ERSE aprova descida de tarifas na mobilidade elétrica, pois prevê aumento de carregamentos
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) desceu as tarifas aplicadas aos comercializadores de eletricidade para mobilidade elétrica e aos operadores de pontos de carregamento em 37,1%, tendo os detentores de pontos de carga uma redução de 61,7%, segundo avançado pela imprensa.
Num comunicado, citado pela imprensa, a Mobi.E, Entidade Gestora da rede de Mobilidade Elétrica (EGME) informou que, a partir do dia 1 de janeiro, a tarifa aplicável aos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e aos Operadores de Pontos de carregamento (OPC) vai baixar 37,1%.
Por sua vez, os valores a aplicar aos Detentores de Pontos de Carregamento (DPC) "serão reduzidos de forma ainda mais acentuada", em 61,7%.
A decisão foi anunciada recentemente pela ERSE. Segundo o comunicado, no próximo ano, "a tarifa EGME a suportar, tanto por CEME como OPC por cada carregamento efetuado na rede nacional de carregamento será de 0,1572 euros, quando, em 2024, o valor era de 0,2499 euros".
Já no caso dos DPC, "aos quais é aplicada atualmente uma tarifa diária de 0,0423 euros, diminuirá para 0,0162 euros".
Conforme esclarecido pela ERSE, estas reduções significativas devem-se, sobretudo, "ao aumento do número de carregamentos previstos para 2025" e a uma evolução controlada dos custos da EGME.
Além disso, a Mobi.E indicou, segundo a ERSE, que "o impacto no custo de carregamento das tarifas EGME em 2025, para um carregamento médio de 9,5 quilowatts hora, irá variar entre 4,5% e 5,5%, dependendo se o mesmo é efetuado em Média Tensão ou Baixa Tensão".
Esta redução é o reflexo do esforço da Mobi.E em aumentar a sua eficiência, bem como o resultado da consolidação e franco crescimento da mobilidade elétrica em Portugal e permitirá dar ao mercado uma maior folga, para que se torne ainda mais competitivo, ajudando a acelerar a transição energética da mobilidade no nosso país.
Disse Luís Barroso, presidente da Mobi.E.
Acho bem. As tarifas atuais são um roubo. Carregamentos fora de casa, com taxas e taxinhas, e mais isto e aquilo, ficam quase ao preço de abastecer um veículo térmico. E quando se vai a ver, o carregamento propriamente dito, nem sequer leva a esmagadora parte do que se paga, parte substancial são impostos e taxas.
E o facto de um veículo eléctrico custar mais do que um veículo a combustão, a juntar ao facto de que os carregamentos fora de casa custam em média 0,50€ por kW, fazem dos veículos eléctricos sugadores de dinheiro.
A ajuntar ao preço do kW, como você diz e muito bem, há que adicionar as taxas e as possíveis multas se deixar o veículo estacionado no espaço do carregador para além do tempo de recarga.
Ou então, aguarda uma hora em média até carregar completamente a bateria junto do veículo.
Veículos eléctricos são mimos lol
Nesse caso mete o carro a carregar num posto lento. Já agora, o carro e o carregador avisam quando termina a carga.
Nada demais, já que como dizes no máximo demora uns 5 minutos a carregar o carro completamente em qualquer local.
Nem é 5 minutos é no máximo 20 segundos.
Só na sua cabecinha é que as coisas são eternas…
Já que não concorda com os cálculos, apresente então os seus.
Atirar postas de pescada sem argumentos é típico de ….
Não disse que eram eternos, mas dizer que tem prazo de validade é no mínimo ridiculo, já por tem testemunhos sobre isso.
Quem atirou postas de pescada foi você, nem sequer acertou no consumo.
Evidentemente, comprar um veículo eléctrico, é um péssimo negócio actualmente.
Para recuperar o investimento da compra de um veículo eléctrico, por causa da diferença de preço entre eléctrico e a combustão interna, o preço por kW teria de custar no máximo 0,10€ já com taxas incluídas, isto para recuperar o investimento dentro do limite de vida útil do veículo eléctrico.
A matemática é uma ciência exacta, e contra factos, não há argumentos.
Mas o que vai acontecer é, maior demanda por electricidade, irá resultar em aumentos sucessivos do preço da electricidade.
Existe limite de vida ? Onde ? Mostre lá ?
A matemática é uma ciência exata, quando se usam os números corretos, quando são incorretos a conta sai certa com conclusões erradas.
A matemática é uma ciência exata. Tem razão.
Mas não enviese os números e fale em todas as variantes e não apenas numa (carregamentos exclusivamente fora de casa).
Os elétricos, desde que carregados em casa e se façam muitos km, é um excelente investimento.
Claro porque todas as pessoas têm tempo para estar a espera 5 a 8 horas para carregar um carro não é?
Sabes qual é o teu problema JL? Só olhas para o teu umbigo e não percebes que a grande maioria das pessoas não consegue ter dinheiro para comprar um elétrico.
Depois esqueces que as pessoas podem não ter local para carregar em casa (o meu caso) e por fim os preços exorbitantes para carregar o carro.
No fim das contas o preço de um elétrico a juntar a todas estas nuances faz que os elétricos sejam proibitivos e fiquem até mais caros.
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Agora podes dizer, mas existem esses carregamentos lentos que são mais baratos. Não estou dentro dos preços, mas até pode ser que tenhas razão, mas diz-me, nessas situações achas que é fazível uma pessoa ter que deslocar até a um carregador desses, que por vezes pode ser bastante longe de casa e ficar lá 5 horas a espera?
Muita malta trabalha e só pode fazer isso ao fim do dia, vai deixar a familia e os filhos para ir carregar um carro e ficar lá dentro do carro a espera?
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Eu tendo as condições certos como tu tens (painéis solares e essas coisas todas que tens) até não me importaria de ter um elétrico. Tendo dinheiro para isso até poderia depois ter um carro a combustão para as viagens grandes, mas a realidade é que em Portugal essas condições não são para todos, aliás a maioria das pessoas não consegue suportar monetariamente isso.
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Como já te disse 300 vezes, as pessoas não são contra os elétricos (acho), mas neste momento ainda é algo para um nicho de pessoas e é isso que tens que perceber, coisa que tu não queres perceber ou fazes de conta que não percebes (exemplo disso é os 10 segundos que dizes que demoras para carregar o carro elétrico, que é só um dos teus takes mais polêmicos e sem sentido, que tu no fundo sabes isso, gostas é de picar).
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Quando a tecnologia for mais acessível, e os carregamentos otimizados para se conseguir carregar a bateria no máximo de 5 minutos a conversa ai será outra, até lá a tecnologia ainda tem que evoluir muito.
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Dito isto, fico a espera do teu contra-comentaria a dizer o quão errado eu estou e tu certo.
E precisam de esperar porquê ?
Não trabalho, não dorme ?
E o seu problema é só olhar o seu umbigo ?
E eu disse que todas têm de ter ?
Se não é contra eléctricos não entendo tanto ódio.
Qual a parte no meu comentário em que digo
“…que por vezes pode ser bastante longe de casa…”
que não percebes?
Mas vamos fingir que não percebes português. Se tiver que me deslocar alguns km para ir carregar, venho a pé para casa depois? De manhã vou a pé outros quantos km para ir buscar o carro?
Eu não sei onde trabalhas, mas no meu trabalho não tenho onde carregar o carro. Primeiro, trabalho maioritariamente em regime remoto, mas quando vou para a empresa, não existe lá nenhum carregador e, muito menos, vou mandar fichas pela janela do escritório para carregar o carro.
-> E o seu problema é só olhar para o seu umbigo? <-
Desculpa? Literalmente falei dos problemas da maioria das pessoas, incluindo o meu. Onde é que estou a olhar para o meu umbigo ou onde é que denegri a imagem do elétrico em detrimento de outra tecnologia?
Volto a perguntar, rapaz, onde é que no meu comentário eu demonstro ódio aos elétricos? Ou agora dizer coisas FACTUAIS é ter ódio? Rapaz, para de projetar, sim? Se tens ódio dentro de ti, terás que ver disso do teu lado. Eu cá não odeio nada, muito menos tecnologia, apenas te apresentei os meus factos (e os da maioria das pessoas) para não quererem ter carros elétricos.
E volto, por fim, a realçar: quando a tecnologia tiver evoluído, que venham eles. Eu próprio talvez opte por um carro elétrico, mas até lá, não.
Eu não percebo, porque existe carregadores em praticamente todo o lado.
Mas porque havia de deslocar vários kms ?
Então e por você não ter eu não posso ter ? depois sou eu que olho para o meu umbigo ?
Como sabe que é a maioria das pessoas ? mostre lá essa estatística ?
Demonstra porque está contra quem pode usar, simples assim ?
Factuais para si, eu não posso usar porque não dá para si ?
Apresentou factos para si, eu não me vejo nesses factos, logo posso refutar.
Não evoluiu já o suficiente ?
JL sabes que mais vai comer moscas, claramente não percebes português ou tens uma clara dificuldade de interpretação.
Eu entendo, e você não ? porque não responde ?
Se fizermos um cálculo simples, tendo em conta o consumo de kws por KMS, sendo a média 1 kW para 3,63 KMS, e tendo cada kw um custo de 0,50€ em média, sem taxas, o que sempre existem, então 100kms têm um custo de 13,77€ + o custo das taxas.
No meu carro a gasolina, o custo por 100 KMS é metade do custo de um veículo elétrico.
De relembrar que um veículo eléctrico custa em média o dobro do de um a combustão interna.
A medis não é essa, a media em Portugal é de 16.9 kWh por cada 100 KMS..
E o preço médio também não é esse.
Nesse caso com essas médias faça a conta a 10 litros de gasolina por cada 100 KMS.
Também não custa o dobro.
Não conseguiu acertar uma.
carrego o meu plug-in em casa a 0.10€/KW, sendo que a carga completa custa 1.33€ e dá para 63km, ou seja, qualquer coisa como 2.1€ para percorrer 100km. O meu carro anterior, um diesel para os mesmos 100km gastava 9€. Neste, com cerca de 1100km feitos, media de 1.7l/100, e não sendo um EV puro, garantidamente não custou o dobro do meu carro anterior a diesel.
O meu carro electrico gasta praticamente metade disso, pouco mais de 6 Km por kWh (ou 16kWh/100km). Carrego em casa, que fica a 0,18€ por kWh (ja com impostos), sem bi-horario, senão ficava ainda mais barato. Carregar nos postos rápidos na rua tem de ser a excepção, e não a regra. Sei que nem todos têm essa possibilidade, e isso é mesmo o maior entrave. Viver em apartamentos sem garagem, ou com condominios que se arrastam, é uma chatice.
Nao sei onde andam a ver os precos dos carros novos mas quando andei a ponderar entre carro puramente a gasolina, hirbido plugin a gasolina e eletrico nao encontrei assim precos tao diferentes. Claro nao vou comprar um Tesla model 3 a um fiat 500. Carros de segmentos iguais os precos nao estavam assim tao diff.
O valor de novo de um Seat Ateca (motor a gasolina), Cupra Formentor (Plugin) e Tesla Y todos com o mesmo nivel de equipamento nao é o dobro do eletrico para o combustao.
Preços:
SEAT Ateca: 26 mil
Cupra Fomentar híbrido: 43 mil
Tesla Y: 48 mil
Google it
O Ateca custa a partir de 33 mil.
https://configurador.seat.pt/cc-pt/pt_PT_SEAT24/S/models?gad_source=1&gclid=EAIaIQobChMIhLXNueCxigMVRTsGAB0ooChEEAAYASAAEgJx9vD_BwE&gclsrc=aw.ds
O tesla model y a partir de 45 mil
Cupra formentor Hibrido a partir de 58 372 €
Acho que falhas-te a parte mesmo equipamento, o Ateca de 150cv começa nos 40k, o Tesla nos 45k com 300cv e todo equipado de serie, o Formentor Plug in nos 58k (:D ridiculo haver vendas)…
A diferença de preço entre o modelo Seat e o Tesla é de 22 mil euros.
Não, 33 para 45 são 12.
Estou a ver faz as contas sempre a dobrar.
Ateca desde 33.450
Model Y desde 41.475
visto mesmo agora
a diff de 22 mil passou a 8025 num instante. Tem que ver direitinho 😉
Boa, nem vi os de inventário.
Mobi.E o tacho que arranjaram para “roubar” os utilizadores de carros elétricos.
Como utilizador esporádico da rede pública apenas meto nos Superchargers e no Continente. O resto é tudo preços bastante inflacionados com taxas e taxinhas para alimentar a Mobi.E.
E deixem.se de tretas em proibir a instalacao de novos Superchargers com a desculpa que tem de estar ligada à rede Mobi.E. Instalem os vossos postos e deixem as outras empresas instalar os deles.
+1
Tem que se dar tachos aos fun boys, portanto a Mobi.E não vai nunca dar essas autorizações, a Tesla conseguiu algumas, agora nunca mais lhes deram autorização. Quem sofre? O utilizador, claro
A Mobi.E tentando salvar-se. Os tacheiros dessa entidade estão a ver a contestação da população a aumentar e tiveram que agir. Mesmo assim acredito que é apenas uma questão de tempo até que este modelo de extorção acabe.
Acham as taxas muitas? Esperem até a bagalhuça que vem dos combustíveis começar a diminuir….
Mas se ninguém quer carros eléctricos isso não vai acontecer.
Ninguém quer é verdade, estão é a ser obrigados a querer.
Metam o combustivel a metade assim como o IUC e apenas tu tinhas carros electricos.
Quem está a ser obrigado ? Qual é o seu ?
Metam os carros a metade do preço e os carregamentos também e depois vemos a conclusão !
A conclusão é que continuam a demorrar muito para carregar e fazer pouco mais de 300 km em andamento real.
Então agora já não é obrigado.
Demoram ? 10 a 20 x menos tempo? sim, é o que verifico.
Essas contas estão mt exageradas…27,5KW / 100KM ? É mt…A não ser que anda só em AE e acima dos limites legais… No meu faço 15.6kw/100.
nem toda a gente tem um zoe
Nesse caso até é um mau exemplo, porque os zoe não nem de perto os mestres do consumo, faz menos um tesla model 3 que um zoe.
Quem diz que um carro elétrico custa o dobro de um a combustão…. não sabe o que é o dobro.
VW Golf 2.0 custa 35k
MG4 custa 32k
(ambos com níveis intermédios de equipamento)
Preco por 100kms
Golf 8,4€ (consumo de 5l a um custo de 1,68€/litro)
MG4 2,5€ (consumo de 17.5kwh a um custo de 0,14€/kwh)
E não vale a pena perguntarem quanto custa a bateria. É uma bateria modular composta por 16 módulos que podem ser substituidos individualmente a um custo de cerca de 850€ cada um. A bateria tem garantia de 7 anos ou 160mil kms.
Permite-me discordar 🙂
Estás a comparar veículos com preços semelhantes mas características muito diferentes no que respeita a qualidade de materiais, conforto e segurança.
Como já andei nos dois, acho que devias fazer a comparação do MG com um Dacia, talvez o Jogger que ronda os 20k. Estes dois competem no mesmo campeonato do “bonito por fora” e fraca qualidade em tudo o resto.
MG com Dacia, muito bem, quando a comparação não serve já tem de ser com outros.
Usa o Megane e-tech, é 33k…
Podemos comparar os preços de um EQE e um GLE
Até quero ver se esses 37,1% e 61,7% de redução das tarifas vão, de facto, ser integralmente refletidas nos preços apresentados aos consumidores ou se vão apenas servir para aumentar a margem de lucro de quem disponibiliza/fornece os carregamentos.