2035.
Estas metas são moldadas pelas contribuições nacionalmente determinadas (NDCs) que os próprios países desenvolveram no âmbito do Acordo de Paris. Estas devem ser atualizadas de cinco em cinco anos. A Coreia do Sul prepara-se também para anunciar novas metas antes da próxima Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, em novembro de 2025.
Coreia do Sul quer ser um país mais verde
As reduções de emissões no sector dos transportes da Coreia do Sul têm sido limitadas até à data. Foi alcançada uma redução de apenas 1,2% entre 2018 e 2024. Em contraste, existem atualmente aproximadamente 850.000 veículos com emissões zero nas estradas. Devido a esta situação, o governo considera a proibição da venda de novos veículos com motor de combustão interna, bem como apoios adicionais, como incentivos fiscais.
O Ministério do Ambiente apresentou quatro cenários diferentes que poderão ser alcançados até 2035. Estes projetam reduções nas emissões de gases com efeito de estufa de 48%, 53%, 61% e 65%. Por exemplo, para atingir a meta de redução de 48%, as emissões do setor dos transportes necessitariam de descer de 98,8 milhões de toneladas em 2018 para 44,3 milhões de toneladas. A meta mais ambiciosa, de 65%, obrigaria a uma redução deste valor para 32,6 milhões de toneladas.
Este desenvolvimento ocorre no meio de discussões cada vez mais intensas em torno da proibição dos motores de combustão interna na União Europeia, que deverá entrar em vigor em 2035. Em setembro passado, os fabricantes de automóveis alemães reuniram-se com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para exigir a reversão da proibição e o relaxamento das quotas de vendas de veículos elétricos até 2035.






















Então mas não era a UE que queria salvar o mundo ?
Do querer ao fazer vai muita diferença, e não são os carros, elétricos ou a hidrogénio ou lá o seja que vai “salvar o mundo”
Mas o mundo precisa de ser salvo ? Loool
Já emigraste para lá JL. Afinal lá irias sentir te integrado. Não há os malvados a consumirem gasóleo e gasolina.
Sim, não me lembro quando, ok imigrei para o planeta terra.
Não há ? Então para que planeta foi ?
Tens razão. O que “salvaria o mundo”, pelo menos nas grandes cidades, seria o aumento dos transportes públicos e mais espaços verdes em vez de maior asfaltamento.
O que salvaria o mundo seria, na realidade, diminuir drásticamente a população humana. Somos uma espécia invasiva e poluente.
As baterias dão cabo do ambiente.
Mas lá na Coreira do Sul também roubam os cabos dos carregadores, como está a acontecer cá na Tugolandia?
Na tugolândia rouba-se tudo, até combustível dos depósitos dos carros com uma mangueira de aspiração.
E catalisadores…
Mas isso é algo a copiar?
Será que também roubam catalisadores ?
Os EV, os capitalistas torcem o nariz mas ainda toleram. As bicicletas é que já não. “Tens de gastar, tens de consumir, tens de desperdiçar, tens de poluir, que é para manter a economia a andar e os capitalistas a factirar”.
Os Evs são bom negócio para o capitalismo, alias há quem lhe chame o capitalismo verde por algum motivo…
Quem chama isso ?
Os capitalistas do ouro negro…
Menos. Também há incentivos para as bicicletas eléctricas
Um embuste completo. Primeiro os “premiados” pelos incentivos já estão limitados e vai tudo parar aos do costume que já sabem dos concursos. Depois, só são elegíveis bicicletas eléctricas compradas no “comércio tradicional”, que custam uns valentes milhares de euros. Prefiro borrifar-me para o incentivo e comprar bici barata em plataforma online.
Camarada a melhor forma de combater os capitalistas é nao comprar aquilo que vendem. Qualquer produto que seja produzido e vendido por capitalista é boicotar
É o que eu faço. Tudo o que posso compro aos chineses.
É uma boa medida. Temos que combater a hipotese dos trabalhadores virarem também capitalistas
Acho eu do alto da minha ignorância que se vive melhor dentro das cidades se todos os carros fossem VE, não sei se é economicamente viável, mas é idealmente recomendado, mas como diz o @Alfie, a manta está curta, o berlinde está a ficar apenhada do maior predador o homem, lentamente vamos extinguindo outros seres e por último vamos extinguir também uns aos outros.
Outro dos nossos males é o plástico é inacreditável a quantidade de plástico que produzimos e mandamos fora, estamos com os dias contados tic, tac.
Quando tiveres as cidades cheias de carros elétricos depois vem dizer que é lá que se vive melhor…
https://www.cnbc.com/2025/07/15/evs-are-everywhere-in-oslo-heres-what-norway-has-done-differently.html
“It is very visible. And I think some people don’t even really realize how good this is because it has happened quite fast,” Christina Bu, secretary general of NEVA, told CNBC during an interview at the association’s office in Oslo.
“The air is cleaner, it is quieter, and this is a change that hasn’t really cost consumers that much. They actually love driving an EV and it works quite well,”
É preferivel estar numa esplanada pode só passem carros a combustao ou onde só passem carros elétricos?
São os mesmos que querem voltar a puder fumar nos restaurantes.
Entre esplanada e adega a resposta é óbvia…
Nas cidades cheias de carros eléctricos vive-se igual no aspecto do congestionamento, um pouco melhor no aspecto do ruído, e muitíssimo melhor no aspecto dos gases de escape em relação aos carros de combustão. Portanto, sim, num balanço geral vive-se muito melhor com os eléctricos, e há razões de sobra para varrer os carros de combustão para fora das cidades, pelo menos as que têm mais de 100 mil habitantes.
As vendas de automóveis elétricos superam por larga margem todas as outras categorias:
https://acap.pt/site/uploads/paginas/documentos/85DA8C73-B8E10_1.pdf
20,1%, Jan-Set. Na UE ficou-se pelos 15,8% Jan-Agos. Estão a tocar as campainhas de alarme que assim vai-se ficar longe das metas da “transição” … é preciso aumentar os impostos sobre os combustíveis.
Ninguém falou na UE, mas sim Portugal, já que o tópico é sobre um país.
Faltam 9 anos e já andam nervosos ? Eh raio.
Não é 2035, as metas para os fabricantes de automóveis começam muito antes. A meta atual das emissões para veículos novos (e já houve flexibilização no período de avaliação, que deixou de ser anua):
– 2025-2027 – redução de 15% em relação aos níveis de 2021 (o que equivale a cerca de 93,6 gramas de CO2 por km) . Os fabricantes que não atingirem o limite estão sujeitos a multas significativas a partir do final de 2027.
São estas multas que estão a deixar os fabricantes muito nervosos, E a UE que sabe se não forem atingidas as metas intermédias não se atinge a prevista (por enquanto) para 2035.
Por acaso já começaram, mas os eléctricos nada têm a ver com isso, esses são os únicos que já cumprem as metas, os outros é que não.
Portanto os eléctricos é zero, os que faltam atingir essas metas são os a combustão.
Não se trata de reduzir as emissões nos veículos com motor de combustão-
As reduções de emissões de CO2 de cada fabricante (em 93,5 gramas por kilómetro ou 15% em relação a 2021) é um valor médio para todos os carros, de cada tipo, que põe à venda – os totalmente elétricos, os híbridos e os a combustão.
Quanto maior for a proporção de automóveis totalmente elétricos que vendam mais baixa a sua média de emissões de CO2 por km.
Com uns fabricantes com uma percentagem maior e outros menor de venda de carros elétricos – as vendas na UE de carros totalmente elétricos tem andado entre os 15 e os 16% – e isso não chega para uma parte significativa dos fabricantes atingirem a meta de redução das emissões de CO2 para o período 2025-2027. E por isso estão sujeitos a multas pesadas a partir de finais de 2027.
Trata pois, o assunto nunca foi outro, os eléctricos não precisam de reduzir, essa é boa, como reduz algo que já é zero ? Passa a negativo ?.
Eu sei que o valor é médio, mas é para reduzir em todos, daí estarem a fabricar cada vez mais híbridos, ou isso é só para inglês ver ?
E quanto menor forem as emissões dos a combustão menor a media também, daí o “fim do motor a combustão”, porque a seguir aos 93% vem outra mais abaixo, isto acontece há mais de 30 anos.
E quantos híbridos já cumprem isso ? Porque não culpa também os híbridos ?
E mais uma informação, na Noruega em setembro dos 14,329 veículos vendidos, apenas 245 eram a combustão + híbridos, dos quais apenas 25 eram a gasolina, 105 diesel, restantes híbridos e híbridos plugin, Tesla foi a marca mais vendida com 1 em cada 3 EV vendidos.
https://mobilityportal.eu/norway-break-records-vehicles-electric/?fbclid=IwdGRjcANL0V9jbGNrA0vQGWV4dG4DYWVtAjExAAEe4SULW5rF9jN_oAmPGo9wdlEvXmXfRFcIe84qhU-lynZ2UIyQU7Bo2sdm54s_aem_UHWcBlupy44WfAEzTzXUMQ
A Noruega para aqui, a Noruega para ali, a Noruega é que é o exemplo a seguir … A Noruega tem caraterísticas únicas, que não são facilmente reproduzíveis:
1) Pelas orografia e geografia, as viagens longas fazem-se de barco, ao longo dos fiordes. De carro fazem-se sobretudo viagens ao pé da porta, o que é indicado para os elétricos.
2) Subsídios aos elétricos sob forma de benefícios fiscais: isenção de imposto na aquisição; isenção de taxas de importação; isenção do IVA que na Noruega é de 25% nos outros automóveis (foi reintroduzido nos carros mais caros); isenção de imposto de circulação; isenção de impostos sobre os combustíveis (que não são repassados para as faturas da eletricidade no carregamento de carros elétricos) e de diversas taxas que incidem sobre os outros carros. Em Portugal é igual, com exceção das isenções nas taxas de importação.
Ao contrário de vários países, incluindo de Portugal, tal como em 2024), na Noruega já não existem subsídios diretos à aquisição de elétricos.
3) Vantagens económicas diretas: isenção total ou redução de portagens (em Portugal, 25% nas de autoestradas concessionadas), em estacionamentos públicos e nas viagens de barco (importantes na Noruega), e redução no preço dos seguros.
4) Apoios à instalação de carregadores domésticos e investimentos na rede publica de carregamento.
Tendo também em conta que a Noruega penaliza fortemente os carros com motor de combustão, o que amplia fortemente as diferenças para os elétricos – a situação pode-se resumir em poucas palavras: “Quem compra carros com motor de combustão na Noruega está lixado”.
E é isto que explica os mais de 90% de venda de elétricos na Noruega.
Noruega tem menos densidade populacional que a Portugal, logo as distâncias entre cidades são maiores.
Tudo isso Portugal também tem, também temos incentivos e não subsídios como você diz para instalação de carregadores em condomínios.
Vê-se que nunca foste à Noruega. As viagens entre cidades distantes fazem-se de barco.
Os noruegueses ainda conseguem ser piores que em Portugal nos agravamentos dos carros com motor de combustão em relação aos elétricos (ou, o que é o mesmo, nos subsídios diretos e indiretos aos elétricos), não é apenas nas facilidades de carregamento.
Ao que aparece o Max é que não foi, só atravessa os fiordes quando muda de país ou quer visitar, tudo o resto pode fazer por dentro do país.
Nos subsídios não, não existem, nos incentivos, subsídios têm os combustíveis.
Continuo a dizer…. A Noruega devia deixar de vender petróleo. É que não faz sentido. Só estão a meter o cano de escape noutro lado.
Se eles deixarem de vender como é que você o consome ? Já que não quer eletricos e nem quer os outros tenham, ao menos seja honesto na sua opinião.
Errado, extrair petróleo também tem muitas emissões.
Sim sim. Eu se fosse representante de uma marca em Portugal tentava matricular o máximo de carros possíveis mesmo que não os vendesse, para poder ter números.
Se não os vender não os matricula.
Não são os números que fazem dinheiro, são os clientes que compram.
Quem disse? Vá ver a estratégia de algumas marcas.
Estúpidos.
Espertos e inteligentes.
Alguém ficou triste
Em contrapartida o Canadá acabou de se borrifar para os elektros.
Não borrifou, as verbas de incentivos é que já esgotaram, o resto continua igual.
Olha o que se vê na Madeira JL
https://www.facebook.com/share/p/1A4h3TJNwy/
Afinal são muita bons, vão a todo o lado e tal. E na Madeira são uns malvados, usam fuel para produzir energia. Não têm vergonha.
Antes que diga que não sei, sim ainda têm alguma hídrica e gás natural e PV, mas não chega.
Muitos estão dependentes do petróleo mas tem os dias contados não há volta a dar…
Vão ser abatidos?
Preferem comprar petróleo e enriquecer outros paises que produzir a própria energia. Pare esse pessoal independencia energética é comprar a outros paises
E é independência energética, desses mesmos países.
Compras gás natural aos States, Nigéria, Rússia, Trinidade e Tobago, entre outros e não te queixas. Aliás tens 900MW de carga de base diária a gás natural e nem vês.
Precisas de inércia na rede e isso não vem a 100% das renováveis.
Guerra? bora o Papa Trump arranja já uns mísseis para acertar em cada carro de combustão interna, o planeta até vai fazer um snile, e vamos todos respeitar ar mais puro
Adoro pessoal que insiste nas cenouras e palas nos olhos, é só fantástico, já agora como estamos na wonderland, amanhã será notícia que afinal ao fim deste tempo todo os Gambuzinos existem e parecem-se com seres humanos
O bom é que temos sempre alguém a adivinhar o futuro.
Você é um deles.
Ah e tal carros a combustão são o diabo. Mas depois não se privam de andar de avião que polui muito mais. Vá o JL vive num país onde as pessoas não compram elektros porque não querem. Porque toda a gente tem dinheiro para comprar um elétrico e sítio onde o carregar.
Aliás, o meu vizinho já mandou instalar carregadores no meio dos campos de arroz para carregar as ceifeiras. Só porque eu fui ralhar com ele e acusá lo de ser um poluidor. Que devia seguir aqui o exemplo do ti JL
Eu não, onde digo que é futuro ?
Onde disse que são o diabo ?
Sim, não compram porque não querem, você é um deles só compra eléctrico se for a 5000 euros, mas a combustão já compra por 25000 euros, portanto não tem porque não quer.
Então porque ele não mandou instalar antes umas bombas de combustível ?
Só você pode acusar de poluidor, o ambientalista aqui é você, não eu.
Bom bom e levar com radiações eléctricas continuamente é tão bom.
Então que tem sentido ?
O ideal é desligares o teu WIFI de casa, assim como o telemóvel e passares a usar uma folha de alumínio na cabeça…
E espera até saberes que quando acendes uma lâmpada em casa tens fios a passar pelas paredes e pelo teto.
Se os EUA não se interessam pela questão, é escusado avançar com prazos.
Então onde começou o dieselgate ? Foi na China ?
Os EUA até se interessam pela questão, por isso é que está a fazer forca para acabar com os Electrico e renovaveis.
Até impos quotas minimas na compra de petróleo e gás americano. Se deixar-mos de consumir petroleo vamos sofrer Sanções.
Eu diria que é muito interesse deles
Os EUA mandam e a Europa, ou o que resta dela, obedece.
Sempre foi assim desde há décadas e assim continuará a ser.
Portanto, os meus investimentos são todos nos EUA.
Aquela história de investir na Europa, na indústria da defesa, etc, não, a mim não me convencem.
Os europeus só sabem taxar, regulamentar censurar , impôr, proibir, e um ódio atroz a quem tem sucesso.
São uns comunas do piorio.
Não invisto um euro, diretamente,em acções europeias.
Está tudo em empresas americanas.
Quando vejo as fotos de grupo dos dirigentes europeus actuais mais me convenço que estamos bem desgraçadinhos.
Tirando um ou outro, uma completa nulidade.
O meu cão faria melhor serviço.