França: Tesla Model Y não está propriamente “bloqueado”! Vendas em queda dramática
Em França há vários milhares de unidades do Tesla Model Y Propulsion que estão prontas para serem entregues aos clientes. Mas as entregas estão praticamente paradas. Afinal, qual o motivo?
Clientes Tesla estão a abdicar do bónus ecológico de 2 000 € a 4 000 €
As versões do Tesla Model Y Propulsion, produzidas na Gigafactory, estão de momento impedidas de beneficiar do bónus ecológico de 2 000 € a 4 000 €, apesar de cumprirem todos os critérios necessários (preço, peso, produção europeia).
O bloqueio deve-se ao facto de ainda não existir uma validação do seu "score ambiental" pela ADEME, obrigatório para o acesso a este incentivo. A ADEME é a Agência para a Transição Ecológica (francesa).
A Tesla esperava que tal fosse publicado em meados de maio ou início de junho, mas até ao momento continua sem confirmação no Journal Officiel.
Como resultado, as entregas previstas inicialmente para maio estão agora adiadas para meados de junho, mas continuam suspensas.
Fartos de esperar, alguns clientes decidiram "abriram mãos" do bónus para receberem os seus veículos mais rapidamente, tendo assinado uma renúncia ao incentivo. No entanto, a maior parte está a optar por aguardar a aprovação do score ambiental, mesmo que isso signifique atrasos adicionais.
A situação de bloqueio pode persistir até julho, quando está prevista uma eventual transição do sistema de bónus para um novo esquema com certificados de economia de energia, que deverá entrar em vigor a 1 de julho de 2025.
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Olha, olha, activistas dentro do estado já a se mexerem.
Será que o facto da concorrência estar mais forte do que nunca não será uma das maiores causas da baixa de vendas da Tesla?
Mas leste o artigo? estão com multiplas vendas em suspenso desde Maio porque o governo não ata nem desata em atribuir a esperada isenção para ter o apoio a um carro que claramente segundo as caracteristicas tem direito.
Na mesma situação estão os outros fabricantes que lançaram modelos novos no mesmo período.
impecável a condição: produção europeia.
Aparentemente, segundo sites franceses, pode ter a ver com o peso dos veículos. Na lei para ter direito ao bónus o veículo tinha de ter menos de 2400 kg, e ter passado para 1925 kg, não há certezas.
o Volvo EX30 e o Hyundai Inster também não saíram na lista.
Outro pormenor, para ter direito ao bónus o veículo deve custar menos de 47000€.
a Tara do Model Y standard range tração traseira é 1909 kilos, e na França o preço começa tal como cá nos 44.990€, a versão longe range tração traseira é 50 kilos mais pessado e o preço é os estrágicos 46.990€, isto significa que pelo menos a versão base está claramente dentro dos parametros.
Se não for produzido na Europa n tem que ter subsídios.
é produzido em Berlim
Achoque a Alemanha pertence à Europa
A coisa é assim:
– O “bónus ecológico”, de ajuda à compra de elétricos, em França, é pago pelo orçamento do Estado e o valor para 2025 está praticamente esgotado. Tem semelhanças com o pagamento feito em Portugal através do Fundo Ambiental – deram o bónus, num concurso em março e em abril tinha-se acabado o dinheiro
– Mas o que está a atrasar mais é a possibilidade de acabar com o “bónus ecológico”, que vinha de 2010, e substituí-lo por “certificados de economias de energia”, mecanismo que deve ser aprovado nos próximos dias e lançado em julho. Até aumenta o valor a receber pelos compradores de VE – mas que deixa de ser pago pelo orçamento do estado e passa a ser pago … pelas empresas fornecedoras de energia elétrica.
Se assim for acho bem, não faz sentido os contribuintes, em geral, andarem a pagar subsídios para alguns comprarem elétricos. Nem andar a suportar isenção do imposto de circulação (IUC) – é fazer como a Holanda: em 2025% os VE pagam 25% do que pagam os carros com motor de combustão, a partir de 2026 pagam 75% e a partir de 2030 pagam o mesmo.
Em resumo mudaram a forma não o conteúdo, as pessoas a pagar são as mesmas, as empresas fornecedoras de energia não de vão deixar ficar e perder dinheiro, certamente é uma questão de tempo para aumentarem as tarifas…
Não é tão escandaloso, mas o resultado é o mesmo 🙂
Não necessariamente. Mas para se perceber tem que se partir dos CEE (Certificados de Economias de Energia) dos fornecedores de energia, que têm que cumprir certas metas e se não as cumprirem estão sujeitos ao pagamento de multas ao estado. Têm uma lógica semelhante às licenças de emissão de CO2, que podem ser vendidas (por quem emite pouco CO2) e compradas (por quem emite muito) – é o que tem dado muitos milhões a ganhar à Tesla. Ou seja, o valor que os produtores de energia pagarem aos compradores de VE pode vir a ser compensado, por exemplo, ao diminuir o valor das multas a pagar ao Estado. Não tem necessariamente que ser repassado, aumentando o preço de venda da energia.
As notícias dizem que a legislação sobre os CEE para substituir o “bónus ecológico” está quase a sair, logo se vê.
Em portugal existem os CEE?
Então pela tua ideia as fornecedoras em vez de comprar créditos de CO2 vão “doar” para o bonus ecologico?
Será por isso que andam a adiar a entrega do meu model Y desde 2 Junho passando depois para 13 e agora passaram para 20 de Junho e até ao dia de hoje ainda não me deram a matrícula , será que vão adiar a entrega mais uma vez
Há dezenas de elétricos melhores que Teslas. Só compra Tesla que quer perder dinheiro.