Gasóleo desce 7 cêntimos e gasolina 5 cêntimos por litro a partir de hoje
A cada semana que passa, os consumidores aguardam para saber se os combustíveis baixam ou sobem. Com o preço dos combustíveis ainda bastante elevado, esta semana, o gasóleo e a gasolina vão voltar a descer.
De acordo com as informações, o gasóleo vai descer 7 cêntimos e s gasolina 5 cêntimos por litro a partir desta segunda-feira.
Gasóleo e gasolina baixam... e AUTOvoucher vai acabar
O preço do litro de gasóleo deverá descer, a partir de hoje, sete cêntimos e o da gasolina cinco cêntimos, segundo perspetiva o Governo que, apesar da descida, vai manter a redução das taxas do ISP.
De acordo com o mecanismo semanal de revisão dos valores das taxas unitárias do ISP, esta evolução dos preços deveria resultar numa subida das taxas unitárias do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP).
A portaria publicada na sexta-feira na sequência do mecanismo semanal de ajustamento veio determinar a “manutenção do desconto temporário do ISP de 4,7 cêntimos por litro de gasóleo e 3,7 cêntimos por litro de gasolina”, perspetivando que na próxima semana se volte a aplicar a fórmula [do mecanismo] “com os correspondentes ajustamentos”.
Recorde-se que, desde que o mecanismo semanal entrou em vigor, em março, esta é a terceira vez que a evolução do mercado dos combustíveis dita uma descida do preço de venda ao público da gasolina e do gasóleo, com o Governo a optar por manter as taxas do ISP. Este mecanismo compensa através do ISP a subida ou descida da receita do IVA causada pela evolução do preço dos combustíveis.
De acordo com o site Preço dos Combustíveis Online, da Direção-Geral de Energia e Geologia, o preço médio da gasolina 95 rondava ontem os 1,976€ por litro e o gasóleo simples os 1,902€ por litro. Os combustíveis em Espanha são mais baratos 30 cêntimos por litro.
Relativamente ao AUTOvoucher, este programa vai terminar porque nova medida "é mais eficaz que a anterior". O secretário de estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes revelou que o subsídio já ajudou as famílias portuguesas com "mais de 90 milhões de euros" desde novembro de 2021.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
O importante é haver dinheiro para a TAP sem qualquer benefício para o principal investidor (o contribuinte)
o barril da brente chegou a 132$ aumentou se os combustiveis 20 e tal sentimos agr já está abaixo dos 100$ mas baixa 5 ahahha está bom
Apesar de não concordar com a justificação, aqui está a explicação, no programa do último Sábado 09/Abril: https ://www.tsf.pt/programa/a-vida-do-dinheiro.html
Esperemos que essa baixa não seja só porque esta semana é a Páscoa e depois na outra semana volte a aumentar embora saibamos que o governo do Baboush não precisa de desculpas para mexer nisso…
Ui, meu deus…
Entretanto o petróleo já está nos mesmo níveis de antes da guerra e o gasóleo ainda está a +20 cêntimos.
7 cêntimos? Onde? Aqui só foram 3 cêntimos
Acabei de vir da posto de combustível e não reparei nada nessa descida….
Falso. Não baixaram.
Onde está hoje a CMTV?
Enquanto não colocarem um tecto maximo ás vendas de gasolina isto nao acaba. Há sempre alguem a ficar com lucros imensos.
Se o petróleo está hoje apenas 6% mais caro do que na véspera da guerra, porque é que o gasóleo custa mais 15% e a gasolina mais 9%?
Importam-se de explicar, caras gasolineiras? É que, além do mais, o preço do petróleo só influencia cerca de um terço do preço de venda. E o governo até já desceu o Imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP), caso contrário o gasóleo estaria 18% mais caro.
O governo anunciou esta semana uma nova descida do ISP, equivalente a uma redução da taxa do IVA de 23% para 13%. No total, são menos 20 cêntimos por litro.
Tem de ser mais. Lamento informar, mas as gasolineiras têm de fazer parte do sacrifício. Não é possível o Estado perder impostos, os consumidores pagaram mais caro e as gasolineiras manterem as margens. Ou melhor, possível é. Até estão a subi-las, como já veremos. Só não é aceitável. E não se compreende que o Estado não pressione as gasolineiras a fazer parte da distribuição dos sacrifícios. A lua quando nasce é para todos.
Irma, quanto mais se vende mais o estado vai buscar.
O Estado tem interesse em que os preços sejam altos.
O trânsito continua caótico, as ruas cheias de veículos, dá ideia que o preço do combustível não é problema.
Enquanto se vender assim, preço não desce.
Mesmo que desça hoje 2, amanhã sobe 4…
A Lua quando nasce é para todos, mas nem todos são beneficiados por isso da mesma maneira.
Atenciosamente, PorcoDoPunjab
Só há uma hipótese de por cobro a estas subidas desenfreadas de preços dos combustíveis: uma destruição da procura. É muito simples: costumas comprar combustível para andar de carro todos os dias? Deixas de comprar. Vais de transporte, de bicicleta ou a pé e o carro encosta. E se na tua zona e horário não há transportes, associas-te a 2 ou 3 parceiros, alternam os carros e dividem logo a factura por 3 ou por 4. Basta isso para a procura cair a pique, e quando eles não vendem os preços caem. “Ah e tal, caem-me os parentes à lama se me vêem a chegar de bicla ou a pé, tenho que ostentar bem o meu estatuto”, “ah, e tal, são 10 ou 20 kms para cada lado, não dá para pedalar”, “tem subidas e eu não posso fazer exercício”… Meus amigos, para um alemão ou dinamarquês fazer 30 ou 40 kms de bicicleta em cada sentido para o trabalho é piece of cake, há vídeos e vídeos no Youtube, e estão positivamente a borrifar-se para os parentes e para o estatuto! Só os tinhosos dos portugueses é que põem isso à frente de tudo. E depois choram-se, pois claro, que não há dinheiro e não é por acaso que isto se tornou no país mais rasca da Europa ocidental. Basta ter a população mais rasca.