Ensaio Honda HR-V 1.5 i-VTEC
Num mercado automóvel em constante mudança e com diferentes exigências, as prioridades são hoje o conforto, o consumo e segurança. Testámos recentemente uma viatura com todas estas características. O Honda HR-V 1.5 i-VTEC foi alvo de uma atualização de imagem, está agora com um ar mais feroz e ganhou pormenores sofisticados.
Vamos conhecer esta aposta da Honda que não desilude.
Estamos a falar de um SUV a gasolina com 130 cv que se move muito bem em ambientes citadinos. As suas linhas compactas mostram que, adicionando tecnologia inteligente de assistência à condução, este é um “utilitário urbanizado” muito capaz.
Exterior
A estética do HR-V, apelidada de “Solid Wing Face”, tem melhorado substancialmente. O HR-V mostra agora uma dianteira robusta, com uma imponente grelha metálica onde sobressai o símbolo da marca nipónica.
Óticas renovadas, mais modernas, com luzes diurnas em LED, integradas numa linha frontal elegante. O aspeto dinâmico foi melhorado inclusive com alguns retoques nas linhas do para-choques.
Este SUV apresenta-se com novas jantes de 17″, com o negro a contrastar nos metálicos polidos. A traseira, por sua vez, recebeu farolins de malha mais escura e uma guarnição cromada que abrange toda a largura da porta traseira.
Interior
Um ponto muito positivo e fundamental nestes carros familiares, é o espaço e a qualidade de uso do habitáculo. Os materiais do HR-V mostram-se sólidos, duradouros e agradáveis de usar.
Os comandos estão na linha do olhar e integram-se bem com o movimento da condução, não exigindo ao condutor que desvie a atenção. Além disso, o HR-V tem ainda bons espaços de arrumação, fichas de carregamento disponíveis e um ecrã tátil onde pode utilizar as funções multimédia e navegação GPS, entre outras “acessibilidades” descarregáveis da Honda App Center.
Outro ponto de destaque é a manete da caixa de velocidades: compacta, bem situada e desenhada, permite um toque desportivo a quem gosta de conduzir e sentir a caixa de velocidades.
Quando falámos na experiência de condução, não podemos deixar escapar a qualidade do som. A habitabilidade do espaço permite um som interessante, com um bom palco sonoro. Afinal, este é um carro moderno pensado para pessoas que sentem e vivem ao máximo
No que toca aos passageiros do banco de trás, os 3 lugares são espaçosos. Podem albergar perfeitamente 3 adultos com conforto e segurança. Claro que o do meio, onde tem nas costas o encosto rebatível, mostra-se mais duro que os restantes.
Nos que toca aos bancos de trás, os lugares são espaçosos o suficiente para 3 passageiros adultos viajarem em conforto e segurança. Os bancos revestidos a pele e tecido são muito confortáveis, garantindo a melhor comodidade durante as viagens. Em termos de área não podemos esquecer os chamados Bancos Mágicos, concebidos para serem rebatidos aumentando significativamente a bagageira.
Este acrescento permite um uso de 470 litros de mala com os bancos montados e uns impressionantes 1533 litros com os bancos rebatidos. Ótimo para transportar volumes grandes na vertical.
Equipamento
O modelo testado, o Executive Connect Navi, mostra-se muito completo. Num primeiro contacto irá perceber que não “conduz sozinho”. O HR-V 1.5 i-VTEC vem equipado com tecnologias de segurança como o sistema CTBA de travagem ativa em cidade.
Este sistema trava sozinho quando deteta perigo a velocidades até 32 km/h. Além disso, traz igualmente o importantíssimo Sistema Avançado de Assistência ao Condutor, que relembra algumas regras de condução.
O pacote de equipamento ainda traz Avisador de Colisão à Frente (FCW), Reconhecimento de Sinalização de Trânsito (TSR), Limitador Inteligente da Velocidade (ISL), Avisador de Saída de Faixa (LDW) e Sistema de Suporte dos Máximos (HSS). Além disto, somam-se os airbags, ABS, EBD, VSA, entre outros.
Um equipamento que poderá ser muito útil é o Assistência ao Arranque em Subidas (HSA). Este SUV tem também um sistema de alerta de esvaziamento dos pneus (DWS), acesso e arranque sem chave, modo ECON, direção assistida adaptável, travão de estacionamento elétrico, ar condicionado automático com controlo duplo de climatização, Cruise Control com limitador de velocidade, pedais desportivos, faróis automáticos com sensor de luz, sensores de estacionamento atrás e à frente e câmara traseira de auxílio ao estacionamento.
Condução
A versatilidade da simplicidade em conduzir este SUV surpreendeu-nos. Fácil de manobrar, fácil de estacionar e muito segura, esta é uma viatura rápida e permite ao condutor um campo de visão muito interessante.
Em pouco tempo, o HR-V habitua-nos a uma interessante desenvoltura, com uma condução rápida, sem nunca perder o conforto. Não podemos deixar de referir a presença do sistema SDC, ou Controlo de Amortecedor Sináptico.
Na cidade vai gostar de o usar, mas atenção que a sua dureza em pisos danificados nota-se bem. Este sistema vai garantir que, em piso irregulares, não tenha de estar sempre a corrigir a condução.
Motor & mecânica
Ensaiámos o motor 1.5 i-VTEC a gasolina com 130 cv, indispensáveis para a performance que se exige de um SUV. Apresentado com um binário máximo de 155 Nm, caixa manual de seis velocidades, quatro cilindros atmosférico que nos leva dos 0 aos 100 km/h em 10,2 segundos.
Consumos
Com consumos na ordem dos 6,6 a 6,8 l/100 km, optámos quase sempre pelo modo ECON, situado ao lado do volante. Mas também usámos sem este modo económico o que resultou numa condução interessante.
Além de todas estas características que fazem do HR-V o SUV ideal, a Honda tem agora 7 anos de garantia sem limite de quilómetros e assistência em viagem, a qualquer momento.
Ficha técnica
MOTOR
- Tipo: quatro cilindros em linha a gasolina, com injeção direta e admissão variável
- Cilindrada (cm3): 1.498
- Diâmetro x curso (mm): 73 x 89,5
- Taxa compressão: 11,5 : 1
- Potência máxima (cv/rpm): 130 / 6.600
- Binário máximo (Nm/rpm): 155 / 4.600
- Transmissão e direcção: Dianteira, com caixa manual de seis velocidades; direção de pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
- Suspensão (fr/tr): Tipo McPherson/Multibraços
- Travões (fr/tr): Discos ventilados/Discos
PRESTAÇÕES E CONSUMOS
- Aceleração: 0-100 km/h (s): 10,2
- Velocidade máxima (km/h): 192
- Consumo Ciclo Urbano/Extra-Urbano/Combinado (l/100 km com WLTP): 8,8/5,8/6,8
- Emissões de CO2 Combinado (g/km WLTP): 148
DIMENSÕES E PESOS
- Comprimento/Largura/Altura (mm): 4,335/2,019/1,605
- Distância entre eixos (mm): 2,610
- Largura das vias (fr/tr) (mm): 1,535/1,540
- Peso máximo (kg): 1.241
- Capacidade da bagageira (l): 470/1.533
- Depósito de combustível (l): 50
- Pneus (fr/tr): 215/55 R17/215/55 R17
Preço da versão ensaiada (Euros): 30500€
Este artigo tem mais de um ano
Mais um carro ☹️
Atenção que o motor 1.5 tem 182 cv. O motor 1.0 é que tem 130 cv.
Bom dia. Não, a versão VTEC Turbo 1,5 é que tem 180 cv. Esta que testamos tem 130 cv.
Correcto 🙂 Mas o motor de 130 é o 1.0 e no título da noticia diz 1.5.
Não, é o de 1.5 i-VTEC. Aliás, segue o link, vai à página da marca e está lá tudo.
toda a razão, pensei que o 1.5 só tinham em versões de 182cv. Continuação de bom trabalho para a equipa pplware em 2020!
9litros/100km em cidade … é um consumo elevado, puxa!
É dos SUV mais económicos do mercado. Num mercado, surpreenda-se, onde os carros a gasolina venderam mais que os carros a gasóleo, no passado ano 2019. Os custos de manutenção de um carro a gasolina são muito mais baixos que um a gasóleo e quem faz percursos citadinos, já começa a compensar utilizar a gasolina. Este SUV vem nesse alinhamento, durabilidade, conforto e segurança.
Com 9L/100Km é dos mais económicos do mercado?!? O Renault Captur ou o Peugeot 2008 são mais baratos e mais poupados nos consumos.
Sim é dos mais económicos SUV do mercado sim. Atenção, eu não disse que era o mais económico. Além disso, ao comparares, faz com as mesmas características, para podermos ter uma noção correta. Este é um motor 1.5, ao passo que o Peugeot 2008 é um motor 1.2, o que num SUV faz alguma diferença.
Então é mais económico que quais?
O Peugeot com motorizações a gasolina tem o 1.2 e tem os mesmos 130Cv, mais binario, a versão GT-Line vem com mais equipamento, sem falar na consola central que bate aos pontos a do Honda. Além de ser mais barato quase 4000€
deve estar entre os 1000 mais económicos todos os anso há 4 ou 5 modelos de cada marca, deve ser por aí
Quem faz percursos citadinos compensa mais o híbrido ou eléctrico do que a gasolina. Mesmo assim não faz muito sentido um SUV apenas para quem faz percursos citadinos quando estes não fazem mais do que o carro equivalente, alias são só piores para estacionar devido as dimensões…
Acho que a pplware devia ter feito uma review menos comercial e mais “verdadeira”. Parece uma review de venda de uma revista e não uma análise concreta do dia à dia. Pontos negativos????
Abraço.
Lamento dizer mas, num honda… ele tem poucos pontos negativos.
o preço é o grande mal para a maioria.
Sim, tb sei que a honda é uma marca fiável. mas os pontos negativos existem sempre.. ou pontos menos bons. Tb sei que o negativo para mim pode ser bom para outro…mas mesmo assim, acho que foi uma análise muito superficial.
O carro é porreiro e nunca irá dar chatices mas os pontos negativos são facilmente detectaveis.
Negativo: Qualidade dos plásticos, a UI do rádio é horrível e o custo da manutenção na Honda (230€ revisão simples).
Nao podem…percebem tanto de carros como o donald trump de panelas de pressão
Acho feio por fora e por dentro… e tenho um Honda FN1.
Claramente uma matéria paga. Fazer tantos elogios a um carro com meros 130 cavalos é forçar demais. Tratando-se de um SUV então, é querer vender gelo a esquimó. No Brasil, quando do lançamento do ecosport, levados pelas massivas campanhas publicitárias, muitos idiotas o compraram, somente para se decepcionarem, eis que, tratava-se de um veículo com peso de caminhão e com motor 1.0, ou seja, motor de mobilete. Era um verdadeiro paquiderme a arrastar-se nas pistas. Há que usar da inteligência e gastar sabiamente nossos caraminguás e não deixar-se levar por impulsos, suscitados pela mídia especializada em manipular idiotas.
Vá, sejam sinceros.. Isto é publicidade, certo? Sem qualquer consideração pessoal às pessoas envolvidas, que respeito, isto não é um ensaio automóvel. É completamente infrutífero.
Não sei se é publicidade ou não…mas tenho um honda HR-V CVT 1.5 VTEC e lembro que os consumos depende sempre dos pés que andam dentro do carro e o meu comigo dentro faz 6.7/6.8l /100Km em auto estrada faz cerca de 5.1L/100Km