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Ford F-150 Raptor vs Tesla Model X! Quem ganha a “luta”?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. rodrigo says:

    desta nao estava ‘a espera!

  2. Sergio J says:

    Não esquecer que um motor elétrico (ou parte deles) tem todo o binário disponível logo de início, portanto estes comparativos são falaciosos.

    • ToFerreira says:

      Oi?
      É por ter o binário logo disponível que ganham o desafio de forma legítima. Qual a falácia nisto?!

    • cat says:

      O teste passa por quem consegue puxar quem. Nada mais … se o necessário para alcançar isso é o binário, será mesmo preciso procurar mais alguma coisa para além disto ? Eu não vejo qual. E caso não haja, não há nada de falacioso a apontar.

    • JL says:

      E o binário é o quê ? força não , portanto tem força e tem tracção ganha sem problemas.

    • Louro says:

      Ou seja, prova que os motores eletricos sao substancialmente melhores que os motores a combustao.

      • JL says:

        Sempre foi assim, onde é necessário força, binário etc, usa-se motores eléctricos, até nas grandiosas maquinas que usam para terraplanagem já se usa tracção eléctrica, comboios, etc, mesmo a diesel, são de tracção eléctrica.

  3. falcaobranco says:

    Já para não falar do peso de cada um e tenho duvidas que aquela seja a Raptor topo de gama… mas enfim…

    Se no primeiro teste não foi assim tããããõ esclarecedor, este muito menos…

  4. SC says:

    Comparar bogalhos com alhos… marketing gratuito e nem nos apercebemos.

  5. Nrc says:

    Agora façam o mesmo com pneus de estrada na Ford, e pneus off-road no Tesla.

    Ou exactamente assim como fizeram, mas fora de estrada.

  6. Pedro Teixeira says:

    Isto só mede quem é o mais pesado e o que tem melhores pneus.
    Se fizerem o mesmo com o homem mais forte do mundo e uma pessoa normal, mas o homem mais forte do mundo estiver em cima de gelo… o normal vai ganhar. É um exagero, mas é o que foi medido nestes testes, levado a um extremo.

    • João says:

      É verdade, tirem a Ford de cima do gelo e depois repitam o teste.

    • JL says:

      Em termos de força o Tesla tem 3 vezes mais, o melhor é testarem o Tesla com um tanque M4A5 ou um tractor. Lool

    • Louro says:

      Errado,

      Prova apenas o que já se sabia antes, que os motores eletricos tem binário instantaneo e que sao mais eficientes que os motores a combustao.

      Quando a Ford atinge a potencia máxima, já está a ser arrastada pelo Tesla.

      • JL says:

        E também o poder de tracção e aderência que um sistema eléctrico tem, nunca permite que os pneus derrapem, por isso são muito usados onde ela é precisa, máquinas monstruosas, comboios, etc.

        • Louro says:

          Nunca permite é um bocado naquela, se o pneu é capaz de conseguir determinada aderencia e o motor transmitir potencia suficiente para conseguir ultrapassar essa aderencia vai derrapar também.

          Se me disseres que com um motor eletrico e devido a eletronica se consegue ter muito mais controlo sob a potencia a enviar para as rodas a cada momento, fazendo com que o risco de derrapar seja muito baixo, yup 100% de acordo.

  7. Cortano says:

    mas porquê?!
    Realmente há quem não tenha nada para fazer….

  8. Dani Silva says:

    Como se houvessem dúvidas…

  9. LSousa says:

    O tesla dependendo do modelo que está ai pesa mais 200 a 400kg que a carrinha logo tem mais aderÊncia ao chão, esses pneus da carrinha não são equivalentes aos pneus do carro. Façam esse testa em terra batida e com o mesmo peso e depois falamos…..

    • JL says:

      A aderência também vem do controlo de tracção, que um ci com embraiagem normal não consegue, dai as máquinas pesadas onde é preciso tracção usarem transmissões hidráulicas para evitar que os pneus percam aderência.

      Até a Ford sabe que nisso os electricos são melhores, tanto é que: https://www.youtube.com/watch?v=bXFHgoon7lg&t=206s

      uma coisa que é impossível com uma carrinha “normal”

      Em termos de força, o tesla tem quase 3 vezes mais, portanto por aqui perde sempre.

  10. RR says:

    a pickup não tem peso.. dada a suspensão que tem e os pneus.. nãp ganha.
    ponham uns 500 kgs na parta de trás da pickup.. e repitam o teste a ver quem ganha..
    palhaçada de teste..

    • JL says:

      Depois metem 500 kgs no tesla e volta a acontecer o mesmo. lol

      • RR says:

        tenho dúvidas.. mas se querem fazer um teste neutro (e não palhaçada de marketing).. os carros têm de ter o mesmo peso, mesmo tipo de suspensão e pneus.. pelo menos isto para o teste ser mais realista..
        não que me interesse muito.. nem gosto dos carros tesla nem das pickups ford.. mas até gostava de fazer esse teste com o meu carro que tem 310cv e pesa 2450 kgs.. estou curioso 😀

        • JL says:

          Mas teste de quê ? um teste neutro então é testar 2 carros rigosoramente iguais, isto são apenas brincadeiras que apenas se tira o seguinte, um suv familiar 4×4 eléctrico tem mais tracção em alcatrão que uma ford 4×4.

          De resto, força e potência o tesla tem quase o triplo, etc.

        • JL says:

          Já agora, o que interessa os cv ??? só diz quanto realmente consome o veiculo.

          • RR says:

            ok.. 250Nm de torque.. whatever..
            não estou a falar de comparar carros iguais mas sim em circunstâncias iguais.. se não é como amarrar dois barris com uma corda e um está cheio de areia e o outro está vazio.. e ver qual é que arrasta o outro..

          • JL says:

            250nm de torque tem o renault zoe.

          • RR says:

            tenho-te a dizer que o meu carro é um bocadinho melhor que o zoe hahah 😀 mas ok vou validar
            o torque é este.. eu nem sei como converter isto direito: 258 lb-ft

          • JL says:

            Pode ser melhor, agora ter força é outra coisa.

            258 libra força pé, é igual a 350 nm, mais que um zoe com 135 cv, e menos de metade que um tesla com 480cv.

          • RR says:

            yep.. podes ter razão.. mas não trocava o meu carro por dois teslas ou por duas pickups 😀 😀
            nem por 3 😀 LOL

          • JL says:

            São gostos rapaz, eu trocava, porque valem mais, vendia 2 e ficava com outro. lol

          • Louro says:

            @RR
            Só 250mn?

            Há uns bons anos tive um 2.0 turbo a gasolina que tinha mais que isso e ainda lhe faltava um pouco até aos 300cv.

          • RR says:

            Parece que afinal são 350nm.. seja.. não percebo muito disso.. mas com os 300 e picos cvs e os tais 350nm, bi-turbo e com 2450kgs.. sai como uma bala dos semafros e vai aos 250kmh num esfregar de olhos 😀 chega-me bem 😀 😀

          • Louro says:

            Não me referia a deixar ou não de servir, podias até ter um corsa 0. 9 com 50cv e dizeres que era excelente, e está tudo bem com isso.

            A questão aqui é que para conseguir ganhar esta guerra (por mais parva que possa parecer) o carro a combustão tinha de ser muito mais potente que o a combustível, o teu carro é rápido a arrancar(e não estou a duvidar) mas te garanto que um elétrico com metade dos CV do teu e mais rápido.
            Depois claro que perde pois chega a uma altura que já não dá mais e aí lá vais tu, mas no momento do arranque, não tens a mais pequena hipótese.

        • Louro says:

          O teu carro ainda seria mais facilmente arrastado, pois tens 310Cv e peso, mas quando o teu carro conseguisse atingir binário máximo já a Tesla estava arrastar o teu carro pelo alcatrao fora.

          A questao de penso interessa até um certo ponto, mas lembra que se a Tesla teria de arrastar os teus 2450kg, o teu também os teria de puxar no sentido inverso.

          • RR says:

            a questão é que o meu carro tem bons pneus de estrada, suspensão dura e baixo centro de “gravidade”.. não se compara à pickup usada no teste.. e daí a minha dúvida..

          • Louro says:

            @RR,
            A questao é que podes ter tudo isso, mas se quando o teu carro atingir binário suficiente para conseguir puxar o Tesla já vai de rasto e nunca mais consegue ganhar aderencia.

            Podes ter suspencao e pneus todos XPTO, enquanto que num motor a combustao tens de esperar que o motor atinja a potencia máxima (aka subir rotacao) e ainda tens perdas entre o motor, transmissao e por aí fora, no Tesla (ou qualquer eletrico) o torque é enviado de forma instantanea para as rodas.

            Para teres hipotese, terias de no comecar a puxar antes no carro a combustao e só depois o Tesla comecar a puxar, se puxarem os dois ao mesmo tempo, sem hipotese alguma.

        • JL says:

          Se arrasta uma carrinha com 450cv e 2000 kg de peso, bem enfim, é testar. lol

  11. Tony says:

    O meu trator de 100cv arrastava essas duas pick ups ao mesmo tempo… e é a gasóleo
    Como é que explicam isso?
    Ainda à pouco andei de avião, e era motor de combustão, como é que explicam isso?
    Os elétricos são bons mas não para tudo, tem os seus pontos fortes e fracos, nenhum dos 2 tipos de energia é perfeita…

  12. Carlos Silva says:

    Existem demasiadas variáveis para o teste ser “justo”.

    De um lado temos uma pickup com a traseira leve, logo tem menos tracção, do outro temos um SUV com o peso mais bem distribuído, depois temos o tipo de pneus, uma pickup vem com pneus mistos (normalmente mais virados para piso de terra que de estrada), já o SUV tem o de estrada.

    Se querem fazer um teste em condições, então que façam justo, testem como o fizeram e depois na terra, com os mesmos pneus.

    No final do dia de trabalho, aquele que vai fazer o condutor percorrer mais km e carregar mais carga será a pickup, já o SUV é capaz de dar para levar pessoas com mais conforto, cada um é bom naquilo para o que foi feito.

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