PplWare Mobile

ERSE aprova descida de tarifas na mobilidade elétrica, pois prevê aumento de carregamentos

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Tarifas de roubo says:

    Acho bem. As tarifas atuais são um roubo. Carregamentos fora de casa, com taxas e taxinhas, e mais isto e aquilo, ficam quase ao preço de abastecer um veículo térmico. E quando se vai a ver, o carregamento propriamente dito, nem sequer leva a esmagadora parte do que se paga, parte substancial são impostos e taxas.

    • Veritas says:

      E o facto de um veículo eléctrico custar mais do que um veículo a combustão, a juntar ao facto de que os carregamentos fora de casa custam em média 0,50€ por kW, fazem dos veículos eléctricos sugadores de dinheiro.

      A ajuntar ao preço do kW, como você diz e muito bem, há que adicionar as taxas e as possíveis multas se deixar o veículo estacionado no espaço do carregador para além do tempo de recarga.

      Ou então, aguarda uma hora em média até carregar completamente a bateria junto do veículo.

      Veículos eléctricos são mimos lol

      • JL says:

        Nesse caso mete o carro a carregar num posto lento. Já agora, o carro e o carregador avisam quando termina a carga.

        • Anung says:

          Nada demais, já que como dizes no máximo demora uns 5 minutos a carregar o carro completamente em qualquer local.

          • JL says:

            Nem é 5 minutos é no máximo 20 segundos.

          • Veritas says:

            Só na sua cabecinha é que as coisas são eternas…

            Já que não concorda com os cálculos, apresente então os seus.

            Atirar postas de pescada sem argumentos é típico de ….

          • JL says:

            Não disse que eram eternos, mas dizer que tem prazo de validade é no mínimo ridiculo, já por tem testemunhos sobre isso.

            Quem atirou postas de pescada foi você, nem sequer acertou no consumo.

        • Veritas says:

          Evidentemente, comprar um veículo eléctrico, é um péssimo negócio actualmente.

          Para recuperar o investimento da compra de um veículo eléctrico, por causa da diferença de preço entre eléctrico e a combustão interna, o preço por kW teria de custar no máximo 0,10€ já com taxas incluídas, isto para recuperar o investimento dentro do limite de vida útil do veículo eléctrico.

          A matemática é uma ciência exacta, e contra factos, não há argumentos.

          Mas o que vai acontecer é, maior demanda por electricidade, irá resultar em aumentos sucessivos do preço da electricidade.

          • JL says:

            Existe limite de vida ? Onde ? Mostre lá ?

            A matemática é uma ciência exata, quando se usam os números corretos, quando são incorretos a conta sai certa com conclusões erradas.

          • Paulo Santos says:

            A matemática é uma ciência exata. Tem razão.
            Mas não enviese os números e fale em todas as variantes e não apenas numa (carregamentos exclusivamente fora de casa).
            Os elétricos, desde que carregados em casa e se façam muitos km, é um excelente investimento.

        • Fusion says:

          Claro porque todas as pessoas têm tempo para estar a espera 5 a 8 horas para carregar um carro não é?

          Sabes qual é o teu problema JL? Só olhas para o teu umbigo e não percebes que a grande maioria das pessoas não consegue ter dinheiro para comprar um elétrico.

          Depois esqueces que as pessoas podem não ter local para carregar em casa (o meu caso) e por fim os preços exorbitantes para carregar o carro.

          No fim das contas o preço de um elétrico a juntar a todas estas nuances faz que os elétricos sejam proibitivos e fiquem até mais caros.

          Agora podes dizer, mas existem esses carregamentos lentos que são mais baratos. Não estou dentro dos preços, mas até pode ser que tenhas razão, mas diz-me, nessas situações achas que é fazível uma pessoa ter que deslocar até a um carregador desses, que por vezes pode ser bastante longe de casa e ficar lá 5 horas a espera?

          Muita malta trabalha e só pode fazer isso ao fim do dia, vai deixar a familia e os filhos para ir carregar um carro e ficar lá dentro do carro a espera?

          Eu tendo as condições certos como tu tens (painéis solares e essas coisas todas que tens) até não me importaria de ter um elétrico. Tendo dinheiro para isso até poderia depois ter um carro a combustão para as viagens grandes, mas a realidade é que em Portugal essas condições não são para todos, aliás a maioria das pessoas não consegue suportar monetariamente isso.

          Como já te disse 300 vezes, as pessoas não são contra os elétricos (acho), mas neste momento ainda é algo para um nicho de pessoas e é isso que tens que perceber, coisa que tu não queres perceber ou fazes de conta que não percebes (exemplo disso é os 10 segundos que dizes que demoras para carregar o carro elétrico, que é só um dos teus takes mais polêmicos e sem sentido, que tu no fundo sabes isso, gostas é de picar).

          Quando a tecnologia for mais acessível, e os carregamentos otimizados para se conseguir carregar a bateria no máximo de 5 minutos a conversa ai será outra, até lá a tecnologia ainda tem que evoluir muito.

          Dito isto, fico a espera do teu contra-comentaria a dizer o quão errado eu estou e tu certo.

          • JL says:

            E precisam de esperar porquê ?

            Não trabalho, não dorme ?

            E o seu problema é só olhar o seu umbigo ?

            E eu disse que todas têm de ter ?

            Se não é contra eléctricos não entendo tanto ódio.

          • Fusion says:

            Qual a parte no meu comentário em que digo

            “…que por vezes pode ser bastante longe de casa…”

            que não percebes?

            Mas vamos fingir que não percebes português. Se tiver que me deslocar alguns km para ir carregar, venho a pé para casa depois? De manhã vou a pé outros quantos km para ir buscar o carro?

            Eu não sei onde trabalhas, mas no meu trabalho não tenho onde carregar o carro. Primeiro, trabalho maioritariamente em regime remoto, mas quando vou para a empresa, não existe lá nenhum carregador e, muito menos, vou mandar fichas pela janela do escritório para carregar o carro.

            -> E o seu problema é só olhar para o seu umbigo? <-

            Desculpa? Literalmente falei dos problemas da maioria das pessoas, incluindo o meu. Onde é que estou a olhar para o meu umbigo ou onde é que denegri a imagem do elétrico em detrimento de outra tecnologia?

            Volto a perguntar, rapaz, onde é que no meu comentário eu demonstro ódio aos elétricos? Ou agora dizer coisas FACTUAIS é ter ódio? Rapaz, para de projetar, sim? Se tens ódio dentro de ti, terás que ver disso do teu lado. Eu cá não odeio nada, muito menos tecnologia, apenas te apresentei os meus factos (e os da maioria das pessoas) para não quererem ter carros elétricos.

            E volto, por fim, a realçar: quando a tecnologia tiver evoluído, que venham eles. Eu próprio talvez opte por um carro elétrico, mas até lá, não.

          • JL says:

            Eu não percebo, porque existe carregadores em praticamente todo o lado.

            Mas porque havia de deslocar vários kms ?

            Então e por você não ter eu não posso ter ? depois sou eu que olho para o meu umbigo ?

            Como sabe que é a maioria das pessoas ? mostre lá essa estatística ?

            Demonstra porque está contra quem pode usar, simples assim ?

            Factuais para si, eu não posso usar porque não dá para si ?

            Apresentou factos para si, eu não me vejo nesses factos, logo posso refutar.

            Não evoluiu já o suficiente ?

          • Fusion says:

            JL sabes que mais vai comer moscas, claramente não percebes português ou tens uma clara dificuldade de interpretação.

          • JL says:

            Eu entendo, e você não ? porque não responde ?

    • Veritas says:

      Se fizermos um cálculo simples, tendo em conta o consumo de kws por KMS, sendo a média 1 kW para 3,63 KMS, e tendo cada kw um custo de 0,50€ em média, sem taxas, o que sempre existem, então 100kms têm um custo de 13,77€ + o custo das taxas.

      No meu carro a gasolina, o custo por 100 KMS é metade do custo de um veículo elétrico.

      De relembrar que um veículo eléctrico custa em média o dobro do de um a combustão interna.

  2. Antonio Couto says:

    Mobi.E o tacho que arranjaram para “roubar” os utilizadores de carros elétricos.
    Como utilizador esporádico da rede pública apenas meto nos Superchargers e no Continente. O resto é tudo preços bastante inflacionados com taxas e taxinhas para alimentar a Mobi.E.

    E deixem.se de tretas em proibir a instalacao de novos Superchargers com a desculpa que tem de estar ligada à rede Mobi.E. Instalem os vossos postos e deixem as outras empresas instalar os deles.

  3. Antonio Vasco says:

    Tem que se dar tachos aos fun boys, portanto a Mobi.E não vai nunca dar essas autorizações, a Tesla conseguiu algumas, agora nunca mais lhes deram autorização. Quem sofre? O utilizador, claro

  4. Manuel says:

    A Mobi.E tentando salvar-se. Os tacheiros dessa entidade estão a ver a contestação da população a aumentar e tiveram que agir. Mesmo assim acredito que é apenas uma questão de tempo até que este modelo de extorção acabe.

  5. Anung says:

    Acham as taxas muitas? Esperem até a bagalhuça que vem dos combustíveis começar a diminuir….

  6. Miguel says:

    Essas contas estão mt exageradas…27,5KW / 100KM ? É mt…A não ser que anda só em AE e acima dos limites legais… No meu faço 15.6kw/100.

  7. Ivo says:

    Quem diz que um carro elétrico custa o dobro de um a combustão…. não sabe o que é o dobro.
    VW Golf 2.0 custa 35k
    MG4 custa 32k
    (ambos com níveis intermédios de equipamento)

    Preco por 100kms
    Golf 8,4€ (consumo de 5l a um custo de 1,68€/litro)
    MG4 2,5€ (consumo de 17.5kwh a um custo de 0,14€/kwh)

    E não vale a pena perguntarem quanto custa a bateria. É uma bateria modular composta por 16 módulos que podem ser substituidos individualmente a um custo de cerca de 850€ cada um. A bateria tem garantia de 7 anos ou 160mil kms.

  8. PTO says:

    Até quero ver se esses 37,1% e 61,7% de redução das tarifas vão, de facto, ser integralmente refletidas nos preços apresentados aos consumidores ou se vão apenas servir para aumentar a margem de lucro de quem disponibiliza/fornece os carregamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.