PplWare Mobile

Google Maps e Waze não oferecem as rotas mais rápidas? A razão é simples e ambiental

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Antonio+Vasco says:

    Agora está explicado porque às vezes o Google dá rotas estúpidas, que eu não percebia porquê, diziam que era para fugir ao trânsito mas quando eu seguia o caminho que eu conhecia, não via trânsito parado

  2. Paulo says:

    No maps ele dá-me várias alternativas, mas existe sempre uma mais rápida e outra ECO. Mas se calhar é porque defini o meu carro como hibrido….

  3. Nrc says:

    Se esta malta “Eco” não é igual ou pior que religião, não sei o que é… o ideal é meter mais umas taxas e impostos em cima, por via das dúvidas, não vá a malta ainda não ter encarneirado o suficiente

  4. há+cada+gajo says:

    As tecnologias a quererem fazer imposições. E ainda dizem que há democracia quando eu vejo cada vez mais uma ditadura tecnológica a impor-se no dia-a-dia. Não abram os olhos, não.

  5. Carlos+Silva says:

    Eu por acaso já tinha reparado no Waze, certas rotas eu apanho uma alternativa que conheço e ele nem sugeriu e o tempo de viagem é menos demorado, acabo por gastar menos combustível do que noutras, é a média dos carro que o diz.

  6. Luis says:

    Mas ainda assim temos a opção de escolher a mais rápida ou não?

  7. Nuno Perelim says:

    A mim recomenda-me sempre vias com portagem, mesmo que tenha de andar mais km

  8. jorge santos says:

    Começo a ficar farto desta mxrda do Ambiente…
    Eu quando marco um destino é para chegar o MAIS DEPRESSA possível. Por isso apanho multas por excesso de velocidade… precisamente para ajudar à Segurança Rodoviária e Ambiente!!!
    Quando for o “Ambiente” a pagar o combustível, aceitarei ir mais lentamente. Enquanto eu pagar, é para chegar o mais depressa possível. O meu TEMPO vale DINHEIRO.

  9. Aves says:

    O Google Maps “oferece o caminho que menos polui …”
    Fora das zonas urbanas e autoestradas o Google Maps a única coisa que quer saber é se a estrada é pavimentada, pode ser empedrado ou asfalto esburacado.
    Um conselho antes de iniciar a viagem – confirmem que o percurso indicado pelo Google Maps coincide com o Waze ou outro navegador. Mas se preferem explorar o “Portugal desconhecido”, com boas estradas ali ao lado … usem o Google Maps.

  10. mcGomes says:

    está explicado pq é que estive nos US e sempre que ia a algum lado parecia uma eternidade para me deslocar. a seguir a este artigo podiam criar um sobre como optimizar estas apps

  11. gipsy89 says:

    A Taylor Swift faz questão que se preocupem com o ambiente!

  12. Paulo Carneiro says:

    O melhor GPS a nível de calculo de rotas é o MagicEarth, bate o google maps. e agora entao….
    É gratis, com mapas ofline e com transito gratis.
    Em tempos uma rota que eu fazia com o google maps ia sempre a mando dele pela autoestrada, quando experimntei o MagicEarth ele deu-me uma opção sem custos de autoestrada e com metade do tempo de viagem.
    Nota: nao pedi para evitar auto estradas, só pedi o melhor caminho.

  13. says:

    É por isso que deixei de usar o waze. Dava-me sempre a rota mais ridícula e perigosa que pode haver. E de menos poluente não tem nada porque tinha de estar sempre a parar ou andar em constante travagem / aceleração. É só bonito no papel porque na prática meh

  14. Rídiculo says:

    Como assim passar mais tempo em viagem com o motor a queimar combustível é melhor para o ambiente? Hahahahah

    • Eddy says:

      Depende do trajeto… Um caminho com mais subidas mas direto é pior em termos de gasto de combustível do que dar a volta sempre em plano.

  15. Patinhas says:

    Falhas no algoritmo ou no mapa são “ambientais”. Vou passar a justificar atrasos no trabalho como “ambientais” também, pode ser que pegue já que é a vibe do momento.

  16. Eddy says:

    Pplware, não é obrigatório… O Google Maps pode ser configurado para apresentar o caminho mais rápido (com ou sem portagens, autoestradas) e o mais ecológico.
    Sempre que se coloca um destino, normalmente apresenta 3 rotas distintas que o utilizador escolhe a que prefere.

  17. Mestrex says:

    Ao início ainda tínhamos a opção de escolher, mais tarde deixei de conseguir encontrar essa opção entrei mais rápido e menos poluente

  18. Gio says:

    Se assim é, não fazem contas. O waze diariamente sugere me rotas que consomem mais combustível do que as que uso. Seja pelas subidas a que me sujeita, seja pelas paragens adicionais, seja pelo trânsito. Já testei e fiz contas.
    Parece, isso sim, que oferece “itinerários alinhados com as políticas locais da organização do trânsito rodoviário”. E essas podem ser muito subjetivas e servir vários interesses diversos dos do utilizador…

  19. Alejandro says:

    Além de tudo isso, é preciso ter em conta, a energia utilizada pelos data centers usados pela Google para o Google Maps funcionar, se a rota supostamente menos poluente apresentada, for numa estrada com muitas curvas, não tem em conta o desgaste prematuro dos componentes do veículo. A vantagem é totalmente anulada por causa da necessidade de mais trocas de componentes. Além disso, se a origem estiver a uma altitude mais baixa que o destino, então não há vantagens, pois os mesmos 500m de gradiente, terão que ser feitos, independentemente, num percurso mais rápido ou mais lento. Só na aviação, é que é possível algumas rotas com mais quilómetros que a rota original, queimar menos combustível, sendo essas rotas, eventos excepcionais, pois os ventos são o principal factor a ter em conta.

  20. Jakim+Manel says:

    Isto do eco é tão fofinho…

  21. DriverLivesMatter says:

    Agora o mais importante:

    Alguém sabe/recomenda uma alternativa a estas, que ignore isto e faça o que as pessoas realmente querem: o destino mais rápido/curto quando escolhem essa opção?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.