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Fundo Ambiental: É o fim do apoio para aquisição de veículos elétricos

                                    
                                

Autor: Pplware


  1. Yamahia says:

    Signs…signs…

    • JL says:

      Ainda bem que acabou. Não fazia sentido ser usado só para beneficiar alguns.

      Usem esse dinheiro para outros fins, como carregadores.

      • Naodou says:

        beneficiava todos, tinhas é de comprar um eléctrico…

      • Zé pevinho says:

        A sério, se isto com benefícios já era o que era, agora sem nenhum vai ser ainda pior para as vendas…

        • JL says:

          No máximo diminui as vendas em 2 dias e para 1000 carros, que era quanto tempo durava o incentivo.

          Não é para venderem muitos, não queremos ser muitos.

          • Verdades+nuas+e+cruas says:

            Uaau, o homem consegue dar respostas sem fundamento algum e ainda tem a lata de dizer que -” não queremos ser muitos” o ego dos elétricos subiu-lhe bem á cabeça… enfim é isto quando se tem tempo livre a mais…

          • Yamahia says:

            Já so falta que façam incidir o ISV e o IUC à moda da Nova Zelândia q é para isto ficar em paridade.

          • JL says:

            Vê -se quem tem o ego alto. Daqui a pouco até vai gabar o carro que tem.

          • JL says:

            Então veja lá que IUC e ISV têm na Nova Zelândia, se quiser os restantes impostos de lá, também deve ser fácil, tudo menos o ordenado. Lol

          • GM says:

            @Verdades+nuas+e+cruas, o “JL” não quer que sejam muitos para continuar com as “mamas” atribuídas aos eléctricos. Já são menos, mas continuam a existir. Como se, independentemente da energia utilizada, não polua de alguma forma, não provoque desgaste nas vias, etc. Enfim.

          • JL says:

            GM mentira e falso, eu até disse lá em cima que os incentivos não faziam sentido.

            Onde disse que não polui ?

            Vocês parecem que vêm todos do mesmo rebanho de papagaios que repetem todos o mesmo, incrível.

        • JL says:

          Sim, só acho estranho não dizerem o mesmo dos incentivos aos a combustão, tal como são ainda hoje nos diesel, no isv e IUC, no IVA do combustível e antes quando era o iva da viatura, e incentivo ao abate, que sendo assim já devem concordar que não deve ser reintroduzido…

          • João B says:

            Acho bem que não hajam apoios… quem os compra tem muito bom dinheiro para os sustentar e comprar.
            Os meus impostos não têm que ir para apoiozinhos dos que mais têm posses para comprar veiculos elétricos.

          • JL says:

            Os meus impostos também não têm de ir para quem usa combustão, até porque são os mais subsidiados de sempre.

          • Zé Fonseca A. says:

            João, os apoios do fundo ambiental não é por se ser pobre ou rico, são destinados a melhorias relacionadas com eficiência energética que levem à descarbonizacao, por exemplo, troquei janelas de dois apartamentos que tenho alugados e tive reembolso de 40% do valor gasto em ambos.
            O que importa verdadeiramente é que os EVs não passam de uma falácia no que diz respeito às políticas green aclamadas, não passam de um carro da moda útil para ter mais lugares de estacionamento e abastecer mais barato

          • João B says:

            Os a combustão mais subsidiados de sempre?
            Ahahahahahaah.
            Por isso é que um diesel de “baixa gama” paga quase 10 000€ de imposto.

          • João B says:

            @Ze Fonseca A. , a questão é que os apoios foram mal distribuidos… posso dizer que grande parte das pessoas que vi a recorrer aos apoios, era quem podia comprar um eletrico de 70 ou 80 000 eur a pronto.
            E desses não tenho pena.

          • JL says:

            Então e os híbridos e diesel também foram uma moda e uma falácia ?

          • João B says:

            @JL, os hibridos plugin apenas existem para fazer o jeitinho fiscal… se eu tiver um hibrido, não posso meter nas contas da empresa, mas se tiver um penduricalho para ligar á eletricidade… mesmo que isso só signifique fazer 40 km mal medidos em eletrico e de resto consumir e poluir como um de combustão normal se trate… está tudo bem.

          • JL says:

            Sim, são subsidiados e quem o diz é o FMI, imagine só.

          • JL says:

            Carros de 70 e 80 mil já não têm incentivos há uns anos, quando foi que viu isso.

          • JL says:

            Pode meter nas contas da empresa sim.

            Falso.

          • Yamahia says:

            Lá vem ele com a falácia. Isso é para a produção de electricidade.

          • JL says:

            Errado, é para todos os combustíveis fósseis, mesmo que você não queira.

      • Vieira says:

        Seria interessante fazer uma investigação a estes subsídios que só foram dados a alguns dos que compraram carros elétricos. “Só falta de transparência, à portuguesa!

  2. Superfan says:

    Há algum apoio para tv’s OLED ?

  3. Antonio+Vasco says:

    Também acho, o importante para o aumento do uso do carro eléctrico é, para além do aumento da autonomia, o controlo das tarifas aplicadas aos carregamentos, que estão a alcançar valores escandalosos, com muitos carregamentos a aumentarem 500% e mais, em relação ao custo da energia.
    Os postos de combustiveis, sendo muito mais caros e portanto, mais dificeis de amortizar,, a percentagem de lucro bruto (que neste caso o governo deixa aplicar) é muito mais baixa

    • Yamahia says:

      Tens um tesla vai carregar à Tesla . Aproveita enquanto dura a condição de foras da lei.

      • JL says:

        A Tesla não está fora da lei.

      • JL says:

        E você tem um Audi porque não vai abastecer só na Audi ?

        • Yamahia says:

          Audi só abastece elektros. Já lhe contei…Um dia estava eu a pagar na BP ao lado do Stand e aparece lá um velhote todo atrapalhado a perguntar onde era o carregador. A menina explicou que era ali mas que a esta hora estava fechado looolooolool sai com o velho e reparei que era um tesla com 2 preguiçosos jovens lá dentro um deles ao volante. Vergonha terem mandado o velho às feras ahahah Ainda por cima deve ter o velho q entrou com o guito para a compra do carro.

          • JL says:

            E abastece também a combustão, vá lá pedir para abastecer a ver se não o fazem.

            Eu também já vi isso numa oficina aqui na aldeia, depois teve de esperar que a oficina abrisse para que eles fossem buscar combustivel a 20 KMS de distância.

            Afinal não é muito diferente.

          • JL says:

            Se fosse electricidade até no parque das merendas que fica na terra carregava.

          • Yamahia says:

            Quem é o gajo que não tem para 20 kms no depósito?

          • JL says:

            E quem é o gajo que não tem 1 % de bateria para 20 kms ?

          • Yamahia says:

            1% de bateria da para 20 kms?
            Já temos elektros a fazer 2000 kms com uma carga looolooolool
            Olhe sabe o q eu fazia no lugar desse caramelo q vc diz q estava enrascado? Metia numa qq AE concessionada ligava para a assistência e pedia q me levassem combustível. Já se estivesse com um elektro é q ficava em fdd

          • JL says:

            Não, mas a bateria não acaba aos zero. Ainda existe uma parte do buffer que até dura mais que isso em muitos casos.

            Para quê? Para o pagar a 7 euros o litro ? A mim já aconteceu, e nessa altura paguei a cerca de 5 euros o litro. Inflação imagino que chegue a isso.

            Electricidade existe em qualquer lado. Vocês é que ainda vivem na pré história.

          • yamahia says:

            Não sei Qt é, mas é melhor pagar 7€ o litro do que ficar na seca à espera que abra um local suscetível de fornecer a gasolina.

          • JL says:

            Ou então vai de reboque, que é mais normal.

      • JL says:

        Opah agora vão desflorestar tudo e cada serra e cada canto vai ter uma eólica, isto para as emissões da produção de combustíveis serem menores……

        https://amp.expresso.pt/iniciativaseprodutos/projetos-expresso/2024-06-06-sines-precisa-de-60-da-eletricidade-do-pais-0da5a7c0

    • João B says:

      Controlo de tarifas? Mas os liberais são contra isso… os liberais adoram o mercado a funcionar e auto regular-se… é o que se passa nos combustiveis… logo, os carregamentos como estão estão muito bem.
      Um posto de combustível demora mais a amortizar… e o custo de uma linha elétrica ou a reformulação total da rede elétrica para receber um carregador?
      No meu local de trabalho, a essa custa, o posto de transformação que serve o local só passou de 400kva para 1600kva, pouca coisa.

      • JL says:

        Então e depois senhor moralista ?

        • João B says:

          Pois é tem razão… um transformador são 20 ou 30€ não é?
          Estamos a falar de um investimento substancial que normalmente é partilhado entre quem pede o upgrade e todos os consumidores.
          Ah e esqueci-me… coitados, foram só “30 000€” para “comparticipação no reforço das redes de distribuição”.

          • JL says:

            Então e depois ? Uma bomba de combustível é mais barato ?

          • João B says:

            @JL fico a aguardar o envio de uma proposta para um trator elétrico… é que a John Deere teima em só me mandar propostas para motores de 6 cilindros…
            O vendedor diz que elétrico até as batatas saem mais limpinhas…
            E já agora para o gerador da exploração, se carregar um carro elétrico com um gerador a diesel também conta?
            Já agora arranje-me 50 000€ para comprar um elétrico, porque apesar de gostar, não me posso dar ao luxo do portugues comum de ir comprar um elétrico só para ir mostrar á rua.

          • JL says:

            Aqui tem.

            https ://observador.pt/2021/01/31/tractor-electrico-com-drone-para-dominar-colheitas/

            Mas já que é tão picuinbas mostre aí um tractor a gasolina.

          • Yamahia says:

            “Este artigo tem mais de 3 anos”
            E ainda hoje não os vejo a operar nos campos.

          • JL says:

            Então mas só os hidrogênio e combustíveis sintéticos é que podem levar tempo ?

  4. freakonaleash says:

    Bem assim é certo que não vou comprar nenhum BEV! Estava a pensar abater um velhinho Hyundai Atos em troca de um AMI, mas sem descontar 4000€ aos 8000€ que pedem então nem pensar. Agora falta por o ISV aos BEV e é certo que quem pouco guito e muito senso comum prefere manter os carros que têm a atravessar a corda na garganta por causa de uma moda que custa sempre muito mais que o tradicional ICE.

    • JL says:

      Sendo assim também deviam aumentar os impostos nos diesel e meter o ISV e outros impostos ao nível dos a gasolina.

      Exato, parece que a moda do diesel já acabou.

      Para si deve custar, tanto que até imaginou usar 4000 euros do fundo para comprar um quadriciclo que custa 8000 euros, mas não, os 4000 mil euros não davam para o AMI, esse está estava dentro da categoria das motas.

      • Yamahia says:

        Aumentar ainda mais?
        Mas já reparou que, na UE, onde os automóveis novos a combustão pagam mais é em Portugal? Vc não bate bem da bola.

        • JL says:

          Não é aumentar ainda mais, é pagarem por igual, se quiser fazer como no resto da ue, então vão aumentar e bastante, nos Países Baixos por exemplo pagam por 3 meses o que aqui se paga em 1 ano.

        • Zé pevinho says:

          Que ele não bate bem já todos nós sabemos… simplesmente fugiu do Júlio de matos e assumiu a entidade de vendedor de eletricos…

          • JL says:

            Ah ok, então conhece o Júlio de Matos ? deve ter sido da estadia que lá teve ?

            Se eu sou vendedor também o Zé é, já que temos apenas opiniões diferentes.

  5. rui says:

    Faz sentido, o apoio era super pequeno, servia mais de arma de arremesso da malta contra do qualquer outra coisa. com os preços atuais dos Electricos já não faz sentido e como alguém aqui diz, vale mais canalizar os fundos para a rede de carregamento.

    Já agora pplware, a imagem é de um Hybrid Plug in e não de um eletrico…

  6. Gustavo says:

    Fundo ambiental? Os “eletrodomésticos” poluem enormemente devido às matérias primas que utilizam…

  7. Paulo Azevedo says:

    O fundo ambiental também é uma anedota.
    Ainda estou à espera da resposta ao meu processo da colocação de painéis solares que enviei em Setembro do ano passado. Enviaram-me dois mails a dizer que ia ser feito em Março ou Abril e até agora nada.
    E depois disto vão acabar com a isenção de IUC.
    Quando o guito acaba…

    • Yamahia says:

      Não é uma questão de guito. É uma questão de moralidade e de mitigar que andem uns a pagar pelos outros.

      • JL says:

        Exato, há que ter moralidade e meter os diesel a pagar o mesmo dos outros a combustão.

        • Yamahia says:

          Pelo menos aqui por terras lusas pagaram e bem mais. Falo por experiência própria e portanto não fale do que não sabe! Qs metade do carro foi impostos ao contrário do gasosas!

        • Antonio+Vasco says:

          Na realidade, se descontar motor, sistema de transmissão, deposito de combustível e combustível, são cerca de 200kg , mas proximamente será bastante menos

          • Yamahia says:

            Não é nada 200 kgs @António
            Peso : 2050 kg
            BMW i4 eDrive40 Elektro

            Peso1500 kg
            BMW série 4 Gasosas

            Diferença de peso= ~3 lutadores de sumo dos mais gordos
            https://www.ultimatespecs.com/pt/car-comparator/120408,127677/BMW-G22-4-Series-Coupe-vs-BMW-i4.html

          • JL says:

            Um só tem o dobro da potencia do outro.

            Um tem 5 portas e outro tem 2.

            Um é maior que o outro.

            Mais espaço para o eléctrico…

            Portanto falhou, já agora, um lutador de sumo pesa em média 160 KGS.

          • yamahia says:

            Se pesassem 160 era só 480 KGS. No entanto a diferença são 550 KGS.
            Reforço 3 lutadores de sumo pesos pesados loooloool.
            -Os carros são exactamente os mesmos.
            – A diferença na altura é motivada pela marreca do elektro vulgo bateria
            -A diferença no peso tbm é motivada pela marreca do elektro vulgo bateria.

            -Que interessa a potência? Ao pé do gasosas, o elektro é uma arrastadeira mesmo a andar a direito. Fará qd chegarem às curvas loooloool
            A uma velocidade de 240 km/h que é o que o gasosas dá, a viagem daqui à Mealhada, que tem uma distância de 210 quilômetros, levaria aproximadamente 52 minutos. Já a 190 km/h que é o que o Elektro consegue, a viagem demoraria cerca de 1 hora e 36 minutos

            Mas afinal pq vão só buscar a potência? Potência da treta que não serve para nada loooloool

          • yamahia says:

            E isto se o i4 aguentasse os 240 KMS a 190. Que já vimos que não aguenta.
            Pelos meus cálculos, a 190, o Elektro teria que recarregar as baterias em Santarém e Leiria. Que comédia loooloool

          • yamahia says:

            *digo, 210kms.

          • JL says:

            Dá mas você não anda, já que diz sempre que anda a 150 no máximo. Portanto não venha com cenários que não ocorrem.

            Para si também não serve para nada, já que segundo você não a usa.

            Tanto que aguenta que andou muitos acima dessa velocidade.

            Sim, que comédia, por quando veem que não podem argumentar, passam logo para outro argumento, comum nos alienados.

          • Yamahia says:

            No dia que eu tiver que ir de urgência com alguem para o Hospital de Coimbra, pode ter a certeza q vou de prego a fundo. E se multarem elo caminho as multas ser-me-ao retiradas e devolvidos os pontas na carta. Sabe o que é marcha de urgencia?
            Vá fazer isso com a arrastadeira de um Elektro e o paciente morre no caminho.
            Isso n serve presta para nada pá. Resigne-se

            Não, o i4 à média de 150 fica-se por um alcance miserável de 153 kms. Provado e comprovado..

            À média de 190, cálculo que pelo menos de 80 em 80 KMS tenha que recarregar.

          • JL says:

            Desde quando você vai de Lisboa de urgência para Coimbra ? afinal não tem um carro, tem uma ambulância. Enfim.

            Como calcula, as suas contas saem sempre furadas, nem o raio de uma área consegue calcular, quanto mais uma média que nem sabe o que é.

          • Yamahia says:

            E se estivesse caladinho?
            Por acaso já fui. Na época só tinha o gasosas. Um menino açoreano conhecido de um grande amigo meu que fui buscar ao aeroporto e tinha q estar a determinadas horas no hospital de Coimbra onde tinham um protocolo, de contrário perdia a operação. Foi sp a 210/220, o carro n dava mais. Ng me multou.
            A operação correu bem e fomos para a Mealhada festejar. Bebi uma garrafa de frisante só para mim e parei pq avisei o toque pq havia muito mais na mesa.
            Só no regresso fui mandado parar e foi pq fui para a Kapital mostrar a night aos Açoreanos. Até tremi eles tinham reserva no Estoril e logo à entrada da Marginal debaixo do viaduto…OP.
            Pq não fui pela CREL caraitas????!!! looolool
            Balão da praxe e …0,0 g/l até dei um abraço ao xor guarda que por acaso era um gajo porreiro. Deus ajuda quem gosta de ajudar. ♡♡♡♡
            Se tivesse um Elektro o puto estava bem fdd. Se calhar tinha morrido.

          • JL says:

            Portanto não era uma emergência e como tal podia ficar sem carta.

            No fim da operação foram beber uns canecos e para a discoteca, nada mais natural que depois de alguém que faz uma operação.

            Era impossível você ter um electrico nessa altura, e até mesmo agora. LOOOL

          • Yamahia says:

            Era pois. Até tive direito a uma declaração de presenca “just in case”

          • JL says:

            Pois pois.

  8. Verdades+nuas+e+cruas says:

    Está mais é na altura que começarem a meter impostos sobre os veículos elétricos pois não é só os a combustão a pagar, que a mama dos benefícios tem de acabar, os países nórdicos já estão a trabalhar nisso.

    • JL says:

      Está mais que na altura de começarem a meter os diesel e os híbridos a pagar o mesmo que os a gasolina.

      Sim, nos países nordicos todos pagam por igual.

      • João B says:

        JL o grande moralista!
        Então quer dizer, tomando como exemplo, um diesel pesa 1300kg de tara, um elétrico, provavelmente chega-se aos 2000kg de tara, vais dizer que não desgastam mais a estrada?Ou que devem ser priveligiados? E quem paga a manutenção da estrada onde ele anda?
        Como era a ideia bacoca de pagarem menos de portagem… mas porquê, desgastam menos a estrada?
        E já agora… sabes que os elétricos também libertam microplásticos dos pneus e que contaminam o ambiente.

        • JL says:

          João B, o grande moralista.

          Começou logo mal, nenhum diesel que pese 1300 kg tem como idêntico electrico um electrico com 2000 kg, que grande moralista e falso você é.

          As estradas gastam-se ?

          Porquê ? pergunte a quem teve essa ideia, não fui eu, não é senhor moralista.

          Nos pneus pagam os mesmos impostos senhor moralista.

          • João B says:

            Ai o alcatrão não se deteriora? Ah já sei… os buracos abrem-se por eles, e o piso desgasta-se por obra e graça do Espírito Santo.
            Sim, nos pneus pagamos os mesmos impostos, mas quem tem um carro a combustiveis fosseis paga muito mais pela manutenção da estrada do que um elétrico… Ah já sei… o asfalto nem é um derivado do petroleo… deve vir do mesmo sitio que se fazem as baterias… zero emissoes.

          • JL says:

            Ah, agora já é detiora. Está a ficar inteligente.

            Paga mais porque estavam mais, só em óleos que deixam cair e os acidentes dai resultantes é outra.

            Um eléctrico custa mais dinheiro, logo pagou mais de IVA.

            E também paga impostos na energia.

            Curioso porque quando quiseram aumentar o IUC dos carros velhos, toda a gente se levantou…

            E alguém disse mal do petróleo ? Eu até ajudo a haver mais petróleo… Aliás, é por achar que ele é essencial que tento não queimar tanto.

            Deixe lá, tudo isso sem electricidade não funciona, se quer entrar em entremismos.

        • Silva says:

          João, se quer um conselho meu, ao alimente esse cromo que já tomos sabemos é tendencioso!

          • JL says:

            E você não, é isento. Looolll

            Cada tiro cada melro.

          • João B says:

            @Silva… este foi mandatado para andar a dizer mal dos carros a combustão… já os teve, mas agora já não prestam…

          • JL says:

            Silva, este foi mandado para aqui dizer mal dos carros eléctricos.

            Nunca teve nenhum, logo é mais um que deve ser pago para dizer mal daquilo que não conhece.

          • Yamahia says:

            É preciso ter para compreender q são uns atrasos de vida? Felizmente as fontes de informação não se resumem ao @JL e ao ZéBigodes Looolooolool

          • JL says:

            Quem são os atrasos de vida ? Aqueles que só comentam por preconceito ? Sim, já é sabido que isso é que reina por aqui e que faz as pessoa serem um pouco atrasadas sim, já vimos isso acontecer outras vezes, como nos telemóveis e outras coisas.

        • Antonio+Vasco says:

          Errado, e falo por experiência própria, os VEs teem fama de gastar pneus, pois os meus fizeram quase 60,000km, e eu ando rapido e muitas vezes cheio, e já vi vários vídeos de taxistas espanhois e franceses com 250,000 e 300,000km e confirmam fazerem 65,000km com os Michelin, e com os travões de origem, qual é o combustão que pode dizer semelhante? E o pó dos ferodo são muito perigosos para a saúde, e cancerígeno

      • Yamahia says:

        E os elektros a pagarem o dobro dos gasosas a exemplo do q fazem os decisores neozelandeses. Um pais mundialmente reconhecido pelas suas decisões justas e eficazes.

    • TdSR says:

      +1

      Muitos vão voltar aos CI. Acabou-se a mama.

  9. Test User says:

    Subsidio para Abate para aquisição de eléctricos e o que faz sentido nesta fase.
    Já que temos uma frota envelhecida, seria melhoria grande.

  10. O Tuga says:

    Este fundo devia de durar 25 anos no minimo, é o tempo que levo a pagar 5 mercedes ao meu patrão e a conseguir poupar para pagar um carro de gama baixa.

  11. Manel says:

    Apoios estatais só para as petroliferas e na ordem de muitos milhões de euros ou dolares no caso dos US. Democracias da treta.

  12. TdSR says:

    Finalmente. Andam as empresas a mamar dinheiro / benefícios do estado para comprarem elétricos de 100K.

    O consumidor não quer elétrico. A melhor opção continua a ser CI e/ou híbrido.

  13. Joca says:

    Anda aí o fundamentalista da eletricidade. Já a companheira deve estar a ser encravada por outro. Depois dizem que são os últimos a saber….

  14. PTO says:

    Com este governo não esperava outra coisa.
    Lá vai a venda dos EV’s cair a pique e a venda de híbridos aumentar ainda mais.

      • Helder says:

        Então onde fica o seu stand? Caiu a máscara foi? Agora explique a sua razão e tempo em responder ( até a si próprio), neste blog. Tenha vergonha. Aliás atrás de um teclado todos são heróis, mas na vida real, vejo aí muita descompensação…

        • JL says:

          Eu não tenho nenhum stand, sou trabalhador independe na área de R&D de equipamentos de industria.

          Eu respondo cada vez que me apetecer, e não cada quando você quer.

          Não, não tenho vergonha, só orgulho, e parece que alguns ficam incomodados com isso, lamento.

          Sim, eu também vejo isso.

  15. PJA says:

    Não surpreende enquadra-se no que outros países tem feito, acabar com os subsídios aos BEV. Apesar de não ter um veículo elétrico, nem ter intenções de o comprar, sou contra estas medidas.
    Se já era complicado comprar um BEV tornou-se muito mais difícil, provavelmente vai levar a uma quebra nas vendas.
    Pelo menos que se atribua essas verbas para a construção de ponto de carregamento nas ruas, como se fez na Noruega. Mas vou já dizer não tenho muitas esperanças. 

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