ERSE aprova descida de tarifas na mobilidade elétrica, pois prevê aumento de carregamentos
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) desceu as tarifas aplicadas aos comercializadores de eletricidade para mobilidade elétrica e aos operadores de pontos de carregamento em 37,1%, tendo os detentores de pontos de carga uma redução de 61,7%, segundo avançado pela imprensa.
Num comunicado, citado pela imprensa, a Mobi.E, Entidade Gestora da rede de Mobilidade Elétrica (EGME) informou que, a partir do dia 1 de janeiro, a tarifa aplicável aos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e aos Operadores de Pontos de carregamento (OPC) vai baixar 37,1%.
Por sua vez, os valores a aplicar aos Detentores de Pontos de Carregamento (DPC) "serão reduzidos de forma ainda mais acentuada", em 61,7%.
A decisão foi anunciada recentemente pela ERSE. Segundo o comunicado, no próximo ano, "a tarifa EGME a suportar, tanto por CEME como OPC por cada carregamento efetuado na rede nacional de carregamento será de 0,1572 euros, quando, em 2024, o valor era de 0,2499 euros".
Já no caso dos DPC, "aos quais é aplicada atualmente uma tarifa diária de 0,0423 euros, diminuirá para 0,0162 euros".
Conforme esclarecido pela ERSE, estas reduções significativas devem-se, sobretudo, "ao aumento do número de carregamentos previstos para 2025" e a uma evolução controlada dos custos da EGME.
Além disso, a Mobi.E indicou, segundo a ERSE, que "o impacto no custo de carregamento das tarifas EGME em 2025, para um carregamento médio de 9,5 quilowatts hora, irá variar entre 4,5% e 5,5%, dependendo se o mesmo é efetuado em Média Tensão ou Baixa Tensão".
Esta redução é o reflexo do esforço da Mobi.E em aumentar a sua eficiência, bem como o resultado da consolidação e franco crescimento da mobilidade elétrica em Portugal e permitirá dar ao mercado uma maior folga, para que se torne ainda mais competitivo, ajudando a acelerar a transição energética da mobilidade no nosso país.
Disse Luís Barroso, presidente da Mobi.E.
Acho bem. As tarifas atuais são um roubo. Carregamentos fora de casa, com taxas e taxinhas, e mais isto e aquilo, ficam quase ao preço de abastecer um veículo térmico. E quando se vai a ver, o carregamento propriamente dito, nem sequer leva a esmagadora parte do que se paga, parte substancial são impostos e taxas.
Mobi.E o tacho que arranjaram para “roubar” os utilizadores de carros elétricos.
Como utilizador esporádico da rede pública apenas meto nos Superchargers e no Continente. O resto é tudo preços bastante inflacionados com taxas e taxinhas para alimentar a Mobi.E.
E deixem.se de tretas em proibir a instalacao de novos Superchargers com a desculpa que tem de estar ligada à rede Mobi.E. Instalem os vossos postos e deixem as outras empresas instalar os deles.
Tem que se dar tachos aos fun boys, portanto a Mobi.E não vai nunca dar essas autorizações, a Tesla conseguiu algumas, agora nunca mais lhes deram autorização. Quem sofre? O utilizador, claro