PplWare Mobile

Adeus lítio? China cria bateria revolucionária e promete carros elétricos mais baratos e seguros

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Guilherme says:

    Para carros até 150Km diários esta tecnologia é o futuro, ainda bem que cada vez está mais madura.

    • Guilherme says:

      As da BYD terceira geração prometem 10.000 ciclos significa que, num carro com 300 km de autonomia, a bateria poderia teoricamente percorrer 3 milhões de quilómetros antes de degradar significativamente, mais de 20 anos de bateria sem ela se degradar e o melhor é no inverno -10°C não perde capacidade e também não existe aquele problema do perigo de incêndio das de Lítio.

      Isto sim é o futuro e ainda estamos a dar os primeiros passos nesta tecnologia de sódio.

    • Mr. Y says:

      Estas baterias também podem pegar porque mesmo tendo menor autonomia compensam no carregamento rápido. Penso que as pessoas até estão dispostas a ter menor autonomia mas poderem recarregar rapidamente se forem em viagem.

    • Realista says:

      Ainda no fim de semana saímos com dois carros (um 100% elétrico e um 100% combustão) onde fizemos 300km de seguida em duas horas e meia.

      – O 100% elétrico saiu do hotel com carga total à borla, e só teve o custo da portagem. Chegou ao destino sem paragens. Já o 100% a combustão saí ligeiramente abaixo de meio deposito e tive de parar 2 vezes para abastecer – a primeira em AE só para dar autonomia para sair da AE e encontrar uma bomba mais barata…

      E depois dizem que os elétricos demoram a carregar.

      • Rogério says:

        Acho isso pouco realista. Um carro a combustão teve de parar 2 vezes para abastecer para percorrer 300km? Tem um depósito de menos de 10 litros ou gasta mais de 40 litros aos 100?

        • Realista says:

          Caríssimo, saí de casa com o tanque a 3/4… Ir e vir na volta tive de parar.

          • Rogério says:

            Agora é realista pouco realista que no seu post original os 300km sejam 600? E igualmente pouco realista que “ligeiramente abaixo de meio depósito” passe a ser 3/4.

          • Realista says:

            Portanto, na cabeça dos “realistas” nas férias parar para carregar o carro é um desperdício de tempo, mas ter de ir de propósito ao posto para ir abastecer o carro em tempo de férias já não é…

            Exato.

          • Antonio Mendonca says:

            Com um 1.4 TSI com 150 cv Seat, se fizer uma condução correta e equilibrada permite conduzir imensos km com 2 cilindros desligados, chego a fazer médias de pouco mais de 5lts num carro a gasolina com 150cv, e não preciso de andar a menos de 120 km / h. Com uma ibiza 1.6 tdi 105 cv, fazendo uma condução equilibrada já cheguei a fazer médias de 4.5 – 4.6 lts, o depósito chega-me para andar cerca de 800km. Qualquer um dos carros novos nao me custou mais de 19.000 – 24000Eur, versoes FR ainda com equipamento adicional, bancos em alcântara, etc. Ambas têm bagageiras enormes algo que nos carros elétricos hoje em dia não se encontra, aliás não vejo SWs 100 elétricas ou as que há, VW, acho, têm preços completamente proibitivos e absurdos, mais de 60.000Eur julgo. Entre gastar 25.000Eur num carro a combustão e uns 50.000 num elétrico equivalente, 25.000Eur pagam muitos lts de combustível, mesmo aos preços absurdos a que está. A vantagem dos elétricos face aos tradicionais é residual nada mais. Pode-se poupar tb nas revisões mas quem saiba troca óleo, pastilhas, filtros, e em vez de gastar 300 eur na marca gasta 2 hrs de trabalho próprio e 60 – 70 eur em peças mandadas vir da auto-doc. Nem tem conta o que já poupei em revisões … pelo menos nos trabalhos mais básicos. O ideal é mesmo alterar o modo de vida e por menos carros na estrada essa é a verdadeira solução para a poluição e alterações climáticas. Isto de carros elétricos e mobilidade ecológica são parangonas para os lobbies tradicionais encherem os bolsos. É evidente que nunca existirão carros elétricos na mesma quantidade que existem hoje em combustão, é perfeitamente evidente que nem daqui a 20 ou 30 anos os carros a combustão desaparecem. As pessoas é que parece gostarem de andar enganadas …
            Além disso tudo, nas grandes cidades, nos prédios antigos, quem não tem garagem ou lugar não tem como carregar de forma económica. Eu poderia adquirir um carro elétrico mas não tenho onde o carregar e, para carregar na rua, mais vale estar quieto e escuso de andar a encher os bolsos a corja do costume.
            Se houvesse verdadeiro interesse ecológico, os carros elétricos não deviam custar um cêntimo em impostos ao consumidor final ponto!

  2. Artilheiro says:

    Enquanto os EUA, Israel e a Rússia, só pensam em guerras, a China já vai há frente, em quase tudo.

    • David Guerreiro says:

      Passam a ideia que sim. E é nisso que eles são bons, a passar a ideia que fazem isto e aquilo. São técnicas comunistas, importadas da ex URSS. Melhor do que fazer, é passar a ideia de que se faz. Eles são tão bons e avançados que não conseguem igualar a ASML.

      • I...a says:

        Esses ASML pertencem bem a um grupo de bandidos colonolizadores e traficantes… e pior lavagem de dinheiro e monopolio exatamente o contrario do que apregoam

      • Miguel Costa says:

        Nem a China, nem ninguém consegue. Aliás, a China é quem está mais próxima de alcançar a tecnologia de fabricação de chips por EUV da ASML, mesmo com as limitações e barreiras impostas pelo Ocidente. Nenhuma outra empresa ocidental consegue replicar o que a ASML faz, apesar de não terem impedimentos no acesso à tecnologia de ponta para a fabricação de chips a este nível. Além disso, a fabricação de chips é fundamentalmente a única área onde a China ainda se encontra atrás do Ocidente.

  3. luisa says:

    Vindo da china ou é um scam ou existe problemas… porque haveria a china de impulsionar uma mudança quando é detentora das materias primas para as baterias actuais??? Isto não seria só estupido como suicídio económico…

    • JL says:

      Porque a China não é detentora dessa matéria prima.

    • Guilherme says:

      Porque e outros países fora China que já começaram a desenvolver também a tecnologia.
      Tens a Tiamat francesa a produzir em França para carros Hibridos que consegue carregar em 5 minutos, o
      Grupo Stellantis é o seu maior parceiro (Citroën, Fiat, Opel, Jeep…), no entanto ainda vai na primeira geração da tecnologia.

      A CATL chinesa vai na segunda geração aposta mais em Km, pois consegue maior densidade energética 175 Wh/Kg, por outro lado a BYD vai na 3 geração mas apostou mais em ciclos 10.000 ciclos (tempo de vida de 0 a 100% sem perder autonomia isto é mesmo uma inovação que vai mudar tudo nos citadinos.

      Mas atenção isto não é um Scam já é produzido em massa com vários carros na estrada, alguns destes ainda são geração anterior as marcas já têm novas gerações em produção.

      – Changan Nevo A06 da CATL (Naxtra) 45 kWh 401 km.

      – BYD Seagull (Na) da FinDreams 30 – 38 kWh 250 – 305 km.

      – JMEV EV3 Plus da Farasis Energy 32 kWh 330 km.

      – Yiwei E10X da HiNa Battery 23.2 kWh 252 km.

      – Chery iCar 03 (Na) da CATL 40 kWh 280 – 320 Km.

      – Luvly O (Suécia) da Tiamat francesas 6.4 kWh 100 km.

      • Yamahia says:

        “…– Luvly O (Suécia) da Tiamat francesas 6.4 kWh 100 km. …”
        Lol lol lol

        “….Yiwei E10X da HiNa Battery 23.2 kWh 252 km. …”
        Lol lol

        Os outros é só um lol

        • JL says:

          Não entendi porquê, são veículos pequenos.

        • Nelson says:

          Eu faço 6km por dia , com ida e volta, para ir trabalhar, são 30km por semana, mesmo uma bateria com autonomia de 100km, dava-me para 3 semanas. ( unicamente para trabalho, mas tambem nao uso o carro para muito mais..) A ideia Idiota de que as vossas necessidades são iguais aos dos outros, é simplesmente Errada. So falta defenderes que se queres autonomia, compra um camião.. assim tens 500 Litros.. Ninguem merece…

    • David Guerreiro says:

      Suicídio económico porquê? Assim conseguem introduzir no mercado viaturas mais baratas e acabar com a concorrência. O futuro dos elétricos é serem muito mais baratos, e é nisso que os chineses têm vindo a trabalhar. Por isso mesmo a Tesla já está a preparar o afastamento dos automóveis para se direcionar para os robôs.

    • Toni da Adega says:

      Melhor seguido modelo econômico europeu e não desenvolver nada. Bem mais fácil, poupa-se tempo e recursos. Basta continuar a chorar e fica resolvido

  4. HeHe says:

    As guerras trazem carradas de inovações, tudo tem vantagens e desvantagens.

  5. Henrique says:

    A falta de minerais para chips, condutores e drones, não aponta para suicidio nenhum.

  6. knowl says:

    China cria bateria …… e promete carros elétricos mais … e seguros????
    Os que andam por aí agora não são seguros?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.